A área de trabalho do Tableau

A área de trabalho do Tableau consiste em menus, uma barra de ferramentas, o painel Dados, cartões e divisórias, e uma ou mais planilhas. As planilhas podem ser planilhas, painéis ou histórias. Para obter detalhes sobre as áreas de trabalho do painel ou da história, consulte Criar um painel ou Área de trabalho da história.

Assista ao vídeo: para ver conceitos relacionados demonstrados no Tableau, assista Interface do Tableau(Link opens in a new window) em Primeiros primeiros passos(Link opens in a new window), um vídeo de treinamento gratuito de 4 minutos. Use sua conta do tableau.com(Link opens in a new window) para fazer logon.

Se estiver usando o Tableau na Web, consulte Criadores: comece agora a criação na Web e Fazer um tour no site do Tableau.

Área de trabalho

A. Nome da pasta de trabalho. Uma pasta de trabalho contém planilhas. Uma planilha pode ser uma pasta de trabalho, um painel ou uma história. Para obter mais informações, consulte Pastas de trabalho e planilhas.

B. Cartões e divisórias - arraste campos para os cartões e divisórias no espaço de trabalho para adicionar dados à a exibição.

C. Barra de ferramentas - use a barra de ferramentas para acessar comandos e ferramentas de análise e navegação.

D. Exibição - esta é a tela no espaço de trabalho onde é criada uma visualização (também chamada de “viz”).

E. Clique neste ícone para ir para a página inicial na qual é possível se conectar aos dados. Para obter mais informações, consulte Página inicial.

F. Barra lateral - Em uma planilha, a área da barra lateral contém o painel Dados e o painel Análises.

G. Clique nesta guia para ir até a página Fonte de dados e exibir seus dados. Para obter mais informações, consulte Página Fonte de dados.

H. Barra de status - mostra informações sobre a exibição atual.

I. Guias de planilha - Guias que representam cada planilha na sua pasta de trabalho. Isso pode incluir pastas de trabalho, painéis e histórias. Para obter mais informações, consulte Pastas de trabalho e planilhas.

Voltar ao início


Referência do botão da barra de ferramentas do Tableau

Ao criar ou editar uma exibição, é possível usar a barra de ferramentas na parte superior da exibição para executar ações comuns.

No Tableau Desktop, é possível ocultar ou exibir a barra de ferramentas do Tableau selecionando Janela > Barra de ferramentas da exibição.

A tabela abaixo explica as funções de cada botão da barra de ferramentas. Alguns botões não estão disponíveis em todos os produtos do Tableau. Consulte também Dicas visuais e ícones no Tableau Desktop.

Botão da barra de ferramentas Descrição

Ícone do Tableau: navega até a página inicial. Para obter mais informações, consulte Página inicial.

Observação: somente no Tableau Desktop.

Desfazer: reverte a ação mais recente da pasta de trabalho. Não há limite para o uso deste recurso até a última vez em que a pasta de trabalho foi aberta, mesmo depois de salvar. Para obter mais informações, consulte Desfazer e Refazer.

Refazer: repete a última ação revertida com o botão Desfazer. Não há limite para o uso do recurso “Refazer”.

Salvar: no Tableau Desktop, salva as alterações feitas na pasta de trabalho. Para obter mais informações, consulte Salvar seu trabalho,

No Tableau Server ou no Tableau Online, clique em Arquivo > Salvar ou Arquivo > Salvar como para salvar as alterações.

Nova fonte de dados: no Tableau Desktop, abre o painel Conectar onde é possível criar uma nova conexão ou abrir uma conexão salva. Para obter mais informações, consulte Conectar aos seus dados.

No Tableau Server ou no Tableau Online, abra a página Conectar a uma fonte de dados, onde é possível conectar a uma fonte de dados publicada. Para obter mais informações, consulte Conectar-se a fontes de dados publicadas durante a criação na Web.

Pausar atualizações automáticas: controla se o Tableau atualiza a exibição ao fazer alterações. Use o menu suspenso para atualizar automaticamente a planilha inteira ou apenas usar os filtros. Para obter mais informações, consulte Atualização de dados ou pausa de atualizações automáticas.

Executar atualização: executa uma consulta manual dos dados para atualizar a exibição com alterações quando as atualizações automática estiverem desligadas. Use o menu suspenso para atualizar a pasta de trabalho inteira ou apenas utilizar os filtros.

Observação: somente no Tableau Desktop.

Nova planilha: cria uma planilha em branco. Use o menu suspenso para criar uma nova planilha, painel ou história.

Para obter mais informações, consulte Criar novas planilhas, painéis ou histórias.

Duplicar: cria uma nova planilha com a mesma exibição da planilha atual. Para obter mais informações, consulte Duplicar uma planilha.

Limpar: limpa a planilha atual. Use o menu suspenso para limpar partes específicas da exibição, como filtros, formatação, dimensionamento e intervalos de eixos.

Trocar: move os campos da divisória Linhas para a divisória Colunas e vice-versa. As configurações de Ocultar linhas vazias e Ocultar colunas vazias são sempre trocadas com este botão.
Classificação crescente: aplica uma classificação em ordem crescente de um campo selecionado baseado nas medidas na exibição. Para obter mais informações, consulte Classificar dados em uma visualização(Link opens in a new window).
Classificação decrescente: aplica uma classificação em ordem decrescente de um campo selecionado baseado nas medidas na exibição. Para obter mais informações, consulte Classificar dados em uma visualização(Link opens in a new window).
Totais: é possível calcular totais gerais e subtotais para os dados em uma exibição. Selecione dentre as seguintes opções:
  • Mostrar totais gerais de coluna: adiciona uma linha que mostra os totais para todas as colunas da exibição.

  • Mostrar totais gerais de linha: adiciona uma coluna que mostra os totais para todas as linhas na exibição.

  • Totais de linha à esquerda: move as linhas que mostram os totais à esquerda de uma tabela de referência cruzada ou exibição.

  • Totais de coluna para cima: move as colunas que mostram os totais para a parte superior de uma tabela de referência cruzada ou exibição.

  • Adicionar todos os subtotais: insere linhas e colunas de subtotais na exibição, caso você tenha várias dimensões em uma coluna ou linha.

  • Remover todos os subtotais: Remove linhas ou colunas de subtotal.

Observação: somente no Tableau Server e no Tableau Online. No Tableau Desktop, clique em Análise > Totais. Para obter mais informações, consulte Exibir totais em uma visualização.

Destacar: ativa o destaque para a planilha selecionada. Use as opções no menu suspenso para definir como os valores serão destacados. Para obter mais informações, consulte Botão Destacar da barra de ferramentas.

Agrupar membros: cria um grupo combinando valores selecionados. Quando várias dimensões estiverem selecionadas, use o menu suspenso para especificar se você quer agrupar por uma dimensão específica ou todas as dimensões. Para obter mais informações, consulte Agrupar dados para corrigir erros de dados ou combinar membros de dimensão.

Observação: somente no Tableau Desktop. No Tableau Server e no Tableau Online, cria grupos usando o botão Agrupar membros a dica de ferramenta.

Mostrar rótulos de marcas: alterna entre mostrar e ocultar rótulos de marca para a planilha atual. Para obter mais informações, consulte Mostrar, ocultar e formatar rótulos de marca.

Fixar eixos: alterna entre um eixo bloqueado que mostra apenas um intervalo específico e um eixo dinâmico que ajusta o intervalo com base nos valores mínimo e máximo da exibição. Para obter mais informações, consulte Editar eixos.

Observação: somente no Tableau Desktop.

Formatar pasta de trabalho: abre o painel Formatar pasta de trabalho para alterar a aparência das fontes e dos títulos em todas as exibições em uma pasta de trabalho ao especificar as configurações de formato no nível da pasta de trabalho em vez de no nível da planilha.

Observação: somente no Tableau Server e no Tableau Online. No Tableau Desktop, clique em Formatar > Pasta de trabalho. Para obter mais informações, consulte Formatar no nível da pasta de trabalho.

Ajustar: especifica como a exibição deve ser dimensionada dentro da janela. Selecione Padrão, Ajustar largura, Ajustar altura ou Exibição completa. Observação: este menu não está disponível em visualizações de mapa geográfico.

Os comandos Tamanho da célula têm efeitos diferentes dependendo do tipo de visualização. Para acessar o menu Tamanho da célula no Tableau Desktop clique em Formatar > Tamanho da célula.

Mostrar/ocultar cartões: exibe e oculta cartões específicos em uma planilha. Selecione cada cartão que você deseja ocultar ou mostrar no menu suspenso.

No Tableau Server e no Tableau Online, é possível exibir e ocultar cartões apenas do Título, Legenda, Filtro e Marcador de destaque.

Modo de apresentação: altera entre exibir e ocultar tudo exceto a exibição (por exemplo, divisórias, barra de ferramentas, painel de Dados). Para obter mais informações, consulte Reorganizando a área de trabalho.

Observação: somente no Tableau Desktop.

Download: use as opções em Baixar para capturar partes da exibição a serem usadas em outros aplicativos.
  • Imagem: mostra a exibição, o painel ou a história como uma imagem em uma nova guia do navegador.
  • Dados: exibe os dados da exibição em uma nova janela do navegador com duas guias: Resumo, que mostra dados agregados para os campos mostrados na exibição, e Subjacente, que mostra dados subjacentes para as marcas selecionadas na visualização. Caso a nova janela não abra, você talvez precise desabilitar o bloqueador de pop-ups de seu navegador.
  • Tabela de referência cruzada: salva os dados subjacentes para as marcas selecionadas na visualização de um arquivo CSV (comma-separated values; valores separados por vírgulas) que então pode ser aberto no Microsoft Excel.
  • PDF: abre a exibição atual como um PDF em uma nova janela do navegador. A partir daí, é possível salvá-la em um arquivo. Caso a nova janela não abra, talvez seja necessário desabilitar o bloqueador de pop-ups de seu navegador.

Observação: somente no Tableau Server e no Tableau Online.

Compartilhar pasta de trabalho com outros: Publique a pasta de trabalho no Tableau Server ou no Tableau Online. Para obter mais informações, consulte Etapas simples para publicar uma pasta de trabalho.

Observação: somente no Tableau Desktop.

Mostre-me: ajuda a escolher um tipo de exibição ao destacar os tipos de exibição que trabalham melhor com os tipos de campo nos dados. Uma linha laranja é exibida ao redor do tipo de gráfico recomendado que melhor corresponde aos dados. Para obter mais informações, consulte Usar Mostre-me para iniciar exibições.

Voltar ao início


Mostrar e ocultar a barra lateral (painel Dados)

Ao editar uma planilha, a barra lateral contém o painel Dados e o painel Análises. Painéis diferentes são visíveis dependendo do que está sendo feito na exibição (Dados, Análise, História, Painel, Layout, Formato). O mais importante a saber sobre a Barra lateral é que pode ser expandida e recolhida na área de trabalho.

Para ocultar a barra lateral no Tableau Desktop, clique na seta para recolher na barra lateral.

Para ocultar a barra lateral na Web, clique na seta para recolher na barra lateral.

Para mostrar a barra lateral no Tableau Desktop, clique na seta para expandir na parte inferior esquerda da área de trabalho (na barra de status).

Para mostrar a barra lateral na Web, clique na seta para expandir na barra lateral.

Voltar ao início


Informações da barra de status

A barra de status está localizada no final da área de trabalho do Tableau. Ela exibe descrições de itens de menu, bem como informações sobre a exibição atual. Por exemplo, a barra de status a seguir mostra que a exibição tem 143 marcas mostradas em 3 linhas e 12 colunas. Ela também mostra que SUM(Sales) para todas as marcas na exibição é US$ 2.297.201.

É possível ocultar a barra de status selecionando Janela > Mostrar barra de status.

Ocasionalmente, o Tableau exibirá ícones de aviso no canto inferior direito da barra de status para indicar erros ou avisos. Veja a seguir os ícones de aviso possíveis e seu significado.

Ícone de aviso Descrição

Indicador de cancelamento de consulta: quando você cancela várias consultas, um indicador aparece para mostrar quantas consultas ainda estão em execução no banco de dados e estão usando recursos.

Ao cancelar uma consulta no Tableau, o banco de dados é solicitado a parar o processamento da consulta. No entanto, alguns bancos de dados não permitem o cancelamento (MS Excel, MS Access, Essbase, Microsoft Analysis Services 2000). Se você cancelar uma consulta usando um desses tipos de fontes de dados, a consulta será abandonada pelo Tableau, mas ainda estará em execução em segundo plano e usando recursos. Quando você abandona consultas, um indicador aparece no canto inferior direito da pasta de trabalho mostrando o número de consultas ainda em execução Um gráfico que descreve o indicador de cancelamento de consulta exibido na barra de status.. Conforme as consultas em segundo plano são concluídas, o número diminui. É importante monitorar o número de consultas em execução e não permitir que o número fique muito alto. Caso contrário, você perceberá uma degradação do desempenho do Tableau e do banco de dados subjacente.

Observação: Fontes de dados de texto, do Microsoft Excel e do Microsoft Access podem ficar temporariamente indisponíveis após o cancelamento de uma consulta devido a um bloqueio executado internamente. Talvez seja necessário aguardar até que a consulta abandonada seja concluída antes de reconectar.

Aviso de precisão: alguns campos são mais precisos no banco de dados do que os representados pelo Tableau. Ao adicionar um campo a uma exibição que contém valores com mais precisão do que o Tableau pode modelar, um ícone de aviso Um gráfico que descreve um aviso de precisão exibido na barra de status. é exibido no canto inferior direito da barra de status.

Por exemplo, um valor no banco de dados pode ter 22 casas decimais, mas o Tableau aceita até 15. Ao adicionar esse campo à exibição, você poderá obter um aviso de precisão. Se você clicar no aviso, poderá ler mais detalhes, incluindo o número de casas decimais truncadas na exibição.

Lembre-se de que a precisão dos exibidos no Tableau sempre dependerá primeiramente dos dados do banco de dados. Se os valores do seu banco de dados excederem 15 casas decimais, ao adicioná-los à exibição, o valor será truncado e um aviso de precisão será exibido.

Indicador de valores especiais: se seus dados contiverem valores nulos, localizações geográficas desconhecidas ou valores negativos ou zero em um eixo logarítmico, os valores serão mostrados com um indicador no canto inferior direito da exibição. Clique no indicador para ver opções de modo a tratar esses valores. Consulte Gerenciar valores nulos e outros especiais para saber mais sobre esse indicador e como manipular esses valores.

Voltar ao início


Outros artigos nesta seção

Agradecemos seu feedback!