Gerenciar valores nulos e outros especiais

Alguns dados exigem tratamento especial no Tableau. Especificamente:

  • valores nulos
  • local geográfico não reconhecido ou ambíguo
  • valores negativos ou zero ao trabalhar com uma escala logarítmica
  • valores negativos ou zero ao trabalhar com mapas em árvore

Indicador de valores especiais

Quando seus dados contiverem esses valores especiais, o Tableau não poderá plotá-los na exibição. Em vez disso, um indicador aparecerá no canto inferior direito da exibição. Clique no indicador para ver mais opções sobre como tratar esses valores.

Se não souber como tratar os valores, você poderá optar por deixar o indicador de valores especiais. Normalmente, você deve continuar mostrando o indicador para saber que há dados que não estão sendo mostrados na exibição. No entanto, para ocultar o indicador, clique com o botão direito do mouse (clique pressionando a tecla Control no Mac) e selecione Ocultar indicador.

Datas e valores nulos e valores negativos nos eixos de log

Um valor nulo é um campo em branco, e significa valores ausentes ou desconhecidos.

Quando você arrasta uma medida ou data contínua para a exibição, os valores são mostrados em um eixo contínuo. Se o campo contiver valores nulos ou se houver valores negativos ou iguais a zero em um eixo logarítmico, o Tableau não poderá plotá-los. Quando esses valores existem, o Tableau mostra um indicador no canto inferior direito da exibição que informa que há valores desconhecidos. Clique no indicador e escolha dentre as seguintes opções:

  • Filtrar dados - exclui os valores nulos da exibição usando um filtro. Quando você filtra os dados, os valores nulos também são excluídos de todos os cálculos usados na exibição.

  • Mostrar dados na posição padrão - mostra os dados em um local padrão no eixo. Os valores nulos ainda serão incluídos nos cálculos. A posição padrão depende do tipo de dados. A tabela abaixo define os padrões.

    Tipo de dados Posição padrão
    Números 0
    Datas 12/31/1899
    Valores negativos em um eixo de registro 1
    Local geográfico desconhecido (0,0)

Ocultar valores nulos

  • Para filtrar dimensões nulas ou medidas discretas, arraste a célula até a divisória do filtro e desmarque Nulo. O valor nulo aparecerá na lista com valores discretos, onde você pode removê-lo.
  • Quando uma medida contém valores nulos, geralmente eles são plotados em uma exibição como zero. Para ver outras opções, incluindo como suprimir esses valores nulos completamente, consulte Formatar valores nulos.

Observação: consulte Funções lógicas para conhecer as funções, como ISNULL() e IFNULL(), que podem ser usadas para lidar com valores nulos com um campo calculado.

Locais geográficos desconhecidos

Ao trabalhar com mapas e campos geográficos, locais desconhecidos ou ambíguos são exibidos no indicador no canto inferior direito da exibição. Clique no indicador e escolha dentre as seguintes opções:

  • Editar locais - corrija os locais mapeando seus dados para locais conhecidos.

  • Filtrar dados - exclui os locais desconhecidos da exibição usando um filtro. Os locais não serão incluídos nos cálculos.

  • Mostrar dados na posição padrão - mostra os valores na posição padrão de (0,0) no mapa.

Valores negativos e iguais a zero nos mapas em árvore

Ao trabalhar com mapas em árvores, qualquer valor nulo ou igual a zero é exibido no indicador no canto inferior direito da exibição. Clique no indicador e escolha dentre as seguintes opções:

  • Filtrar dados - exclui os locais desconhecidos da exibição usando um filtro. Os locais não serão incluídos nos cálculos.

  • Usar valores absolutos - use o valor absoluto para determinar o tamanho da área correspondente na exibição. Por exemplo, ambos os valores de 5 e -5 são mostrados como o mesmo tamanho.

Agradecemos seu feedback!