Partes da exibição

Esta seção descreve os elementos básicos das exibições que você pode criar no Tableau. Você pode mostrar ou ocultar partes da exibição, conforme necessário (descrito abaixo). Cada exibição tem uma tabela de alguma forma, que pode incluir linhas, colunas, cabeçalhos, eixos, painéis, células e marcas. As exibições podem, opcionalmente, incluir dicas de ferramenta, títulos, legendas e rótulos de campo.

A área de Exibição

As exibições de dados são mostradas em uma tabela em cada planilha. Uma tabela é uma coleção de linhas e colunas e consiste nos seguintes componentes: Cabeçalhos, eixos, painéis, células e marcas. Além disso, é possível escolher por exibir ou ocultar Títulos, Legendas e Rótulos de campo.

 

A. Rótulos de campo: o rótulo de um campo discreto adicionado à divisória linha ou coluna que descreve os membros daquele campo. Por exemplo, Categoria é um campo discreto que contém três membros; Móveis, Materiais de escritório e Tecnologia.

B. Títulos: o nome dado a sua planilha, painel ou história. Os títulos são exibidos automaticamente para planilhas e histórias e você pode ativá-los para exibi-los em seus painéis.

C. Marcas: os dados que representam a interseção dos campos (dimensões e medidas), incluídos na sua exibição. As marcas podem ser representadas utilizando linhas, barras, formas, mapas e assim por diante.

D. Legendas: uma chave que descreve como os dados são codificados na exibição. Por exemplo, se você usar formas ou cores na sua exibição, a legenda deve descrever o que cada forma ou cor representa.

E. Eixos: criado ao adicionar uma medida (campos que contêm informações numéricas quantitativas) à exibição. Por padrão, o Tableau gera um eixo contínuo para esses dados.

F. Cabeçalhos - O nome do membro de um campo.

G. Legendas: texto que descreve os dados na exibição. As legendas podem ser geradas automaticamente e podem ser ativadas ou desativadas.

Também obtenha informações nas Células e Painéis.

Cabeçalhos

Os cabeçalhos são criados quando você coloca uma dimensão ou um campo discreto na divisória Linhas ou nas divisórias Colunas. Os cabeçalhos mostram os nomes do membro de cada campo nas divisórias. Por exemplo, na exibição abaixo, os cabeçalhos da coluna mostram os membros do campo Data do pedido, enquanto os cabeçalhos da linha mostram os membros do campo Subcategoria.

Você pode mostrar e ocultar cabeçalhos de linha e coluna sempre que desejar.

Para ocultar cabeçalhos:

  • Clique com o botão direito do mouse (clique com a tecla Control pressionada no Mac) nos cabeçalhos da exibição e selecione Mostrar cabeçalho.

Para mostrar cabeçalhos:

  • Selecione o campo na exibição cujos cabeçalhos você deseja mostrar e selecione Mostrar cabeçalho no menu do campo.

Ocultar cabeçalhos pode ser útil quando se trabalha com várias medidas. Por exemplo, a exibição abaixo mostra as vendas e o lucro de cada região em um único eixo. Você pode ver que a exibição parece confusa com os cabeçalhos dos Nomes de medida. Como Nomes de medida também são indicados pela cor da marca, você pode ocultar os cabeçalhos em excesso para limpar a exibição.

Eixos

Os eixos são criados quando você coloca uma medida ou um campo contínuo nas divisórias Linhas ou Colunas. Por padrão, os valores do campo de medida são exibidos em um eixo contínuo.

Você pode mostrar e ocultar eixos a qualquer momento.

Para ocultar eixos:

  • Clique com o botão direito do mouse (no Mac, clique com a tecla Control pressionada) no eixo da exibição e selecione Mostrar cabeçalho para limpar a marca de seleção ao lado dessa opção.

Para mostrar eixos:

  • Clique com o botão direito do mouse (clique com a tecla Control pressionada no Mac) na medida da exibição cujo eixo você deseja mostrar e selecione Mostrar cabeçalho no menu do campo.

Painéis

Um painel é definido pela interseção dos campos nas divisórias de linhas e de colunas.

Em um cálculo de tabela, é visto como uma ou mais células pertencentes ao mesmo campo, as quais são computadas em todos os níveis de acordo com o cálculo, como no exemplo abaixo:

Para obter mais informações, consulte Transformar valores com cálculos de tabela.

Células

As células são os componentes básicos de qualquer tabela que pode ser criada no Tableau, definida pela interseção de uma linha e uma coluna. Por exemplo, em uma tabela de texto, uma célula é onde o texto é exibido, como mostrado na exibição abaixo:

Marcas

Quando você arrasta campos para a exibição, os dados são exibidos com marcas. Cada marca representa a interseção de todas as dimensões na exibição.

Por exemplo, em uma exibição com dimensões Região e Ano, existe uma marca para cada combinação dessas duas dimensões (Leste 2011, Leste 2012, Oeste 2011, Oeste 2012 etc.). Nesse caso, o tipo de marca é definido como Texto, então o Abc representa o local onde o valor da marca de texto será exibido, depois que uma medida como Vendas for adicionada à exibição.

Para obter detalhes sobre a criação e personalização de marcas, consulte Cartão Marcas, Controlar a aparência das marcas na exibição, Alterar o tipo de marca na exibição, Empilhar marcas

As marcas podem ser exibidas de muitas formas diferentes, incluindo linhas, formas, barras, mapas e assim por diante. Você pode mostrar informações adicionais sobre os dados usando propriedades de marca tais como cor, tamanho, forma, rótulos etc. O tipo de marca a ser usada e as propriedades de marca são controladas pelo cartão Marcas. Para mostrar mais dados, arraste campos para o cartão Marcas. Por exemplo, a mesma exibição acima é mostrada novamente abaixo, mas desta vez com Lucro na Cor. Com essas informações adicionais, ficou evidente que a região oeste teve o maior lucro em 2014.

Controle as marcas na exibição usando o cartão Marcas. Use o menu suspenso para especificar o tipo de marca a ser mostrada. Arraste campos para o cartão Marcas e use os controles do menu suspenso para adicionar mais informações à exibição e controlar cor, forma, tamanho, rótulos e número de marcas na exibição.

Dicas de ferramenta

As dicas de ferramenta são detalhes de dados adicionais que são exibidos quando você focaliza uma ou mais marcas na exibição. Ao selecionar uma ou mais marcas e focalizá-la(s), as dicas de ferramenta também incluem opções para filtrar marcas (excluir ou manter apenas), mostrar marcas com os mesmos valores, criar grupos, criar conjuntos ou mostrar os dados subjacentes. Caso não queira que os usuários sejam capazes de acessar comandos nas dicas de ferramenta, é possível desabilitá-los.

Para obter detalhes sobre a formatação de dicas de ferramenta e outras configurações de dicas de ferramenta, consulte também Formatar títulos, legendas e dicas de ferramentas, Adicionar dicas de ferramenta a marcas e Criar exibições nas dicas de ferramenta (visualização em dica de ferramenta). Para obter detalhes sobre as opções de análise nas dicas de ferramenta, consulte Explorar e analisar dados em uma exibição

Botões de comando da dica de ferramenta para explorar os dados em uma visualização

O topo da dica de ferramenta lista os comandos para filtragem de dados, criação de um grupo, ordenação da seleção e exibição dos dados subjacentes. Por exemplo, você pode usar a dica de ferramenta para remover rapidamente uma exceção em um gráfico de dispersão. Cada um dos comandos é descrito abaixo.

Para visualizar os comandos de dica de ferramenta, focalize uma marca e depois mantenha o cursor imóvel. O

Esses comandos ficam visíveis por padrão. Você pode desabilitar os comandos na caixa de diálogo Editar dica de ferramenta.

Desabilitar comandos de dica de ferramenta

Caso não queira que os usuários sejam capazes de acessar comandos nas dicas de ferramenta, é possível desabilitá-los.

  1. Clique em Dica de ferramenta no cartão Marcas ou selecione Planilha > Dica de ferramenta.

  2. Na caixa de diálogo Editar dica de ferramenta, desmarque a caixa de seleção Incluir botões de comando.

As configurações de dica de ferramenta se aplicam à planilha ativa e podem ser diferentes para cada planilha na pasta de trabalho.

Corpo do texto e marcações nas dicas de ferramenta

O corpo de uma dica de ferramenta contém detalhes sobre uma marca específica ou uma seleção de várias marcas. Por exemplo, em um gráfico de barras mostrando vendas por região, o corpo da dica de ferramenta pode incluir o valor da venda real e o nome da região. A dica de ferramenta padrão se baseia nos campos usados na exibição. Você pode personalizar o que é mostrado na dica de ferramenta, arrastando campos para Dica de ferramenta, no cartão de marcas.

Para personalizar uma dica de ferramenta e sua formatação, clique em Dica de ferramenta no cartão Marcas.

Como alternativa, você pode selecionar Planilha > Dica de ferramenta.

Se a planilha tiver ações, os links de ação serão listados abaixo do corpo da dica de ferramenta. Uma ação adiciona contexto e interatividade aos dados através de filtros, destaque e links aos recursos externos. Consulte Ações para saber mais sobre a adição de ações à pasta de trabalho.

Títulos

Você pode mostrar os títulos em qualquer planilha, painel ou história. Para planilhas e histórias, um título é exibido por padrão, mas você pode removê-lo. Para painéis, é possível adicionar um título. Por padrão, o título é o nome da folha, mas você pode editá-lo para alterar o texto e incluir valores dinâmicos, como o número da página e o nome da folha. Para obter mais informações sobre como formatar títulos, consulte Formatar títulos, legendas e dicas de ferramentas.

Mostrar e ocultar títulos nas planilhas

Os títulos são mostrados por padrão para planilhas e foram incluídos como parte da planilha, mostrados na parte superior da exibição. Você pode mover o título para os lados ou para a parte inferior da exibição. No entanto, ao mover o título da parte superior da exibição, ele se torna um cartão de Título e é exibido como qualquer outro cartão na exibição.

Observação: Se você mover um título da parte superior e, em seguida, ocultá-lo; ao mostrá-lo novamente, ele aparecerá de volta na parte superior da planilha na sua posição padrão.

Para mostrar e ocultar títulos em uma planilha,

  • No menu da barra de ferramentas, clique em Planilha > Mostrar título.

  • Na barra de ferramentas, clique na seta suspensa do botão Mostrar/ocultar cartões e selecione Título no menu de contexto.

    Ative ou desative a marca de seleção para mostrar ou ocultar o título.

Mostrar e ocultar títulos em painéis

Você pode ativar os títulos para os painéis. O título será exibido como parte do painel.

Para mostrar ou ocultar títulos em um painel, no menu da barra de ferramentas, selecione PainelMostrar título.

Ao adicionar planilhas no painel, o título da planilha é exibido automaticamente, mesmo se você desativou o título na própria planilha. Para desativar o título da planilha no painel, realize as seguintes etapas:

  1. No painel, selecione a planilha para destacá-la.
  2. No canto superior direito da planilha destacada, clique na seta suspensa e selecione Título no menu de contexto para limpar a marca de seleção.

Mostrar e ocultar títulos nas histórias

Os títulos da história são exibidos por padrão. Para ativar ou desativar os títulos da história, no menu superior, selecione HistóriaMostrar título para adicionar ou remover a marca de seleção.

Legendas

Todas as exibições podem ter uma legenda gerada automaticamente ou criada manualmente. A legenda é exibida no cartão Legenda.

Para mostrar uma legenda em uma planilha, selecione-a no menu da barra de ferramentas Mostrar/ocultar cartões ou selecione Planilha > Mostrar legenda.

A legenda é gerada automaticamente por padrão.

Para editar a legenda, clique duas vezes na área de Legenda da exibição. Na caixa de diálogo Editar legenda, você pode mudar a fonte, o tamanho, a cor, o alinhamento e o estilo.

Clique no menu Inserir para adicionar um texto automático, como número da página, nome da planilha e valores de campo e parâmetro.

A inclusão da legenda é opcional no momento da impressão, impressão para PDF e publicação para Tableau Server. Quando você exporta uma exibição como imagem para outro aplicativo, como o Microsoft PowerPoint, a legenda pode ser incluída opcionalmente.

Rótulos de campo

Colocar campos discretos nas divisórias de linhas e colunas cria cabeçalhos na exibição que mostra os membros do campo. Por exemplo, se você colocar um campo contendo produtos na divisória de linhas, cada nome de produto será mostrado como cabeçalhos de linha.

Além de mostrar esses cabeçalhos, é possível mostrar rótulos de campo, que são rótulos para os cabeçalhos. Neste exemplo, as linhas são rotuladas como Categoria, indicando que os nomes de categorias discretos são membros do campo Categoria.

Os rótulos de campo se aplicam somente a campos discretos. Quando você adiciona campos contínuos à exibição, o Tableau cria um eixo. O eixo é rotulado com um cabeçalho.

Por padrão, os rótulos de campo são mostrados.

Para ocultar ou mostrar rótulos de campo, selecione Análise >Layout da tabela >Mostrar rótulos de campo para linhas ou Mostrar rótulos de campo para colunas.

É possível formatar as fontes, o alinhamento, o sombreamento e os separadores para rótulos de campo.

Legendas

Quando você adicionar campos a Cor, Tamanho e Forma no cartão Marcas, será exibida uma legenda para indicar como a exibição é codificada em relação aos dados.

Legenda da cor

Legenda de tamanho

Legenda da forma

As legendas não só ajudam a entender as codificações, como também podem ser usadas para classificar, filtrar e destacar conjuntos de dados específicos. Para obter mais informações, consulte Destaque de legenda(Link opens in a new window).

Valores de medida e legendas da cor

Se você incluir os campos Valores de medida e Nomes de medida nas exibições, é possível criar uma única legenda da cor combinada ou separar as legendas da cor para suas medidas. Se arrastar o campo Valores de medida para Cor no cartão Marcas, por padrão o Tableau cria uma única legenda da cor que aplica uma paleta de cores a todas as marcas na exibição. Se quiser diferenciar determinadas medidas na exibição, você pode criar legendas da cor separadas para as medidas e atribuir uma paleta de cores exclusiva para cada legenda.

Para obter mais informações sobre Valores de medida e Nomes de medida, consulte Valores de medida e nomes de medida.

O exemplo a seguir mostra como criar legendas da cor separadas. Este exemplo usa o conjunto de dados Sample - Superstore.

  1. Conecte-se à fonte de dados Sample - Superstore.

  2. No painel Dados:

    • Arraste Data do pedido até a divisória Colunas e Categoria e Subcategoria até a divisória Linhas.

    • Arraste Nomes de medida até a divisória Colunas e solte-o à direita de Data do pedido.

    • Arraste Valores de medida até Cor no cartão Marcas.

  3. No cartão Valores de medida, arraste as medidas para fora do cartão para manter apenas SUM(Sales) e SUM(Profit).

  4. Clique em Rótulo no cartão Marcas e selecione Mostrar rótulos de marca para mostrar os valores de medida na exibição.

    Ao arrastar Valores de medida para Cor no cartão Marcas, o Tableau cria uma única legenda da cor e adiciona-a à exibição. A exibição deve ficar mais ou menos assim:

  5. Para criar legendas separadas para cada medida na exibição, clique na seta suspensa no campo Valores de medida, no cartão Marcas, e selecione Usar legendas separadas no menu de contexto.

    Versão do Tableau Desktop Versão da Web

    O Tableau cria uma legenda de cor individual para cada medida na exibição usando a paleta de cores padrão.

    Para alterar a paleta de cores da legenda de cores, siga uma das opções:

    • No Tableau Desktop, clique na seta suspensa no canto superior direito de cada legenda de cor e selecione Editar cores. Em seguida, selecione uma cor da lista suspensa Paleta.

    • No Tableau Server ou Tableau Online, clique na seta suspensa no canto superior direito de cada legenda de cor. Em seguida, selecione uma cor da lista suspensa Paleta.

    A exibição pode parecer com o seguinte exemplo:

  6. Para combinar as legendas separadas de volta a uma única legenda, clique na seta suspensa no campo Valores de medida, no cartão Marcas, e selecione Combinar legendas no menu de contexto.

    Versão do Tableau Desktop Versão da Web

Agradecemos seu feedback! Ocorreu um erro ao enviar o feedback. Tente novamente ou envie-nos uma mensagem.