Criar um painel

Depois de criar uma ou mais planilhas, é possível combiná-las em um painel, adicionar interatividade e muito mais.

Dica: para configurar e começar a usar rapidamente, consulte Dashboard Starters para dados baseados na nuvem.

Criar um painel e adicionar ou substituir planilhas

Um painel e uma planilha nova são criados da mesma forma.

  1. Na parte inferior da pasta de trabalho, clique no ícone Novo painel:

  2. Na lista Planilhas à esquerda, arraste as exibições para o painel à direita.

  3. Para substituir uma planilha, selecione-a no painel à direita. Na lista Planilha à esquerda, passe o mouse sobre a planilha de substituição e clique no botão Trocar planilhas.

    Observação: ao substituir uma planilha, o Tableau mantém todos os preenchimentos, bordas ou cores de fundo. No entanto, talvez seja necessário ajustar o tamanho da planilha se o conteúdo for significativamente diferente. Também pode ser necessário excluir itens de painel específicos à planilha anterior, como filtros, que ficam em branco.

Adicionar objetos de painel e definir suas opções

Além de planilhas, é possível adicionar objetos de painel, que melhoram a aparência e adicionam interatividade. A seguir encontram-se instruções sobre cada tipo:

  • Objetos Horizontais e Verticais fornecem contêineres de layouts que permitem agrupar objetos relacionados e ajustar como o painel é redimensionado quando os usuários interagem com ele.
  • Os objetos de Texto fornecem cabeçalhos, explicações e outras informações.
  • Objetos de Imagem incrementam o visual de um painel, e você pode vinculá-los a URLs de destino específicas.
  • Os objetos de Página da Web exibem páginas de destino no contexto do painel. Certifique-se de consultar estas opções de segurança na Web, e fique atento, pois algumas páginas da Web não permitem que sejam inseridas—o Google é um exemplo.
  • Objetos Em branco ajudam a ajustar o espaçamento entre os itens do painel.
  • Os objetos de Navegação permitem que o público-alvo navegue de um painel para o outro ou para outras planilhas ou histórias. Você pode exibir texto ou uma imagem para indicar o destino do botão para seus usuários, especificar as cores personalizadas da borda e do fundo e fornecer dicas de ferramentas informativas.
  • Baixar objetos permite que o público crie rapidamente um arquivo PDF, um slide do PowerPoint ou uma imagem PNG do painel inteiro, ou uma tabela de referência cruzada das planilhas selecionadas. As opções de formatação são semelhantes aos objetos de Navegação.

    Observação: o download da tabela de referência cruzada só é possível após a publicação no Tableau Online ou no Tableau Server.

  • Os objetos de Extensão permitem adicionar recursos exclusivos a painéis ou integrá-los a aplicativos fora do Tableau.

Adicionar um objeto

Na seção Objetos à esquerda, arraste Imagem até o painel à direita:

Definir opções para objetos

Clique no contêiner do objeto e selecione-o. Em seguida, clique na seta no canto superior para abrir o menu de atalho. (As opções de menu variam dependendo do objeto.)

Opções detalhadas para objetos de Navegação e Download

Os objetos de Download têm várias opções exclusivas que ajudam a indicar visualmente o destino de navegação ou formato de arquivo.

Um botão de navegação usando texto como o estilo de botão

  1. No canto superior do objeto, clique no menu do objeto e escolha Editar botão.

  2. Execute um destes procedimentos:
    • No menu Navegar até, escolha uma planilha fora do painel atual.
    • No menu Exportar para, escolha um formato de arquivo.
  3. Escolha imagem ou texto para o Estilo de botão, especifique a imagem ou o texto que deseja exibir e defina as opções de formatação relacionadas.
  4. Para Texto da dica de ferramenta, adicione um texto explicativo para aparecer quando os visualizadores passam o mouse sobre o botão. Esse texto é opcional e normalmente é usado melhor com botões de imagem. (Por exemplo, você pode inserir "Abrir visualização de vendas" para esclarecer o destino de um botão de navegação que é exibido como um gráfico de vendas em miniatura.)

Observação: ao visualizar um painel publicado, clicar em um botão navega e exporta. No entanto, ao criar um painel, você precisa pressionar Alt (Windows) ou Option (macOS).

Adicionar interatividade

É possível adicionar interatividade aos painéis para aprimorar as informações de dados dos usuários. Tente estas técnicas:

  • No canto superior da planilha, habilite a opção Usar como filtro para usar marcas selecionadas na planilha como filtros para outras planilhas do painel.

  • Ao criar no Tableau Desktop, adicione ações para usar várias planilhas como filtros, navegue de uma planilha para outra, exiba páginas da Web e muito mais. Para obter detalhes, consulte Ações e painéis.
Agradecemos seu feedback! Ocorreu um erro ao enviar o feedback. Tente novamente ou envie-nos uma mensagem.