Criar um painel

Depois de criar uma ou mais planilhas, é possível combiná-las em um painel, adicionar interatividade e muito mais.

Dica: para configurar e começar a usar rapidamente, consulte Dashboard Starters para dados baseados na nuvem.

Criar um painel e adicionar ou substituir planilhas

Um painel e uma planilha nova são criados da mesma forma.

  1. Na parte inferior da pasta de trabalho, clique no ícone Novo painel:

  2. Na lista Planilhas à esquerda, arraste as exibições para o painel à direita.

  3. Para substituir uma planilha, selecione-a no painel à direita. Na lista Planilha à esquerda, passe o mouse sobre a planilha de substituição e clique no botão Trocar planilhas.

    Observação: ao substituir uma planilha, o Tableau mantém todos os preenchimentos, bordas ou cores de fundo. No entanto, talvez seja necessário ajustar o tamanho da planilha se o conteúdo for significativamente diferente. Também pode ser necessário excluir itens de painel específicos à planilha anterior, como filtros, que ficam em branco.

Adicionar objetos e definir suas opções

Além de planilhas, é possível adicionar objetos de painel, que melhoram a aparência e adicionam interatividade. A seguir encontram-se instruções sobre cada tipo:

  • Objetos Horizontais e Verticais fornecem contêineres de layouts que permitem agrupar objetos relacionados e ajustar como o painel é redimensionado quando os usuários interagem com ele.
  • Os objetos de Página da Web exibem páginas de destino no contexto do painel. Certifique-se de consultar estas opções de segurança na Web, e fique atento, pois algumas páginas da Web não permitem que sejam inseridas—o Google é um exemplo.
  • Objetos Em branco ajudam a ajustar o espaçamento entre os itens do painel.
  • Objetos de Texto fornecem cabeçalhos, explicações e outras informações.
  • Os objetos de Botão permitem que o público-alvo navegue de um painel para o outro ou para outras planilhas ou histórias. Para o estilo de botão, escolha uma imagem ou um texto para indicar o destino do botão para os usuários.
  • Objetos de Imagem incrementam o visual de um painel, e você pode vinculá-los a URLs de destino específicas.
  • Os objetos de Extensão permitem adicionar recursos exclusivos a painéis ou integrá-los a aplicativos fora do Tableau.

Adicionar um objeto

Selecione um item em Objetos à esquerda e arraste-o para a planilha de painel à direita:

Definir opções para objetos

Clique no contêiner do objeto e selecione-o. Em seguida, clique na seta no canto superior para abrir o menu de atalho. (As opções de menu variam dependendo do objeto.)

Opções detalhadas para botões de navegação

Os objetos de Botão têm várias opções exclusivas que ajudam a indicar visualmente o destino de navegação.

Um botão de navegação usando texto como o estilo de botão

  1. No canto superior de um objeto de Botão, clique no menu do objeto e escolha Editar botão.

  2. No menu Navegar até, escolha uma planilha fora do painel atual.
  3. Escolha imagem ou texto para o Estilo de botão, especifique a imagem ou o texto que deseja exibir e defina as opções de formatação relacionadas.
  4. Para Texto da dica de ferramenta, adicione um texto explicativo para aparecer quando os visualizadores passam o mouse sobre o botão. Esse texto é opcional e normalmente é usado melhor com botões de imagem. (Por exemplo, você pode inserir "Abrir visualização de vendas" para esclarecer o destino de um botão de imagem que mostra um gráfico de vendas em miniatura.)

Observação: ao visualizar um painel publicado, clicar em um botão navega até a planilha de destino. No entanto, ao criar um painel, você precisa pressionar Alt (Windows) ou Option (macOS).

Adicionar interatividade

É possível adicionar interatividade aos painéis para aprimorar as informações de dados dos usuários. Tente estas técnicas:

  • No canto superior da planilha, habilite a opção Usar como filtro para usar marcas selecionadas na planilha como filtros para outras planilhas do painel.

  • Ao criar no Tableau Desktop, adicione ações para usar várias planilhas como filtros, navegue de uma planilha para outra, exiba páginas da Web e muito mais. Para obter detalhes, consulte Ações e painéis e Uso de valores de campo e filtro em Ações.
Agradecemos seu feedback! Ocorreu um erro ao enviar o feedback. Tente novamente ou envie-nos uma mensagem.