Trabalhar com campos de dados no painel Dados

O Tableau exibe suas conexões de fontes de dados e campos de dados no painel Dados do lado esquerdo da área de trabalho.

Observação: Para obter detalhes sobre como começar a criar visualizações, consulte Introdução. Para obter detalhes sobre as várias maneiras de personalizar os campos no painel Dados, consulte Organizar e personalizar campos do painel Dados e Editar configurações padrão para campos.

Áreas do painel Dados

Após se conectar com os dados e configurar a fonte de dados no Tableau, as conexões e os campos da fonte de dados aparecem do lado esquerdo da pasta de trabalho no painel Dados. Para obter detalhes sobre a conexão aos dados, consulte Conectar aos dados e preparar os dados.

As conexões de fonte de dados atuais são listadas na parte superior do painel Dados. Quando houver várias conexões disponíveis, clique em uma conexão para selecioná-la e começar a trabalhar com esses dados.

Para criar visualizações, adicione campos do painel Dados à exibição. Para obter detalhes, consulte Começar a criar uma Visualização arrastando campos para a exibição.

Os campos podem ser organizados por tabela (Agrupar por tabela de fontes de dados) ou (Agrupar por pastas de trabalho). As dimensões são exibidas acima da linha cinza e as medidas abaixo da linha cinza para cada tabela ou pasta. Em alguns casos, uma tabela ou pasta pode conter apenas as dimensões ou as medidas para começar.

  • Os campos calculados são listados com seu campo de origem, se todos os campos de entrada vierem da mesma tabela.
  • Os conjuntos estão listados na tabela com o campo de origem deles.
  • Os parâmetros são globais para a pasta de trabalho e são exibidos na área Parâmetros.
  • Os campos que não pertencem a uma tabela específica são exibidos na área geral abaixo das tabelas. Esses campos incluem: cálculos agregados, cálculos que usam campos de várias tabelas, Nomes de medida e Valores de medida.

Sob as conexões de fontes de dados no painel Dados estão os campos disponíveis na fonte de dados selecionada no momento. Se desejar, alterne entre o painel Dados e o painel Análise em uma planilha. Para obter detalhes sobre o painel Análise, consulte Aplicar a análise avançada em uma exibição (painel Análise).

Campos de uma fonte de dados de tabela única no painel Dados

O painel Dados inclui:

  • Campos de dimensões – Campos que contêm valores qualitativos (como nomes, datas ou dados geográficos). Você pode usar as dimensões para categorizar, segmentar e revelar os detalhes nos seus dados. As dimensões afetam o nível de detalhe na exibição. Exemplos de dimensões incluem: datas, nomes de clientes e segmentos de cliente.

  • Campos de medidas – Campos que contêm valores numéricos e quantitativos podem ser medidos. Você pode aplicar os cálculos a eles e agregá-los. Quando uma medida é arrastada para a exibição, o Tableau aplica uma agregação a ela (por padrão). Exemplos de medidas: vendas, lucro, número de funcionários, temperatura, frequência.

    Para obter mais informações sobre o que são dimensões e medidas, consulte Dimensões e medidas, azul e verde.

  • Campos calculados – Se os dados subjacentes não incluírem todos os campos necessários para responder às perguntas, você poderá criar novos campos no Tableau usando cálculos e depois salvá-los como parte da fonte de dados. Esses campos são chamados de campos calculados.

    Para obter mais informações sobre campos calculados, consulte Criar campos personalizados com cálculos.

  • Conjuntos – Subconjuntos de dados que você define. Conjuntos são campos personalizados com base em dimensões existentes e critérios especificados por você. Para obter mais informações, consulte Criar conjuntos.

    Conjuntos nomeados de um servidor MS Analysis Services ou de um conector Teradata OLAP também são exibidos no Tableau, nessa área do painel Dados. Você pode interagir com esses conjuntos nomeados da mesma forma que interage com outros conjuntos personalizados no Tableau.

  • Parâmetros – Valores que podem ser usados como placeholders em fórmulas, ou substituir os valores constantes em campos calculados e filtros. Para obter mais informações, consulte Criar parâmetros(Link opens in a new window).

Observação: Para fontes de dados de cubo, os campos são definidos explicitamente como dimensões ou medidas quando o banco de dados é criado. Para fontes de dados relacionais, o Tableau organiza automaticamente os campos. Por padrão, os campos contendo texto, data ou valores boolianos são dimensões, enquanto os campos contendo valores numéricos são medidas.

Por padrão, os nomes de campo definidos na fonte de dados são exibidos no painel Dados. É possível renomear campos e nomes de membros, criar hierarquias e organizar os campos em grupos e pastas. Para obter detalhes, consulte Editar configurações padrão para campos, Organizar e personalizar campos do painel Dados e Criar hierarquias

Colunas se tornam campos de medida e de dimensão na exibição

As fontes de dados contêm campos. Para fontes de dados relacionais com as quais você se conecta, os campos são determinados pelas colunas de uma tabela ou exibição. Cada campo contém um único atributo de dados, como um nome de cliente, total de vendas, tipo de produto etc.

Para fontes de dados de cubo (multidimensionais), os campos são determinados pelas dimensões e medidas de um cubo. No Tableau, as fontes de dados de cubo são compatíveis apenas com o Windows.

Este é um exemplo de campos de uma planilha do Excel.

Ao começar a criar uma visualização em uma planilha, essas colunas estarão disponíveis como campos do painel Dados. Para obter detalhes, consulte Áreas do painel Dados.

Cada campo tem um tipo de dados (que pode ser alterado se necessário) e uma função: dimensão discreta, dimensão contínua, medida discreta ou medida contínua. Para obter detalhes, consulte Tipos de dados e Dimensões e medidas, azul e verde.

Cada campo também inclui algumas configurações padrão, como uma agregação padrão de SUM ou AVG, dependendo da estrutura da exibição atual. Para obter detalhes, consulte Editar configurações padrão para campos e Agregação de dados no Tableau.

Campos que o Tableau cria automaticamente

O painel Dados também pode conter vários campos não encontrados nos dados originais: Nomes de medida e Valores de medida, Número de registros, Latitude e Longitude.

Nomes de medida e Valores de medida

  • O campo Valores de medida contém todas as medidas nos dados, coletadas em um único campo com valores contínuos. Arraste os campos de medida individuais para fora do cartão Valores de medida para removê-los da exibição.

  • O campo Nomes de medidas contém os nomes de todas as medidas nos dados, coletadas em um único campo com valores discretos.

Para obter mais detalhes sobre como usar Valores de medida e Nomes de medida em visualizações, consulte Valores de medida e nomes de medida. Para ver os nomes e valores das medidas em ação, assista ao vídeo de treinamento Nomes e valores de medidas(Link opens in a new window) com duração de cinco minutos. Use a sua conta do tableau.com para entrar. Para ver mais vídeos de introdução e treinamento, acesse Vídeos gratuitos de treinamento(Link opens in a new window) no site do Tableau.

Contagem de tabela

A partir do Tableau 2020.2, cada tabela em uma fonte de dados tem um campo Contagem, na forma de NameofTable(Count). O campo Contagem de tabelas é um campo calculado e gerado automaticamente.

COUNT da tabela = SUM do número de registros por tabela

Para ver a contagem de uma tabela, arraste o campo Contagem para a exibição. Para ver a contagem de todas as tabelas, selecione o campo Contagem de cada tabela no painel Dados e clique na Tabela de texto em Mostre-me.

Você não pode criar cálculos em cima do campo de Contagem de uma tabela, e é apenas agregado.

Número de registros (antes da versão 2020.2)

Você pode ver um campo Número de registros se ele estiver sendo usado em uma exibição de uma versão anterior do Tableau.

Nas versões do Tableau anteriores a 2020.2, o campo Número de registros é um campo gerado e calculado automaticamente que é simplesmente definido como 1. Esse número é associado a cada linha da fonte de dados. Se você adicionar o campo Número de registros à exibição, verá a soma de todas as linhas de uma fonte de dados (o número de registros). É possível usar o campo Número de registros para obter contagens rápidas dos valores de várias dimensões. Visualizar o Número de registros pode ajudar a determinar se as uniões de dados estão funcionando como esperado.

Latitude e Longitude (gerada)

Quando o Tableau interpreta campos como campos geográficos que podem ser usados com mapas, ele faz a codificação geográfica automática dos dados e inclui os campos Latitude (gerada) e Longitude (gerada). É possível usar esses campos para sobrepor dados em mapas dinâmicos. Para obter mais informações sobre como usar esses campos e as práticas recomendadas para a criação de mapas no Tableau, consulte Mapas e Análise de dados geográficos no TableauAtribuir funções geográficas, Dados de localização que o Tableau suporta para a criação de exibições de mapa,

Executar tarefas comuns no painel Dados

Para selecionar uma conexão de fonte de dados para análises, clique no nome da conexão da fonte de dados no painel Dados. Para obter mais detalhes, consulte Navegação em Fontes de dados no painel Dados.

Para exibir um menu de contexto para a fonte de dados, clique em Dados no menu superior e clique na fonte de dados na lista de menus. Para obter mais informações, consulte Editar fontes de dados.

Para pesquisar campos no painel Dados, clique no ícone de lente de aumento e, depois, digite na caixa de texto. Para obter mais detalhes, consulte Localizar campos.

Para visualizar dados subjacentes, clique no ícone Exibir dados na parte superior do painel Dados.

Para obter mais informações, consulte Visualizar dados subjacentes.

Quando o Tableau classificar incorretamente um campo como uma dimensão ou medida, possivelmente devido ao tipo de dados, é possível convertê-lo e alterar a sua função.

Para converter uma medida em dimensão, arraste-a até a área Dimensões no painel Dados. Para obter mais detalhes, consulte Converter uma medida em uma dimensão.

Mudar campos de dados para atender às suas necessidades

Quando um campo é arrastado para dentro da exibição, ele exibe determinadas configurações e características padrão. É possível personalizar um campo que já está na exibição, somente para aquela instância do campo. Ou é possível alterar suas configurações no painel Dados para fazer com que o campo use essas configurações dali em diante.

Controle definição de um campo na exibição de acordo com a forma que deseja trabalhar com os dados do campo.

Observação: para alterar as configurações padrão de um campo, antes de arrastá-lo para a exibição, clique com o botão direito do mouse (clique pressionando a tecla Control no Mac). Em seguida, é possível editar suas configurações e propriedades padrão no menu de contexto.

Para obter detalhes sobre as várias maneiras de personalizar os campos no painel Dados, consulte Organizar e personalizar campos do painel Dados e Editar configurações padrão para campos.

Dados relacionais versus dados de cubo

O painel Dados de uma fonte de dados relacional e de cubo é mostrado a seguir. Observe que os painéis têm essencialmente a mesma aparência para as duas fontes de dados porque os campos são organizados em dimensões e medidas. Entretanto, a fonte de dados de cubo contém hierarquias para dimensões. Por exemplo, note que a dimensão Funcionário no painel Dados de cubo contém membros hierárquicos, como Nome do gerente Departamento de funcionários.

As fontes de dados relacionais não têm hierarquias internas. No entanto, as fontes de dados relacionais frequentemente têm dimensões relacionadas que apresentam uma hierarquia inerente. Por exemplo, uma fonte de dados pode ter campos para País, Estado e Cidade. Esses campos podem ser agrupados em uma hierarquia chamada Local. Para reunir hierarquias relacionais, basta arrastar e soltar no painel Dados. Para obter mais detalhes, consulte Criar hierarquias(Link opens in a new window).

Observação: No Tableau, as fontes de dados de cubo (multidimensionais) são compatíveis apenas com o Windows.

O painel Dados com dados relacionais (imagem da esquerda) versus dados de cubo (imagem da direita)

É possível expandir ou recolher hierarquias nos painéis Dados de cubo e relacionais ao clicar na seta. Você também pode ocultar todos os painéis Dados clicando no botão de minimização no canto superior direito do painel Dados.

Para mais informações sobre fontes de dados de cubo, consulte Fontes de dados de cubo.

Agradecemos seu feedback! Ocorreu um erro ao enviar o feedback. Tente novamente ou envie-nos uma mensagem.