Conectar aos seus dados

Antes de criar uma exibição e analisar os dados, conecte o Tableau aos dados. O Tableau oferece suporte à conexão com uma grande variedade de dados, armazenados em diversos lugares. Por exemplo, os dados podem ser armazenados no computador em uma planilha ou um arquivo de texto, ou em um banco de dados relacional, em cubo (multidimensional) ou com big data, em um servidor da empresa. Ou, é possível conectar-se aos dados de domínio público disponíveis na Web, como as informações do Escritório do Censo dos EUA, ou à uma fonte do banco de dados na nuvem, como o Google Analytics, Amazon Redshift ou Salesforce.

A partir da versão 2019.3, o Tableau Catalog está disponível no complemento de gerenciamento de dados para o Tableau Online e o Tableau Server. Quando o Tableau Catalog está habilitado no seu ambiente, além de se conectar a fontes de dados publicadas, você pode se conectar a bancos de dados e tabelas do Tableau Server no painel Conectar no Tableau Desktop. Para obter mais informações sobre Tableau Catalog, consulte "Sobre o Tableau Catalog”, na Ajuda do Tableau Server ou do Tableau Online.

Tableau Desktop

Ao iniciar o Tableau Desktop, os conectores de dados disponíveis estarão listados no painel Conectar, o painel à esquerda na página Iniciar. Em Procurar dados, selecione Tableau Server para localizar dados usando o Tableau Server ou o Tableau Online. Os tipos de arquivo são listados depois, em seguida, os tipos comuns de servidor ou servidores aos quais você se conectou recentemente. Clique em Mais para visualizar e completar a lista de conectores de dados que pode usar.

Para arquivos e bancos de dados compatíveis, o Tableau fornece conectores nativos criados e aprimorados para esses tipos de dados. Se o tipo de arquivo ou banco de dados estiver listado em Conectar, use esse conector nativo para conectar-se ao dados. Se o tipo de arquivo ou banco de dados não estiver listado, há a opção de criar seu próprio conector usando Outros banco de dados (JDBC), Outros bancos de dados (ODBC), um Conector de dados da Web ou um Plug-in do conector criado usando o SDK do conector do Tableau. O Tableau fornece suporte limitado para conexões criadas usando essas opções.

Os conectores de dados suportados pela cópia do Tableau Desktop são determinados pela versão comprada. Para obter mais informações, consulte a lista de conectores de dados(O link abre em nova janela) no site do Tableau. Após conectar aos dados, é possível salvar as conexões para que elas sejam exibidas na seção Fontes de dados salvas no painel Conectar.

Você fornece informações diferentes para cada conexão de dados que deseja fazer. Por exemplo, para a maioria das conexões de dados, será necessário fornecer um nome de servidor e as informações de logon. Em algumas conexões de dados, é possível Executar o SQL inicial, e os servidores habilitados para SSL exigem que você escolha a caixa de seleção Exigir SSL ao se conectar. As seções a seguir discutem informações específicas que devem ser fornecidas a cada tipo de dados aos quais deseja se conectar.

Dica: é possível criar rapidamente uma fonte de dados no Tableau, ao copiar e colar os dados utilizando a área de transferência. Para obter mais informações, consulte Criar uma fonte de dados ou adicionar uma nova conexão com os dados da área de transferência.

Criação na Web do Tableau Server e do Tableau Online

Entrar no site do Tableau e selecione Criar pasta de trabalho na página inicial para abrir a página Conectar-se a dados. As guias que você vê na página dependem do produto que você tem.

No Tableau Server, selecione nas guias a seguir para se conectar aos dados:

  • Neste site. Procura ou pesquisa fontes de dados publicadas.
  • Arquivos. Upload de fontes de dados do Excel ou de texto (.xlsx, .csv, .tsv) diretamente no navegador.
  • Conectores. Conecta-se a dados armazenados em um banco de dados na nuvem ou em um servidor na sua empresa.

Observação: quando você tem o Data Management Add-on com o Catálogo do Tableau habilitado, é possível usar Neste Site para se conectar a bancos de dados e tabelas, bem como a fontes de dados.

Para obter mais informações sobre a conexão aos dados, consulte Criadores: conectar a dados na Web.

No Tableau Online, selecione nas guias a seguir para se conectar aos dados:

  • Neste site. Procura ou pesquisa fontes de dados publicadas.
  • Arquivos. Upload de fontes de dados do Excel ou de texto (.xlsx, .csv, .tsv) diretamente no navegador.
  • Conectores. Conecta-se a dados armazenados em um banco de dados na nuvem ou em um servidor na sua empresa.
  • Modelo de painel. Use para criar e analisar dados do Oracle Eloqua, Salesforce, ServiceNow ITSM e QuickBooks Online.

Observação: quando você tem o Data Management Add-on com o Catálogo do Tableau habilitado, é possível usar Neste Site para se conectar a bancos de dados e tabelas, bem como a fontes de dados.

Para obter mais informações sobre a conexão aos dados, consulte Criadores: conectar a dados na Web.

Os conectores de dados compatíveis com o site do Tableau são determinados pelo servidor do seu site e seu nível de licença. Para obter mais informações, consulte O que posso fazer com um site do Tableau?

Após se conectar aos dados, é possível salvar as conexões para que elas sejam exibidas na seção Fontes de dados salvas do site.

Solicitar um novo conector

Se o Tableau não tiver um conector nativo (interno) para os seus dados, considere solicitar um na Comunidade do Tableau. Use Ideas(O link abre em nova janela) (ideias) na Comunidade para pesquisar pelo conector para ver se ele foi solicitado e, se sim, vote a favor. Caso não esteja listado, o adicione. O Tableau revisa o a seção Ideas (Ideias) na Comunidade com regularidade para ajudar a determinar quais recursos devem ser adicionados ao produto.

Outros artigos nesta seção

Agradecemos seu feedback!