Conectar-se a dados usando o Tableau Server ou o Tableau Online

É possível conectar-se a dados no Tableau Desktop ou em um navegador da Web usando o Tableau Server ou o Tableau Online. O processo difere para cada um.

A partir da versão 2019.3, o Tableau Catalog está disponível no complemento de gerenciamento de dados para o Tableau Online e o Tableau Server. Quando o Tableau Catalog está habilitado no seu ambiente, além de se conectar a fontes de dados publicadas do Tableau Server ou do Tableau Online, você pode se conectar a bancos de dados e tabelas dos resultados de Procurar dados no Tableau Desktop. Para obter mais informações sobre Tableau Catalog, consulte "Sobre o Tableau Catalog”, na Ajuda do Tableau Server ou do Tableau Online.

A partir da versão 2019.3.1, o Tableau Prep Builder pode se conectar a fontes de dados publicadas e você pode usá-las como fonte de dados de entrada para seu fluxo. Se você tiver o Data Management Add-on com Tableau Catalog habilitado, a partir da versão 2020.2.2, também poderá se conectar a bancos de dados e tabelas nos resultados da Pesquisa de dados, assim como no Tableau Desktop. Para obter mais informações, consulte Conectar a fontes de dados publicadas(Link opens in a new window) na ajuda do Tableau Prep Builder.

Conectar-se no Tableau Desktop

Observação: a partir do 2019.3, no painel Conectar, o Tableau Server foi movido para a parte superior do painel em Procurar dados. Selecione esta opção para se conectar ao Tableau Server ou ao Tableau Online no Tableau Desktop.

  1. Inicie o Tableau Desktop e, no painel Conectar, em Procurar dados, selecione Tableau Server.
  2. Para conectar-se ao Tableau Server, insira o nome do servidor e, em seguida, selecione Conectar.

    Para conectar-se ao Tableau Online, selecione Tableau Online em Conexão rápida.

    Caixa de diálogo de entrada do Tableau Server

    Dica: se não desconectar, o Tableau Desktop salva a conexão do servidor. Sendo assim, pode pular a etapa 3. Ela também é desnecessária se o Kerberos estiver habilitado no Tableau Server e o seu computador possuir credenciais válidas. Para obter mais informações, consulte Manter o Tableau Desktop conectado automaticamente ao Tableau Server ou Online..

  3. Para entrar:
    • No Tableau Server, insira o nome de usuário e a senha.
    • No Tableau Online, insira o endereço de e-mail e a senha.
  4. Selecione uma fonte de dados na lista de fontes de dados publicadas. (Os dados para os quais você não tem permissões de conexão estão acinzentados.)

    Observação: Se você selecionar uma fonte de dados do cubo (multidimensional), a caixa de diálogo Criar cópia local será exibida e você deverá criar uma cópia local dos dados antes de iniciar a análise.

    Página de pesquisa de dados

    Procure os dados usando a caixa Pesquisa. Ou classifique a lista selecionando os cabeçalhos da coluna. Os cabeçalhos da coluna que oferecem suporte à classificação ficam sublinhados quando você passa o mouse sobre o cabeçalho. Você também pode selecionar o ícone do filtro para filtrar dados por Tipo de conexão e por certificado.

    Opções de filtro

    Quando Tableau Catalog está habilitado,

    • É possível selecionar Fontes de dados, Bancos de dados e arquivos ou Tabelas para pesquisar dados.
    • Menu suspenso Tipo de conteúdo

    • Você pode filtrar ativos por Aviso de qualidade de dados: Todos os ativos, Ativos sem avisos e Ativos com avisos.
      Menu suspenso de aviso de qualidade de dados
    • Você pode filtrar ativos certificados.
      Caixa de seleção certificada

    Observação: nos resultados de Procurar dados, você pode fazer uma conexão com um subconjunto dos conectores de dados compatíveis com o Tableau Desktop. Se uma fonte de dados, um banco de dados, um arquivo ou uma tabela estiver esmaecido, você não poderá se conectar a partir do Tableau Server ou do Tableau Online. No entanto, é possível se conectar no painel Tableau DesktopConectar, se você tem as permissões corretas.

  5. Após selecionar os dados aos quais deseja se conectar, clique em Conectar.
  6. Selecione a guia de planilha para iniciar a sua análise.

As fonte de dados publicadas para o Tableau Server ou para o Tableau Online são mostradas no painel Dados com um ícone do Tableau.

Exemplo de ícone do Tableau

Talvez você queira baixar uma cópia local da fonte de dados para que possa, por exemplo, trabalhar off-line ou fazer alterações em uma fonte de dados sem modificar a original. Para baixar uma cópia local no menu Dados, selecione a fonte de dados e, em seguida, escolha Criar cópia local. Uma duplicata da fonte de dados é adicionada ao painel Dados.

Fazer logon em um Mac

Se você usa o Tableau Desktop em um Mac, quando inserir o nome de servidor com o qual se conectar, use um nome de domínio totalmente qualificado, como mydb.test.example.lan, em vez de um nome de domínio relativo, como mydb ou mydb.test.

Como alternativa, é possível adicionar o domínio à lista de Domínios de Pesquisa no computador Mac para que, quando você se conectar, seja necessário fornecer apenas um nome de servidor. Para atualizar a lista de Domínios de Pesquisa, vá para Preferências do Sistema > Rede > Avançado e depois abra a guia DNS.

Conectar-se a fontes de dados publicadas durante a criação na Web

Os usuários do Tableau Desktop que criam e personalizam conexões de dados para uso no Tableau podem publicar suas fontes de dados no Tableau Server ou no Tableau Online. A publicação permite o compartilhamento de dados entre colegas, incluindo os que não usam o Tableau Desktop, mas têm permissão de editar pastas de trabalho no ambiente de edição na Web.

Se você tiver permissão para editar pastas de trabalho em um navegador, siga estas etapas para conectar-se a fontes de dados publicadas quando estiver conectado ao Tableau Server ou ao Tableau Online. Para obter mais informações, consulte Editar exibições do Tableau na Web e Uso do Tableau na Web.

Observação: para se conectar aos dados, é necessário ter permissão para criar e editar exibições.

Adicionar mais dados a uma exibição existente

  1. No site do Tableau Server ou Tableau Online, selecione uma exibição a ser editada.
  2. No modo de edição, clique no ícone Nova fonte de dados.
  3. Na página Conectar-se a dados, as opções que você pode ver e selecionar dependem das suas permissões:
    • Neste site. Selecione uma fonte de dados publicadas na lista e, em seguida, selecione Adicionar fontes de dados.

      Quando o Tableau Catalog estiver habilitado no seu ambiente, será possível selecionar Fontes de dados, Banco de dados ou Tabelas na lista suspensa Tipo de conteúdo. Em seguida, selecione os dados aos quais deseja se conectar e clique em Conectar.

    • Arquivos. Arraste e solte um arquivo ou envie um arquivo do seu computador.
    • Conectores. Conecte-se aos seus dados usando um dos conectores indicados.

Criar uma pasta de trabalho com uma fonte de dados publicada

Alternativamente, conecte-se a uma fonte de dados publicada ao criar uma nova pasta de trabalho.

  1. Em um site do Tableau Server ou do Tableau Online, navegue até a página Explorar e selecione Todas as fontes de dados na lista suspensa.
  2. Na lista, marque a caixa de seleção ao lado dos dados que você deseja utilizar.
  3. Na parte superior da página, no menu suspenso Ações, selecione Nova pasta de trabalho.

Para obter informações sobre como conectar-se a dados durante a criação na Web, consulte Creators: conectar-se a dados na Web.

Agradecemos seu feedback!