Pastas de trabalho e planilhas

O Tableau usa uma estrutura de arquivos pastas de trabalho e planilhas, de modo muito semelhante ao Microsoft Excel. Uma pasta de trabalho contém planilhas. Uma planilha pode ser uma pasta de trabalho, um painel ou uma história.

  • Uma planilha contém uma única exibição com divisórias, legendas e os painéis Dados e Análise na barra lateral. Para obter detalhes sobre a área de trabalho da planilha, consulte A área de trabalho do Tableau.

  • Um painel é uma coleção de exibições de várias planilhas. Os painéis de Painel e Layout estão disponíveis na barra lateral. Para obter mais detalhes sobre a criação de painéis, consulte Painéis.

  • Uma história contém uma sequência de planilhas ou painéis que trabalham juntos para transmitir informações. Os painéis de História e Layout estão disponíveis na barra lateral. Para obter mais detalhes sobre a criação de painéis, consulte Histórias.

Para obter detalhes sobre como ocultar ou mostrar planilhas em uma pasta de trabalho ou sobre a Visualização na dica de ferramenta, consulte Gerenciar planilhas em painéis e histórias(O link abre em nova janela) e Ocultar ou mostrar uma planilha de visualização na dica de ferramenta(O link abre em nova janela). Para obter detalhes sobre a organização de planilhas, consulte Navegar e organizar planilhas. Para obter detalhes sobre a criação e a abertura de pastas de trabalho, consulte Criar ou abrir pastas de trabalho.

Sobre planilhas

Cada pasta de trabalho pode conter tipos de planilhas diferentes: exibições (também conhecidas como planilhas), painéis e histórias.

  • Uma planilha é onde você cria exibições de dados arrastando e colando campos em divisórias.

  • Um painel é uma combinação de várias exibições que podem ser organizadas para apresentação ou monitoramento.

  • Um histórico é uma sequência de exibições ou painéis que funcionam juntos para transmitir informações.

As planilhas são exibidas no final da pasta de trabalho como guias. Nesta seção, você aprenderá a criar, abrir, duplicar, ocultar e excluir planilhas. Você também aprenderá a organizar as planilhas de uma pasta de trabalho.

Dentro de uma pasta de trabalho, é possível criar novas planilhas, limpar uma planilha inteira, duplicar planilhas, ocultar ou mostrar uma planilha e excluir uma planilha. O Tableau tem várias maneiras de exibir e organizar as planilhas em sua pasta de trabalho.

Criar novas planilhas, painéis ou histórias

Há várias maneiras de criar novas planilhas em uma pasta de trabalho painel ou história. Crie quantas planilhas desejar em uma pasta de trabalho.

Para criar uma nova pasta de trabalho, painel ou história, clique no botão Nova planilha, Novo painel ou Nova história na parte inferior da pasta de trabalho.

O botão Nova planilha.

Para renomear uma nova planilha, painel ou história, clique com o botão direito do mouse (clique pressionando a tecla Ctrl em um Mac) na guia e selecione o comando Renomear.

Mais maneiras de criar novas pastas de trabalho

Crie uma nova planilha executando um destes procedimentos:

  • Selecione Planilha > Nova planilha.

  • Clique com o botão direito do mouse em qualquer guia aberta na pasta de trabalho e selecione Nova planilha no menu.

  • Na barra de ferramentas, clique na seta suspensa no botão Nova planilha e, em seguida, selecione Nova planilha.
  • Pressione Ctrl + M no teclado (Command-M em um Mac).

Mais maneiras de criar no vos painéis

Crie um novo painel executando um destes procedimentos:

  • Selecione Painel > Novo painel.

  • Clique na guia Novo painel na parte inferior da pasta de trabalho.

  • Clique com o botão direito do mouse em qualquer guia aberta na pasta de trabalho e selecione Novo painel no menu.

  • Na barra de ferramentas, clique na seta suspensa no botão Nova planilha e, em seguida, selecione Novo painel.

Mais maneiras de criar novas histórias

Crie uma nova história executando um destes procedimentos:

  • Selecione História > Nova história.

  • Clique no botão Nova história na parte inferior da pasta de trabalho.

  • Clique com o botão direito do mouse em qualquer guia aberta na pasta de trabalho e selecione Nova história no menu.

  • Na barra de ferramentas, clique na seta suspensa no botão Nova planilha e, em seguida, selecione Nova história.

Desfazer, refazer ou limpar planilhas

Toda pasta de trabalho do Tableau contém o histórico das etapas realizadas nas planilhas, nos painéis e nas histórias dessa pasta de trabalho para a sessão de trabalho atual.

Para retroceder no histórico, clique em Desfazer na barra de ferramentas ou pressione Ctrl + Z no teclado (Command-Z no Mac).

Para avançar no histórico, clique em Refazer na barra de ferramentas ou pressione Ctrl+Y (Command-Y no Mac) no teclado.

Para remover todos os campos, formatação, dimensionamento, intervalos de eixos, filtros, classificações e filtros de contexto da planilha, clique em Limpar na barra de ferramentas.

Para limpar aspectos específicos da exibição, use o menu suspenso Limpar planilha.

Observação: o uso de comandos limpar na barra de ferramentas não limpa o histórico. Se você optar por não limpar a planilha, clique no botão Desfazer.

Duplicar uma planilha

Caso deseje usar uma planilha existente como um ponto de partida para mais exploração, é possível duplicá-la. A planilha duplicada contém todos os mesmos campos e configurações de um ponto inicial para novas análises.

A função Duplicar cria uma nova versão de uma pasta de trabalho, painel ou história que logo pode ser modificada sem afetar a planilha original.

Para duplicar a planilha ativa, clique com o botão direito do mouse (clique pressionando a tecla Control no Mac) na guia da planilha e selecione Duplicar.

Observação: quando um painel é duplicado, uma nova versão do painel é criada, mas ela ainda faz referência às planilhas originais usadas para criar o painel.

Duplicar como tabela de referência cruzada

Uma tabela de referência cruzada (às vezes referenciada como uma Tabela Dinâmica) é uma tabela que resume dados em linhas e colunas de texto. Ela é uma forma conveniente de exibir os números associados à exibição de dados.

Para criar uma nova tabela de referência cruzada com base nos dados na planilha atual, clique no botão direito do mouse (clique pressionando a tecla Control no Mac) na guia planilha e selecione Duplicar como tabela de referência cruzada. Ou selecione Planilha > Duplicar como tabela de referência cruzada.

Este comando insere uma nova planilha na pasta de trabalho e preenche a planilha com uma exibição de tabela de referência cruzada dos dados da planilha original. Os painéis e os histórias não podem ser duplicados como tabelas de referência cruzada.

Renomear planilhas

Para renomear a planilha ativa, clique com o botão direito do mouse (clique pressionando a tecla Control no Mac) Mac) na planilha na guia de planilha na parte inferior da pasta de trabalho e selecione Renomear planilha.

Ou clique duas vezes na planilha em uma guia de planilha, digite um novo nome e, em seguida, clique em Enter.

Ver dados subjacentes em uma planilha

Para ver os números atrás das marcas na sua exibição

Focalize ou clique em uma marca para exibir os dados associados em uma dica de ferramentas. Com a dica de ferramenta aberta, clique no comando Exibir dados na parte inferior da dica de ferramenta para exibir dados subjacentes.

Clique com o botão direito do mouse (sem marcas selecionadas) e, em seguida, clique em Exibir dados.

Você pode copiar e colar os dados no Excel ou em outro aplicativo. Para exportar os dados subjacentes, clique em Exportar tudo.

Excluir planilhas

A exclusão de uma planilha remove-a da pasta de trabalho. Sempre deve haver pelo menos uma planilha em uma pasta de trabalho.

Para excluir a planilha ativa, clique com o botão direito do mouse (control-clique no Mac) na planilha na guia de planilhas na parte inferior da pasta de trabalho e, em seguida, em Excluir .

Planilhas usadas em um painel ou em um histórico não podem ser excluídas, mas podem ser ocultadas.

Uma planilha usada como Visualização na dica de ferramenta pode ser ocultada ou excluída.

Outros artigos nesta seção

Agradecemos seu feedback!