Referência de divisórias e cartões

Todas as planilhas no Tableau contêm divisórias e cartões, como Colunas, Linhas, Marcas, Filtros, Páginas, Legendas e mais.

Ao colocar campos em divisórias ou cartões, você:

  • Cria a estrutura da sua visualização.

  • Aumenta o nível de detalhes e controla o número de marcas na exibição, incluindo ou excluindo dados.

  • Adiciona contexto à visualização ao codificar marcas com cor, tamanho, forma, texto e detalhes.

Pode experimentar com o posicionamento de campos em diferentes divisórias e cartões para encontrar a melhor forma de visualizar seus dados.

Opções para iniciar uma exibição

Se você não souber onde posicionar um campo, o Tableau auxilia na escolha da melhor forma de exibição dos dados.

  • É possível arrastar campos do painel Dados e soltá-las nos cartões e nas divisórias que fazem parte de todas as planilhas do Tableau.

  • É possível clicar duas vezes em um ou mais campos no painel Dados.

  • Você pode selecionar um ou mais campos no painel Dados e escolher um tipo de gráfico em Mostre-me, que identifica os tipos de gráficos apropriados para os campos selecionados. Para obter detalhes, consulte Usar Mostre-me para iniciar exibições.

  • É possível soltar um campo na grade Soltar campo aqui para começar a criar uma exibição por uma perspectiva de tabela.

Divisórias Colunas e Linhas

Arraste os campos do painel Dados para criar a estrutura para as visualizações.

A divisória Colunas cria as colunas de uma tabela, enquanto a divisória Linhas cria as linhas dela. É possível colocar qualquer número de campos nessas divisórias.

Ao colocar uma dimensão na divisória Linhas ou Colunas, cabeçalhos são criados para os membros dessa dimensão. Ao colocar uma medida na divisória Linhas ou Colunas, eixos quantitativos são criados para essa medida. Conforme mais campos são adicionados à exibição, cabeçalhos e eixos adicionais são incluídos na tabela. O resultado é uma imagem cada vez mais detalhada dos dados.

Na exibição abaixo, os membros da dimensão Segmento são exibidos como cabeçalhos de coluna, enquanto a medida Lucro é exibida como um eixo vertical.

A graphic depicting a quantitative axis and column headers in a view.

O Tableau exibe dados usando marcas, nos quais cada marca corresponde a uma linha (ou a um grupo de linhas) na fonte de dados. Os campos internos nas divisórias Linhas e Colunas determinam o tipo de marca padrão. Por exemplo, se os campos internos forem uma medida e uma dimensão, o tipo de marca padrão será uma barra. Se desejar, selecione manualmente um tipo de marca diferente no menu suspenso do cartão Marca. Para obter mais informações, consulte Alterar o tipo de marca na exibição.

A inclusão de mais campos nas divisórias Linhas e Colunas adiciona mais linhas, colunas e painéis à tabela.

A graphic depicting a quantitative axis and column headers in a view.

Ocultar linhas e colunas

Normalmente, dimensões e medidas são adicionadas para criar as linhas e colunas de uma tabela. Além disso, ou todos os dados são incluídos ou filtros são adicionados para mostrar apenas um subconjunto dos dados. Entretanto, quando os dados são filtrados, eles também são excluídos dos cálculos e de outras funções executadas nos dados resumidos na tabela. Em vez de filtrar os dados, é possível ocultar a linha ou a coluna para que ela não apareça na exibição, mas continue incluída nos cálculos.

Dica: a ocultação de colunas é especialmente útil ao usar cálculos de tabelas que se comparam a um valor de data anterior ou seguinte. Nesses casos, existirá uma linha ou coluna que não mostrará os dados porque não há nenhum para ser comparado. Oculte a coluna em branco para manter o cálculo de tabela intacto. Para obter mais detalhes sobre os cálculos de tabela, consulte Tipos de cálculos de tabela.

Por exemplo, ao calcular o crescimento anual, como o primeiro ano não tem um ano anterior com o qual ser comparado, a coluna é deixada em branco. A filtragem do primeiro ano o removerá da exibição, mas também o removerá do cálculo (o segundo ano não terá um ano anterior com o qual ser comparado e será deixado em branco). Em vez de filtrar, ocultar a coluna em branco mantém o cálculo intacto.

Para ocultar uma linha ou coluna:

Clique com o botão direito do mouse (clique pressionando a tecla Control no Mac) na linha ou na coluna que deseja ocultar e selecione Ocultar.

Para mostrar dados ocultos:

Abra o menu de um campo que tenha colunas ou linhas ocultas e selecione Mostrar dados ocultos.

Cartão Marcas

O cartão Marcas é um elemento fundamental para a análise visual no Tableau. Conforme os campos são arrastados para diferentes propriedades no cartão Marcas, é possível adicionar contexto e detalhes às marcas na exibição.

O cartão Marcas é usado para definir o tipo de marca (consulte Alterar o tipo de marca na exibição) e codificar os dados com cor, tamanho, forma, texto e detalhes. Para alterar as configurações de marca, consulte Controlar a aparência das marcas na exibição.

Neste exemplo, três campos diferentes foram arrastados para propriedades distintas no cartão Marcas. Segmento está em Cor, Região está em Forma e Quantidade está em Tamanho.

Depois que um campo tiver sido adicionado ao cartão Marcas, será possível clicar no ícone próximo ao campo para alterar a propriedade usada. Também será possível clicar nos botões de propriedades do cartão Marcas para alterar essas configurações.

Muitas propriedades podem ter vários campos. Por exemplo, é possível adicionar vários campos a Rótulo, Detalhes, Dica de ferramenta e Cor. Tamanho e Forma só podem ter um campo por vez. Para obter mais detalhes, consulte Controlar a aparência das marcas na exibição.

Observação: por padrão, a ação de arrastar um novo campo até Cor substitui os campos existentes. Para adicionar um novo campo a cor sem substituir o campo existente, mantenha pressionada a tecla SHIFT no teclado enquanto arrasta um novo campo até Cor no cartão Marcas.

Divisória Filtros

A divisória Filtros permite especificar os dados a serem incluídos e excluídos. Por exemplo, talvez você queira analisar o lucro de cada segmento de cliente, mas somente de alguns contêineres de envio e tempos de entrega. Ao colocar campos na divisória Filtros, é possível criar uma exibição desse tipo.

Observação: esta seção apresenta uma breve visão geral sobre filtros. Para obter mais informações sobre como filtrar, consulte Filtrar dados das suas exibições.

Filtre dados usando medidas, dimensões ou ambas ao mesmo tempo. Também é possível filtrar dados com base nos campos que constituem as colunas e as linhas da tabela. Isso se chama filtragem interna. Outra possibilidade é filtrar dados usando campos que não contribuem com cabeçalhos ou eixos para a tabela. Isso se chama filtragem externa. Todos os campos filtrados são exibidos na divisória Filtros.

Para ilustrar os conceitos básicos de filtragem, considere a exibição a seguir.

Caso não haja interesse nos dados de Escritório local. É possível remover essa coluna da exibição ao filtrar a dimensão Segmento. Para fazer isso, selecione Filtro no menu de campo ou arraste a dimensão Segmento até a divisória Filtros. A caixa de diálogo Filtro é aberta. Por padrão, todos os membros estão selecionados. Desmarque a caixa de seleção referente a Escritório local para excluí-la da exibição. Todos os membros selecionados serão incluídos.

A graphic depicting the filter dialog.

Conforme mostrado abaixo, a exibição é atualizada e a coluna Escritório local é removida. O filtro é indicado pelo campo Segmento na divisória Filtros.

A graphic depicting a filter applied to the Market Segment field.

Suponha que você queira exibir apenas os lucros de uma categoria de produtos. Mesmo que o campo Categoria não seja usado nas divisórias Linhas e Colunas ou no cartão Marcas, ainda assim é possível adicionar um filtro. Arraste a dimensão Categoria até a divisória Filtros. Este é o exemplo de um filtro externo porque Categoria não faz parte da exibição.

A caixa de diálogo Filtro é aberta automaticamente. Por padrão, nenhum dos membros está selecionado. Selecione os membros que você deseja manter como parte da exibição. Todos os membros desmarcados serão excluídos. Neste exemplo, Suprimentos para escritório é selecionado.

A exibição de dados modificada é mostrada a seguir. O rótulo de marca mostra que a soma do lucro do segmento Consumidor diminuiu para US$ 56.330. Esse número é derivado da soma de todas as linhas na fonte de dados que estejam associadas ao mercado Corporativo e que façam parte da categoria Suprimentos para escritório.

A graphic depicting a bar chart using a filter on the Market Segment and Ship Container fields.

A ordem dos campos colocados na divisória Filtros não afeta a exibição de dados porque os filtros são independentes. Em outras palavras, o resultado da filtragem por segmento de clientes e depois por contêiner é o mesmo que filtrar por contêiner e depois por segmento de clientes. Para obter mais informações sobre a ordem de filtragem das operações, consulte Filtrar dados das suas exibições.

Divisória Páginas

A divisória Páginas permite dividir uma exibição em uma série de páginas para que se possa analisar melhor como um campo específico afeta o restante dos dados em uma exibição. Ao colocar uma dimensão na divisória Páginas, uma nova linha é adicionada para cada membro na dimensão. Ao colocar uma medida na divisória Páginas, o Tableau automaticamente converte a medida em uma medida discreta.

A divisória Páginas cria um conjunto de páginas, com uma exibição diferente em cada página. Cada exibição baseia-se em um membro do campo colocado na divisória Páginas. É possível percorrer facilmente as exibições e compará-las em um eixo comum usando os controles adicionados à exibição ao mover um campo para a divisória Páginas. Por exemplo, a exibição abaixo mostra Lucro x Vendas por Região para cada dia do mês. A imagem abaixo mostra os dias 1, 2, 3 e 4. Será necessário rolar a tela para baixo para ver outros dias no mês.

Para tornar essa exibição mais amigável para o usuário, mova DAY(Order Date) para a divisória Páginas e use o controle associado para percorrer as páginas (uma para cada dia). É possível descobrir informações ocultas rapidamente. Neste exemplo, é interessante que o 19º dia seja uma data especialmente significativa em termos de vendas e lucro na região oeste.

Quando um campo é adicionado à divisória Páginas, um controle de página é adicionado automaticamente à direita da sua exibição.

Use esse controle para navegar nas páginas. Existem três formas de navegar nas páginas em uma exibição:

  • Pular para uma página específica

  • Avançar pelas páginas manualmente

  • Avançar pelas páginas automaticamente

Pular para uma página específica

Selecione o membro ou o valor que deseja exibir na lista suspensa para exibir uma página específica.

Avançar pelas páginas manualmente

É possível avançar manualmente pela sequência de páginas seguindo um destes procedimentos:

  • Use os botões de avançar e voltar nos dois lados da lista suspensa para navegar por uma página de cada vez.

  • Use o controle deslizante de página para rolar rapidamente para frente ou para trás na sequência de páginas.

  • Use qualquer um dos atalhos de teclado a seguir para avançar e voltar na sequência de páginas.

    F4 Inicia e para a reprodução de avanço
    SHIFT + F4 Inicia e para a reprodução de retorno
    CTRL + . Avança uma página
    CTRL + , Volta uma página

    Em um Mac, estes são os atalhos de teclado equivalentes:

    F4 Inicia e para a reprodução de avanço
    Shift-F4 Inicia e para a reprodução de retorno
    Command-ponto Avança uma página
    Command-vírgula Volta uma página

Avançar pelas páginas automaticamente (somente Tableau Desktop)

Use os controles de reprodução para assistir a uma apresentação de slides na exibição. É possível avançar, retroceder ou parar a reprodução a qualquer momento. É possível controlar a velocidade de reprodução com os controles de velocidade localizados no canto inferior direito do controle. A barra menor indica a velocidade de reprodução mais lenta.

Mostrar o Histórico de página

Mostre o histórico da página usando a caixa de seleção Mostrar histórico. Com o histórico de página, as marcas de páginas anteriores são mostradas na página atual.

Somente no Tableau Desktop: abra o controle suspenso do histórico para especificar as marcas a serem mostradas e quando mostrá-las.

O controle suspenso do histórico tem as seguintes opções:

  • Marcas para mostrar histórico de – Selecione esta opção caso queira mostrar o histórico de marcas recém-selecionadas, de marcas destacadas, de marcas selecionadas manualmente cujo histórico deseje mostrar ou de todas as marcas. Para mostrar manualmente o histórico de marcas, clique com o botão direito do mouse (clique pressionando a tecla Control no Mac) na marca na exibição e selecione uma opção no menu Histórico da página.

  • Comprimento – Selecione o número de páginas que serão mostradas no histórico.

  • Mostrar – Especifique se deseja mostrar as marcas do histórico, uma linha que percorra os valores anteriores (trilhas) ou as duas opções.

  • Marcas – Formate as marcas do histórico, inclusive a cor e o nível de esmaecimento. Se a cor estiver definida como automática, as marcas usarão a cor de marca padrão ou a codificação de cores na divisória Cor.

  • Trilhas – Formate as linhas desenhadas nas marcas do histórico. Esta opção só estará disponível se Trilhas estiver selecionada nas opções Mostrar.

Talvez as trilhas de página não sejam exibidas se houver várias marcas por cor em uma página. Verifique se o nível de detalhe da exibição é menor que ou igual ao nível de detalhe na divisória Páginas e no destino Cor. Além disso, a trilhas são suportadas apenas para tipos de marca discretas, como quadrados, círculos ou formas. Não há suporte para elas quando o tipo de marcação é automático.

Páginas em painéis (somente Tableau Desktop)

Quando um painel contém várias exibições que usam o mesmo campo na divisória Páginas, é possível controlar todas as exibições com um único controle de página por meio da opção Sincronizada. Essa opção só está disponível no controle de página mostrado em um painel.

 

Divisórias, legendas, cartões e controles adicionais

Algumas divisórias, legendas, cartões ou controles são exibidos apenas em virtude do que é feito durante o trabalho com as exibições. Por exemplo, a Legenda da cor só é exibida quando há um campo em Cor.

O Tableau fornece controles para movimentar ou personalizar esses elementos da exibição de alguma forma.

A lista a seguir descreve cada divisória, legenda, cartão ou controle.

  • Divisória Valores de medida - O campo Valores de medida é um campo especial que sempre aparece na parte inferior da área Medidas do painel Dados e contém todas as medidas dos dados coletados em um campo. O Tableau adiciona automaticamente Valores de medida à exibição quando várias medidas compartilham o mesmo eixo. Quando Valores de medida está na exibição, o Tableau mostra uma divisória Valores de medida que indica quais medidas estão sendo incluídas. É possível adicionar ou remover medidas deste cartão. Consulte Valores de medida e nomes de medida.

  • Legenda da cor – Mostra como as cores são alocadas quando há um campo na Cor. Para obter mais informações, consulte Atribuir cores a marcas.

  • Legenda da forma – Mostra como as formas são alocadas quando há um campo na Forma. Para obter mais informações, consulte Alterar a forma de marcas.

  • Tamanho da legenda – Mostra como os tamanhos são alocados quando há um campo no Tamanho. Para obter mais informações, consulte Alterar o tamanho de marcas.

  • Legenda de mapa – Mostra a legenda dos símbolos e padrões em um mapa. A legenda de mapa não está disponível para todos os fornecedores de mapas.

  • Controles de parâmetro – Um controle de parâmetro separado está disponível para cada parâmetro na pasta de trabalho. Para obter mais informações, consulte Criar parâmetros.

  • Título – Um título é exibido por padrão para cada exibição. O título padrão é o nome da planilha. Clique duas vezes em um título (clique pressionando a tecla Control, no Mac) para editá-lo.

  • Legenda – Escolha Mostrar legenda no menu Pasta de trabalho para exibir uma legenda para a exibição. Para obter mais informações, consulte Legendas.

  • Cartão de resumo – Escolha Mostrar resumo no menu Pasta de trabalho para exibir um cartão de resumo para a exibição. Para obter mais informações, consulte Cartão de resumo.

  • Controle de página – Fornece opções para navegar pelas páginas quando há um campo na divisória Páginas. Para obter mais informações, consulte Divisória Páginas.

Agradecemos seu feedback! Ocorreu um erro ao enviar o feedback. Tente novamente ou envie-nos uma mensagem.