Intranet de capacitação no Tableau

À medida que sua implantação cresce de centenas para milhares de usuários, pode ser difícil para os usuários se conectarem uns aos outros. A intranet de capacitação permite que vários usuários se conectem entre departamentos e localizações geográficas. Ela servirá como uma central para todos os recursos do Tableau, com o objetivo de criar uma experiência consistente para os usuários e ajudar todos a criarem novos hábitos com base nas práticas recomendadas.

As seções a seguir definem os tópicos que você pode publicar na intranet para permitir que a comunidade de usuários encontre, de maneira rápida e fácil, informações sobre integração, políticas e procedimentos de governança, outros usuários do Tableau e muito mais. Ao compartilhar essas informações de maneira proativa, você antecipa as perguntas e diminui os entraves para o fornecimento de análises de autoatendimento governadas. Confira abaixo um exemplo de mapa do site:


Introdução

Quando um novo usuário está interessado em uma licença, com quem eles entram em contato? O que eles precisam saber para começar a usar o Tableau? Quais recursos estão disponíveis? Como o Tableau é implantado amplamente em sua organização, se você for o único a tentar integrar todos os usuários, enfrentará problemas mais adiante. À medida que mais usuários adotam o Tableau, fica mais difícil gerenciar e dar suporte à comunidade de usuários, pois não há recursos suficientes para fornecer assistência individual.

A área “Introdução” conecta novos usuários aos recursos necessários em sua intranet e em toda a empresa. Ajude os usuários a superarem as dificuldades iniciais e começarem a usar o Tableau, em vez de ficarem empacados. Essa é a primeira etapa para capacitar os usuários e criar uma comunidade do Tableau em sua organização.

Considere as seguintes perguntas comuns que podem surgir:

  • Como faço para conseguir uma licença e instalar o software ou acessar o Tableau Server ou o Tableau Online?
  • Quais são as habilidades básicas para cada nível de licença? (mais detalhes abaixo)
  • Quando é o treinamento e o que é necessário para a minha função?
  • Quem está usando o Tableau no meu departamento?
  • Como eu me conecto aos dados?
  • Quais são as fontes de dados certificadas disponíveis?

Além disso, publicar links para tópicos da Ajuda on-line do Tableau ajudará a definir as habilidades básicas para visualizar e interagir com os dados:

 

Para Creators e Explorers, forneça os seguintes links:

 

Perguntas frequentes

Manter uma seção de perguntas frequentes ajudará os usuários a solucionar de forma simples e rápida dúvidas comuns, além de poupar seu tempo, pois você não terá que responder diretamente a todas as perguntas.

Suporte

Na área de suporte, defina para onde um usuário deve ir para obter assistência, incluindo ajuda entre colegas, suporte durante o horário de trabalho e como registrar um tíquete de suporte. Se um usuário não conseguir encontrar a ajuda de que precisa, é mais provável que fique frustrado com a situação e não continue usando o Tableau. Estabeleça e documente um processo de encaminhamento para tíquetes, caso uma pergunta não possa ser respondida por um especialista da equipe ou departamento do usuário. Para mais informações, consulte Processos de suporte da Tableau.

Não deixe de aproveitar também a Ajuda on-line e a Base de dados de conhecimento do Tableau publicando links para tópicos de ajuda comuns: Tableau Desktop e Tableau Prep Builder. Nessas páginas, você encontrará uma lista de tópicos populares que poderá selecionar para a página de suporte da intranet de capacitação.

Anúncios

Publique anúncios na intranet de capacitação para comunicar tudo que achar relevante: reuniões de grupos de usuários, planos de aprendizado, oportunidades de treinamento, suporte durante o horário de trabalho, períodos de manutenção, atualizações e outros eventos que afetem o serviço.

Diretório do usuário

Criar um diretório de usuários torna mais fácil descobrir as pessoas, promove a troca de ideias, ajuda os usuários a encontrar outras pessoas dentro ou fora de sua equipe para obter assistência e desenvolve sua comunidade de usuários. O diretório de usuários deve incluir todos os usuários licenciados do Tableau, contendo nome, departamento, título, nível de licença, nível do cinturão de habilidades e nível de certificação.

Os usuários licenciados do Tableau podem ser obtidos na Fonte de dados de usuários do TS da Comunidade do Tableau Server e associados aos dados de RH, treinamento e certificação para fornecer um perfil completo de cada usuário. Como alternativa, a guia Usuários do Tableau do Planificador do Tableau Blueprint também incluirá essas informações e pode ser usada como fonte de dados para criar a lista. Use o Tableau para criar a exibição e incorporá-la na página da Web.

Modelos de governança

Combinando pessoas, processos e tecnologia, são os usuários capacitados que colocam os Modelos de governança do Tableau em prática na sua empresa. Publique diretrizes, políticas e processos para ajudar seus usuários a entender os modelos de governança de dados e conteúdo, que são divididos entre centralizado, delegado e de autogovernança, conforme estabelecido na planilha Governança do Planificador do Tableau Blueprint. Os usuários precisam entender e ter como referência o fluxo de trabalho da sua organização em relação à certificação de fontes de dados e promoção de conteúdo para tudo, desde projetos de sandbox a projetos de produção.

Plataformas de dados

As fontes de dados da sua empresa devem ser listadas para que os usuários saibam onde devem ir para acessar determinados tipos de dados. Documente o nome do banco de dados, tabela ou exibição, o tipo de autenticação e os requisitos de solicitação de acesso para cada um desses elementos.

Diretório de fontes de dados certificadas

Para ajudar os usuários a entender quais dados confiáveis estão disponíveis para eles e encontrar mais rapidamente um conjunto de dados governado para suas análises, crie um diretório de fonte de dados certificadas. O Diretório de fontes de dados certificadas lista fontes de dados governadas e selecionadas. Ele deve incluir, no mínimo, o nome da fonte de dados, o proprietário e origem dos dados. Como os dados de um departamento podem fornecer um contexto útil para outro, considere compartilhar todos os nomes de fontes de dados certificadas no diretório para aumentar a conscientização sobre a disponibilidade e minimizar a possibilidade de duplicação.

Fontes de dados certificadas podem ser obtidas na fonte de dados Conexões de dados do TS da Comunidade do Tableau Server usando o filtro [Data Source is Certified] = TRUE. Use o Tableau para criar a exibição e incorporá-la na página da Web.

Práticas recomendadas de análise

Com as práticas recomendadas de análise prontamente disponíveis na intranet de capacitação, os autores de conteúdo terão diretrizes para escolher o tipo de gráfico correto e criar painéis eficazes e acionáveis para os consumidores de conteúdo. Para mais informações, consulte Práticas recomendadas de análise no Tableau.

Guia de estilo visual

Seus usuários sabem como é um ótimo painel? Ao publicar um Guia de estilo visual, você dará aos usuários uma vantagem inicial no design, além de orientações sobre como diferenciar entre conteúdo ad hoc e certificado, quais fontes e cores da marca usar e outras opções de formatação. Geralmente, o melhor lugar para começar a definir um estilo visual é a sua marca corporativa ou guia de estilo. Publique uma paleta de cores personalizada e um modelo de layout nesta área. Para mais informações sobre modelos de layout da marca, consulte Práticas recomendadas de análise no Tableau.

Inspiração

Você pode incorporar feeds RSS e/ou do Twitter do Tableau em uma página da intranet para fornecer conteúdo atual diretamente do Tableau à sua comunidade de usuários. O Tableau fornece um feed RSS para o blog do Tableau, que pode ser consumido com um componente da Web do visualizador de RSS. Separadamente, o Tableau fornece um serviço de assinatura de e-mail para a galeria Visualização do dia do Tableau Public. Feeds do Twitter do Tableau (@tableau) e do Tableau Public (@tableaupublic) podem ser incorporados à sua intranet usando a página de incorporação do Twitter.

Para ter acesso às visualização de dados mais recentes e incríveis, junte-se à nossa família de dados com a hashtag #datafam e siga Mestres Zen e Embaixadores do Tableau no Twitter.

Calendário de eventos

Criar um calendário de eventos com base nas atividades de engajamento descritas em Engajamento com a Comunidade do Tableau e Processos de suporte da Tableau pode ajudar seus usuários no engajamento e na adoção. Essas atividades incluem reuniões de grupos de usuários, reuniões de grupos de administradores, almoços de aprendizado e suporte durante o horário de trabalho.

Planos de aprendizado

Para ajudar os usuários a entender as habilidades necessárias para sua função e tipo de licença, publique planos de aprendizado para cada uma das funções: Administrador de site, Líderes do projeto, Creators, Explorers e Viewers. Para mais informações sobre planos de aprendizado, consulte Capacitação do Tableau.

Vídeos de treinamento

Todos os vídeos, transcrições e arquivos relacionados podem ser baixados em massa e selecionados no sistema de gerenciamento de aprendizado (LMS) da sua organização ou publicados em sua intranet de capacitação. Instrutores internos podem complementar os materiais de treinamento gratuitos oferecidos pela Tableau com seus próprios exercícios práticos ou fontes de dados relevantes para sua organização.

Calendário educacional da empresa

O calendário educacional da empresa tem sessões de treinamento recorrentes focadas em Administradores de site, Líderes do projeto, Creators, Explorers e Viewers. Essas sessões podem ser realizadas em salas de aula virtuais ou presenciais. Realizar essas sessões mensalmente ou mesmo semanalmente, especialmente no início, fornecerá a todos as informações necessárias para começar a usar o Tableau. Para mais informações, consulte Capacitação do Tableau.

Gravações de grupos de usuários

Ao gravar suas reuniões do grupo de usuários interno, você pode disponibilizá-las para qualquer pessoa que não tenha podido comparecer pessoalmente. As gravações também podem servir como referência futura para o treinamento de novos usuários.

Agradecemos seu feedback!