Intranet de capacitação no Tableau
Este conteúdo faz parte do Tableau Blueprint, uma estrutura de maturidade que permite ampliar e melhorar a forma como sua organização usa dados para gerar impacto. Para começar sua jornada, faça nossa avaliação(O link abre em nova janela).
À medida que sua implantação cresce de centenas para milhares de usuários, pode ser difícil para os usuários se conectarem uns aos outros. A intranet de capacitação permite que vários usuários se conectem entre departamentos e localizações geográficas. Ela servirá como uma central para todos os recursos do Tableau, com o objetivo de criar uma experiência consistente para os usuários e ajudar todos a criarem novos hábitos com base nas práticas recomendadas.
As seções a seguir definem os tópicos que você pode publicar na intranet para permitir que a comunidade de usuários encontre, de maneira rápida e fácil, informações sobre integração, políticas e procedimentos de governança, outros usuários do Tableau e muito mais. Ao compartilhar essas informações de maneira proativa, você antecipa as perguntas e diminui os entraves para o fornecimento de análises de autoatendimento governadas. Confira abaixo um exemplo de mapa do site:
Introdução
Quando um novo usuário está interessado em uma licença, com quem eles entram em contato? O que eles precisam saber para começar a usar o Tableau? Quais recursos estão disponíveis? Como o Tableau é implantado amplamente em sua organização, se você for o único a tentar integrar todos os usuários, enfrentará problemas mais adiante. À medida que mais usuários adotam o Tableau, fica mais difícil gerenciar e dar suporte à comunidade de usuários, pois não há recursos suficientes para fornecer assistência individual.
A área “Introdução” conecta novos usuários aos recursos necessários em sua intranet e em toda a empresa. Ajude os usuários a superarem as dificuldades iniciais e começarem a usar o Tableau, em vez de ficarem empacados. Essa é a primeira etapa para capacitar os usuários e criar uma comunidade do Tableau em sua organização.
Considere as seguintes perguntas comuns que podem surgir:
- Como conseguir uma licença e instalar o software ou acessar o Tableau Server ou o Tableau Cloud?
- Quais são as habilidades básicas para cada nível de licença? (mais detalhes abaixo)
- Quando é o treinamento e o que é necessário para a minha função?
- Quem está usando o Tableau no meu departamento?
- Como eu me conecto aos dados?
- Quais são as fontes de dados certificadas disponíveis?
Além disso, publicar links para tópicos da Ajuda on-line do Tableau ajudará a definir as habilidades básicas para visualizar e interagir com os dados:
- Fazer logon no Tableau Server ou no Tableau Cloud
- O que posso fazer com um site do Tableau?
- O que posso fazer com uma exibição na Web do Tableau?
- Explorar e analisar dados em uma exibição
- Usar exibições personalizadas
- Compartilhar exibições da Web
- Assinar as exibições
- Enviar alertas acionados por dados
- Comentários sobre exibições
Para Creators e Explorers, forneça os seguintes links:
- Comparação de recursos de Criação na Web e do Tableau Desktop
- Criadores: comece agora a criação na Web
- Creators: conectar a dados na Web
- Preparar dados na Web
- Editar exibições na Web
- Conectar a fontes de dados publicadas durante a edição na Web
- Criar um painel
- Criar uma história
- Salvar seu trabalho
Perguntas frequentes
Manter uma seção de perguntas frequentes ajudará os usuários a solucionar de forma simples e rápida dúvidas comuns, além de poupar seu tempo, pois você não terá que responder diretamente a todas as perguntas. Se um programa do Data Doctor for implementado na sua organização, considere rastrear o número de perguntas feitas e quais tópicos são abordados com mais frequência. O rastreamento dessas informações ajudará você a identificar tópicos e categorias comuns para perguntas e qual treinamento deve ser dado para preencher essas lacunas de conhecimento. Recomendamos encorajar os leitores a oferecer um feedback sobre as perguntas mais comuns, seja sobre artigos, sugerindo edições em um canal de bate-papo específico ou enviando por e-mail uma lista de distribuição específica.
Suporte
Na área de suporte, defina onde um usuário deve buscar ajuda, incluindo Ajuda entre colegas, suporte durante o horário de trabalho e como registrar um tíquete de suporte. Se um usuário não conseguir encontrar a ajuda de que precisa, é mais provável que fique frustrado com a situação e não continue usando o Tableau. Estabeleça e documente um processo de encaminhamento para tíquetes, caso uma pergunta não possa ser respondida por um especialista da equipe ou departamento do usuário. Para mais informações, consulte Processos de suporte da Tableau.
Ao habilitar a ajuda entre colegas, incentive-os a aprender, ensinar e descobrir soluções juntos. Saber como pesquisar com eficiência usando os mecanismos de pesquisa do Tableau é uma maneira rápida e fácil de superar um obstáculo técnico.
Não deixe de aproveitar também a Ajuda on-line e a Base de dados de conhecimento do Tableau publicando links para tópicos de ajuda comuns: Tableau Desktop e Tableau Prep Builder. Nessas páginas, você encontrará uma lista de tópicos populares que poderá selecionar para a página de suporte da intranet de capacitação.
Anúncios
Publique anúncios na intranet de capacitação para comunicar tudo que achar relevante: reuniões de grupos de usuários, planos de aprendizado, oportunidades de treinamento, suporte durante o horário de trabalho, períodos de manutenção, atualizações e outros eventos que afetem o serviço.
Diretório de usuários
Criar um diretório de usuários torna mais fácil descobrir as pessoas, promove a troca de ideias, ajuda os usuários a encontrar outras pessoas dentro ou fora de sua equipe para obter assistência e desenvolve sua comunidade de usuários. O diretório de usuários deve incluir todos os usuários licenciados do Tableau, contendo nome, departamento, título, nível de licença, nível do cinturão de habilidades e nível de certificação.
Os usuários licenciados do Tableau podem ser obtidos na Fonte de dados de usuários do TS da Comunidade do Tableau Server e associados aos dados de RH, treinamento e certificação para fornecer um perfil completo de cada usuário. Como alternativa, a guia Usuários do Tableau do Planificador do Tableau Blueprint também incluirá essas informações e pode ser usada como fonte de dados para criar a lista. Use o Tableau para criar a exibição e incorporá-la na página da Web.
Modelos de governança
Combinando pessoas, processos e tecnologia, são os usuários capacitados que colocam os Modelos de governança do Tableau em prática na sua empresa. Publique diretrizes, políticas e processos para ajudar seus usuários a entender os modelos de governança de dados e conteúdo, que são divididos entre centralizado, delegado e de autogovernança, conforme estabelecido na planilha Governança do Planificador do Tableau Blueprint. Os usuários precisam entender e ter como referência o fluxo de trabalho da sua organização em relação à certificação de fontes de dados e promoção de conteúdo para tudo, desde projetos de sandbox a projetos de produção.
Plataformas de dados
As fontes de dados da sua empresa devem ser listadas para que os usuários saibam onde devem ir para acessar determinados tipos de dados. Documente o nome do banco de dados, tabela ou exibição, o tipo de autenticação e os requisitos de solicitação de acesso para cada um desses elementos.
Diretório de fontes de dados certificadas
Para ajudar os usuários a entender quais dados confiáveis estão disponíveis para eles e encontrar mais rapidamente um conjunto de dados governado para suas análises, crie um diretório de fonte de dados certificadas. O Diretório de fontes de dados certificadas lista fontes de dados governadas e selecionadas. Ele deve incluir, no mínimo, o nome da fonte de dados, o proprietário e origem dos dados. Como os dados de um departamento podem fornecer um contexto útil para outro, considere compartilhar todos os nomes de fontes de dados certificadas no diretório para aumentar a conscientização sobre a disponibilidade e minimizar a possibilidade de duplicação.
Fontes de dados certificadas podem ser obtidas na fonte de dados Conexões de dados do TS da Comunidade do Tableau Server usando o filtro [Data Source is Certified] = TRUE. Use o Tableau para criar a exibição e incorporá-la na página da Web.
Práticas recomendadas de análise
Com as práticas recomendadas de análise prontamente disponíveis na intranet de capacitação, os autores de conteúdo terão diretrizes para escolher o tipo de gráfico correto e criar painéis eficazes e acionáveis para os consumidores de conteúdo. Para mais informações, consulte Práticas recomendadas de análise no Tableau.
Guia de estilo visual
Seus usuários sabem como é um ótimo painel? Ao publicar um Guia de estilo visual, você dará aos usuários uma vantagem inicial no design, além de orientações sobre como diferenciar entre conteúdo ad hoc e certificado, quais fontes e cores da marca usar e outras opções de formatação. Geralmente, o melhor lugar para começar a definir um estilo visual é a sua marca corporativa ou guia de estilo. Publique uma paleta de cores personalizada e um modelo de layout nesta área. Para mais informações sobre modelos de layout da marca, consulte Práticas recomendadas de análise no Tableau.
Inspiração
Você pode incorporar feeds RSS e/ou do X (antigo Twitter) do Tableau em uma página da intranet para fornecer conteúdo atual diretamente do Tableau à sua comunidade de usuários. O Tableau fornece um feed RSS para o blog do Tableau, que pode ser consumido com um componente da Web do visualizador de RSS. Separadamente, o Tableau fornece um serviço de assinatura de e-mail para a galeria Visualização do dia do Tableau Public. Feeds do X (antigo Twitter) do Tableau (@tableau) e do Tableau Public (@tableaupublic) podem ser incorporados à sua intranet usando a página de incorporação do X.
- Visualização do dia: Galeria, E-mail
- Blog do Tableau: Site da Web, E-mail, RSS
- Tableau: X
- Tableau Public: X
Para ter acesso a visualizações de dados recentes e incríveis, junte-se à nossa #datafam e siga os Visionários do Tableau e os Embaixadores do Tableau no X (antigo Twitter).
Calendário de eventos
Criar um calendário de eventos com base nas atividades de engajamento descritas em Engajamento com a Comunidade do Tableau e Processos de suporte da Tableau pode ajudar seus usuários no engajamento e na adoção. Essas atividades incluem reuniões de grupos de usuários, reuniões de grupos de administradores, almoços de aprendizado e suporte durante o horário de trabalho.
Planos de aprendizado
Para ajudar os usuários a entender as habilidades necessárias para sua função e tipo de licença, publique planos de aprendizado para cada uma das funções: Administrador de site, Líderes do projeto, Creators, Explorers e Viewers. Para obter mais informações sobre planos de aprendizagem, consulte Capacitação do Tableau. e confira um exemplo de plano de treinamento no Tableau Public.
Recursos de alfabetização de dados
Forneça recursos sobre habilidades básicas de alfabetização de dados para permitir que qualquer pessoa em sua organização estabeleça uma linha de base para a alfabetização de dados. Inclua links para nossa página 10 milhões com habilidades de dados, onde descrevemos os recursos como parte de nosso #PledgeforData, uma promessa de defender habilidades de dados e treinar 10 milhões de pessoas!
Calendário educacional da empresa
O calendário educacional da empresa tem sessões de treinamento recorrentes focadas em Administradores de site, Líderes do projeto, Creators, Explorers e Viewers. Essas sessões podem ser realizadas em salas de aula virtuais ou presenciais. Realizar essas sessões mensalmente ou mesmo semanalmente, especialmente no início, fornecerá a todos as informações necessárias para começar a usar o Tableau. Para mais informações, consulte Capacitação do Tableau.
Gravações de grupos de usuários
Ao gravar suas reuniões do grupo de usuários internos, você pode disponibilizá-las para qualquer pessoa que não tenha podido comparecer pessoalmente. As gravações também podem servir como referência futura para o treinamento de novos usuários.