Explorar e inspecionar dados em uma exibição
Quando você estiver pronto para explorar e analisar a sua exibição, o Tableau oferece uma seleção de ferramentas de inspeção de dados dinâmica que ajuda a isolar os dados de interesse. Por exemplo, se a exibição de dados for densa, é possível focar em determinada região, selecionar um grupo de exceções e exibir as linhas da fonte de dados subjacentes para cada marca.
Selecionar marcas para destacar pontos de dados na exibição
A maneira mais simples de adicionar destaque a uma exibição é selecionar as marcas que você deseja destacar. Quando você seleciona uma marca manualmente é selecionada na exibição, todas as outras marcas são esmaecidas para chamar a atenção para a seleção. A seleção é salva com a pasta de trabalho.
Para obter mais informações sobre como utilizar as ferramentas de seleção, consulte Selecionar marcas(O link abre em nova janela). Além disso, veja Destaque de legenda(O link abre em nova janela), Destacar pontos de dados em contexto(O link abre em nova janela), Botão Destacar da barra de ferramentas(O link abre em nova janela) e Ações de destaque.
Para selecionar várias marcas, mantenha pressionada a tecla Ctrl no teclado (pressione a tecla Command, no Mac) enquanto seleciona cada marca. Você também pode usar uma das ferramentas de seleção avançadas para selecionar marcas dentro de uma forma específica.
Além disso, é possível selecionar marcas e cabeçalhos para filtrar o que aparece na exibição. Para obter detalhes, consulte Seleção para manter ou excluir os pontos de dados na sua exibição e Selecionar cabeçalhos para filtrar dados.
Analisar marcas selecionadas com dicas de ferramenta
Ao selecionar uma ou várias marcas em uma exibição e continuar a focalizar no mesmo local, diversas opções para inspecionar seus dados estarão disponíveis na dica de ferramenta.
Versão do Tableau Desktop | Versão da Web |
As dicas de ferramentas fornecem informações adicionais sobre as marcas em sua exibição e as seguintes opções de análise de dados:
Mantenha apenas as marcas selecionadas na exibição.
Para obter mais informações, consulte Seleção para manter ou excluir os pontos de dados na sua exibição(O link abre em nova janela).
Exclua as marcas selecionadas da exibição.
Para obter mais informações, consulte Seleção para manter ou excluir os pontos de dados na sua exibição(O link abre em nova janela).
Crie um grupo baseado nas marcas selecionadas. Para obter mais informações, consulte Agrupar dados para corrigir erros de dados ou combinar membros de dimensão(O link abre em nova janela).
Crie um conjunto que contém as marcas selecionadas (Tableau Desktop somente). Para obter mais informações, consulte Criar conjuntos(O link abre em nova janela).
Exiba os dados subjacentes das marcas selecionadas. Para obter mais informações, consulte Visualizar dados subjacentes(O link abre em nova janela).
Para obter informações relacionadas sobre dicas de ferramenta, consulte Dicas de ferramenta.
Para obter detalhes sobre ferramentas de análise relacionadas, consulte Exibições ampliada e panorâmica e Selecionar marcas, Desfazer e Refazer, e Linhas de projeção.
Destacar dados por categoria em dicas de ferramenta
Se você incluir dimensões discretas (categóricas) ou medidas nas suas dicas de ferramenta, é possível usá-las para selecionar marcas nas exibições de mesmo valor. Se a seleção de dica de ferramentas estiver habilitada na sua planilha, esses campos serão exibidos como texto sublinhado ao focalizá-los. Clicar na dica de ferramentas seleciona todas as marcas de mesmo valor na exibição.
No exemplo abaixo, ao clicar em Bill Shonely (o valor para Nome do cliente) na dica de ferramenta, qualquer marca na exibição que também inclua Bill Shonely com um cliente é selecionada e todas as outras marcas serão esmaecidas.
Para habilitar e desabilitar essa funcionalidade, marque a opção Permitir seleção por categoria na caixa de diálogo Editar dicas de ferramenta. Para obter mais informações sobre a configuração das propriedades de dicas de ferramentas, consulte Adicionar dicas de ferramenta a marcas.
Explorar dados em mapas
Os mapas do Tableau podem ajudá-lo a encontrar rapidamente os locais e analisar os dados em todo o mundo. Há vários modos para explorar e interagir com visualizações de mapa. Você pode ampliar e reduzir, fazer uma panorâmica, selecionar marcas com a barra de ferramentas da exibição e até mesmo pesquisar locais em todo o mundo na pesquisa de mapa.
Para obter mais detalhes, consulte Explorar dados em mapas, Pesquisar localizações no seu mapa e Medir distâncias entre pontos de dados e locais em um mapa.
Adicionar objetos de análise à exibição (linhas de tendência, previsões, linhas de referência e bandas)
Arraste as linhas de referência, os gráficos de caixa, as previsões de linhas de tendência e outros itens para a sua exibição no painel Análise, que aparece à esquerda da área de trabalho. Alterne entre o painel Dados e o painel Análise clicando nas guias da parte superior da barra lateral. Para obter mais detalhes, consulte Aplicar a análise avançada em uma exibição (painel Análise).
Painel Análise do Tableau Desktop
No Tableau Desktop, as opções para adicionar objetos de análise à exibição estão disponíveis no painel ou menu Análise ou no contexto da exibição. Por exemplo, linhas de referência e faixas estão disponíveis ao editar um eixo, e as linhas de tendência e previsões estão disponíveis no menu Análise.
O painel Análise oferece acesso com a função de arrastar e soltar para as várias opções.
Na Web, a maioria dos objetos do de análise estão disponíveis no painel Análise.
Comparar dados de marcas com linhas recalculadas
Se houver um objeto de análise na exibição, como uma linha média, linha constante, linha de tendência, linha de referência ou linha/faixa de distribuição, selecionar uma ou várias marcas na exibição permitirá a comparação imediata dos dados analíticos das marcas selecionadas para todos os dados na exibição.
Por exemplo, selecionar marcas em uma exibição que contém uma linha de tendência cria uma segunda linha de tendência recalculada, cujo valor é determinado somente pelas marcas selecionadas, para que você possa compará-la com a tendência geral.
As linhas recalculadas são exibidas por padrão quando você seleciona marcas em uma exibição que já contém objetos de análise. No Tableau Desktop, se você não quiser que sejam criadas linhas recalculadas, poderá desativá-las.
Desativar as linhas recalculadas (Tableau Desktop somente):
Selecione um objeto de análise na exibição, como uma linha de tendência, e clique em Editar.
Na caixa de diálogo Editar, desmarque Exibir linha recalculada para pontos de dados destacados ou selecionados.
Como alternativa, clique com o botão direito do mouse (clique pressionando a tecla Control no Mac) em um objeto de análise na exibição e desmarque Mostrar linha recalculada.
Ao retornar à exibição e selecionar ou destacar as marcas, as linhas recalculadas não serão exibidas. Para obter mais informações, consulte Ações de destaque(O link abre em nova janela).
Linhas recalculadas e ações de destaque
Linhas recalculadas também funcionam com destaque de ações, tanto em planilhas como em painéis.
Por exemplo, se você criar uma ação de destaque em um painel, selecionar marcas em uma planilha irá destacar marcas nas outras planilhas do painel. Se estas outras planilhas tiverem linhas de tendência, linhas de referência ou outros objetos analíticos, as linhas recalculadas irão aparecer conforme as exibições são atualizadas.
Utilizar Detalhes de Dados para ver as informações de visualização
A partir de 2019.3, o Tableau Catalog está disponível como parte da oferta do Data Management para Tableau Server e Tableau Cloud. Quando o Tableau Catalog estiver ativado em seu ambiente, você poderá usar o painel Detalhes de dados para ver as informações de visualização. Para obter mais informações sobre Tableau Catalog, consulte "Sobre o Tableau Catalog”, na Ajuda do Tableau Server ou do Tableau Cloud.
Quando estiver examinando uma exibição publicada e o Tableau Catalog estiver habilitado no ambiente, você poderá ver as informações sobre os dados usados na exibição selecionando Detalhes de dados na barra de ferramentas acima da exibição nas pastas de trabalho e painéis. Os detalhes incluem:
- Um minigráfico que mostra o número de vezes que uma planilha ou painel foi visualizado nas últimas 12 semanas.
- Informações sobre a pasta de trabalho (nome, projeto, autor, data de modificação, avisos de qualidade de dados).
- As fontes de dados usadas na planilha ou no painel.
- Uma lista dos campos em uso. Selecione um campo para ver os metadados de campo, como uma descrição ou um cálculo.
Os links no painel Detalhes de dados levam você a esse item, que abre em uma janela separada.
Se houver um aviso de qualidade de dados na linhagem de todos os dados usados em uma exibição, pasta de trabalho ou painel, a guia Detalhes de dados mostra um círculo azul com um ponto de exclamação branco. Clique na guia Detalhes de dados e, em seguida, clique no aviso de qualidade de dados para ver os detalhes do aviso.
Alertas de qualidade de dados de alta visibilidade
Quando um aviso de qualidade de dados é marcado como importante pelo, por exemplo, proprietário de item de dados ou por um administrador:
- uma notificação é exibida quando alguém abre uma exibição publicada que usa os dados afetados, com um link para o painel Detalhes de dados:
- no painel Detalhes de dados (e em outros lugares do Tableau), a visibilidade do aviso é aumentada usando um símbolo de aviso amarelo:
Campos podem mostrar descrições em upstream
Se um campo usado em uma exibição não tiver uma descrição na pasta de trabalho, o Catalog pode procurar e exibir a descrição do campo ou coluna acima dele. Se uma fonte de dados publicada estiver em upstream e tiver uma descrição para esse campo, o painel Detalhes de dados exibe a descrição do campo. Se não, este campo mostra a descrição da coluna que o campo faz referência na tabela em upstream.
Quando um campo herda a descrição de uma fonte em upstream, um ícone de informação aparece ao lado de Descrição, dizendo de onde a descrição foi herdada.
Alguns campos, como um campo calculado, campo de grupo ou campo definido, não podem mostrar uma descrição de uma fonte upstream. Além disso, pastas de trabalho e fontes de dados não podem exibir descrições de campo ou coluna upstream.
Para obter informações sobre a adição de descrições, consulte "Adicionar ou editar descrições" em Gerenciar conteúdo da Web.