Criar paletas de cores personalizadas

O Tableau Desktop vem com paletas de cores cuidadosamente projetadas para serem usadas simultaneamente e aplicarem cores com eficiência aos dados em muitas situações, como mapas, mapas de calor, gráficos de barras etc. Como alternativa, crie sua própria paleta de cor personalizada ao modificar o arquivo Preferences.tps que vem com o Tableau Desktop. Por exemplo, é possível criar uma paleta categorizada personalizada que corresponda à marca da sua empresa.

Sobre o arquivo de preferências

Adicione quantas paletas personalizadas quiser ao seu arquivo Preferences.tps, cada uma com quantas cores desejar. Embora não haja um limite de quantas cores podem ser adicionadas a cada paleta personalizada, a caixa de diálogo Editar cores mostra apenas 20 cores. Se você precisar atribuir manualmente mais de 20 cores a itens de dados, convém criar várias paletas personalizadas com 20 cores ou menos em cada paleta.

Ao modificar o Preferences.tps adicionar cores, use o formato HTML padrão para novas cores (código hexadecimal #RRGGBB ou formato Vermelho Verde e Azul). Ao salvar a pasta de trabalho e reiniciar o Tableau Desktop, os nomes das paletas de cor adicionados ao Preferences.tps aparecem na lista suspensa Selecione a paleta de cor (no diálogo Editar cor). Você pode usar uma paleta personalizada como usaria qualquer outra.

O Tableau não testa paletas de cores personalizadas nem oferece suporte a elas. Por isso, faça backup das pastas de trabalho antes de continuar. Além disso, não há garantia de que as paletas de cores personalizadas criadas pelo usuário funcionem com atualizações futuras do Tableau Desktop.

Observação: ao editar seu arquivo Preferences.tps, certifique-se de usar aspas inglesas (' ' ou " ") para delimitar o nome e o tipo da paleta, não aspas simples (“ ” or ‘ ’).

Editar o arquivo de preferências

O arquivo Preferências.tps está localizado na pasta Meu repositório do Tableau que é criada quando você instala Tableau Desktop, provavelmente localizado em Documentos. O arquivo de preferências é um arquivo XML básico que pode ser aberto e modificado em um editor de texto. A seguir, um exemplo de arquivo de preferências não editado:

Para editar o arquivo de preferências:

  1. Vá para a pasta Meu repositório do Tableau no seu diretório Documentos e abra o arquivo Preferences.tps com um editor de texto.
  2. Entre as marcas de abertura e fechamento de workbook, insira marcas de abertura e fechamento de preferences para que se pareça com isso:
    <?xml version='1.0'?>
    <workbook>
    <preferences>
    </preferences>
    </workbook>

    Observação: se o seu arquivo Preferences.tps já tem marcas de preferências, você não precisa adicioná-las novamente.

  1. Siga um dos próximos procedimentos para criar uma paleta de cores personalizada inserindo as marcas color-palette entre as marcas preferences . Por exemplo:
    <?xml version='1.0'?>	
    <workbook>
    <preferences>
    <color-palette name="MyColors" type="regular">
    <color>#1e4c56</color>
    <color>#cba94b</color>
    </color-palette>
    </preferences>
    </workbook>

    As paletas de cores podem ser categóricas (type="regular"), sequenciais (type="ordered-sequential") ou divergentes (type="ordered-diverging").

  2. Para adicionar mais paletas, insira outro conjunto de marcas color-palette.
    <?xml version='1.0'?>	
    <workbook>
    <preferences>
    <color-palette name="MyColors" type="regular">
    <color>#1e4c56</color>
    <color>#cba94b</color>
    </color-palette>
    <color-palette name="MoreColors" type="regular">
    <color>#ffe96f</color>
    <color>#799a0d</color>
    </color-palette>
    </preferences>
    </workbook>
  3. Você deve reiniciar Tableau Desktop para ver as novas paletas de cores.

Criar uma paleta categórica

Uma paleta de cores categorizada contém várias cores distintas que podem ser atribuídas a diferentes membros da dimensão. Por exemplo, quando uma dimensão discreta como Região é colocada no cartão de Cor, a legenda de cor categorizada é usada.

No arquivo de preferências, uma paleta categórica é type="regular".

Criar uma paleta de cores categorizada personalizada

Criar uma paleta sequencial

Outro tipo de paleta de cores é a secundária. Este tipo de paleta de cor é usada para campos contínuos, normalmente para medidas. Em geral, uma paleta sequencial mostra uma única cor, variando de intensidade.

Você deve especificar pelo menos as duas cores finais no intervalo de cores sequenciais. O Tableau extrapolará os tons intermediários.

Criar uma paleta de cores sequencial personalizada

Criar uma paleta de cores divergentes

O terceiro tipo de paleta de cores é a paleta de cores divergentes. Em vez de um gradiente de um extremo ao outro, uma paleta divergente é como duas paletas sequenciais que compartilham uma cor no meio, mas têm extremos diferentes. Este tipo de paleta mostra dois intervalos de valores usando a intensidade da cor (tão escuro ou claro) para mostrar a magnitude do número e a cor real (laranja ou azul) para mostrar de qual intervalo o número pertence. As paletas divergentes são mais usadas para mostrar a diferença entre números positivos e negativos.

Criar uma paleta de cores divergentes personalizada

Usar paletas de cores descontinuadas (clássicas)

Na versão 10.0, o Tableau criou novas paletas de cor, atualizou algumas já existentes (como o Tableau 10 e Tableau 20) e suspendeu outras. Caso queira continuar a usar uma paleta de cor suspensa, edite seu arquivo Preferences.tps para adicionar os valores hex da paleta. Você pode adicionar quantas paletas de cor desejar.

Valores hex para paletas de cor suspensas