Com a assistência entre colegas, você incentiva outras pessoas a compartilhar e transferir seus conhecimentos sobre o Tableau. Isso permite que sua comunidade de usuários aproveite o poder intelectual coletivo de toda a organização. Um programa de assistência entre colegas ajudará a desenvolver talentos e encorajará o compartilhamento dentro da organização. Ao compartilhar conhecimento e aproveitar as habilidades técnicas de maneira mais rápida, um programa de ajuda entre colegas cria confiança entre eles dentro do próprio programa e também na hora de usar os produtos do Tableau. Além disso, ele oferece uma experiência de aprendizado social com tópicos e exemplos relevantes, com incentivo à colaboração, ao engajamento coletivo e à resolução de problemas interna. Uma organização que promove a ajuda entre colegas impulsiona o aprendizado contínuo e mostra seu compromisso com a cultura de dados, reduzindo a dependência da equipe principal do projeto e diminuindo o número de tíquetes abertos no setor de TI.

Esta seção descreve mentoria, fóruns de discussão e bate-papo e a Clínica de dados do Tableau.

Mentoria

Por meio das atividades de mentoria, usuários experientes do Tableau compartilham seus conhecimentos com outras pessoas. Os defensores devem assumir um papel de liderança na integração de suas equipes ou departamentos, orientando novos usuários do Tableau, introduzindo fontes de dados disponíveis e fazendo check-ins informais para aumentar as habilidades analíticas dos membros de suas equipes. Usando os dados da Avaliação do engajamento e da adoção do Tableau pelos usuários, os defensores podem se juntar aos administradores do Tableau Server ou de site para identificar quais usuários estão criando e consumindo conteúdo e determinar quem talvez precise de mais incentivo.

Fóruns de discussão e bate-papo do Tableau

Os fóruns de discussão e outras comunicações baseadas em bate-papo podem fornecer aos usuários informações em tempo real. Esses métodos também podem se tornar uma base de dados de conhecimento, pois os bate-papos arquivados podem responder a perguntas que surgirão no futuro. Configure um fórum de discussão, sala de bate-papo e/ou canal do Tableau (Slack, Yammer, Hipchat) e convide todos os seus usuários do Tableau para participar.

Clínica de dados do Tableau

A Clínica de dados do Tableau promove o engajamento e a capacitação ao unir especialistas do Tableau e pessoas que têm dúvidas ou precisam de ajuda para usar o Tableau. A Clínica de dados ensina os colegas a usar o Tableau e oferece suporte individual e/ou em grupos em todo o mundo por meio de canais de bate-papo ou sessões individuais ao vivo, ouvindo os “sintomas” e pesquisando ou testando soluções. Seja em uma função dedicada ou voluntariamente, os especialistas são essenciais para os programas de Clínica de dados de todos os tamanhos.

Antes de começar

Recomendamos que as seguintes bases estejam estabelecidas antes de começar seu programa de Clínica de dados.

Patrocínio. Identifique um patrocinador que será um forte defensor para apoiar e promover a Clínica de dados na organização e ajudar a recrutar voluntários. O apoio de um patrocinador ajudará a obter a aprovação do orçamento se quiser investir em tecnologia ou garantir incentivos para recompensar os voluntários.

Converse com o patrocinador ou a equipe de liderança para confirmar que a Clínica de dados é a solução certa para a sua organização a fim de responder às perguntas técnicas dos funcionários sobre o Tableau. Garanta que seu programa de capacitação esteja alinhado com as necessidades, metas e métricas comerciais da organização. Por exemplo, se diversos funcionários da organização têm acesso ao Tableau, mas não o utilizam ou geralmente se sentem frustrados quando não chegam a lugar nenhum, sua empresa deve abordar objetivos baseados em dados como:

  • Usar o programa da Clínica de dados para aumentar o engajamento interno com o produto em 10%.
  • Aproveitar a experiência interna para reduzir os tíquetes de TI sobre os produtos do Tableau em 15%.

Convidar o patrocinador para participar das Atividades internas da Tableau, como os Dias do Tableau, Almoços de aprendizagem, etc., para que ele possa recompensar, reconhecer e apreciar o trabalho e os esforços feitos por todos os colaboradores individualmente.

Capacitação. Sua comunidade de dados interna precisa adquirir conhecimentos e habilidades no Tableau para atingir seu potencial total e eliminar as perguntas básicas do Tableau sobre “como fazer”. Para obter mais informações sobre como treinar e aprimorar sua organização, consulte Capacitação do Tableau e Desenvolvendo um plano de capacitação do Tableau.

Se já houver um plano de capacitação em vigor na organização, pode ser necessário realinhar todos os indivíduos que podem estar respondendo a perguntas isoladas. Todos os problemas relacionados aos produtos do Tableau devem ser informados em uma única plataforma (bate-papo, ajuda durante o horário de trabalho ou agendamentos) e os membros da equipe devem ser treinados em grupos isolados para redirecionar todas as perguntas individuais para a plataforma/canal correto.

Centralizar as perguntas do Tableau em um único canal também pode ajudar a reduzir a dependência em especialistas específicos da Clínica de dados e permitir um compartilhamento de conhecimento mais eficaz. Onde quer que você esteja, avalie o programa em intervalos regulares para encontrar oportunidades de mudança, melhoria ou ampliação.

Recrutamento. Pelo menos um especialista do Tableau deve ser identificado ou contratado para responder às perguntas técnicas. Defina a expectativa certa sobre a função, as qualificações, o tempo que será necessário dedicar e as metas para o engajamento específico.

Por exemplo, seu especialista da Clínica de dados pode já ter uma certificação do Tableau Desktop Associate e pode ser voluntário duas horas por semana. Para acompanhar o sucesso desse especialista, você deve analisar as mudanças mensais no uso da licença e o número de tíquetes de TI criados.

Benefícios da Clínica de dados

Existem muitos benefícios na implementação de um programa de Clínica de dados em sua organização.

Impulsione a resolução de problemas entre colegas. Aproveite a experiência dos defensores e especialistas do Tableau para ajudar os colegas em bate-papos, ajuda durante o horário de trabalho, agendamentos ou prática/Clínica.

Descubra lacunas de conhecimento ou habilidades. Faça com que a equipe, departamento ou organização avalie as habilidades e aborde os pontos problemáticos, treinamento e lacunas de conhecimento da organização.

Fortaleça a cultura de dados. A Clínica de dados sustenta a cultura de dados, dentro da qual os usuários da organização podem oferecer suporte, controlar, ver e compreender seus dados.

Reduza o número de tíquetes de TI. Incentive a autossuficiência e capacite os usuários do Tableau para ajudar outras pessoas em vez de depender dos recursos de TI.

Visão geral do kit de ferramentas da Clínica de dados

O kit de ferramentas da Clínica de dados é uma coleção de recursos para organizar e hospedar o seu programa da Clínica de dados. Isso inclui informações detalhadas sobre as seguintes opções:

Opção descrição Principais recursos
Canal de bate-papo Crie um canal de bate-papo que deve ser o local ideal para os usuários do Tableau se conectarem e fazerem perguntas. Todos os membros do canal de bate-papo podem ajudar outros membros, sejam eles especialistas ou meros iniciantes.
  • Pequeno esforço
  • Baixa manutenção
  • Pelo menos uma hora na Clínica de dados é necessária
Horário de trabalho e consultas Envolva a comunidade interna do Tableau para aumentar o uso do Tableau, reduzir o número de tíquetes de TI criados e conectar-se em interações individuais
  • Esforço moderado
  • Manutenção semanal
  • Pelo menos duas horas na Clínica de dados são necessárias
Tenha sua própria clínica Aumente a conscientização, gere entusiasmo e conecte-se com a comunidade de usuários do Tableau várias vezes por ano.
  • Grande esforço
  • Tempo dedicado necessário para planejamento e execução
  • Pelo menos dez horas na Clínica de dados são necessárias
Agradecemos seu feedback!