Criar uma história

Use histórias para deixar seu caso mais persuasivo, mostrando como os fatos estão conectados e como as decisões estão relacionadas aos resultados. Você pode, então, publicar seu histórico na Web, ou apresentá-lo a um público.

Cada ponto da história pode se basear em uma exibição ou um painel diferente, ou a história inteira pode se basear na mesma visualização, vista em diferentes etapas, com filtros e anotações diferentes.

Criar um Ponto da história

  1. Clique na guia Nova história.

    O Tableau abre um novo histórico como ponto de partida:

  2. No canto inferior esquerdo da tela, escolha um tamanho para o seu histórico. Escolha um dos tamanhos predefinidos ou defina um tamanho personalizado em pixels:

    Observação: escolha o tamanho que a sua história terá para visualização, não o tamanho de criação dela.

  3. Por padrão, a sua história recebe o título do nome da planilha. Para editá-lo, clique com o botão direito do mouse na guia da planilha e escolha Renomear planilha.

    Se estiver usando o Tableau Desktop, também é possível renomear uma história clicando duas vezes no título.

  4. Para começar a criar a sua história, clique duas vezes em uma planilha à esquerda, para adicioná-la a um ponto da história.

    No Tableau Desktop, você também pode arrastar planilhas para o seu ponto da história.

    Quando adicionada a um ponto da história, a planilha permanece conectada à original. Se você modificar a planilha original, suas alterações serão refletidas automaticamente nos ponto da história que utilizam essa planilha.

    Se estiver usando o Tableau Server ou o Tableau Online para criar na Web e a planilha original tiver a opção Pausar as atualizações automáticas habilitada, a planilha da história ficará em branco até que as atualizações automáticas sejam retomadas.

  5. Clique em Adicionar uma legenda para resumir o Ponto da história.

    No Tableau Desktop, é possível destacar os principal aspectos para os visualizadores, arrastando um objeto de texto para a planilha da história e digitando um comentário.

  6. Para destacar ainda mais a ideia principal desse ponto da história, você pode alterar um filtro ou classificar um campo na exibição. Em seguida, salve as alterações clicando em Atualizar na barra de ferramentas da história, acima da caixa do navegador:

  7. Adicione outro ponto da história realizando desses procedimentos:
    • Clique em Em branco para usar uma planilha nova para o próximo Ponto da história.

    • Comece personalizando um ponto da história e clique em Salvar como novo na barra de ferramentas, acima da caixa do navegador:

    • Clique em Duplicar para usar o ponto da história atual como base para um novo.

Explorar as opções de layouts

Você pode refinar a aparência da sua história usando as opções na guia Layout.

  1. Clique na guia Layout.

  2. Escolha o estilo de navegador que melhor se adequa a sua história e mostre ou oculte as setas de anterior e próximo.

Formatar uma história

Redimensionar legendas (somente no Tableau Desktop)

Às vezes, o texto em uma ou mais legendas está muito longo para caber no navegador. Nesse caso, você pode redimensionar as legendas vertical ou horizontalmente.

  1. Selecione uma legenda no navegador.

  2. Arraste a borda para a esquerda ou direita para redimensionar a legenda horizontalmente, para baixo para redimensionar verticalmente ou selecionar um canto e arrastar na diagonal para redimensionar a legenda horizontal e verticalmente.

    Todas as legendas no navegador são atualizadas para o novo tamanho.

Quando você redimensiona uma legenda, pode selecionar apenas a borda esquerda, direita ou inferior.

Ajustar um painel a uma história

É possível ajustar um painel para o tamanho exato de um histórico. Por exemplo, se o seu histórico tem exatamente 800 x 600 pixels, você pode recolher ou expandir um painel para que caiba nesse espaço.

Clique no menu suspenso Tamanho e selecione a história na qual deseja colocar o painel.

Formatar o sombreamento, o título e objetos de texto da história (somente no Tableau Desktop)

Para abrir o painel Formatar histórico, selecione Formatar > Histórico.

Limpar todas as formatações (somente no Tableau Desktop)

  • Para redefinir uma história com as configurações de formatação padrão, clique no botão Limpar na parte inferior do painel Formatar história.

  • Para desmarcar uma única configuração de formato, clique com o botão direito do mouse (Windows) ou clique com a tecla Control pressionada (macOS) na configuração de formato que você deseja desfazer no painel Formatar história. Em seguida, selecione Desmarcar.

    Por exemplo, se quiser limpar o alinhamento do título da história, clique com o botão direito do mouse (clique pressionando a tecla Control no Mac) em Alinhamento na seção Título e, em seguida, selecione Limpar.

Excluir um Ponto da história

Clique no X na barra de ferramentas acima da legenda do ponto:

Apresentar sua história

  1. No Tableau Desktop, clique no botão Modo de apresentação na barra de ferramentas. Ou publique a história no Tableau Online ou no Tableau Server e clique no botão Tela cheia, no canto superior direito do navegador.

  2. Para navegar por sua história, clique na seta à direita dos pontos da história. Ou, no Tableau Desktop, use as teclas de seta do teclado.

  3. Para sair do modo Apresentação ou Tela cheia, pressione a tecla Esc.

Agradecemos seu feedback!