Editar fontes de dados

A qualquer momento durante a análise você pode editar a fonte de dados usada na pasta de trabalho.

Como editar a fonte de dados

  1. No menu Dados, selecione uma fonte de dados e clique em Editar fonte de dados.

  2. Na página da fonte de dados, faça as alterações na fonte de dados.

Talvez você queira editar a fonte de dados para:

Os aprimoramentos a seguir feitos na grade da página Fonte de dados ajudam você a visualizar melhor os dados na fonte de dados e prepará-los para análise.

Classificar colunas e linhas

Classificar colunas: Classifique as colunas na grade e na grade dos metadados, ao selecionar uma opção de classificação na lista suspensa Classificar campos. Classifique as colunas por ordem de tabela ou fonte de dados.

Um estado de classificação Modificado pode ocorrer quando algumas tarefas fazem com que as novas colunas sejam adicionadas à grade.

Classificar linhas: Classifique as linhas ao clicar no botão de classificação. Clique no botão de classificação uma vez para classificar as linhas em ordem ascendente, clique novamente no botão de classificação para classificar as linhas em ordem descendente. Em seguida, clique uma última vez para limpar a classificação.

Alterar ou redefinir nomes de campo

Renomear coluna: clique duas vezes no nome da coluna para renomear o campo.

Redefinir nome: se você renomeou um campo, clique no menu suspenso da coluna e, em seguida, selecione Redefinir nome para voltar ao nome original do campo. Você também pode selecionar várias colunas e realizar a mesma ação.

O nome original indica o nome especificado nos dados subjacentes. Você pode usar o comando Redefinir para redefinir os nomes de campo que foram alterados como resultado dos aprimoramentos de nomeação feitos automaticamente pelo Tableau à fonte de dados. Para obter mais informações, consulte Compreender melhorias na nomeação e detecção de tipos de campos(O link abre em nova janela).

Criar novas colunas e ver dados extraídos

Criar novos cálculos: crie novos cálculos, grupos ou compartimentos com base nos campos existentes da fonte de dados. Clique na seta suspensa da coluna e selecione uma das respectivas opções.

Se você criar um cálculo agregado, os valores exibidos na grade não serão importantes até que o cálculo seja usado no contexto do nível de detalhe da exibição.

Visualizar dados da extração: para conectores de dados da Web, fontes de dados relacionais e baseadas em arquivo no modo Extração, é possível ver os dados da extração na grade, incluindo cálculos somente da extração, como MEDIAN.

No modo de Extração, a ordem da linha dos valores da fonte de dados pode ser diferente da ordem das linhas dos valores no modo Ao vivo.

Copiar valores

Copiar valores: copie os valores na grade selecionando os valores e pressionando Ctrl+C (Command-C no Mac). Como alternativa, para copiar os valores na grade de metadados, selecione-os, clique com o botão direito do mouse e selecione Copiar.

Examinar seus metadados

Use a área de metadados para examinar rapidamente e alterar a estrutura da fonte de dados do Tableau. Você pode usar a área de metadados para analisar as colunas em seus dados e os tipos de dados, fazer as tarefas de gerenciamento de rotina, como renomear, ocultar, alterar o tipo de dados e alterar a função geográfica de uma coluna.

Observação: As tarefas de gerenciamento de metadados variam ao trabalhar com uma fonte de dados multidimensionais.

Ir para a área de metadados

Após configurar sua fonte de dados, clique no botão da área de metadados. Se você estiver conectado a uma fonte de dados (multidimensional) em cubo, a área de metadados é exibida por padrão. Para outros tipos de fonte de dados, como o Salesforce ou a extração de dados do Tableau (TDE), a exibição padrão vai variar.

Analisar metadados

As colunas da fonte de dados são representadas como linhas na área de metadados. Cada fila exibe o tipo de dados da coluna, o nome da coluna na fonte de dados do Tableau, o nome da tabela nos dados subjacentes dos quais a coluna origina-se, e o nome da coluna nos dados subjacentes.

Gerenciar metadados

Dependendo do tipo de dados que você está conectado, é possível executar tarefas de gerenciamento de rotina, como ocultar várias colunas de uma vez ou renomeá-las rapidamente. Por exemplo, para ocultar várias colunas de uma vez, pressione a tecla CTRL ou Command, selecione as colunas que deseja ocultar, clique na seta suspensa ao lado do nome da coluna e, em seguida, selecione Ocultar. As alterações feitas na área de metadados da fonte de dados não modificam os seus dados subjacentes.

Alterar a localização da fonte de dados

Ao editar uma fonte de dados, você tem a opção de alterar a localização da fonte de dados. Por exemplo, suponhamos que o nome ou o local de uma fonte de dados que você esteja usando tenha mudado e que não esteja mais disponível usando-se as informações de conexão anteriores. Nesse caso, você pode direcionar a pasta de trabalho para o local correto sem perder seu trabalho.

É possível usar este mesmo método para aplicar análises realizadas em uma fonte de dados em outra similar. Suponhamos que você crie uma pasta de trabalho contendo diversas exibições envolvendo mercados, produtos, vendas e lucros, e queira aplicar as análises a uma nova fonte de dados. Em vez de recriar cada exibição, você pode editar a conexão de dados original e especificar uma nova fonte de dados.

Para alterar a localização de uma fonte de dados

  1. Clique com o botão direito do mouse (clique enquanto pressiona a tecla Control em um Mac) na fonte de dados no painel Dados e depois selecione Editar conexão.

  2. Na caixa de diálogo Editar conexão, navegue até a localização da fonte de dados ou selecione uma nova.

Substituir referências de campos

Quando você se conecta com êxito a uma nova fonte de dados, todas as planilhas na pasta de trabalho que antes referenciavam a fonte de dados original agora referenciam a nova fonte de dados. Se a nova fonte de dados não tiver os mesmos nomes de campos da pasta de trabalho original, os campos se tornarão inválidos e serão marcados com um ponto de exclamação . Você pode resolver o problema rapidamente substituindo as referências do campo.

Por exemplo, digamos que você tem uma pasta de trabalho conectada a uma fonte de dados que contém um campo Nome do cliente. Em seguida, você edita a fonte de dados para que aponte para uma nova fonte de dados que tenha os mesmos dados, mas, em vez de Nome do cliente, o nome do campo foi alterado para Nome. O campo Nome do cliente permanece no painel Dados, mas é marcado como inválido. Para tornar o campo válido, é possível substituir as referências, o que significa que é possível mapear o campo inválido para um campo válido na nova fonte de dados (por exemplo, Nome do cliente corresponde a Nome).

Para substituir as referências de campos

  1. Clique com o botão direito do mouse (clique com a tecla control pressionada em um Mac) no campo inválido no painel Dados e selecione Substituir referências.

  2. Na caixa de diálogo Substituir referências, selecione um campo da nova fonte de dados que corresponda ao campo inválido.

Renomear a fonte de dados

Ao conectar-se a uma fonte de dados, você tem a opção de atribuir um nome a ela para usar no Tableau Desktop.

Para renomear a fonte de dados

  • No menu Dados, selecione Renomear.

Nomear uma conexão é útil quando se tem uma única pasta de trabalho conectada a várias fontes de dados. O nome atribuído pode ajudara manter o controle das especificidades da conexão. Também é possível revisar as propriedades da conexão selecionando uma fonte de dados no menu Dados e clicando em Propriedades.

Duplicar a fonte de dados (Tableau Desktop)

Às vezes, você desejará fazer alterações em uma fonte de dados, como adicionar mais tabelas, ocultar e mostrar campos, definir padrões de campos e assim por diante. Quando você faz essas alterações, isso afeta todas as planilhas que usam a fonte de dados. É possível duplicar a fonte de dados para fazer as alterações sem afetar as planilhas existentes.

Para duplicar uma fonte de dados

  • No menu Dados selecione a fonte de dados e, em seguida, selecione Duplicar.

Quando você duplica uma fonte de dados, o nome da fonte duplicada tem “(cópia)” anexado ao final.

Agradecemos seu feedback!