Criar parâmetros

Um parâmetro é um valor de espaço reservado global, como um número, data ou cadeia de caracteres que pode substituir um valor constante em um cálculo, filtro ou linha de referência.

Por exemplo, é possível criar um campo calculado que retorne True se as vendas forem superiores a US$ 500.000 e retorne False em outros casos. O valor constante de “500000” pode ser substituído por um parâmetro na fórmula. Em seguida, usando o controle de parâmetros, você pode alterar o limite em seu cálculo de maneira dinâmica.

Você pode até criar um parâmetro dinâmico que esteja definido para atualizar automaticamente seu valor atual (para o resultado de um cálculo independente de exibição com valor exclusivo) ou lista de valores (com base na coluna da fontes de dados). Isso acontecerá toda vez que a pasta de trabalho for aberta e o Tableau se conectar à fonte de dados referenciada pelo parâmetro.

Você pode tornar seus parâmetros mais dinâmicos e interativos usando as ações em Ações de parâmetro. As ações de parâmetro permitem que seu público altere um valor de parâmetro por interação direta com uma visualização, como clicar ou selecionar uma marca.

Assista a um vídeo: para ver conceitos relacionados demonstrados no Tableau, assista ao vídeo de treinamento gratuito Parâmetros (5 minutos). Use sua conta do tableau.com para entrar. Para obter uma apresentação mais detalhada, consulte Parâmetros |Ah, os locais que você vai! (45 minutos).

Saiba mais: consulte Usar parâmetros para adicionar várias exibições à sua visualização no blog do Tableau e vários tópicos práticos sobre como usar parâmetros no site Data School, como Quatro etapas para criar um parâmetro..

Criar um parâmetro

Siga as instruções abaixo para criar um novo parâmetro no painel de Dados.

  1. No painel Dados, clique na seta suspensa no canto superior direito e selecione Criar parâmetro.

  2. Na caixa de diálogo Criar parâmetro, forneça um Nome ao campo:

  3. Especifique o tipo de dados para os valores que ele aceitará:

  4. Especifique um valor atual. Este é o valor padrão para o parâmetro. Nesse caso, vamos deixar o campo como está, porque usaremos os dados mais recentes, que vamos configurar na próxima etapa.

  5. Especificar um valor quando a pasta de trabalho for aberta. Nesse caso, vamos criar um parâmetro dinâmico, definindo o valor padrão do parâmetro para o resultado de um cálculo independente de exibição com valor exclusivo.

    Observação: se houver mais de um valor, a pasta de trabalho não poderá escolher um valor padrão. O cálculo também deve ser independente da exibição para que o valor não mude à medida que a visualização muda. Para isso, você pode usar uma expressão de Nível de detalhe (LOD) que não depende da estrutura da visualização. Para obter mais informações sobre as expressões LOD, consulte Criar expressões de nível de detalhe no Tableau.

    Para este parâmetro dinâmico, vamos usar Último mês. Isso significa que, se a fonte de dados conectada for atualizada e a pasta de trabalho for aberta, o parâmetro será atualizado automaticamente quando a pasta de trabalho for aberta.

  6. Especifique o formato de exibição a ser usado no controle de parâmetro (Tableau Desktop somente).

  7. Especifique como o parâmetro aceitará os valores. Você pode selecionar uma das seguintes opções:

    • Tudo - o controle de parâmetro é um simples campo de texto.

    • Lista - o controle de parâmetro fornece uma lista de possíveis valores para seleção.

    • Intervalo - o controle de parâmetro permite selecionar valores dentro de um intervalo específico.

    A disponibilidade dessas opções é determinada pelo tipo de dados. Por exemplo, um parâmetro string pode aceitar todos os valores ou uma lista. Ele não oferece suporte a um intervalo.

    Se você selecionar Lista, deverá especificar a lista de valores. Clique na coluna à esquerda para digitar a lista de valores, ou você pode adicionar membros de um campo selecionando Adicionar valores de.

    Se selecionar Intervalo, deverá especificar um mínimo, um máximo e o tamanho da etapa. Por exemplo, você pode definir um intervalo de datas entre terça-feira, 1 de janeiro de 2019 e terça-feira, 31 de dezembro de 2019, com o tamanho da etapa definido como 1 mês para criar um controle de parâmetro que permita selecionar cada mês de 2019.

    Nesse caso, para atualizar a lista de valores (ou domínio) do parâmetro sempre que a pasta de trabalho for aberta, selecione Lista e, em seguida, selecione Quando a agenda de trabalho abrir. Observe que a lista de valores à esquerda está acinzentada porque a pasta de trabalho está puxando dinamicamente os valores da fonte de dados.

  8. Ao terminar, clique em OK.

    O parâmetro agora é listado na seção Parâmetros localizada na parte inferior do painel de Dados.

    Ele também está disponível em qualquer outro lugar onde você possa usar um parâmetro; por exemplo, na guia Principal da caixa de diálogo Filtro ou da caixa de diálogo Linha de referência. Os parâmetros são globais na pasta de trabalho e podem ser usados em qualquer planilha.

Quando o valor do parâmetro ou a lista de valores não podem ser atualizados

Abaixo estão alguns cenários em que um valor de parâmetro padrão ou uma lista atualizada de valores (domínios) de parâmetro não é atualizado conforme o esperado:

  • O campo padrão retorna um valor cujos dados são incompatíveis com o tipo de dados do parâmetro.

  • O campo padrão não retorna um único valor (para valor atual do parâmetro).

  • O campo padrão retorna nulo.

  • O campo padrão está em uma fonte de dados que ainda não está conectada.

  • O campo padrão não é mais encontrado no namespace da pasta de trabalho (ou seja, foi excluído).

  • O usuário cancela a consulta à fonte de dados enquanto o Tableau está tentando se conectar.

Observação: no Desktop, essas consultas são avaliadas quando a pasta de trabalho é aberta e o Tableau se conecta às fontes de dados dos campos pela primeira vez. No Server e no Online, o mesmo vale, mas o valor retornado depende das políticas de cache do servidor.

Se os campos padrão não retornarem valores, o parâmetro se comportará da seguinte forma:

  • O valor atual manterá o valor válido mais recente.
  • A lista de valores estará vazia porque o Tableau não serializa os valores retornados da consulta na pasta de trabalho.

O valor atual deve estar na lista de valores para que seja atribuído ao parâmetro. Se a lista de valores estiver vazia, o parâmetro receberá um valor de fallback de acordo com o tipo de dados (1 para inteiro, 1,0 para flutuador, "" para cadeia de caracteres e a data atual para data e hora).

Editar um parâmetro

É possível editar os parâmetros no painel de Dados ou no controle de parâmetros. Siga as instruções abaixo para editar um parâmetro.

  1. Execute um destes procedimentos:

    • Clique com o botão direito do mouse (clique pressionando a tecla Control no Mac) no parâmetro no painel de Dados e selecione Editar.

    • Selecione Editar parâmetro no menu do cartão de controle de parâmetros.

  2. Na caixa de diálogo Editar parâmetro, faça as modificações conforme necessário.

  3. Ao terminar, clique em OK. O parâmetro será atualizado juntamente com os cálculos que o usam.

Para excluir um parâmetro clique nele com o botão direito do mouse no painel de Dados e selecione Excluir. Os campos calculados que usam o parâmetro excluído serão invalidados.

Usar um parâmetro em um cálculo

Os parâmetros proporcionam uma maneira de modificar valores em um cálculo de forma dinâmica. Em vez de editar manualmente o cálculo (e todos os cálculos dependentes), use um parâmetro. Dessa forma, quando quiser alterar o valor, abra o controle de parâmetro, altere o valor e todos os cálculos que usam esse parâmetro serão atualizados.

Para usar um parâmetro em um cálculo, arraste o parâmetro do painel de Dados e solte-o no editor de cálculo, em um novo local na fórmula ou para substituir uma parte da fórmula atual:

Usar um parâmetro em um filtro

Os parâmetros proporcionam uma maneira de modificar valores em filtros N Principais de forma dinâmica. Em vez de definir manualmente o número de valores que deseja mostrar no filtro, opte por usar um parâmetro. Assim, para alterar o valor, basta abrir o controle de parâmetro e o filtro será atualizado. Por exemplo, ao criar um filtro para mostrar os 10 Principais produtos com base no lucro total, talvez seja conveniente usar um parâmetro em vez do valor fixo “10”. Dessa maneira, é possível atualizar rapidamente o filtro para mostrar os 10, 20 ou 30 produtos principais.

Uma lista de parâmetros está disponível nas listas suspensas na guia Principais da caixa de diálogo Filtro. Selecione o parâmetro que deseja usar no filtro.

Para mostrar o controle de parâmetro, clique com o botão direito do mouse no parâmetro, no painel de Dados e selecione Mostrar parâmetro. Use o controle de parâmetro para modificar o filtro a fim de mostrar os 10, 15, 20, etc. produtos principais.

Usar um parâmetro em uma linha de referência

Os parâmetros proporcionam uma maneira de modificar dinamicamente uma linha de referência, uma faixa ou uma caixa. Por exemplo, em vez de mostrar uma linha de referência em um local fixo no eixo, faça referência a um parâmetro. Assim, é possível usar o controle de parâmetros para mover a linha de referência.

Uma lista de parâmetros está disponível na lista suspensa Valor da caixa de diálogo Adicionar linha de referência, faixa ou caixa. Selecione o parâmetro que deseja usar.

A linha de referência é desenhada no Valor atual especificado pelo parâmetro. Para abrir o controle de parâmetro, clique com o botão direito do mouse (clique pressionando a tecla Control no Mac) no parâmetro, no painel de Dados e selecione Mostrar parâmetro. Use o controle de parâmetro para alterar onde a linha de referência é desenhada.

Mostrar um controle de parâmetros na visualização

O controle de parâmetro é um cartão de planilha que permite modificar o valor do parâmetro. Os controles de parâmetros são muito similares aos cartões de filtro, pois contêm controles que modificam a exibição. Abra os controles de parâmetros em planilhas ou painéis, eles são incluídos ao salvar na Web ou ao publicar no Tableau Server.

Para abrir o controle de parâmetro, clique com o botão direito do mouse (clique pressionando a tecla Control) no parâmetro, no painel de Dados e selecione Mostrar parâmetro.

Como outros cartões, os controles de parâmetros têm um menu que pode ser aberto usando a seta suspensa no canto superior direito do cartão. Use esse menu para personalizar a exibição do controle. Por exemplo, é possível mostrar uma lista de valores como botões de opção, uma lista compacta, um controle deslizante ou um campo de digitação. As opções disponíveis nesse menu dependem do tipo de dados do parâmetro e se ele aceita tudo, uma lista ou um intervalo de valores.

Outros artigos nesta seção

Agradecemos seu feedback! Ocorreu um erro ao enviar o feedback. Tente novamente ou envie-nos uma mensagem.