Dimensões e medidas, azul e verde

Quando você conecta a uma nova fonte de dados, o Tableau atribui cada campo na fonte de dados como dimensão ou medida no painel Dados, dependendo do tipo de dados que o campo contém. Você usa esses campos para criar exibições dos seus dados.

Assista ao vídeo: para ver conceitos relacionados demonstrados no Tableau, assista ao vídeo de treinamento gratuito de 5 minutos Como entender tipos de pílulas(O link abre em nova janela). Use sua conta do tableau.com(O link abre em nova janela) para fazer logon.

Sobres funções e tipos de campo de dados

Os campos de dados são feitos de colunas na sua fonte de dados. Cada campo recebe automaticamente um tipo de dados (como inteiro, cadeia de caracteres, data) a uma função: Dimensão discreta ou Medição contínua (mais comum) ou Dimensão contínua ou Medição discreta (menos comum).

  • Dimensões contêm valores qualitativos (como nomes, datas ou dados geográficos). Você pode usar as dimensões para categorizar, segmentar e revelar os detalhes nos seus dados. As dimensões afetam o nível de detalhe na exibição.

  • Medições contém valores numéricos e quantitativos que podem ser medidos. As medidas podem ser agregadas. Quando uma medida é arrastada para a exibição, o Tableau aplica uma agregação a ela (por padrão).

Campos azuis versus verdes

O Tableau representa os dados de forma diferente na exibição, dependendo se o campo é discreto (azul) ou contínuo (verde). Contínuo e discreto são termos matemáticos. Contínuo significa "formar um inteiro completo, sem interrupções"; discreto significa "separados individualmente e distintos."

  • As medidas verdes e as dimensões são contínuas. Os valores de campo contínuo são tratados como uma faixa infinita. Geralmente, os campos contínuos adicionam eixos à exibição.

  • As medidas azuis e as dimensões são discretas. Os valores discretos são tratados como finitos. Geralmente, os campos discreto adicionam cabeçalhos à exibição.

Possíveis combinações de campos no Tableau

Esta tabela mostra exemplos da aparência dos diferentes campos na exibição. Certas vezes, esses campos são chamados de "pílulas", mas damos o nome de "campos" na documentação de ajuda do Tableau.

Dimensões discretas
Dimensões contínuas (dimensões com um tipo de dados de cadeia de caracteres ou booliano não podem ser contínuas)
Medidas discretas
Medidas contínuas

Observação: com uma fonte de dados de cubo multidimensional, as opções para alterar as funções de dados são limitadas. No Tableau Desktop, os cubos são compatíveis apenas com o Windows. Você pode alterar algumas medidas de contínuas para discretas mas, em geral, não é possível alterar as funções de dados dos campos nas fontes de dados cubo. Para obter detalhes relacionados, consulte Fontes de dados de cubo.

Uma dica visual que o ajuda a saber quando um campo é uma medida é que o campo está agregado a uma função, o que é indicado com uma abreviação da agregação no nome de campo, como: . Para saber mais sobre agregação, consulte Lista de Agregações predefinidas no Tableau e Funções de agregação no Tableau.

Mas há exceções:

  • Se a exibição inteira estiver desagregada, então, por definição, nenhum campo na exibição será agregado. Para obter detalhes, consulte Como desagregar dados.

  • Se você estiver usando uma fonte de dados multidimensional, os campos serão agregados na fonte de dados, e os campos de medidas na exibição não mostrarão essa agregação.

Observação: é possível definir a agregação padrão e outras propriedades e configurações dos campos. Para obter detalhes sobre as várias formas de personalizar os campos no painel Dados, consulte Organizar e personalizar campos do painel Dados, Editar configurações padrão para campos e Trabalhar com campos de dados no painel Dados.

Exemplos de campos contínuos e discretos usados em uma exibição

No exemplo à esquerda (abaixo), por estar definido como Contínuo, o campo Quantidade cria um eixo horizontal na parte inferior da exibição. O plano de fundo verde e o eixo o ajudam a ver que é um campo contínuo.

No exemplo à direita, o campo Quantidade foi definido como Discreto. Isso cria cabeçalhos horizontais em vez de eixos. O plano de fundo azul e os cabeçalhos horizontais o ajudam a ver que é discreto.

Contínuo   Discreto
 

Em ambos exemplos, o campo Vendas é definido como Contínuo. Isso cria um eixo vertical porque é contínuo e foi adicionado à divisória Linhas. Se estivesse na divisória Colunas, criaria um eixo horizontal. O plano de fundo verde e função de agregação (neste caso SUM) ajudam a indicar que é uma medida.

A ausência de uma função de agregação no nome de campo Quantidade ajudam a indicar que é uma dimensão.

Campos de dimensão na exibição

Quando você arrasta um campo de dimensão discreta até Linhas ou Colunas, o Tableau cria cabeçalhos de coluna ou de linha.

Em muitos casos, os campos da área Dimensão inicialmente serão discretos quando adicionados a uma exibição, com um plano de fundo azul. As dimensões de Data podem ser discretas ou contínuas e todas as medidas podem ser discretas ou contínuas.

Após arrastar uma dimensão para Linhas ou Colunas, você pode alterar o campo para uma medida somente ao clicar no campo e escolher Medida. Agora a exibição conterá um eixo contínuo em vez de cabeçalhos de coluna ou de linha e o plano de fundo do campo ficará verde:

As dimensões de data podem ser discretas ou contínuas. As dimensões contendo cadeias de caracteres ou valores boolianos não podem ser contínuas.

O Tableau não agrega dimensões. Para ver uma discussão sobre os diferentes tipos de agregação que o Tableau pode realizar, consulte Lista de Agregações predefinidas no Tableau.

Nas consultas do Tableau, as dimensões na exibição aparecem como cláusulas "Agrupar por" do SQL.

Para obter detalhes sobre como converter campos entre contínuos e discretos, consulte Converter campos entre discretos e contínuos.

Como as dimensões afetam o nível de detalhe na exibição

O nível de detalhe em uma exibição refere-se ao nível de granularidade dos dados, de acordo com a dimensão e os dados de medição na exibição.

Conforme você adiciona dimensões a Linhas ou Colunas, o número de marcas na exibição aumenta.

Para entender porque adicionar dimensões aumenta o número de marcas na exibição, faça o seguinte:

  1. Arraste Segmento para Colunas.

    A barra de status na parte inferior da janela do Tableau mostra que agora há três marcas na exibição:

    Essas marcas apenas contém texto de exemplo, Abc, pois você está apenas criando a estrutura da exibição nesse ponto.

  2. Arraste Região para Colunas.

    Agora há 12 marcas. Três valores em Segmento multiplicados por quatro valores em Região é igual a 12.

  3. Arraste [Data do envio] para Linhas.

    O total agora é de 57 marcas (três segmentos multiplicados por quatro regiões e por cinco anos é igual a 60, mas há três combinações das dimensões na exibição nas quais não existem dados na fonte de dados).

    Poderíamos continuar adicionando dimensões a Linhas e Colunas e observar conforme o número total de marcas continua a aumentar. Arrastar uma dimensão para um local no cartão Marcas, como Cor ou Tamanho, também aumentará o número de marcas, ainda que isso não vá aumentar o número de cabeçalhos na exibição. O processo de adicionar dimensões à exibição para aumentar o número de marcas é conhecido como definição do nível de detalhes.

    Adicionar uma dimensão a qualquer um dos seguintes locais no Tableau afeta o nível de detalhes:

  4. A exibição agora contém 57 instâncias separadas de Abc. Essa é apenas a estrutura da exibição, sem conteúdo. Corrija isso arrastando Vendas para Texto. A exibição agora pode ser considerada concluída:

Observações

  • Em alguns casos, adicionar medidas a uma exibição pode aumentar o número de marcas nela. Por exemplo, se você soltou Vendas em Linhas na exibição acima, o número de marcas seria de 57. Mas, se você então soltar Lucro em Linhas, o número de marcas aumentaria para 114. Mas isso não é a mesma coisa que alterar o nível de detalhes da exibição.

  • Não é garantido que o número de marcas na exibição corresponda ao número que seria obtido ao multiplicar o número de valores de dimensão em cada uma das dimensões que formam o nível de detalhe. Há diversas razões pelas quais o número de marcas pode ser menor Para aumentar o número de marcas nesta exibição de 57 para 60 na exibição acima, clique com o botão direito do mouse (clique em control no Mac) em um dos cabeçalhos de Data na exibição e nos cabeçalhos de compartimento ou de data e escolha Mostrar valores ausentes. Para obter mais informações sobre como mostrar os valores ausentes, consulte Mostrar ou ocultar valores ausentes ou linhas e colunas vazias.

Campos de medição na exibição

Quando uma medida é arrastada para uma exibição, o Tableau agrega seus valores como padrão. O tipo de agregação irá variar dependendo do tipo de exibição. Sempre verifique a agregação e altere-a se necessário. Para obter detalhes, consulte "Alterar a agregação padrão" em Editar configurações padrão para campos. Para obter mais detalhes sobre a agregação, consulte Agregação de dados no Tableau no Tableau.

Quando arrasta um campo contínuo do painel Dados até Linhas ou Colunas, o Tableau cria um eixo contínuo para o campo.

Se você clicar no campo e alterá-lo para Discreto, os valores se tornam cabeçalhos de coluna.

Mas o Tableau continua a agregar valores para o campo, porque, mesmo que o campo agora seja discreto, ele ainda é uma medida, e o Tableau agrega medidas como padrão.

Quando o Tableau classificar incorretamente um campo como uma dimensão ou medida, possivelmente devido ao tipo de dados, é possível convertê-lo e alterar a sua função. Se uma medida contiver números que não precisam ser agregados (como um campo que contém valores de data), pode ser que você queira convertê-lo para dimensão.

Para obter detalhes relacionados, consulte Converter uma medida em uma dimensão.

Para obter detalhes sobre como converter campos entre contínuos e discretos, consulte Converter campos entre discretos e contínuos.

Como os campos contínuos e discretos alteram a exibição

Contínuo e discreto são termos matemáticos. Contínuo significa "formar um inteiro completo, sem interrupções"; discreto significa "separados individualmente e distintos."

No Tableau, os campos podem ser contínuos ou discretos. Quando arrasta um campo do painel Dados até Colunas ou Linhas, por padrão, os valores são contínuos e o Tableau cria um eixo. Quando arrasta um campo do painel Dados até Colunas ou Linhas, por padrão, os valores são discretos e o Tableau cria cabeçalhos de coluna ou linha.

Campos contínuos produzem eixos

Se um campo tiver valores que são números que podem ser somados, dos quais pode se fazer a média ou possam ser agregados de qualquer outra forma, ele é adicionado como um campo de medida no painel Dados quando você se conecta pela primeira vez a uma fonte de dados. O Tableau supõe que os valores são contínuos.

O Tableau exibe um eixo quando um campo contínuo é arrastado para Linhas ou Colunas. Um eixo é uma linha de medida que mostra valores entre o mínimo e o máximo. Réguas e termômetros analógicos são exemplos de objetos físicos que exibem eixos.

O Tableau precisa poder mostrar um intervalo de valores reais e possíveis valores futuros, pois, além dos valores iniciais na fonte de dados, sempre é possível o surgimento de novos valores conforme você trabalha com um campo contínuo na exibição.

Ainda que haja rótulos de valor em um eixo contínuo (0, 0,5, ... 3,0 na imagem a seguir), as marcas propriamente ditas não precisam se alinhar a esses relatórios como o fariam com cabeçalhos de coluna. Por exemplo, na imagem a seguir, a barra azul se estende a um valor de 6,940 no eixo horizontal, não 7,0 exatamente.

 

O número de valores em potencial para campos contínuos é impossível de prever. Por exemplo, se você tem um campo chamado Classificações e os valores iniciais são 1, 3, 3,5, 3,6 e 4, são cinco valores distintos. Mas, se você soltar Classificações em Linhas, o Tableau agrega automaticamente esse valor como SUM (que seria alterado imediatamente para AVG, pois é mais lógico fazer a média de notas do que somá-las) e isso criaria um sexto valor (3,02) que não existia até o campo ser adicionado à exibição. E, se você tiver aplicado um filtro que eliminou dois dos valores iniciais, a média também mudará, dessa forma, você terá outro valor. E se você alterar a agregação, ... Você consegue entender. O número de valores em potencial é, se não infinito, certamente gigante.

O fato que um campo contém números não indica automaticamente que esses valores são contínuos. Códigos postais são o exemplo clássico: ainda que eles sejam frequentemente compostos totalmente por números, na verdade eles são valores de cadeia de caracteres que não devem ser somados ou cuja média não deve ser feita. Se o Tableau atribuir tal campo como medida ao painel Dados, você deve arrastá-lo para uma área de dimensões de forma a alterá-lo para um campo de dimensões.

Campos discretos criam cabeçalhos

Se um campo contém valores que são nomes, datas ou locais geográficos, qualquer coisa diferente de números, ele é adicionado como um campo de dimensão ao painel Dados quando você se conecta pela primeira vez a uma fonte de dados. O Tableau trata os valores como discretos.

O Tableau cria cabeçalhos quando um campo discreto é arrastado para Colunas ou Linhas. Os valores individuais de um campo discreto se tornam cabeçalhos de linha ou coluna. Como esses tipos de valores nunca são agregados, não há a criação de novos valores de campo conforme você trabalha na exibição, portanto não há necessidade de um eixo.

Campos discretos versus contínuos nos filtros

  • Ao soltar um campo de dimensão discreto na divisória Filtros, o Tableau o solicita a escolher quais "membros" do campo discreto devem ser incluídos na exibição.

  • Quando você solta um campo de Data em Filtros, o resultado pode ser um filtro discreto ou contínuo. Para obter mais informações, consulte Filtrar datas(O link abre em nova janela).

  • Quando uma medida contínua é solta em Filtros, o Tableau solicita a escolha de uma agregação para o filtro e então solicita que você especifique como o intervalo contínuo de valores deverá ser filtrado.

  • Quando uma dimensão contínua é solta em Filtros (que não seja uma Data), o Tableau solicita que você especifique como o intervalo contínuo de valores deverá ser filtrado.

Para saber mais sobre a filtragem de vários tipos de campos, consulte Arrastar campos de dimensões, medidas e datas para a divisória Filtros(O link abre em nova janela).

Campos discretos versus contínuos nas cores

Quando voce solta um campo discreto em Cor no cartão Marcas, o Tableau exibe uma paleta categórica e atribui uma cor a cada valor do campo.

Quando você arrasta um campo contínuo para Cor, o Tableau exibe uma legenda quantitativa com um intervalo contínuo de cores.

Para obter mais informações sobre as paletas de cores, consulte Paletas de cores e efeitos.

Agradecemos seu feedback!