Fontes de dados de cubo

As fontes de dados de cubo (também conhecidas como multidimensionais ou fontes de dados OLAP) têm algumas características que as diferenciam das fontes de dados relacionais quando você trabalha com elas no Tableau. Este tópico descreve essas diferenças e identifica alguns recursos do Tableau que não estão disponíveis quando você se conecta a uma fonte de dados de cubo. Em muitos casos, há abordagens alternativas que você pode usar para compensar a indisponibilidade desses recursos com fontes de dados de cubo. Porém, você também pode se conectar diretamente a um banco de dados relacional que foi usado como a fonte de dados de cubo. Converse com o administrador do banco de dados para descobrir se o seu banco de dados tem aliases disponíveis

Observação: as fontes de dados de cubo são compatíveis apenas com o Tableau Desktop no Windows, e não no Mac.

O que são fontes de dados de cubo?

Uma fonte de dados de cubo é uma fonte de dados na qual hierarquias e agregações foram criadas previamente pelo designer de cubo.

Os cubos são eficientes e podem retornar informações de modo muito rápido. Normalmente, são mais rápidos do que uma fonte de dados relacionais. Entretanto, a velocidade de um cubo está associada a todas as agregações e hierarquias pré-criadas. Essas definições permanecem estáticas até que o cubo seja recriado. Desta forma, as fontes de dados de cubo não são tão flexíveis quanto as fontes de dados relacionais caso os tipos de perguntas não sejam antecipados pelo designer original ou sejam alterados após a criação do cubo.

Estas são as fontes de dados de cubo compatíveis com o Tableau:

  • Oracle Essbase
  • OLAP do Teradata
  • Microsoft Analysis Services (MSAS)
  • SAP NetWeaver Business Warehouse
  • Microsoft PowerPivot

Assista ao vídeo: para ver conceitos relacionados demonstrados no Tableau, assista ao vídeo de treinamento gratuito de 5 minutos Análise com Cubos e MDX(O link abre em nova janela). Use sua conta do tableau.com(O link abre em nova janela) para fazer logon.

Criar membros calculados usando fórmulas MDX

Quando estiver trabalhando em uma fonte de dados de cubo, você poderá criar membros calculados com fórmulas MDX em vez de fórmulas do Tableau. O MDX (Multidimensional Expressions) é uma linguagem de consulta para bancos de dados OLAP. Com os membros calculados MDX, você pode criar cálculos mais complexos e referências de medidas e dimensões. Um membro calculado pode ser uma medida calculada, que é um novo campo na fonte de dados exatamente igual a um campo calculado, ou pode ser um membro de dimensão calculado, que é um novo membro dentro de uma hierarquia existente. Para obter detalhes, consulte Como criar um membro calculado.

Recursos do Tableau que são afetados quando você usa uma fonte de dados de cubo

Quando você usa uma fonte de dados de cubo, nem todos os recursos do Tableau estão disponíveis ou trabalham da mesma forma que as fontes de dados relacionais. A tabela a seguir mostra as diferenças.

Recurso

Status para fontes de dados de cubo

Ações Com as conexões do Microsoft Analysis Services, as ações de detalhamento definidas no cubo não permanecem disponíveis no Tableau.

As fontes de dados do cubo não aceitam ações de fontes de dados relacionais ou de outro cubo.

Por exemplo, suponha que você tenha uma pasta de trabalho com uma exibição que usa uma fonte de dados MySQL, uma segunda exibição que usa uma fonte de dados de cubo A e uma terceira exibição que usa uma fonte de dados de cubo B. As ações na exibição que usa os dados MySQL não afetarão as exibições que usam as fontes de dados do cubo e as ações na exibição para uma fonte de dados do cubo não afetarão a outra exibição. No entanto, as ações na exibição que usa a fonte de dados de cubo A podem afetar a exibição que usa a fonte de dados MySQL.

Recursos de análise avançada Expressões de nível de detalhe, linhas de tendência, previsão e clustering não são compatíveis com as fontes de dados de cubo.
Funções de cálculo de agregação As fontes de dados de cubo são pré-agregadas e, assim, não aceitam funções de agregação, como SUM(), AVG() e CNT().

Talvez seja possível usar Cálculos da tabela para realizar operações de agregação nos resultados em nível de célula do cubo no Tableau.

Aliases Os aliases para bancos de dados de cubo são criados pelo designer de cubo e podem ser ativados no Tableau ao selecionar a fonte de dados no menu Dados e ao escolher Arquivo de alias. Converse com o administrador do banco de dados para descobrir se o seu banco de dados tem aliases disponíveis. Não há suporte para aliases nos bancos de dados do Microsoft Analysis Services.

Por padrão, o alias para cada membro de cada dimensão é inicialmente definido como o nome de membro original.

Compartimentos Nas fontes de dados de cubo, o comando Criar compartimento não está disponível para medidas.

Você pode, no entanto, gravar um cálculo que usa os resultados de célula do cubo e os vincula. Por exemplo:

str((INT([Internet Sales Amount]/1000)) * 1000)

Tipo de dados KPI do cubo Quando conectados ao Microsoft Analysis Services, os cálculos de KPIs definidos no cubo não permanecem disponíveis.

No entanto, você pode gravar seus próprios cálculos de KPI no Tableau. Você também pode usar os parâmetros do Tableau para criar uma análise de KPI hipotética altamente flexível. Para obter mais informações, consulte Visualizar indicadores-chave de progresso.

Funções de atraso do cubo Nas fontes de dados de cubo, não é possível usar funções de atraso do cubo no editor de cálculo do Tableau. Em vez disso, você pode usar os Cálculos de tabela do Tableau para calcular determinadas porcentagens e totais. Para obter mais informações, consulte Transformar valores com cálculos de tabela.

Como alternativa, você pode usar uma função de Atraso MDX diretamente no Tableau usando um membro calculado. Por exemplo:

Avg ( { [Date].[Calendar].CurrentMember.Lag(4) : [Date].[Calendar].CurrentMember } , [Measures].[Internet Sales Amount] )

Instruções MDX (Multidimensional Expression) personalizadas Quando conectado a um cubo, você não pode fazer uma conexão com uma instrução MDX personalizada. Todas as definições de subcubo precisam ser criadas no servidor através da implementação de perspectivas de cubo, partições, dimensões ou proteções de célula necessárias.
Combinação de dados As fontes de dados de cubo podem ser usadas somente como fonte de dados primária para combinação de dados no Tableau. Não podem ser usadas como fontes de dados secundárias. Para obter detalhes, consulte Solucionar problemas de combinação de dados.
Dimensões de data Para fontes de dados de cubo, as dimensões de data costumam ser organizadas em hierarquias que contêm níveis como ano, trimestre e mês. Além disso, algumas fontes de dados multidimensionais têm inteligência de tempo habilitada, o que possibilita observar níveis de dados de maneiras diferentes, como Meses por ano, Meses por trimestre, Finais de semana etc. Esses níveis são representados como atributos da hierarquia. Para obter detalhes, consulte Datas e horas.
Filtros de fonte de dados Os filtros de fonte de dados não estão disponíveis para fontes de dados de cubo. Todos os valores de campo devem ser definidos no cubo antes da análise no Tableau.
Extrações Não é possível criar extrações de fontes de dados de cubo. O cubo e as fontes de dados relacionais têm estruturas de dados incompatíveis, o que impede extração de dados de um cubo e o armazenamento em uma fonte de dados relacionais, como o processador de dados.

A partir da versão 10.4, é possível criar extrações SAP BW sem a necessidade de uma chave do produto especial do Tableau. Para obter informações sobre suporte e limitações das extrações SAP BW , consulte SAP NetWeaver Business Warehouse.

Filtros Quando você exibe um filtro de uma dimensão de cubo, todos os níveis da hierarquia dessa dimensão estão incluídos no filtro. Por exemplo:

É possível usar atributos de cubo como filtros de modo que apareça apenas um nível em vez de uma hierarquia. No painel Dados, os atributos aparecem na seção Dimensões e são indicados por este ícone:

Os filtros de divisão têm comportamentos diferentes em uma fonte de dados de cubo e em uma fonte de dados relacionais. Consulte Criar filtros de divisão para obter detalhes.

Algumas opções para cartão de filtro de dimensão não estão disponíveis. Por exemplo, o valor único (suspenso), vários valores (lista personalizada) etc. Em vez disso, os filtros dimensionais na exibição retêm sua aparência hierárquica e não podem ser alterados em tipos de lista específicas. Você pode criar um conjunto do Tableau contendo determinados valores e em seguida usá-lo como um filtro na exibição com as opções de filtro esperadas (clique com o botão direito do mouse no conjunto do painel Dados, em seguida clique em Mostrar filtro).

Além disso, consulte Filtrar os dados com cuidado para obter informações sobre as considerações de desempenho ao filtrar os dados de fontes de dados de cubo.

Grupos Você não pode criar grupos quando trabalha com uma fonte de dados de cubo. Qualquer conceito de agrupamento deve ser predefinido no cubo como atributos dimensionais ou conjuntos de cubos.

No entanto, você pode gravar o MDX (Multidimensional Expressions) diretamente no Tableau usando um membro calculado para criar um grupo. Por exemplo:

[Customer].[Customer Geography].[France] + [Customer].[Customer Geography].[Germany]

Para obter uma demonstração desse processo, assista ao vídeo sob demanda do Tableau Análise com cubos e MDX(O link abre em nova janela).

Hierarquias Nas fontes de dados de cubo, as hierarquias precisam ser definidas no cubo antes da análise.
Parâmetros Nas fontes de dados de cubo, você não pode usar valores de parâmetro para filtrar dimensões em um cálculo MDX.
Publicação As pastas de trabalho que usam fontes de dados de cubo podem ser publicadas no Tableau Server, mas não oferecem suporte a conexões de passagem. Isso significa que você não pode fazer uma conexão do Tableau Server usando uma fonte de dados. Também significa que você não pode criar uma pasta de trabalho usando a fonte de dados no Tableau Server. Para obter detalhes, consulte Fontes de dados de cubo(O link abre em nova janela) na ajuda do Tableau Server.

Publicar uma fonte de dados em cubo no Tableau Server permite-lhe armazenar a fonte de dados no servidor. No entanto, para usar a fonte de dados, você deve baixar a fonte de dados no Tableau Desktop e usá-la localmente.

As pastas de trabalho que usam fontes de dados de cubo não podem ser publicadas no Tableau Online.

Conjuntos As fontes de dados de cubo suportam conjuntos hierárquicos, que filtram os dados para os membros selecionados e todos os seus descendentes. Para obter detalhes, consulte Exemplos de conjuntos.
Funções de cadeia de caracteres do Tableau

Com as fontes de dados de cubo, as dimensões não permanecem disponíveis no editor de cálculo.

No entanto, você pode gravar o MDX no Tableau usando um membro calculado para manipular valores dimensionais. Por exemplo:

LEFT([Product].[Product Categories].DataMember.MemberValue,LEN([Product].[Product Categories].DataMember.MemberValue)-5)

Conversões de tipo Nas fontes de dados de cubo, algumas funções de conversão de tipo não permanecem disponíveis no editor de cálculo. Como regra, as conversões de tipo de dados devem ser definidas no cubo antes da análise.

Em especial, a alteração do tipo de dados de uma dimensão de cubo para uma data no Tableau, às vezes, fornece informações incorretas. Este recurso é compatível com algumas dimensões do cubo, dependendo de como as datas são formatadas no cubo.

Você pode gravar o Multidimensional Expressions (MDX) diretamente no Tableau usando um membro calculado para alterar o tipo de dados de uma dimensão de cubo para uma data. Por exemplo:

CDATE([Date].[Date].CurrentMember.MemberValue)

Outros artigos nesta seção

Agradecemos seu feedback!