Converter uma medida em uma dimensão

Você pode converter um campo de uma medida para uma dimensão na exibição atual. Ou, se desejar alterar para afetar todos os usos futuros do campo em uma pasta de trabalho, é possível converter um campo no painel Dados de uma medida para uma dimensão. Para obter mais informações sobre dimensões e medidas, consulte Dimensões e medidas, azul e verde(O link abre em nova janela).

Tambpem é possível Converter campos entre discretos e contínuos.

Converter uma medida na exibição em uma dimensão discreta

É possível arrastar uma medida do painel Dados, mas usá-lo como uma dimensão na exibição. Por exemplo, digamos que você quer saber os totais de vendas agregadas de todas as taxas de desconto disponíveis. A exibição que você quer tem esta aparência:

O campo Desconto contém dados numéricos, dessa forma, quando você se conecta à fonte de dados, o Tableau o atribui à área Medidas no painel Dados. Na fonte de dados Sample - Superstore, que acompanha o Tableau Desktop, os valores de Desconto vão de 0% a 80%.

Estas são as etapas para criar a exibição mostrada acima:

  1. Arraste Vendas para Linhas e Desconto para Colunas. O Tableau mostra um gráfico de dispersão, esse é o tipo de gráfico padrão quando você coloca uma medida em Linhas e outra em Colunas.

    O Tableau agrega Desconto como AVG e Vendas como SUM. Os campos são contínuos, sendo assim, ao longo da parte inferior e do lado esquerdo da exibição, o Tableau exibe eixos (e não em cabeçalhos de coluna ou de linha).

  2. Para tratar Desconto como uma dimensão, clique na seta suspensa no campo (na divisória Colunas) e selecione Dimensão no menu de contexto. O Tableau não agrega mais os valores de Desconto, o que você vê agora é uma linha. Mas os valores em Desconto ainda são contínuos, dessa forma, o Tableau ainda mostra eixos contínuos para ambos os campos:

  3. Para concluir o processo, clique na seta suspensa em Desconto novamente e selecione Discreto no menu de contexto. A transformação de Desconto está concluída. Você agora vê o gráfico de barras como na imagem inicial no início deste tópico. Ao longo da parte inferior, você vê cabeçalhos de coluna (0%, 10%, 20% etc.) em vez de um eixo.

    Vamos rever como chegamos a esse ponto:

    Ação Resultado
    Converter Desconto de um medida em uma dimensão... Os valores de vendas não são mais agregados de acordo com a taxa de desconto, resultando em um gráfico de linha em vez de um gráfico de dispersão.
    Converter Desconto de contínuo em discreto... O Tableau mostra cabeçalhos na parte inferior da exibição, em vez de um eixo contínuo.

    A única coisa que falta fazer é arrastar Vendas para Rótulo e formatar os rótulos para facilitar a leitura.

O gráfico resultante é relativamente útil, pois há apenas 12 valores únicos de Desconto na fonte de dados. Se houvesse um valor exclusivo em cada linha, o que não seria incomum em um campo numérico, o número de barras individuais na exibição resultante seria igual ao número de linhas na fonte de dados e isso, provavelmente, não resultaria em uma visualização útil.

Conversão de uma medida no painel Dados em uma dimensão

Na primeira vez que você se conecta a uma fonte de dados, o Tableau atribui a maioria dos campos que contêm informações quantitativas e numéricas (isto é, campos nos quais os valores são números) como campos de medida no painel Dados. A excessão é para campos cujo nome sugere o tipo de dados, por exemplo, Ano ou Mês (o Tableau os identificaria como dimensões de Data) ou campos contendo palavras como “ID” e “Tecla”, pois o Tableau os categorizaria como dimensões, mesmo de forem numéricos.

Contudo, talvez você prefira que alguns desses campos, categorizados pelo Tableau como medidas, na realidade sejam dimensões. Códigos postais são um exemplo clássico: eles frequentemente são formados apenas por números, mas as informações são absolutas, não contínuas, você não gostaria de agregar códigos postais adicionando-os ou fazendo a média deles. Da mesma forma, um campo contendo idades de indivíduos pode ser categorizado como uma medida por padrão no Tableau porque ele contém dados numéricos. Em alguns casos, você poderá querer adicionar idades ou fazer uma média delas, mas também poderá querer ver a idade de cada indivíduo como uma categoria ou um compartimento, nesse caso, você gostaria que o Tableau criasse cabeçalhos para esse campo, em vez de um eixo. Se desejar usar as idades em sua exibição dessa forma, é possível converter o campo em uma dimensão.

Para converter uma medida em uma dimensão no painel Dados, execute uma das ações a seguir.

  • Clique e arraste o campo de uma área de medidas do painel Dados e cole-o em uma área de dimensões (acima da linha).

  • Clique com o botão direito do mouse (clique pressionando a tecla Control, no Mac) na medida no painel Dados e selecione Converter em dimensão.

Se você colocar um campo que converteu de medida em dimensão em uma divisória, ele agora produzirá cabeçalhos em vez de um eixo.

Agradecemos seu feedback!