Organizar e personalizar campos do painel Dados

O painel Dados tem vários recursos e funções que auxiliam o usuário a organizar e personalizar os campos de dados e a localizar e ocultar campos.

Organizar o painel Dados

É possível reorganizar os itens no painel Dados com base em seu layout padrão usando pastas ou por meio de classificação.

Campos de Grupo nas pastas

Para facilitar o uso de fontes de dados com muitos campos, organize os itens do painel Dados em pastas. Itens como campos, parâmetros e conjuntos podem ser agrupados em pastas.

Clique na opção Agrupar por pasta, no menu do painel Dados, ou em um menu de contexto do campo.

Observações sobre as opções de agrupamento

  • Quando você se conecta a uma tabela única em sua fonte de dados, o agrupamento por pasta é habilitado por padrão.

  • Quando você se conecta a uma fonte de dados com várias tabelas, o agrupamento por tabela é habilitado.

  • Quando a opção Agrupar por tabela da fonte de dados é selecionada, as dimensões e as medidas são agrupadas de acordo com a tabela do banco de dados à qual pertencem. Isso é especialmente útil quando existem várias tabelas unidas.

  • "Agrupar por" tem opções disponíveis apenas para fontes de dados relacionais—não para fontes de dados multidimensionais (cubo).

Agrupar campos em pastas

  1. No painel Dados, selecione os campos que deseja agrupar ou clique com o botão direito do mouse (clique pressionando a tecla Control no Mac) na área vazia do painel Dados.

  2. Clique em Pastas > Criar pasta.

  3. Quando solicitado, nomeie a nova pasta.

Depois de criar uma estrutura de pasta, será possível arrastar campos de uma pasta para outra ou duplicar campos que deseja ter disponível em mais de uma pasta.

Adicionar um campo a uma pasta

  • Arraste um campo na parte superior do nome da pasta para adicionar o campo à pasta. Caso a pasta seja expandida, você pode arrastar o campo até a área geral da pasta.

Classificar campos no painel Dados

Ao organizar o painel Dados com ou sem pastas, é possível fazer com que o Tableau classifique os itens. Essas opções Classificar por também estão localizadas no menu do painel Dados.

As opções de classificação estão disponíveis apenas para fontes de dados relacionais, não para fontes de dados multidimensionais (cubo). As opções de classificação são as seguintes:

  • Classificar por nome – lista as dimensões e as medidas em ordem alfabética de acordo com seus aliases de campo.

  • Classificar por ordem da fonte de dados – lista as dimensões e as medidas na ordem em que estão listadas na fonte de dados subjacentes.

Localizar campos

Procure campos, pastas e hierarquias no painel Dados. Se a fonte de dados contiver muitos campos, talvez seja difícil localizar um específico como “Data”, “Cliente” ou “Lucro”, ou encontrar todos os campos que terminam em "xyz". Para encontrar um item, faça o seguinte:

Clique no ícone Localizar campo na parte superior do painel Dados (Ctrl + F no Windows, Command-F em um Mac) e insira o nome do item que deseja procurar. Como alternativa, insira uma cadeia de caracteres para procurar todos os nomes de item que a contêm.

Ao digitar na caixa de pesquisa, o painel Dados é filtrado para mostrar todos os campos, pastas ou hierarquias que contêm a cadeia de caracteres digitada.

A pesquisa permanece aberta até que você clique no ícone Encontrar campo ou pressione Ctrl + F novamente.

Renomear campos

É possível renomear campos no painel Dados. Por exemplo, um campo chamado Segmento de cliente na fonte de dados pode ser renomeado para Segmento de negócios no Tableau. Também é possível renomear os campos criados pelo usuário. A renomeação de um campo não altera o nome do campo na fonte de dados subjacente. Em vez disso, o campo recebe um nome especial que só aparece em pastas de trabalho do Tableau. O nome do campo alterado é salvo com a pasta de trabalho bem como quando a fonte de trabalho é exportada. É possível renomear qualquer tipo de campo: dimensões, medidas, conjuntos ou parâmetros.

Renomear um campo

  1. Clique no nome de campo no painel Dados e mantenha pressionado o botão do mouse, até que o nome do campo seja mostrado em uma caixa de edição:

    Outra opção é pressionar F2 ou Ctrl + Enter para tornar o nome de campo editável.

  2. Digite o novo nome para o campo e pressione Enter.

O campo é exibido com o novo nome no painel Dados.

Reverter para o nome do campo padrão

Se o campo renomeado era da fonte de dados original, é possível clicar no nome do campo no painel Dados e manter pressionado o botão do mouse, até que o nome do campo seja mostrado na caixa. À direita do campo de edição, há uma seta circular pequena que pode ser clicada para restaurar o nome de campo da fonte de dados original:

Para reverter os nomes de vários campos da fonte de dados original, selecione todos, clique neles com o botão direito do mouse e escolha Redefinir nomes.

Combinar campos

Combine campos para criar um produto cruzado de membros de dimensões diferentes. Combine dimensões se quiser codificar uma exibição de dados usando várias dimensões.

Para combinar os campos, selecione várias dimensões no painel Dados e, em seguida, clique com o botão direito (clique pressionando a tecla Control, no Mac) nos campos e selecione Criar > Campo combinado.

Observação: para fontes de dados de cubo (multidimensionais), selecione níveis de hierarquia diferentes. No Tableau, as fontes de dados de cubo são compatíveis apenas com o Windows.

Por exemplo, as seleções mostradas abaixo vão produzir um novo campo composto das dimensões Categoria e Subcategoria.

As duas dimensões são combinadas em uma nova dimensão. O nome do campo é automaticamente criado a partir dos nomes dos campos originais. Clique com o botão direito do mouse (clique pressionando a tecla Control no Mac) no novo campo e selecione Renomear para alterar o nome.

Quando você usar o novo campo em uma exibição, será criado um cabeçalho para cada combinação das duas dimensões originais. Por exemplo, a exibição abaixo mostra os membros dos campos Categoria e Subcategoria combinados.

Observação: para fontes de dados de cubo, é possível optar por exibir o nome totalmente qualificado. Basta clicar com o botão direito do mouse (clique pressionando a tecla Control do Mac) no campo combinado no painel Dados e selecionar Qualificar nomes de membro.

Ocultar ou reexibir campos

É possível ocultar ou mostrar campos de maneira seletiva no painel Dados. Para ocultar um campo, clique com o botão direito do mouse (clique pressionando a tecla Control) no campo e selecione Ocultar.

Quando quiser alterar os campos de ocultos para visíveis, selecione Mostrar campos ocultos no menu do painel Dados.

Os campos ocultos serão mostrados em cinza no painel Dados. Para selecionar um ou mais campos ocultos, basta clicar com o botão direito do mouse (clique pressionando a tecla Control no Mac) e selecionar Reexibir.

Selecione Ocultar todos os campos não utilizados no menu do painel Dados para ocultar rapidamente todos os campos que não estejam em uso na pasta de trabalho.

Observação: ocultar campos pode ser uma boa forma de reduzir o tamanho de um arquivo de extração de dados pois os campos ocultos são automaticamente excluídos da extração.

Adicionar campos calculados ao painel Dados

É possível criar campos calculados que aparecem no painel Dados. Esses novos campos calculados podem ser usados como qualquer outro campo. Selecione Criar campo calculado no menu do painel Dados. Ou selecione Análise > Criar campo calculado.

 

Outros artigos nesta seção

Agradecemos seu feedback! Ocorreu um erro ao enviar o feedback. Tente novamente ou envie-nos uma mensagem.