Sobre o Tableau Catalog

Os dados estão aumentando em volume, formatos e importância, levando a ambientes mais complexos. Com o ritmo rápido da mudança dos dados, pode ser difícil acompanhar esses dados e como eles estão sendo usados em ambientes complexos. Ao mesmo tempo, mais usuários precisam acessar mais esses dados em mais lugares, e é difícil para os usuários encontrarem os dados certos. Em última análise, isso provoca uma falta de confiança nos dados porque as pessoas questionam se estão usando a fonte certa, ou se ela está atualizada.

O Tableau Catalog integra recursos como linhagem, análise de impacto, dicionário de dados, avisos de qualidade de dados e pesquisa aos seus aplicativos do Tableau, ajudando a solucionar esses problemas de forma diferente de um catálogo independente. Ele se concentra na TI e no usuário final para que todos que usam o Tableau Server ou o Tableau Online tenham mais visibilidade e confiança nos dados, além de permitir mais capacidade de descoberta. O Tableau Catalog cria um catálogo fora do conteúdo do Tableau usado pela sua organização, permitindo uma funcionalidade abrangente, como o seguinte:

  • Análise de impacto e linhagem.
    • Você pode ver as pastas de trabalho e outros conteúdos do Tableau que dependem de colunas ou campos específicos de tabelas ou fontes de dados que você gerencia. Quando precisar fazer alterações nos seus dados, você poderá notificar os autores do Tableau afetados por meio do e-mail.
    • Como autor de pasta de trabalho, você pode usar a linhagem para rastrear os campos dos quais a pasta de trabalho depende.
    • Como usuário, quando você usa uma visualização do Tableau, é possível ver de onde vieram os dados que foram usados para criar a exibição.
  • Curadoria e confiança. Como um administrador de dados, é possível adicionar metadados úteis, como descrições e certificações, para que os usuários localizem os dados certos. Você pode definir os avisos de qualidade de dados, exibir detalhes de dados no painel Detalhes dos dados, certificar ativos e remover ativos do catálogo.
  • Descoberta de dados. Você pode usar o Tableau Catalog para pesquisar por bancos de dados, tabelas e fontes de dados para analisar no Tableau e se conectar a ele a partir dos resultados da pesquisa.

A partir do 2019.3, o Tableau Catalog está disponível no Complemento de gerenciamento de dados no Tableau Online e no Tableau Server. Quando a chave do produto está ativa e habilitada, os recursos de catálogo descritos acima são integrados ao produto que você está usando, para que possa trabalhar com os dados onde os encontrar.

Como funciona o Tableau Catalog

O Tableau Catalog descobre e indexa todo o conteúdo em seu site (pastas de trabalho, fontes de dados, planilhas e fluxos) para coletar metadados sobre o conteúdo. Nos metadados, os bancos de dados e tabelas (também chamados de ativos externos) são identificados. Conhecer as relações entre o conteúdo e os ativos externos permite que o Tableau exiba a linhagem do conteúdo e dos ativos. Além disso, o Tableau Catalog permite que os usuários se conectem a ativos externos usando o Tableau Server ou o Tableau Online.

Principais termos do Tableau Catalog

  • Metadados. Informações sobre os dados.
  • Conteúdo do Tableau. Conteúdo criado no Tableau como pastas de trabalho, fontes de dados e fluxos.
  • Ativos externos. Os metadados sobre os bancos de dados e tabelas usados pelo conteúdo do Tableau publicado no Tableau Server ou Tableau Online.

Licença do Tableau Catalog

O Tableau Catalog é licenciado por meio do Complemento de gerenciamento de dados. Para obter informações sobre como o licenciamento do complemento de Gerenciamento de dados funciona, consulte Licença do Data Management Add-On.

Habilitar o Tableau Catalog

Depois que o Tableau Server ou o Tableau Online for licenciado com o Data Management Add-on, você poderá habilitar o Tableau Catalog executando uma das seguintes tarefas:

  • No Tableau Online, nenhuma ação é necessária. O Tableau Catalog é ativado por padrão, configurado para usar permissões derivadas e pronto para uso. Para obter mais informações sobre permissões derivadas, consulte o tópico Permissões em ativos e metadados.
  • No Tableau Server, o administrador do servidor deve primeiro habilitar a API de metadados do Tableau usando o comando tsm maintenance metadata-services. Para obter mais informações, consulte Ativar o Tableau Catalog.

    Depois que a API de metadados estiver habilitada, o Tableau Catalog é ativado por padrão, configurado para usar permissões derivadas e pronto para uso. Para obter mais informações sobre permissões derivadas, consulte o tópico Permissões em ativos e metadados.

Recursos e funcionalidades

Para saber mais sobre os recursos que podem ser utilizados com o Tableau Catalog, consulte os seguintes artigos da Ajuda:

Descoberta de dados

  • No painel Conectar no Tableau Desktop, em Pesquisar por dados, selecione Tableau Server para se conectar aos dados usando o Tableau Server ou Tableau Online. Quando o Tableau Catalog está habilitado, além de pesquisar fontes de dados publicadas para se conectar, agora você pode procurar e conectar-se aos bancos de dados e tabelas específicos usados pelas fontes de dados publicadas e pastas de trabalho no site do Tableau Server ou do Tableau Online.
  • A Pesquisa é expandida para incluir resultados com base em campos, colunas, bancos de dados e tabelas, quando o Tableau Catalog está habilitado.
  • Se você criar na Web, também será possível se conectar a bancos de dados e tabelas, bem como fontes de dados publicadas, do Tableau Server e do Tableau Online.

Curadoria e confiança

  • Certifique seus ativos de dados para ajudar os usuários a encontrar dados confiáveis e recomendados.
  • Defina os avisos de qualidade de dados para alertar os usuários sobre problemas de qualidade de dados, como dados obsoletos ou preteridos.
  • Entenda melhor as visualizações publicadas usando a guia Detalhes de dados para ver informações sobre os dados usados.
  • Adicione descrições a bancos de dados, tabelas e colunas para ajudar os usuários a localizarem os dados que estão procurando.

Linhagem e análise de impacto

  • Use a linhagem para rastrear a origem dos seus dados e analisar o impacto das alterações nos dados e identificar quais usuários podem ser afetados.
  • Envie e-mail para proprietários de uma pasta de trabalho, uma fonte de dados ou um fluxo ou para contatos de um banco de dados ou uma tabela sobre atualizações relacionadas aos dados.

Recursos do desenvolvedor

É possível usar a API de metadados do Tableau para consultar de forma programática os metadados do conteúdo publicado no Tableau Online ou no Tableau Server. A API de metadados é rápida e flexível, além de ser a melhor quando você está procurando informações específicas sobre a relação entre os metadados e suas estruturas.

Além da API de metadados, você pode usar métodos de metadados na API REST do Tableau Server para atualizar de forma programática determinados metadados. Para obter mais informações sobre métodos de metadados, consulte Métodos de metadados na API REST do Tableau Server.

 

Agradecemos seu feedback! Ocorreu um erro ao enviar o feedback. Tente novamente ou envie-nos uma mensagem.