Medir distâncias entre pontos de dados e locais em um mapa

Ao explorar os dados em uma visualização de mapa, você pode ter dúvidas sobre como esses dados se relacionam às adjacências, locais ou pontos de referência. Para responder a esses tipos de perguntas, você pode usar a ferramenta Radial para medir as distâncias aproximadas em sua visualização de mapa.

A exibição a seguir mostra o número de terremotos, de magnitude 6.0 ou mais, que ocorreram no mundo, entre janeiro de 1994 e fevereiro de 2014.

Em uma escala global, essa exibição é bastante poderosa, mas você ou o seu público-alvo pode desejar ampliar e explorar determinadas áreas com mais detalhes. Por exemplo, talvez você deseje ver quantos terremotos ocorreram em Taiwan nos últimos 10 anos, especificamente em 100 milhas da capital, Taipé.

Para fazer isso, você pode usar a ferramenta radial para encontrar todos os terremotos em aproximadamente 100 milhas da capital.

Siga as etapas abaixo para saber como medir a distância com a ferramenta Radial.

Etapa 1: Amplie uma área ou localização

A primeira etapa para medir a distância em mapas com a ferramenta Radial é ampliar uma área ou localização na visualização de mapa. Para obter mais informações sobre como ampliar e reduzir a exibição, consulte Exibições ampliada e panorâmica e Selecionar marcas(Link opens in a new window).

Você também pode usar a pesquisa no mapa para navegar rapidamente para uma localização no seu mapa. Para obter mais informações sobre como usar a pesquisa no mapa, consulte Pesquisar localizações no seu mapa.

Observação : é necessário ampliar várias vezes, antes de conseguir medir a distância com a ferramenta Radial. A distância medida não aparecerá se tiver ampliado muito o mapa. Para obter mais informações, consulte a seção Precisão da medição.

Etapa 2: selecione a ferramenta Radial

Após ter ampliado uma área particular ou local na sua exibição, selecione a ferramenta Radial na barra de ferramentas da exibição e, em seguida, clique e arraste-a pela exibição. A distância medida aparece à direita do círculo exibido, quando você arrasta pela exibição.

Para obter mais informações sobre como utilizar a ferramenta Radial, consulte Selecionar marcas(Link opens in a new window).

Observação: se você não visualizar uma distância medida, amplie mais em um local ou área na exibição.

Observação: se a barra de ferramentas da exibição estiver oculta, pressione S no teclado para usar a ferramenta Radial.

Ao arrastar, a ferramenta Radial seleciona as marcas localizadas dentro do raio do círculo. Neste exemplo, o raio é de 100 milhas e está centralizado sobre Taipei. Isso significa que, de acordo com esses dados, todos os terremotos selecionados (25) ocorreram em aproximadamente 100 milhas de Taipei nos últimos 10 anos.

Precisão da medição

Por padrão, as medições da ferramenta Radial têm uma pequena margem de erro, porque na projeção do mapa, as distâncias tornam-se exageradas e se estendem à medida que você se afasta do equador. Isso significa que a ferramenta Radial só pode medir as distâncias aproximadas.

A ferramenta Radial pode medir a distância de forma mais precisa, quanto mais perto você estiver do equador e mais ampliar a exibição.

Observação: por projeto, a ferramenta Radial não exibe uma distância medida quando há uma redução muito distante da exibição, porque a medição pode estar precisa.

Alterar as unidades de medida

Por padrão, a localidade da pasta de trabalho determina quais unidades a ferramenta Radial usa para medir a distância. Se a localidade da pasta de trabalho estiver definida para um país que usa o sistema Imperial, a ferramenta Radial medirá a distância em pés e milhas. Se a localidade da sua pasta de trabalho estiver definida para um país que usa o sistema Métrico, a ferramenta Radial medirá a distância em metros e quilômetros.

É possível alterar as unidades que a ferramenta Radial usa para medir distância em qualquer visualização de mapa na pasta de trabalho.

Para fazer isso, selecione Mapa > Opções de mapa. Em seguida, em Unidades, clique no menu suspenso e escolha dentre o seguinte:

  • Se quiser medir distâncias em metros e quilômetros, selecione Métrica.

  • Se desejar medir distâncias em pés e milhas, selecione EUA

  • Se desejar que as unidades de medida sejam determinadas pelo local de sua pasta de trabalho, selecione Automático .

As unidades que você escolheu serão salvas com a pasta de trabalho e permanecerão se você publicar a visualização de mapa no Tableau Server, Tableau Online ou Tableau Public.

Consulte também:

Mostrar uma escala de mapa

Agradecemos seu feedback! Ocorreu um erro ao enviar o feedback. Tente novamente ou envie-nos uma mensagem.