Controlar a aparência das marcas na exibição

Controle a cor, o tamanho, a forma, o detalhe, o texto e as dicas de ferramenta das marcas na exibição usando o cartão Marcas. Arraste os campos para os botões no cartão Marcas para codificar os dados da marca. Clique nos botões no cartão Marcas para abrir as propriedades da marca. Para obter informações relacionadas a marcas, consulte Alterar o tipo de marca na exibição e Cartão Marcas.

Atribuir cores a marcas

Para atribuir uma cor a marcas, siga um destes procedimentos:

  • No cartão Marcas, clique em Cor e selecione uma cor no menu.

    Essa operação atualiza todas as marcas na exibição para a cor escolhida. Todas as marcas têm uma cor padrão, mesmo quando não há campos em Cor no cartão de Marcas. Para a maioria das marcas, azul é a cor padrão; para texto, preto é a cor padrão.

  • No painel Dados, arraste um campo para Cor no cartão Marcas.

    O Tableau aplica cores diferentes às marcas com base nos valores e membros do campo. Por exemplo, se você soltar um campo discreto (um campo azul), como Categoria, em Cor, as marcas na exibição serão divididas por categoria e cada categoria receberá uma cor.

    Se você soltar um campo contínuo, como SUM(Sales), em Cor, cada marca na exibição será colorida com base em seu valor de vendas.

Editar cores

Para alterar a paleta de cores ou personalizar como a cor é aplicada às marcas:

  • No cartão Marcas, clique em Cor > Editar cores.

Para obter mais informações, consulte Paletas de cores e efeitos.

Alterar o tamanho de marcas

Para alterar o tamanho de marcas na exibição, siga um destes procedimentos:

  • No cartão Marcas, clique em Tamanho e mova o controle deslizante para a esquerda ou para a direita.

    O controle deslizante Dimensionador afeta marcas diferentes de diferentes maneiras, conforme descrito na tabela a seguir.

    Tipo de marca Descrição
    Círculo, quadrado, forma, texto Aumenta ou diminui a marca.
    Barra, barra de Gantt Alarga ou estreita as barras.
    Linha Aumenta ou diminui a espessura das linhas.
    Polígono Não é possível alterar o tamanho de um polígono.
    Pizza Aumenta e diminui o tamanho geral da pizza.

    O tamanho da exibição de dados não é modificado quando as marcas são alteradas com o controle deslizante Dimensionador. No entanto, se você alterar o tamanho da exibição, o tamanho da marca pode se alterar para acomodar a nova formatação. Por exemplo, se você tornar a tabela maior, as marcas podem ser tornar maiores também.

  • No painel Dados, arraste um campo para Tamanho no cartão Marcas.

Ao colocar um campo discreto em Tamanho no cartão Marcas, o Tableau separa as marcas de acordo com os membros na dimensão e atribui um tamanho exclusivo a cada membro. Como o tamanho tem uma ordem inerente (de pequeno a grande), os tamanhos categóricos funcionam melhor para dados organizados, como anos ou trimestres.

Os dados de codificação do tamanho com campo discreto separam as marcas da mesma forma como a propriedade Detalhe e, em seguida, fornecem informações adicionais (um tamanho) para cada marca. Para obter mais informações, consulte Separar marcas na exibição por membros da dimensão. Ao adicionar uma codificação de tamanho categórico a uma exibição, o Tableau exibe uma legenda mostrando os tamanhos atribuídos a cada membro no campo do destino Tamanho. É possível modificar como esses tamanhos são distribuídos usando-se a caixa de diálogo Editar Tamanhos.

Ao colocar um campo contínuo em Tamanho no cartão Marcas, o Tableau desenha cada marca com um tamanho diferente usando um intervalo contínuo. O menor valor recebe a marca de menor tamanho e o maior valor é representado pela maior marca.

Quando codificação de tamanho quantitativo é adicionada à exibição, o Tableau exibe uma legenda que mostra o intervalo de valores em que os tamanhos são atribuídos. É possível modificar como esses tamanhos são distribuídos usando-se a caixa de diálogo Editar Tamanhos.

Editar tamanhos de marcas

Para editar o tamanho de marcas ou alterar como o tamanho é aplicado às marcas na exibição:

  1. No cartão Legenda de tamanho (exibido quando você adiciona um campo a Tamanho no cartão Marcas), clique na seta suspensa no canto direito e selecione Editar tamanhos.

    Para obter mais informações sobre legendas, consulte Legendas.

  2. Na caixa de diálogo Editar tamanhos, faça as alterações e clique em OK.

    As opções disponíveis variam de acordo com o campo aplicado ao tamanho: campo contínuo ou discreto.

    Para campos contínuos, você pode fazer o seguinte:

    • Para Tamanhos variam, clique na caixa suspensa e selecione uma das seguintes opções:

      • Automaticamente - Seleciona o mapeamento mais indicado para os seus dados. Caso os dados sejam numéricos e não cruzem zero (todos positivos ou todos negativos), o mapeamento Do zero será usado. Caso contrário, o mapeamento Por intervalo será usado.

      • Por intervalo – usa os valores mínimo e máximo nos dados para determinar a distribuição de tamanhos. Por exemplo, se um campo tem valores de 14 a 25, os tamanhos serão distribuídos ao longo desse intervalo.

      • Do zero - Os tamanhos são interpolados do zero, atribuindo-se o tamanho de marca máximo ao valor absoluto do valor de dados mais distante do zero.

    • Use o controle deslizante de intervalos para ajustar a distribuição de tamanhos. Quando o mapeamento Do zero é selecionado no menu suspenso Tamanhos variam, o controle deslizante inferior é desabilitado, pois está sempre definido como zero.

    • Selecione Revertido para atribuir a maior marca ao menor valor e a menor marca ao maior valor. Essa opção não permanece disponível caso você esteja mapeando tamanhos a partir de zero porque a menor marca é sempre atribuída a zero.

    • Para modificar a distribuição de tamanhos, marque as caixas de seleção Valor inicial do intervalo e Valor final do intervalo e digite os valores inicial e final do intervalo.

      Para campos discretos, você pode fazer o seguinte:

      • Use o controle deslizante de intervalos para ajustar a distribuição de tamanhos.

      • Selecione Revertido para atribuir a maior marca ao menor valor e a menor marca ao maior valor.

Dimensionamento de marca no eixo contínuo

Para exibições onde o tipo de marca é Barra e há campos contínuos (verdes) tanto em Linhas quanto em Colunas, o Tableau oferece suporte para padrões e opções opcionais para dimensionar as marcas de barra no eixo que ancora as barras.

  • As marcas de barra são contínuas por padrão nos histogramas (sem espaço entre elas) e são dimensionadas para corresponderem ao tamanho dos compartimentos. Consulte Criar um histograma para ver exemplos.

  • Quando há um campo em Tamanho, é possível usá-lo para determinar o tamanho das marcas de barra no eixo onde as barras estão ancoradas. Para fazer isso, clique no cartão Tamanho e selecione Fixo.

  • Quando não há campo em Tamanho, especifique a largura das marcas de barra no eixo onde as barras estão ancoradas em unidades de eixo. Para isso, clique no cartão Tamanho, selecione Fixo e insira um número no campo Largura em unidades de eixo.

  • Quando houver um campo de data contínua no eixo onde as barras estão ancoradas, a largura das marcas estará definida para corresponder ao nível do campo de data. Por exemplo, se o nível de campo de data contínua é MONTH, as barras têm exatamente 1 mês de largura, ou seja, são levemente mais largas para meses com 31 dias do que para meses com 30 dias. Configure a largura das barras clicando no cartão Tamanho, selecionando Fixo e inserindo um número no campo Largura em dias, mas a largura resultante das barras não levam em conta as larguras variáveis das unidades de tempo, como meses e anos.

Adicionar rótulos ou texto de marcas

Para adicionar texto ou rótulos de marca à visualização:

  • No painel Dados, arraste um campo para Rótulo ou Texto no cartão Marcas.

Quando o foco é uma tabela de texto, a divisória Rótulo é substituída por Texto, que permite exibir os números associados a uma exibição de dados. O efeito de codificar a exibição de dados por texto depende do uso de uma dimensão ou de uma medida.

  • Dimensão – Quando uma dimensão é adicionada a Rótulo ou Texto no cartão Marcas, o Tableau separa as marcas de acordo com os membros da dimensão. Os rótulos de texto são gerados pelos nomes dos membros da dimensão.

  • Medida – Quando uma medida é adicionada a Rótulo ou Texto no cartão Marcas, os rótulos de texto são indicados pelos valores de medida. A medida pode ser agregada ou desagregada. Entretanto, a desagregação da medida em geral não é útil porque normalmente resulta na sobreposição de texto.

Texto é o tipo padrão de marca para uma tabela de texto, também conhecida como tabela de referência cruzada ou tabela dinâmica.

Separar marcas na exibição por membros da dimensão

Para separar marcas na exibição (ou adicionar mais granularidade):

  • No painel Dados, arraste uma dimensão para Detalhe no cartão Marcas.

Quando você soltar uma dimensão em Detalhe no cartão Marcas, as marcas em uma exibição de dados serão separadas de acordo com os membros dessa dimensão. Diferentemente de soltar uma dimensão na divisória Linhas ou Colunas, soltá-la em Detalhe é uma forma de mostrar mais dados sem alterar a estrutura da tabela.

Adicionar dicas de ferramenta a marcas

As dicas de ferramentas são detalhes que aparecem quando você focaliza uma ou mais marcas em uma exibição. As dicas de ferramenta também são úteis para filtrar ou remover rapidamente uma seleção ou exibir dados subjacentes. É possível editar uma dica de ferramenta para incluir textos estático e dinâmico. Você também pode modificar quais campos são incluídos em uma dica de ferramentas e se deseja usar esses campos para selecionar marcas na exibição.

Para obter detalhes sobre como mostrar uma visualização de uma planilha em uma dica de ferramenta (visualização na dica de ferramenta), consulte Criar exibições nas dicas de ferramenta (visualização em dica de ferramenta).

Adicionar uma dica de ferramenta

  1. Arraste um campo para Dica de ferramenta no cartão Marcas.

  2. Clique em Dica de ferramentas no cartão Marcas para abrir a caixa de diálogo Editar dica de ferramentas, na qual é possível adicionar texto, reorganizar o conteúdo da dica de ferramentas e inserir mais campos.

Observação: as dimensões são adicionadas à dica de ferramenta usando a agregação ATRIB, o que significa que, às vezes, a dica de ferramenta pode ser exibida como um asterisco. O asterisco indica a presença de vários membros da dimensão que se aplicam à marca que você está apontando. Por exemplo, uma marca pode representar as vendas agregadas de todas as regiões. Adicionar o campo Region à dica de ferramenta resulta em um asterisco porque a marca representa mais de uma região. Para evitar mostrar um asterisco, adicione a dimensão a Detalhe no cartão Marcas ou use-o em outro lugar na exibição para garantir que as marcas estejam no mesmo nível de detalhe.

Opções de dica de ferramentas

Ao abrir a caixa de diálogo Editar dica de ferramenta, há várias opções para formatar e configurar o comportamento das dicas de ferramenta. Escolha dentre as opções abaixo.

  • Formatar dicas de ferramentas: as dicas de ferramenta são especificadas por planilha e podem ser formatadas usando-se as ferramentas na parte superior da caixa de diálogo Editar Dica de Ferramenta.

  • Adicionar texto dinâmico: use o menu Inserir na parte superior da caixa de diálogo para adicionar texto dinâmico como, por exemplo, valores de campo, propriedades de planilha e muito mais. O comando Todos os Campos no menu Inserir adiciona todos os nomes de campo e valores usados na exibição à dica de ferramenta de qualquer marca na exibição.

  • Mostrar dicas de ferramentas: as dicas de ferramentas são mostradas por padrão. Se você preferir ocultar dicas de ferramentas automáticas, desmarque a caixa de seleção Mostrar dicas de ferramentas.

  • Configurar o comportamento da dica de ferramenta: configure o comportamento das dicas de ferramentas selecionando uma das opções a seguir na lista suspensa ao lado da caixa de seleção ao lado de Mostrar dicas de ferramentas:

    • Responsivo - Mostrar dicas de ferramentas instantaneamente: selecione essa opção para mostrar as dicas de ferramentas instantaneamente conforme você move o cursor sobre as marcas na exibição. Este é o padrão para todas as exibições.

      Com essa opção, as dicas de ferramentas aparecem sem botões de comando. Clique em uma marca na exibição primeiro para ver os botões de comando.

    • Na focalização - Mostrar dicas de ferramenta na focalização: selecione essa opção para mostrar dicas de ferramentas apenas depois que o cursor estiver sobre uma marca. Entretanto, com esta opção, os botões de comando aparecem na dica de ferramenta sem você precisar fazer qualquer ação posterior (a menos que especifique de outra forma na caixa de diálogo Editar dicas de ferramenta).

  • Mostrar comandos: marque a caixa de seleção Incluir botões de comando para adicionar os botões Manter apenas, Excluir, Membros de grupo, Criar conjunto e Exibir dados na parte superior da dica de ferramentas. Esses botões de comando são mostrados no Tableau Desktop e quando a exibição é publicada na Web ou exibida em um dispositivo móvel.

    Para obter mais informações sobre membros de agrupamento, consulte Agrupar dados para corrigir erros de dados ou combinar membros de dimensão. Para obter mais informações sobre a criação de conjuntos, consulte Criar conjuntos.

  • Selecionar marcas em uma exibição na dica de ferramentas. Marque a caixa de seleção Permitir seleção por categoria para poder selecionar marcas na exibição com o mesmo valor, ao clicar em um campo discreto em uma dica de ferramenta. Se essa caixa de seleção estiver marcada, este recurso poderá ser usado para selecionar marcas em uma exibição no Tableau Desktop, quando ela estiver publicada na Web ou exibida em um dispositivo móvel.

  • Adicionar ou remover campos: para adicionar e remover campos ao usar a dica de ferramenta automática, clique com o botão direito do mouse (clique com a tecla Control pressionada no Mac) no campo em uma das divisórias da exibição e selecione Incluir na dica de ferramenta.

Observação: a opção Incluir na Dica de Ferramenta só permanece disponível caso você não personalize a dica de ferramenta. Se a dica de ferramenta já foi personalizada, é possível retornar ao padrão clicando em Dica de ferramenta no cartão Marcas e, em seguida, clicando em Redefinir na caixa de diálogo Editar dica de ferramenta.

Alterar a forma de marcas

Para alterar a forma de marcas:

  • No painel Dados, arraste um campo para Forma no cartão Marcas.

Quando você coloca uma dimensão em Forma no cartão Marcas, o Tableau separa as marcas de acordo com os membros na dimensão e atribui um tamanho exclusivo a cada membro. O Tableau também exibe uma legenda de forma, que mostra cada nome de membro e sua forma associada. Quando você coloca uma medida em Forma no cartão Marcas, a medida é convertida em uma medida discreta.

Os dados de codificação da forma com separam as marcas da mesma forma que a propriedade Detalhe e, em seguida, fornece informações adicionais (um tamanho) para cada marca. Forma é o tipo de marca padrão quando as medidas são os campos mais internos das divisórias Linhas e Colunas.

Na exibição abaixo, as marcas são separadas em formas diferentes de acordo com os membros da dimensão Segmento de Cliente. Cada forma reflete a contribuição do segmento do cliente para lucro e vendas.

Editar formas

Por padrão, dez formas exclusivas são usadas para codificar dimensões. Se houver mais de dez membros, as formas serão repetidas. Além da paleta padrão, também é possível escolher dentre várias paletas de formas, inclusive formadas preenchidas, setas e até mesmo símbolos do clima.

  1. Clique em Forma no cartão Marcas ou selecione Editar forma no menu do cartão da legenda.

  2. Na caixa de diálogo Edit Shape (Editar forma), selecione um membro à esquerda e selecione a nova forma na paleta à direita. Também é possível clicar em Atribuir Paleta para atribuir rapidamente as formas aos membros do campo.

Selecione uma paleta de forma diferente usando o menu suspenso no canto superior direito.

Observação: as codificações da forma são compartilhadas entre várias planilhas que usam a mesma fonte de dados. Por exemplo, se você definir que os produtos de mobiliário sejam representados por um quadrado, eles serão automaticamente quadrados em todas as outras exibições na pasta de trabalho. Para definir as codificações de forma padrão de um campo, clique com o botão direito do mouse (clique pressionando a tecla Control, no Mac) no campo no painel Dados e selecione Propriedades padrão > Forma.

Usar formas personalizadas

É possível adicionar formas personalizadas a uma pasta de trabalho copiando-se arquivos de imagem da forma para a pasta Formas no seu Repositório do Tableau, localizado na sua pasta Documentos. Quando você usa formas personalizadas, elas são salvas com a pasta de trabalho. Assim, a pasta de trabalho pode ser compartilhada com outras.

  1. Crie seus arquivos de imagem de forma. Cada forma deve ser salva como seu próprio arquivo e pode estar em qualquer um dos muitos formatos de imagem, inclusive bitmap (.bmp), gráfico de rede portátil (.png), JPEG, formato de intercâmbio gráfico (.gif).

  2. Copie os arquivos de forma para uma nova pasta na pasta Meu Repositório do Tableau\Formas na sua pasta Documentos. O nome da pasta será usado como o nome da paleta no Tableau. No exemplo a seguir, duas novas paletas são criadas: Maps (Mapas) e My Custom Shapes (Minhas formas personalizadas).

  3. No Tableau, clique na seta suspensa na legenda da forma e selecione Editar forma.

  4. Selecione a nova paleta personalizada na lista suspensa. Caso tenha modificado as formas enquanto o Tableau estava em execução, você talvez precise clicar em Recarregar Formas.

  5. É possível atribuir aos membros formas individualmente ou clicar em Atribuir Paleta para atribuir automaticamente as formas aos membros.

Observação: é possível retornar à paleta padrão clicando-se no botão Redefinir. Mesmo que a pasta de trabalho aberta use formas personalizadas que você não tem, ela mostrará as formas personalizadas, pois estas são salvas como parte da pasta de trabalho. Porém, é possível clicar em Recarregar Formas na caixa de diálogo Editar Formas para usar aquelas do seu repositório.

Veja a seguir alguns exemplos de exibições que usam paletas de formas padrão e personalizadas.

Dicas para criar formas personalizadas

Ao criar formas personalizadas, há alguns detalhes que podem ser aplicados para aperfeiçoar a aparência e a funcionalidade das formas na exibição. Caso esteja criando suas próprias formas, recomendamos seguir as diretrizes gerais para criar ícones ou clip-art.

  • Tamanho sugerido - A menos que pretenda usar o destino Tamanho para deixar as formas bem grandes, tente deixar o tamanho da forma original próximo de 32 pixels por 32 pixels. Entretanto, o tamanho original depende do intervalo de tamanhos que você deseja disponibilizar no Tableau. É possível redimensionar as formas no Tableau clicando-se em Tamanho no cartão Marcas ou usando-se as opções de tamanho de célula no menu Formatar.

  • Adição de codificação de cores - Caso também pretenda usar Cor para codificar formas, use um plano de fundo transparente. Caso contrário, o quadrado inteiro da imagem será colorido, em vez de apenas o símbolo. Os formatos de arquivo GIF e PNG dão suporte a transparência. Os arquivos GIF dão suporte à transparência de uma única cor 100% transparente, e os arquivos PNG dão suporte a canais alfa com um intervalo de níveis de transparência disponíveis em todos os pixels da imagem. Quando o Tableau codificar um símbolo por cor, a intensidade da transparência para cada pixel não será modificada, então será possível manter bordas suaves

    Observação: evite incluir transparência em excesso em volta de uma imagem. Faça o tamanho da forma personalizada ser o mais próximo possível do da imagem. Os pixels transparentes extras em volta das bordas da imagem podem afetar negativamente o comportamento de focalização ou clique próximo à imagem, especialmente quando formas personalizadas se sobrepõem. Quando a área real da forma é maior do que a visível, é possível que tentativas de focalizar e clicar na forma se tornem mais difíceis e menos previsíveis para os usuários.

  • Formatos de arquivos - o Tableau não dá suporte a símbolos que estejam no formato (.emf). Os arquivos de imagem de forma podem estar em um dos seguintes formatos: .png, .gif, .jpg, .bmp e .tiff.

Desenhar caminhos entre marcas

A propriedade Caminho só permanece disponível quando o tipo de marca Linha ou Polígono é selecionado no menu suspenso Marcas. Para obter mais informações sobre como alterar o tipo de marca exibido na visualização, consulte Alterar o tipo de marca na exibição.

É possível usar a propriedade Caminho no cartão Marcas para alterar o tipo de marca da linha (linear, passo ou pulo) ou para codificar os dados ao conectar as marcas em uma ordem de desenho particular. Codifique dados por caminho usando uma dimensão ou medidas.

  • Dimensão – Quando você coloca uma dimensão em Caminho no cartão Marcas, o Tableau conecta as marcas de acordo com os membros da dimensão. Se a dimensão for uma data, a ordem de desenho será gerada pela ordem de data. Se houver determinadas palavras na dimensão, como nomes de cliente ou tipos de produto, a ordem de desenho será gerada pela ordem dos membros na fonte de dados. Altere a ordem pela qual os pontos de dados são conectados ao alterar a ordem de classificação dos membros. Para obter mais informações, consulte Classificar dados em uma visualização.

  • Medida – Quando você coloca uma medida em Caminho no cartão Marcas, o Tableau conecta as marcas de acordo com os valores da medida. A medida pode ser agregada ou desagregada.

Alterar o tipo da linha (linear, passo, pulo)

Quando o tipo de marca é definido como linha (Automático ou Linha), é possível clicar na propriedade Caminho no cartão Marcas para alterar o tipo de linha.

Use esses tipos de linha em dados numéricos que permanecem constantes por certos períodos de tempo, com alterações perceptíveis ou deltas: como saldos de contas, níveis de inventário ou taxas de juros. Linhas de passo funcionam bem para enfatizar a magnitude da alteração. Linhas de pulo ajudam a enfatizar a duração da alteração entre pontos de dados.

  1. Clique em Caminho no cartão Marcas.
  2. Selecione Linear, Passo ou Pulo para alterar o tipo de linha.

Criar uma exibição com caminho codificado

Para criar uma exibição útil codificada por caminho, a tabela de dados deve conter pelo menos uma medida. Não é possível criar um caminho que se conecte apenas a dados categorizados (dimensões).

A exibição abaixo foi criada com o uso de dados de tempestades na bacia do Atlântico em 2005. A exibição usa marcas de linha com o caminho determinado pela data da tempestade. Isso permite visualizar o caminho da tempestade. Ao colocar a data contínua em Caminho no cartão Marcas, isso diz ao Tableau para desenhar as linhas em ordem cronológica. Para obter mais informações, consulte Criar mapas que mostram um caminho ao longo do tempo no Tableau e Criar mapas que mostram caminhos entre origens e destinos no Tableau.

Outros artigos nesta seção

Agradecemos seu feedback! Ocorreu um erro ao enviar o feedback. Tente novamente ou envie-nos uma mensagem.