Sobre o Tableau Catalog
Os dados estão aumentando em volume, formatos e importância, levando a ambientes mais complexos. Com o ritmo rápido da mudança dos dados, pode ser difícil acompanhar esses dados e como eles estão sendo usados em ambientes complexos. Ao mesmo tempo, mais usuários precisam acessar mais esses dados em mais lugares, e é difícil para os usuários encontrarem os dados certos. Em última análise, isso provoca uma falta de confiança nos dados porque as pessoas questionam se estão usando a fonte certa, ou se a fonte está atualizada.
O Tableau Catalog integra recursos como linhagem, análise de impacto, dicionário de dados, avisos de qualidade de dados e pesquisa aos seus aplicativos do Tableau, ajudando a solucionar esses problemas de forma diferente de um catálogo independente. Ele se concentra na TI e no usuário final para que todos que usam o Tableau Server ou o Tableau Cloud tenham mais confiança em e visibilidade nos dados, além de permitir mais capacidade de descoberta. O Tableau Catalog cria um catálogo fora do conteúdo do Tableau usado pela sua organização, permitindo uma funcionalidade abrangente, como o seguinte:
- Análise de impacto e linhagem.
- Você pode ver as pastas de trabalho e outros conteúdos do Tableau que dependem de colunas ou campos específicos de tabelas ou fontes de dados que você gerencia. Quando precisar fazer alterações nos seus dados, você poderá notificar os autores do Tableau afetados por meio do e-mail.
- Como autor de pasta de trabalho, você pode usar a linhagem para rastrear os campos dos quais a pasta de trabalho depende.
- Como usuário, quando você usa uma visualização do Tableau, é possível ver de onde vieram os dados que foram usados para criar a exibição.
- Curadoria e confiança. Como um administrador de dados, é possível adicionar metadados úteis, como descrições e certificações, para que os usuários localizem os dados certos. Você pode definir os avisos de qualidade de dados, exibir detalhes de dados no painel Detalhes dos dados, certificar ativos e remover ativos do catálogo.
- Descoberta de dados. Na criação na Web do Tableau Desktop ou do Tableau, você pode usar o Tableau Catalog para pesquisar por bancos de dados, tabelas, fontes de dados e conexões virtuais para analisar no Tableau e se conectar a ele a partir dos resultados da pesquisa.
A partir de 2019.3, o Tableau Catalog está disponível como parte de Data Management para Tableau Server e Tableau Cloud. Quando a chave do produto está ativa e habilitada, os recursos de catálogo descritos acima são integrados ao produto que você está usando, para que possa trabalhar com os dados onde os encontrar.
Como funciona o Tableau Catalog
O Tableau Catalog descobre e indexa todo o conteúdo em seu site (pastas de trabalho, fontes de dados, planilhas, conexões virtuais e fluxos) para coletar metadados sobre o conteúdo. Nos metadados, são identificados ativos externos (bancos de dados, tabelas e outros objetos). Conhecer as relações entre o conteúdo e os ativos externos permite que o Tableau exiba a linhagem do conteúdo e dos ativos externos. Além disso, o Tableau Catalog permite que os usuários se conectem a ativos externos usando o Tableau Server ou o Tableau Cloud.
Os usuários em seu site podem publicar ou excluir conteúdo, anexar avisos ou certificações de qualidade de dados ou fazer qualquer outra coisa que altere o conteúdo ou seus metadados no site, e o Tableau Catalog atualizará suas informações da forma apropriada.
Para obter informações sobre como você pode usar o Tableau Catalog para oferecer suporte à governança de dados em sua empresa, consulte Governança no Tableau(O link abre em nova janela) na Ajuda do Tableau Blueprint.
Principais termos do Tableau Catalog
- Metadados. Informações sobre os dados.
- Conteúdo do Tableau. Conteúdo criado no Tableau como pastas de trabalho, fontes de dados, conexões virtuais e fluxos.
- Ativos externos. Os metadados sobre os bancos de dados e tabelas usados pelo conteúdo do Tableau que é publicado no Tableau Server ou no Tableau Cloud.
Licença do Tableau Catalog
O Tableau Catalog é licenciado por Data Management. Para obter informações sobre como o licenciamento do Data Management funciona, veja Licença Data Management.
Habilitar o Tableau Catalog
Depois que o Tableau Server ou o Tableau Cloud for licenciado com os recursos de Data Management, você poderá habilitar o Tableau Catalog executando uma das seguintes tarefas:
- Para o Tableau Cloud: nenhuma ação é necessária. O Tableau Catalog é ativado por padrão, configurado para usar permissões derivadas e pronto para uso. Para obter mais informações sobre permissões derivadas, consulte o tópico Permissões para metadados.
No Tableau Server, o administrador do servidor deve primeiro habilitar a API de metadados do Tableau usando o comando
tsm maintenance metadata-services
. Para obter mais informações, consulte Ativar o Tableau Catalog.Depois que a API de metadados estiver habilitada, o Tableau Catalog é ativado por padrão, configurado para usar permissões derivadas e pronto para uso. Para obter mais informações sobre permissões derivadas, consulte o tópico Permissões para metadados.
Recursos e funcionalidades
Para saber mais sobre os recursos que podem ser utilizados com o Tableau Catalog, consulte os seguintes artigos da Ajuda:
Descoberta de dados
- No painel Conectar no Tableau Desktop, em Pesquisar por dados, selecione Tableau Server para se conectar aos dados usando o Tableau Server ou Tableau Cloud(O link abre em nova janela). Quando o Tableau Catalog está habilitado, além de pesquisar fontes de dados publicadas para se conectar, agora você pode pesquisar e conectar-se a bancos de dados, tabelas e objetos específicos usadospor fontes de dados e pastas de trabalho publicadas no Tableau Server ou no site do Tableau Cloud .
- A Pesquisa(O link abre em nova janela) é expandida para incluir resultados com base em colunas, bancos de dados, tabelas e outros objetos, quando o Tableau Catalog está habilitado.
- Se você cria na Web, além de fontes de dados publicadas, também pode se conectar a bancos de dados e tabelas(O link abre em nova janela).
- Se você usar o Tableau Prep na Web, poderá criar novos fluxos com base em ativos externos(O link abre em nova janela), como bancos de dados e tabelas.
- Se você conectar-se ao Salesforce Data Cloud(O link abre em nova janela), você verá suporte para objetos nativos do Data Cloud integrados ao Tableau Catalog. Objetos de Data Lake (DLOs), objetos de modelo de dados (DMOs) e informações calculadas aparecem distintos nas páginas de pesquisa, conexão e linhagem, o que torna mais simples descobri-los, conectá-los e reutilizá-los.
Curadoria e confiança
- Certifique seus ativos de dados(O link abre em nova janela) para ajudar os usuários a encontrar dados confiáveis e recomendados.
- Defina os avisos de qualidade de dados(O link abre em nova janela) para alertar os usuários sobre problemas de qualidade de dados, como dados obsoletos ou preteridos.
- Adicionar rótulos de sensibilidade(O link abre em nova janela) para alertar os usuários sobre dados que precisam ser tratados com cuidado.
- Adicionar rótulos personalizados(O link abre em nova janela) para classificar os dados de maneira que atendam às necessidades da sua organização
- Gerenciar rótulos de dados(O link abre em nova janela) para estender os nomes e categorias dos rótulos disponíveis aos usuários.
- Categorize itens no Tableau Server e no Tableau Cloud usando marcas (O link abre em nova janela)para ajudar os usuários a filtrar ativos externos.
- Entenda melhor as visualizações publicadas usando a guia Detalhes de dados(O link abre em nova janela) para ver informações sobre os dados usados.
- Adicione descrições(O link abre em nova janela) a bancos de dados, tabelas e colunas para ajudar os usuários a localizarem os dados que estão procurando.
Linhagem e análise de impacto
- Use a linhagem(O link abre em nova janela) para rastrear a origem dos seus dados e analisar o impacto das alterações nos dados e identificar quais usuários podem ser afetados.
- Envie e-mail para proprietários(O link abre em nova janela) de uma pasta de trabalho, uma fonte de dados ou um fluxo sobre atualizações relacionadas aos dados. Faça o mesmo com contatos de banco de dados, tabelas ou objetos.
Recursos do desenvolvedor
Você pode usar métodos de metadados na REST API do Tableau para atualizar de forma programática determinados metadados. Para obter mais informações sobre métodos de metadados, consulte Métodos de metadados na REST API do Tableau Server.
Além da REST API, é possível usar a API de metadados do Tableau(O link abre em nova janela) para consultar de forma programática os metadados do conteúdo publicado no Tableau Cloud ou no Tableau Server. A API de metadados é rápida e flexível, além de ser a melhor quando você está procurando informações específicas sobre a relação entre os metadados e suas estruturas. Explorar e testar consultas em relação à API de Metadados usando uma ferramenta interativa no navegador chamada GraphiQL(O link abre em nova janela).
Observação: o Data Management não é necessário para usar a API de Metadados ou GraphiQL.