Gerenciar conteúdo da Web

Use as opções detalhadas neste tópico para editar descrições de itens ou executar ações, como mover ou renomear itens no site do Tableau. As opções disponíveis para você são baseadas na função de site e nas permissões.

Observação: se o Tableau Catalog estiver habilitado em seu site, você pode adicionar descrições aos campos em uma página de fonte de dados publicada. Você também pode acessar ativos externos (bancos de dados e tabelas). Algumas das opções de ativos externos diferem das opções de conteúdo do Tableau (projeto, pastas de trabalho, exibições, fontes de dados, funções de dados e fluxos).

O Tableau Catalog está disponível no Data Management para Tableau Server e Tableau Cloud. Para obter mais informações, consulte "Sobre o Tableau Catalog”, na Ajuda do Tableau Server ou do Tableau Cloud.

Opções de acesso

A parte superior da página de cada item exibe o nome do item e o proprietário ou contato. Algumas páginas podem mostrar informações adicionais, como uma descrição do item ou a data em que o item foi modificado pela última vez.

Opções de conteúdo

Use os ícones próximos ao nome do item para:

Adicionar ou editar descrições

As descrições tornam mais fácil para todos na sua organização encontrar os itens certos. Se você for proprietário de um item ou tiver permissões adequadas, você poderá editar a descrição do item.

Descrever projetos, pastas de trabalho e fontes de dados

  1. No painel de navegação, selecione Explorar.
  2. Navegue até o projeto, a pasta de trabalho ou a fonte de dados que você deseja descrever.
  3. Clique no ícone de detalhe ícone i.
  4. À direita de Sobre, clique em Editar.
  5. Insira uma descrição no campo Sobre. Você pode formatar o texto em uma mensagem com negrito, sublinhado e itálico e incluir um link ou uma imagem. Para ver dicas de formatação de texto, clique em Mostrar dicas de formatação na caixa de texto.
  6. Clique em Salvar.

Descrição do projeto

A partir do Tableau Cloud, junho de 2024, se o Tableau Catalog e o Tableau AI estiverem ativados, você poderá ter a pasta d trabalho, a fonte de dados e as descrições da tabela de rascunho do Einstein. (Para obter as descrições de tabelas, consulte Descrever bancos de dados e tabelas.) Esse recurso é configurável apenas no Tableau Cloud. Para obter informações sobre como ativar o Tableau AI, consulte Ative o Tableau AI para seu site na Ajuda do produto Tableau Cloud.

  1. Selecione o menu Ações (…) para o ativo e, em seguida, Edite a descrição....
  2. Na caixa de diálogo Editar a descrição caixa de diálogo, use o botão Rascunho com Einstein para gerar uma sugestão com base em metadados, como nomes de campos. Clique no botão Rascunho com Einstein mais de uma vez para ver sugestões alternativas.
  3. Ajuste o rascunho, se necessário. Você pode alterar o texto ou formatá-lo com negrito, sublinhado e itálico. Você também pode incluir um link ou uma imagem. Para ver dicas de formatação de texto, selecione Guia de formatação na caixa de texto.
  4. Selecione Salvar.

Caixa de diálogo Editar descrição com o botão Rascunho com Einstein

Observação: esse recurso usa IA generativa, que é construída na Camada de confiança do Einstein. Seus dados permanecem seguros e protegidos por meio de controles de dados e privacidade perfeitamente integrados à experiência do usuário. Para obter mais informações, consulte Einstein Trust(O link abre em nova janela).

Descrever métricas, funções de dados, ampliações de Pergunte aos dados e coleções

  1. No painel de navegação, selecione Explorar.

  2. Navegue até o conteúdo que você deseja descrever.

  3. Para métricas e funções de dados, passe o mouse sobre o cabeçalho Descrição e clique em qualquer lugar no plano de fundo cinza que aparece. (O recurso Métricas herdado foi descontinuado em fevereiro de 2024 para o Tableau Cloud e na versão 2024.2 do Tableau Server. Para obter mais informações, consulte Criar e solucionar problemas de métricas (descontinuado).)

    Descrição da métrica

    Para ampliações e coleções, passe o mouse sobre o texto de descrição e clique em qualquer lugar no plano de fundo cinza que aparece.

    Descrição da coleção

  4. Insira uma descrição e clique em Salvar.

Descrever fluxos

  1. No painel de navegação, selecione Explorar.
  2. Selecione Todos os fluxos no menu suspenso.
  3. Na coluna Nome, selecione o fluxo que deseja descrever.
  4. Na guia Visão geral, clique no ícone de edição próximo a Descrição.
  5. Insira uma descrição. Você pode formatar o texto em uma mensagem com negrito, sublinhado e itálico e incluir um link ou uma imagem. Para ver dicas de formatação de texto, clique em Mostrar dicas de formatação na caixa de texto.
  6. Clique em Salvar.

Descrição do fluxo

Descrever bancos de dados e tabelas (disponível se o Tableau Catalog estiver habilitado)

  1. No painel de navegação, selecione Ativos externos.
  2. Selecione Bancos de dados e arquivos ou Tabelas e objetos.
  3. Na coluna Nome, selecione o ativo que deseja descrever.
  4. No menu suspenso Ações () à direita do nome do ativo, selecione Editar descrição.

    Como você pode abrir a caixa de diálogo Editar descrição

  5. Na caixa de diálogo Editar descrição, insira uma descrição. Ou, a partir de junho de 2024 no Tableau Cloud, se o Tableau AI estiver ativado e você estiver descrevendo uma tabela, poderá selecionar o botão Rascunho com Einstein para gerar uma sugestão com base em metadados, como nomes de tabelas e colunas. Clique no botão Rascunho com Einstein mais de uma vez para ver sugestões alternativas. (Esse recurso é configurável apenas no Tableau Cloud. Para obter informações sobre como ativar o Tableau AI, consulte Ative o Tableau AI para seu site na Ajuda do produto Tableau Cloud.) Ajuste o rascunho, se necessário. Formate o texto com negrito, sublinhado e itálico e incluir um link ou uma imagem. Para ver dicas de formatação de texto, clique em Guia de formatação na caixa de texto.
  6. Clique em Salvar.

Observação: o recurso Rascunho com Einstein usa IA generativa, que é construída na camada de confiança do Einstein. Seus dados permanecem seguros e protegidos por meio de controles de dados e privacidade perfeitamente integrados à experiência do usuário. Para obter mais informações, consulte Einstein Trust(O link abre em nova janela).

Quando você adiciona a descrição, pode haver um atraso antes que veja a alteração.

Descrever as colunas da tabela (disponível se o Tableau Catalog estiver habilitado)

  1. No painel de navegação, selecione Ativos externos.
  2. Selecione Bancos de dados e arquivos ou Tabelas e objetos.
  3. Na lista, selecione o nome do ativo com a coluna que deseja descrever.
  4. Na página da tabela, em Colunas, selecione o nome da coluna.
  5. Na caixa de diálogo Detalhes da coluna, selecione o ícone de edição à direita de Descrição.

    Como você pode abrir a caixa de diálogo de descrição da coluna

  6. Insira uma descrição no campo Descrição. Você pode formatar o texto em uma mensagem com negrito, sublinhado e itálico e incluir um link ou uma imagem. Para ver dicas de formatação de texto, clique em Guia de formatação na caixa de texto.
  7. Clique em Salvar.

Quando você adiciona a descrição, pode haver um atraso antes que veja a alteração. Depois que a descrição foi aplicada, você pode vê-la na coluna Descrição na guia Linhagem da página da tabela.

Descrever campos em uma fonte de dados publicada (disponível se o Tableau Catalog estiver habilitado)

  1. No painel de navegação, selecione Explorar.
  2. Selecione Todas as fontes de dados no menu suspenso.
  3. Clique no nome da fonte de dados para abrir a página de fonte de dados.
  4. Na coluna Linhagem, selecione o campo que deseja descrever.
  5. Na caixa de diálogo Detalhes de campo, selecione o ícone de edição à direita de Descrição.
  6. Insira uma descrição no campo Descrição. Você pode formatar o texto em uma mensagem com negrito, sublinhado e itálico e incluir um link ou uma imagem. Para ver dicas de formatação de texto, clique em Guia de formatação na caixa de texto.
  7. Clique em Salvar.

Um exemplo de inserção de uma descrição de campo

Quando você adiciona a descrição, pode haver um atraso antes que veja a alteração. Depois que a descrição foi aplicada, você pode vê-la na coluna Descrição na guia Linhagem da página da fonte de dados. Ao criar uma visualização, você pode ver a descrição na guia Dados passando o mouse sobre o nome do campo.

Como as descrições de campo são herdadas (se o Tableau Catalog estiver habilitado)

Quando existe uma descrição upstream de um campo que não tem uma descrição local, esse campo herda a descrição upstream mais próxima. Também aparecem informações sobre o local de onde a descrição foi herdada.

Na criação na Web no Tableau Server ou Tableau Cloud, as descrições herdadas sempre aparecem. No Tableau Desktop, as descrições herdadas aparecem apenas quando você está conectado ao Tableau Server ou ao Tableau Cloud.

Observação: as descrições herdadas não aparecem ao usar conexões virtuais no Tableau Desktop ou criação na Web.

Um exemplo de herança de descrição no Tableau Desktop e Criação da Web

No Tableau Server e no Tableau Cloud, as descrições herdadas também aparecem nas páginas de linhagem e nos painéis de detalhes de dados.

Um exemplo de herança de descrição nas páginas Linhagem

Um exemplo de herança de descrição no painel de Detalhes de Dados

As descrições herdadas têm as seguintes advertências. Elas:

  • Não aparece para campos calculados.
  • Não são suportados se sua fonte de dados ou pasta de trabalho tiver mais de 500 campos.
  • Não há suporte se sua fonte de dados ou pasta de trabalho for tão grande que o tempo limite da consulta de herança se esgote.

Acessar seu conteúdo

Para visualizar o seu conteúdo, clique na imagem ou nas iniciais do seu perfil na parte superior da página e, em seguida, clique em Meu conteúdo.

Suas opções

A página de conteúdo exibe suas informações de usuário e o conteúdo que você possui. Nessa página, você também pode acessar seus alertas, assinaturas e configurações de conta. Para saber mais, consulte Gerenciar suas configurações de conta.

Sua página de conteúdo

Para os modos de exibição de sua propriedade, você pode ver quais usuários visualizaram uma determinada exibição ao selecionar Quem viu essa exibição?.

Imagem de Quem view essa exibição? selecionada no menu de ações

Executar ações

Clique nas caixas de seleção para selecionar itens, em seguida clique no menu suspenso Ações para acessar os comandos disponíveis para tais itens.

Se não tiver permissão para executar uma ação no item selecionado, a ação será desabilitada. Se selecionar vários itens e não tiver permissão para executar uma ação em um dos itens selecionados, você receberá um erro ao tentar executar a ação.

Menu Ações

Observação: diferentes tipos de itens têm diferentes ações disponíveis. Se selecionar mais de um tipo, por exemplo, selecionar uma pasta de trabalho e uma fonte de dados, as ações apresentadas estarão limitadas àquelas em comum entre os tipos.

Acesse o menu Ações do item aberto ao clicar em na parte superior da página. Este menu de ações fica desabilitado se você tiver caixas de seleção selecionadas para outros itens na página; em vez disso, utilize o menu de ações mostrado acima para modificar os itens selecionados.

Acesso à ação para o conteúdo atualmente aberto

Na exibição em grade, acesse o menu de ações no canto inferior direito da miniatura.

Acesso a ações da miniatura

Na exibição de lista, acesse o menu Ações à direita do nome do item.

Acesso a ações da lista

Excluir conteúdo

Para excluir conteúdo, você deve atender a um dos seguintes critérios:

  • Ter uma função de site de Explorer (pode publicar) ou Creator E ter o recurso Excluir para o conteúdo
  • Ser o proprietário do conteúdo
  • Se o item estiver em um projeto e não no Espaço pessoal: seja o proprietário do projeto ou o líder do projeto em que o conteúdo está localizado.

Para obter mais informações sobre como permissões e funções de site interagem, consulte Permissões efetivas.

Dica: tenha cuidado ao excluir conteúdo do seu site. A exclusão é uma ação permanente para todos os tipos de conteúdo, exceto para exibições.

Para excluir o conteúdo:

  1. No painel de navegação, selecione Explorar.
  2. Navegue até o conteúdo que você deseja excluir.
  3. No menu suspenso Ações () menu, selecione Excluir.

Algumas áreas do seu site, como coleções, recomendações e ativos externos, fornecem links ou referências a itens. Esses links ou referências não afetam os próprios itens. Você pode remover um item de uma coleção ou ocultar uma recomendação sem se preocupar em excluir o item original.

Consequências da exclusão de conteúdo

Tipo de conteúdoConsequência
Pastas de trabalho, métricas, fluxos e funções de dadosO conteúdo é excluído permanentemente. Não é possível desfazer essa ação.
ExibiçõesA exibição é removida do site; no entanto, ela ainda estará acessível se você editar ou baixar a pasta de trabalho. O efeito é o mesmo como se a exibição tivesse sido ocultada durante a publicação. Para obter mais informações, consulte Mostrar ou ocultar planilhas.
Projetos

O projeto, e qualquer conteúdo do Tableau dentro do projeto, é excluído permanentemente.

Os ativos externos são movidos para o Projeto padrão de ativos externos. (No Tableau Server 2022.3 e versões anteriores, os ativos externos são irrelevantes, pois, para começar, não podem estar em uma pasta.)

ColeçõesA coleção é excluída permanentemente, mas os itens adicionados à coleção não são excluídos.