Considerações técnicas para migração do Tableau Server para o Tableau Cloud

Este tópico aborda a maioria das considerações técnicas que podem surgir em uma migração do Tableau Server para o Tableau Cloud. Ele foi escrito para administradores que gerenciam atualmente o Tableau Server e que estão considerando uma migração para o Tableau Cloud. Recomendamos que você revise este tópico como a etapa principal do seu plano de migração. Além disso, trabalhe com sua equipe de conta para entender se uma migração faz sentido para sua organização.

O tópico reflete os recursos do produto no Tableau Server 2023.1.

Para obter informações adicionais e para iniciar uma migração para o Tableau Cloud, visite o site Migração para nuvem do Tableau(O link abre em nova janela) em Tableau.com.

Esboço resumido

Este tópico está organizado em quatro áreas principais que são familiares aos administradores do Tableau. As tabelas a seguir mostram uma comparação resumida de recursos entre o Tableau Cloud e o Tableau Server em cada área principal. Para obter mais informações sobre um determinado recurso, consulte a seção correspondente posteriormente neste tópico.

Segurança, administração e governança
 Tableau CloudTableau Server
ConformidadeConsulte o portal Conformidade do Salesforce(O link abre em nova janela). O acesso a este site pode exigir permissão do gerente da sua conta.Gerenciado pelo cliente
Hospedagem e atualizaçõesGerenciado pela TableauGerenciado pelo cliente
Administração no nível SitePadrão de site únicoGerenciado pelo cliente
Dados de telemetriaLimitadosGerenciado pelo cliente
Dados de observabilidadeInformações administrativas(O link abre em nova janela) com Registro de atividade(O link abre em nova janela)Gerenciado pelo cliente com acesso ao repositório e Registro de atividade(O link abre em nova janela)
Disponibilidade99,9% com SLA para clientes de suporte PremiumGerenciado pelo cliente

 

Conectividade dos dados
 Tableau CloudTableau Server
ArquivosSuportadoSuportado
Aplicativos e bancos de dadosSuportado, com limitações específicas do banco de dadosSuportado
Conectividade personalizadaSuporte limitadoSuportado
Fontes de dados de cuboNão suportadoSuportado

 

Gerenciamento e licenciamento de usuários
 Tableau CloudTableau Server
Licenciamento

Interno: baseado em função

Externo: baseado em função e uso

Interno: baseado em função e núcleo

Externo: baseado em função e núcleo

SSOSuportadoSuportado
Active Directory, Kerberos, LDAP directoryNão suportadoSuportado
Gerenciamento automatizado de usuários e gruposOkta, OneLogin, Azure AD e ferramentas personalizadas(O link abre em nova janela)Active Directory, LDAP

 

Extensibilidade e integrações externas
 Tableau CloudTableau Server
Ferramentas automatizadas por meio de APIsSuportadoSuportado
Integração R e PythonSuportadoSuportado
IncorporadoSuportadoSuportado
PersonalizaçãoSuporte limitadoSuportado

Segurança, administração e governança

Segurança e conformidade

Garanta que as certificações de segurança do Tableau Cloud atendam aos requisitos da sua organização. O Tableau Cloud está em conformidade com ISO 27001/27017/27018 e SOC 2/3 e atende aos requisitos de privacidade de dados, como os descritos no GDPR. Para ver uma lista completa e atualizada de certificações, acesse o portal Conformidade do Salesforce(O link abre em nova janela). O acesso a este site pode exigir permissão do gerente da sua conta.

Além disso, o Tableau Cloud e o Salesforce aderem aos mais rígidos padrões de segurança e privacidade de dados regionais. Os dados do cliente nunca saem da região em que estão hospedados. O Salesforce adota um modelo de responsabilidade compartilhada. Neste modelo, trabalhamos com você para garantir que todos os controles adequados de segurança e conformidade sejam habilitados pelo Salesforce e pela sua organização.

Hospedagem e atualizações

O Tableau hospeda e gerencia o Tableau Cloud para clientes. O Tableau Cloud sempre executa a versão mais recente do Tableau. As principais atualizações são concluídas sem tempo de inatividade. A manutenção de rotina (atividades como atualizações, backups, ajuste de desempenho, etc.) é realizada para minimizar o desperdício. Caso seja necessário tempo de inatividade, a manutenção ocorre durante janelas pré-comunicadas. Para obter mais informações sobre o cronograma de manutenção do Tableau e como se inscrever para receber notificações de manutenção do Tableau Trust, consulte Manutenção do sistema Tableau Cloud(O link abre em nova janela).

O Tableau Cloud é executado na Amazon Web Services. Você pode optar por implantar seu site em qualquer uma das regiões da AWS listadas aqui(O link abre em nova janela).

O Tableau faz backups diários do ambiente para recuperação de desastres. No entanto, esses backups têm como objetivo restaurar o sistema como um todo. Os clientes são responsáveis por manter backups de todos os arquivos que desejam recuperar caso sejam removidos ou excluídos do Tableau Cloud.

Administração no nível Site

Por padrão, as implantações do Tableau Cloud fornecem um único site para implantação do Tableau aos seus usuários. Um modelo de site único simplifica a administração do ambiente, ao mesmo tempo que permite cenários de governança abrangentes, conforme recomendado em Projeto(O link abre em nova janela).

Para garantir um desempenho consistente em toda a plataforma, o Tableau Cloud restringe sites com limites de capacidade. Consulte Capacidade do site do Tableau Cloud(O link abre em nova janela) para obter uma lista de tipos de capacidade e licenças associadas. As restrições de capacidade incluem limites para armazenamento geral e para tarefas que você pode realizar no site. Você pode avaliar se algum dos seus casos de uso seria afetado por esses limites conectando-se ao repositório do Tableau Server e comparando o uso com os limites de capacidade do site. Para obter mais informações sobre como se conectar ao repositório, consulte Coletar dados com o repositório do Tableau Server

Dados de observabilidade

No Tableau Cloud, não é possível conectar-se diretamente ao banco de dados do repositório do Tableau Server. Em vez disso, os administradores do site têm acesso a um projeto chamado Informações administrativas que contém painéis de observabilidade e fontes de dados pré-construídos. Consulte Usar as Informações administrativas para criar Exibições personalizadas(O link abre em nova janela). Informações administrativas ajuda você a entender uso, desempenho, licenciamento, gerenciamento de usuários e muito mais. Você também pode usar as fontes de dados fornecidas para criar relatórios personalizados ou aproveitar as vantagens dos aceleradores criados com base nesses dados. Por exemplo, veja o Acelerador de tempos de carregamento do painel(O link abre em nova janela). A retenção de dados padrão em Informações administrativas é de 90 dias. Com o Advanced Management você recebe um período de retenção estendido de 365 dias e tem acesso a Registro de atividade(O link abre em nova janela) para dados de observabilidade mais detalhados.

Disponibilidade

O Tableau Cloud oferece um acordo de nível de serviço (SLA) que garante disponibilidade mensal do serviço de 99,9%. Oferecemos esse nível de serviço a todos os clientes do Tableau Cloud. No entanto, no caso improvável de a disponibilidade ficar abaixo de 99,9%, apenas os clientes assinantes do Suporte Premium para Tableau Cloud serão elegíveis para um crédito de serviço em suas contas.

Os clientes do Tableau Cloud que assinam o suporte padrão ou o suporte estendido se beneficiam do SLA porque o Tableau mantém 99,9% de disponibilidade em todas as implantações do Tableau Cloud. No entanto, os clientes do suporte padrão e estendido não pode solicitar créditos de serviço se o Tableau Cloud não atingir 99,9%.

Saiba mais sobre Serviços de suporte técnico(O link abre em nova janela) e Suporte Premium(O link abre em nova janela) para Tableau Cloud.

Conectividade dos dados

A localização dos seus dados determina qual das duas opções de conectividade você usa com o Tableau Cloud:

  • O Tableau Cloud pode se conectar diretamente às fontes de dados em nuvem listadas abaixo. Para conexões diretas, alguns bancos de dados exigem autorização do Tableau Cloud para acessar essas fontes de dados antes da conexão. Consulte Autorizar acesso a dados na nuvem publicados no Tableau Cloud(O link abre em nova janela).
    Conectores compatíveis do Tableau Cloud

    Alibaba AnalyticsDB para MySQL‡

    Alibaba Data Lake Analytics‡

    Alibaba MaxCompute‡

    Amazon Athena‡

    Amazon Aurora para MySQL‡

    Amazon EMR Hadoop Hive‡

    Amazon Redshift‡

    Apache Drill‡

    Azure Data Lake Storage Gen2‡

    Azure Synapse Analytics (compatível com o SQL Server)

    Box‡

    Cloudera Hadoop‡

    Databricks‡

    Datorama by Salesforce‡

    Denodo‡

    Dremio by Dremio‡

    Dropbox*‡

    Esri Connector‡

    Exasol‡

    Google BigQuery*‡

    Google Cloud SQL (compatível com MySQL)‡§

    Google Drive‡

    Hortonworks Hadoop Hive

    IBM DB2‡

    Impala‡

    Kyvos‡

     

    MariaDB‡

    Microsoft Azure SQL Database‡

    Microsoft Azure Synapse Analytics‡

    Microsoft SQL Server‡

    MongoDB BI Connector‡

    MySQL‡

    OData‡

    OneDrive*‡

    Oracle‡

    Pivotal Greenplum Database‡

    PostgreSQL‡

    Presto‡

    Qubole Presto‡

    Salesforce‡

    SAP HANA (somente para conexões virtuais)‡

    Listas do SharePoint‡

    SingleStore (anteriormente MemSQL)‡

    Snowflake‡

    Spark SQL‡

    Teradata**‡

    Vertica‡

    *Para obter mais informações sobre o uso do padrão OAuth 2.0 para conexões Google BigQuery, OneDrive e Dropbox no Tableau Cloud, consulte Conexões OAuth(O link abre em nova janela).

    **Atualmente, a criação na Web da Teradata não aceita a funcionalidade de banda de consulta. Consulte Teradata(O link abre em nova janela) para obter mais detalhes.

    ‡Aceita conexões virtuais se você tiver o Data Management. Consulte Sobre conexões virtuais e políticas de dados(O link abre em nova janela) na ajuda do Tableau Cloud para obter detalhes.

    §O Tableau Cloud não oferece suporte a SSL usando o Google Cloud SQL.

  • Para dados armazenados localmente ou em uma rede de nuvem privada, você pode implantar o Tableau Bridge. Para obter uma lista de todos os conectores compatíveis ou não com o Tableau Bridge, consulte Conectividade com Bridge(O link abre em nova janela).

Arquivos

O Tableau Cloud oferece suporte a vários tipos de arquivo. Arquivos hospedados em plataformas de nuvem como Google Drive, Dropbox, Box e S3 podem usar conectores diretos do Tableau Cloud para oferecer suporte a conexões em tempo real e de extração. O Tableau Bridge oferece suporte a conexões de dados baseadas em arquivo para extrações, mas não oferece suporte à conectividade em tempo real com dados baseados em arquivo.

Aplicativos e bancos de dados

O Tableau Cloud oferece suporte à maioria dos mesmos conectores compatíveis com o Tableau Server, mas há algumas diferenças. Alguns bancos de dados exigem configuração específica para permitir a conectividade direta do Tableau Cloud. Consulte Permitir conexões diretas com dados hospedados em uma plataforma de nuvem(O link abre em nova janela).

O Tableau Cloud e o Tableau Bridge não dão suporte à autenticação em um banco de dados usando Kerberos.

Conectividade personalizada

O Tableau Cloud foi projetado para usar o mesmo conector de banco de dados para todos os clientes do Tableau Cloud e, portanto, não oferece suporte a soluções de conectividade específicas do cliente. As duas exceções notáveis são a Hyper API e o Tableau Bridge, que podem ser usados para estender ou personalizar sua conectividade. A Hyper API pode criar extrações que podem ser publicadas no Tableau Cloud. O Tableau Bridge pode ser usado para estender algumas opções de conectividade, por exemplo, ODBC, JDBC e conectores de dados da Web. Consulte Conectividade com o Bridge(O link abre em nova janela)

Não é possível personalizar a conectividade com o Conector SDK (.taco) no Tableau Cloud ou com o Tableau Bridge.

Se você estiver usando Conexões Virtuais como parte da oferta de Gerenciamento de Dados, poderá haver diferenças específicas para o conector desejado. Verifique se o Tableau Cloud ou o Tableau Bridge oferecem suporte ao seu cenário.

Fontes de dados de cubo

O Tableau Cloud trabalho não oferece suporte às Fontes de dados Cube. Em vez disso, recomendamos que você se conecte diretamente ao banco de dados subjacente no qual o cubo foi criado para maior flexibilidade em sua análise.

Preparação de dados

O Tableau Bridge trabalho não dá suporte à execução de fluxos do Tableau Prep com o Prep Conductor. Em vez disso, siga o processo no artigo da base de conhecimento, Como executar fluxos do Tableau Prep Conductor com dados locais no Tableau Cloud(O link abre em nova janela), para automatizar a preparação de dados.

Licenciamento e gerenciamento do usuário

Licenciamento

O Tableau Cloud oferece suporte ao licenciamento com planos de assinatura baseados em funções. Saiba mais na página Preços do Tableau(O link abre em nova janela). Para eliminar tarefas de gerenciamento de chaves, o Tableau Cloud usa como padrão licenciar usuários com gerenciamento de licenças baseado em login (LBLM(O link abre em nova janela)). Licenças perpétuas herdadas e licenciamento baseado em núcleo de servidor não são aceitas.

O Tableau Cloud não oferece um usuário “convidado”. No entanto, os aplicativos conectados podem ser usados para fornecer conteúdo para uso mais amplo em sua organização. Consulte Uso de aplicativos conectados do Tableau para integração de aplicativos(O link abre em nova janela).

Se você estiver licenciando o Tableau Cloud para usuários fora da sua organização, o licenciamento baseado em uso para esses casos de uso externos estará disponível. Consulte Aumente a receita e reduza os custos com o licenciamento baseado no uso do Tableau Embedded Analytics.

Logon único

O Tableau Cloud oferece suporte ao logon único (SSO) por meio de SAML e OIDC. São aceitas integrações diretas com Okta, Azure AD, One Login, Salesforce, PingOne e muito mais.

Todos os usuários que acessam o Tableau Cloud devem utilizar a autenticação multifator (MFA) para autenticar no Tableau Cloud.

Se não estiver usando um provedor de SSO, você poderá usar o tipo de autenticação integrado do Tableau Cloud, TableauID com MFA. Você também pode criar soluções personalizadas com SAML ou usar Aplicativos conectados(O link abre em nova janela) para soluções inseridas.

Para obter mais informações, consulte a seção Autenticação(O link abre em nova janela) na ajuda do Tableau Cloud.

Active Directory, Kerberos e LDAP

O Tableau Cloud dados não oferece suporte à integração direta com o Active Directory. No entanto você pode configurar SAML com Azure AD(O link abre em nova janela) para integração com o Tableau Cloud.

Além disso, a maioria dos IdPs tem uma integração com o Active Directory que seria suficiente para autenticação com o Tableau Cloud. Por exemplo, veja Integração com Active Directory (Okta)(O link abre em nova janela).

O Tableau Cloud dados não oferece suporte à autenticação Kerberos nem ao uso de LDAP como armazenamento de identidades.

Gerenciamento automatizado de usuários e grupos

O Tableau Cloud usa o sistema para gerenciamento de identidade entre domínios (SCIM) para automatizar a troca de informações de identidade do usuário. Há diversas configurações específicas de IdP disponíveis no Tableau Cloud. Consulte Automatizar o provisionamento de usuários e sincronização de grupos por meio de um provedor de identidade externo(O link abre em nova janela).

A API REST do Tableau(O link abre em nova janela) e tabcmd2.0(O link abre em nova janela) aceita muitas tarefas de automação de usuários e grupos.

O Tableau Cloud dados não oferece suporte à integração direta com o Active Directory para provisionamento de usuários ou grupos.

Extensibilidade e integrações externas

Ferramentas automatizadas

O Tableau Cloud oferece suporte a APIs REST, APIs Javascript, APIs de metadados, APIs de painel, Webhooks e incorporação em páginas HTML para usuários autenticados. Consulte Ferramentas para desenvolvedores do Tableau(O link abre em nova janela) Para maiores informações.

Recomendamos que você verifique seus casos de uso antes da migração.

Há algumas diferenças que você deve conhecer ao planejar sua estratégia de ferramentas automatizadas para o Tableau Cloud:

  • O Tableau Server oferece suporte a APIs REST para administração em nível de servidor. O Tableau Cloud oferece suporte à administração em nível de site.
  • O Tableau Server oferece suporte a uma lista global de conectores de dados da Web. O Tableau Cloud requer o uso do Bridge para executar atualizações de extração para conectores de dados da Web.
  • Os conectores no Tableau Exchange são compatíveis apenas com o Tableau Server.

As APIs compatíveis com o Tableau Cloud são otimizadas para autenticação com tokens de acesso pessoal (PATs) do Tableau. Planeje refatorar suas ferramentas para usar a autenticação PAT como parte da migração para o Tableau Cloud. Consulte Tokens de acesso pessoal(O link abre em nova janela).

Extensibilidade

O Tableau Cloud oferece suporte a extensões de análise com R e Python. Consulte Configurar conexão com extensões do Analytics(O link abre em nova janela). No entanto, o Tableau Bridge não oferece suporte a extensões analíticas, portanto, essas extensões só são compatíveis com fontes de dados que não exigem o Tableau Bridge.

O Tableau Cloud dados não oferece suporte a Etapas de script R ou Python em um fluxo de preparação(O link abre em nova janela) criados ou publicados no Tableau Cloud.

Incorporado

O Tableau Cloud oferece suporte à incorporação do Tableau em outros aplicativos. Ele oferece suporte à API de incorporação, a diversas opções de SSO e à API REST do Tableau para gerenciamento de usuários e conteúdo.

Há duas diferenças principais para incorporação com o Tableau Cloud e o Tableau Server:

Personalizações

O Tableau Cloud permite personalizar alguns aspectos da experiência do usuário, como idioma, localidade, logotipos personalizados e imagens de projeto personalizadas. Consulte Personalizar configurações de site e conteúdo(O link abre em nova janela).

O Tableau Cloud não oferece suporte a URLs personalizadas, fontes personalizadas ou banners de boas-vindas personalizados.

Agradecemos seu feedback!Seu feedback foi enviado. Obrigado!