Usar as Informações administrativas para criar Exibições personalizadas
Você pode obter mais visibilidade em sua implantação do Tableau Cloud usando Informações administrativas.
As Informações administrativas são um projeto exclusivo do Tableau Cloud preenchido previamente com fontes de dados cuidadosamente coletadas e uma pasta de trabalho criada previamente dos dados do seu site. Usando os recursos disponibilizados pelo projeto de Informações administrativas, é possível criar exibições personalizadas para ajudar a responder uma variedade de perguntas comuns sobre o site.
Por exemplo:
Qual é a taxa de adoção do Tableau Cloud em minha organização?
Quais são as tendências comuns em relação à implantação do site?
Qual conteúdo é popular?
O que os meus usuários estão fazendo?
Como as licenças devem ser alocadas?
Conectar a dados de Informações administrativas
Se você for um administrador de site ou alguém com acesso ao projeto Informações administrativas, poderá acessar as fontes de dados das Informações administrativas diretamente do Tableau Cloud usando a criação na Web ou por meio do Tableau Desktop.
No Tableau Cloud
Entre no Tableau Cloud e navegue até o projeto Informações administrativas.
Selecione Criar > Pasta de trabalho e selecione uma das fontes de dados para começar.
No Tableau Desktop
Abra o Tableau Desktop e, em Conectar, selecione Tableau Server.
Observação: se ainda não estiver conectado no Tableau Cloud, no diálogo de logon do Tableau Server, clique no hiperlink do Tableau Cloud . Insira suas credenciais do Tableau Cloud e clique em Entrar.
Na caixa de pesquisa, digite o nome da fonte de dados que está procurando.
Selecione uma fonte de dados e clique em Conectar para começar a análise.
Começar a criar exibições personalizadas
Conforme você pensa sobre como deseja abordar a análise das métricas de site e de usuário, leve em consideração algumas das seguintes perguntas que as organizações costumam fazer:
Quais são as exibições ou fontes de dados mais populares?
Quais são os usuários mais ativos (por exemplo, quem são os usuários avançados)?
Quais são as tarefas mais comuns executadas no site?
Quantas licenças estão sendo usadas?
Quem não entra no site há mais de 90 dias?
Explorar a pasta de trabalho pré-criada
Para ajudar a responder as perguntas anteriores (e mais), acesse a pasta de trabalho criada previamente, o Iniciador das Informações administrativas, para ver o tipo de informações que ela pode oferecer. A pasta de trabalho serve como um modelo para criar pastas de trabalho e painéis mais detalhados que abordam questões exclusivas relacionadas ao site ou à organização.
A partir de outubro de 2024, versões localizadas da pasta de trabalho Admin Insights Starter estarão disponíveis como aceleradores em Troca de Tableau(O link abre em nova janela).
Foco: atividade do site
Fonte de dados: TS de usuários
Use esse painel para explorar a atividade de alto nível do site por função de usuário.
Esse painel mostra algumas das maneiras para analisar as métricas de registro e atividade do site. Embora as Informações administrativas capturem 90 dias de dados (365 dias com uma licença Advanced Management), as datas da “Última publicação” e do “Último acesso” podem ser retroativas à data em que o site foi criado.
Aproveite melhor este painel:
Altere o “Limiar de inatividade” (amarelo por padrão) usando o controle de parâmetro no canto superior direito.
Crie ações de URL que podem enviar e-mail aos usuários com base no tipo de atividade. Por exemplo, envie um e-mail aos usuários quando eles não tiverem entrado no site, acessado conteúdo ou publicado conteúdo nos últimos 90 dias.
Crie exibições adicionais para esse painel que comparam os últimos 90 dias (padrão) de atividade (logon, acesso ou publicação) com os últimos 30 dias, 60 dias e todos os dias.
Foco: inscrição e licenciamento de grupo
Fonte de dados: grupos, eventos TS, usuários TS
O painel mostra a contagem de grupos e usuários agrupados no site. Use os filtros ou clique em uma linha ou marca na planilha Divisão de grupo para selecionar um grupo. Depois que um único grupo é selecionado, você pode ver os detalhes da inscrição e da licença.
O painel mostra o seguinte tipo de informação:
Inscrição de grupo: quantos grupos e usuários agrupados estão no site
Consumo de licença: a porcentagem de grupos que usam licenças no logon
Funções no site e tipo de licença: quais usuários são membros do grupo e à qual função no site eles estão atribuídos
Faça mais com este painel: selecione um usuário na planilha de inscrição para enviar um e-mail a todos os membros do grupo.
Foco: atividade de logon
Conecta-se a: eventos do TS (primário), usuários do TS (secundário)
Use este painel para explorar tendências na atividade de logon.
Usando o seletor “Selecionar eventos ou participantes distintos” à esquerda, é possível ver a atividade semanal, diária e por hora do site. Como existem duas fontes de dados por trás desse painel, você pode ver os logons de todos os usuários, não apenas usuários que têm atividade de logon recente.
Aproveite melhor este painel: duplicar o painel e mantenha apenas a “Análise dos usuários de logon”. Em seguida, altere o filtro na “Data do último logon” para null para ver uma lista de usuários que nunca entraram no site. Você também pode enviar um e-mail aos usuários, dependendo do tipo de ação que quer que eles realizem.
Foco: acesso e uso de conteúdo
Conecta-se a: eventos do TS
Os painéis mostram o seguinte tipo de informações:
Atividade de acesso à exibição: quando uma exibição foi acessada e por quem.
Atividade de acesso à fonte de dados: quando 1) uma fonte de dados publicada foi conectada por meio da Criação na Web ou do Desktop Tableau ou 2) um usuário exibiu ou publicou uma pasta de trabalho que usa a fonte de dados publicada.
Atividade de publicação da pasta de trabalho: quando uma pasta de trabalho foi publicada e por quem.
Atividade de publicação da fonte de dados: quando uma fonte de dados publicada foi publicada e por quem.
Aproveite melhor este painel: usando o seletor “Nome do projeto” no canto superior direito, selecione um projeto para filtrar no site. Esse filtro afeta todas as planilhas no Iniciador das Informações administrativas.
Foco: uso de conteúdo e espaço em disco
Conecta-se a: conteúdo do site, eventos TS
O painel mostra o seguinte tipo de informação:
Uso de espaço em disco por atividade: quantidade de espaço usado por conteúdo obsoleto e conteúdo considerado ativo - conteúdo acessado no intervalo de tempo abaixo do limite obsoleto.
Espaço utilizado por item: quantidade de espaço utilizado pelo conteúdo no site. O eixo x mostra o número de dias desde que o conteúdo foi visto pela última vez, enquanto o eixo y mostra o tamanho.
Espaço usado por conteúdo obsoleto e não utilizado: quantidade total de espaço usado por conteúdo obsoleto e não utilizado. Você pode usar essas informações para determinar qual conteúdo é o mais obsoleto ou ocupa mais espaço.
Aproveite melhor este painel:
Use o limite de inatividade para determinar por quanto tempo o conteúdo pode ficar sem uso antes de ser considerado obsoleto. A alteração desse valor filtra os itens de conteúdo que não atendem ao limite.
Use o seletor de nome do projeto para filtrar o conteúdo por projeto. Esse filtro afeta todas as planilhas no Iniciador das Informações administrativas.
Para manter um site limpo, remova o conteúdo que não está mais em uso. Se não tiver certeza, selecione um item para enviar por e-mail ao proprietário do conteúdo antes de excluí-lo.
Foco: propriedade do conteúdo e espaço em disco
Conecta-se a: conteúdo do site, eventos TS
O painel mostra o seguinte tipo de informação:
Capacidade do site: quantidade de espaço utilizado em relação à capacidade total do site.
Uso de espaço por projeto: quantidade de espaço usado por projetos de nível superior. A seleção de um projeto filtra as outras planilhas para mostrar itens de conteúdo, tamanho e detalhes de propriedade.
Uso de espaço por item: quantidade de espaço usado por itens de conteúdo, como pastas de trabalho, fontes de dados, fluxos e conexões virtuais.
Uso de espaço por usuário: verifique quanto espaço os proprietários de conteúdo estão usando e identifique se algum grupo ou usuário está excedendo o espaço alocado.
Aproveite melhor este painel:
Use o seletor de nome do projeto para filtrar o conteúdo por projeto. Esse filtro afeta todas as planilhas no Iniciador das Informações administrativas.
Selecione um item ou usuário para enviar um e-mail e esclarecer como o conteúdo é usado.
Explorar as fontes de dados
Como alternativa, você pode se conectar diretamente aos dados das Informações administrativas. Explore os dados por conta própria passando o mouse sobre cada campo (dimensões e medidas) para ler uma descrição dos dados que estão sendo capturados.
Os Eventos do TS funcionam como uma fonte primária de dados de auditoria. Contêm dados sobre os vários eventos que acontecem no site, incluindo logons, publicações e exibições acessadas.
Exemplo: quais são as exibições mais populares?
Conecte-se à fonte de dados Eventos do TS usando um dos procedimentos listados em Conectar a dados de Informações administrativas.
No painel Dados, arraste “Nomes do item” até a divisória Linhas e Número de eventos até a divisória Colunas.
No painel Dados, arraste Tipo de item até a divisória Filtros, e selecione a caixa de seleção Exibição.
Faça mais com esta fonte de dados: usando o Tableau Prep, você pode associar fontes de dados de Informações administrativas nos campos a seguir para obter mais visibilidade em seu site. Se estiver analisando dados de vários sites do Tableau Cloud, você também deve ingressar em "Site LUID = Site LUID".
Junte-se a eventos de TS para usuários de TS em “ID do usuário ator = ID do usuário"
Junte-se a Eventos do TS ao conteúdo do site em “ID do item = ID do item" e "Tipo de item = Tipo de item"
Para obter mais informações, consulte Agregar, Unir colunas ou Unir linhas de dados(O link abre em nova janela) na Ajuda do Prep do Tableau.
Usuários do TS contém dados sobre usuários, como licenças restantes, funções no site e pastas de trabalho de propriedade de um usuário. Essa fonte de dados também inclui informações relacionadas à ativação do produto e dados de uso do Tableau Desktop, Tableau Prep, criação na Web e recursos específicos de função do site.
A partir de fevereiro de 2024, os usuários TS incluirão informações do Tableau Pulse para o seu site. Um novo campo “Métricas do Pulse foi adicionado à pasta Conteúdo do usuário para rastrear o número de métricas pertencentes a um usuário.
Exemplo: quantas licenças estão sendo usadas?
Conecte-se à fonte de dados Usuários do TS usando um dos procedimentos listados em Conectar a dados de Informações administrativas.
No painel Dados, arraste Nomes de medida até a divisória Linhas e Valores de medida até a divisória Colunas.
Clique com o botão direito do mouse no campo Nomes de medida, na divisória Linhas e selecione Mostrar filtro.
Clique no filtro Nomes de medida no menu suspenso e selecione Personalizar > Mostrar botão Aplicar.
No filtro, marque as caixas de seleção Total de licenças permitidas e Total de licenças ocupadas em seguida clique em Aplicar.
Faça mais com esta fonte de dados: usando o Tableau Prep, você pode associar fontes de dados de Informações administrativas nos campos a seguir para obter mais visibilidade em seu site. Se estiver analisando dados de vários sites do Tableau Cloud, você também deve ingressar em "Site LUID = Site LUID".
Junte usuários de TS a grupos em “Usuário LUID = Usuário LUID”
Junte usuários de TS a Eventos do TS em “ID de usuário = ID de usuário do ator”
Junte-se aos usuários do TS ao conteúdo do site em “E-mail do usuário = E-mail do proprietário” ou “E-mail do usuário = E-mail do proprietário do projeto pai do item”
Para obter mais informações, consulte Agregar, Unir colunas ou Unir linhas de dados(O link abre em nova janela) na Ajuda do Prep do Tableau.
Grupos identifica a associação do grupo de usuários. Há uma linha de dados para cada combinação exclusiva de par de grupos e usuários. Grupos sem membros e usuários fora de um grupo serão incluídos como uma linha de dados com valores nulos representados como “NULL”.
Exemplo: quais usuários estão em um determinado grupo?
Conecte-se à fonte de dados Grupos usando um dos procedimentos listados em Conectar a dados de Informações administrativas.
No painel Dados, arraste Nome do grupo até a divisória Linhas.
(Opcional) Na exibição, selecione os grupos que deseja explorar e selecione Manter apenas.
No painel Dados, arraste E-mail de usuário até a divisória Linhas, coloque-o à direita do primeiro campo Nome do grupo.
Faça mais com esta fonte de dados: usando o Tableau Prep, você pode associar fontes de dados de Informações administrativas nos campos a seguir para obter mais visibilidade em seu site. Se estiver analisando dados de vários sites do Tableau Cloud, você também deve ingressar em "Site LUID = Site LUID".
Junte-se a grupos para usuários do TS em "Usuário LUID = Usuário LUID"
Para obter mais informações, consulte Agregar, Unir colunas ou Unir linhas de dados(O link abre em nova janela) na Ajuda do Prep do Tableau.
O Conteúdo do site fornece informações essenciais de governança sobre os projetos, fontes de dados, fluxos, pastas de trabalho e Exibições em um site. Os dados fornecidos sobre um item de conteúdo podem ser exclusivos para seu tipo de item. Os tipos de item com campos exclusivos estão em pastas com títulos que correspondem ao seu tipo de item.
A partir de fevereiro de 2024, a fonte de dados Conteúdo do site inclui informações do Tableau Pulse para seu site. Você pode encontrar os campos dedicados ao Tableau Pulse na pasta "Métrica" ao criar visualizações.
Observação: os usuários que se conectam à fonte de dados de conteúdo do site verão os dados sobre todos os itens de conteúdo do site, independentemente das permissões definidas para cada item. Lembre-se disso se você planeja distribuir para usuários não administrativos.
Exemplo: qual porcentagem das fontes de dados publicadas do site são certificadas?
Conecte-se à fonte de dados Conteúdo do site usando um dos procedimentos listados em Conectar a dados de Informações administrativas.
No painel Dados, arraste Dados migrados (contagem) até a divisória Colunas.
No painel Dados, arraste Tipo de conteúdo de fonte de dados para a divisória Filtros, desmarque a seleção perto da caixa de seleção Todos e marque a caixa de seleção Publicado.
No painel Dados, arraste “Fontes de dados certificada até Cor no cartão Marcas.
Clique com o botão direito do mouse no campo CNT (dados migrados) na divisória Colunas e selecione Cálculo de tabela rápido > Porcentagem do total.
Faça mais com esta fonte de dados: usando o Tableau Prep, você pode associar fontes de dados de Informações administrativas nos campos a seguir para obter mais visibilidade em seu site. Se estiver analisando dados de vários sites do Tableau Cloud, você também deve ingressar em "Site LUID = Site LUID".
Una o conteúdo do site a Eventos do TS em “ID do item = Tipo de ID” e “Tipo de item = Tipo de item”
Una o conteúdo do site a Usuários do TS em “E-mail do proprietário = E-mail do usuário” ou “E-mail do proprietário = E-mail do proprietário do projeto pai do item"
Para obter mais informações, consulte Agregar, Unir colunas ou Unir linhas de dados(O link abre em nova janela) na Ajuda do Prep do Tableau.
Tempos de carregamento da visualização contém as informações de tempo de carregamento para visualizações em seu site para ajudar os autores de conteúdo a entender melhor a experiência do usuário ao carregar visualizações.
Exemplo: quais visualizações demoram mais para carregar?
Conecte-se à fonte de dados Tempos de carregamento da visualização usando um dos procedimentos listados em Conectar a dados de Informações administrativas.
No painel Dados, arraste Nomes do item até a divisória Linhas e Duração até a divisória Colunas.
No painel Dados, arraste Tipo de código de status para a divisória Filtros e marque a caixa de seleção Sucesso.
Na divisória Colunas, clique com o botão direito do mouse em Dimensões e selecione Medida (Contagem) > Mediana .
Faça mais com esta fonte de dados: usando o Tableau Prep, você pode associar fontes de dados de Informações administrativas nos campos a seguir para obter mais visibilidade em seu site. Se estiver analisando dados de vários sites do Tableau Cloud, você também deve ingressar em "Site LUID = Site LUID".
Junte os tempos de carregamento do Viz aos eventos do TS e ao conteúdo do site em “URL do repositório de itens = URL do repositório de itens”
Junte os tempos de carregamento da Viz a eventos TS e conteúdo do site em "Tipo de item = Tipo de item"
Para obter mais informações, consulte Agregar, Unir colunas ou Unir linhas de dados(O link abre em nova janela) na Ajuda do Prep do Tableau.
Desempenho do trabalho contém eventos e informações de tempo de execução para trabalhos em segundo plano no site, como atualizações de extração e execuções de fluxo. A partir de maio de 2023, Desempenho do trabalho inclui dados de atualização do Tableau Bridge, incluindo o nome do cliente Bridge, dados de pool e horários de início e conclusão da atualização.
Exemplo: quantas atualizações de extração e execuções de fluxo ocorrem no site?
Conecte-se à fonte de dados Desempenho do trabalho usando um dos procedimentos listados em Conectar a dados de Informações administrativas.
No painel Dados, arraste Nome do item, Tipo de item, Proprietário do e-mail e Tipo de trabalho até a divisória Linhas.
Na divisória Linhas, clique com o botão direito do mouse em Nome do item e selecione Classificar.
Na janela Classificar, selecione Classificar por > Campo e Nome do campo > ID do trabalho. Feche a caixa de diálogo.
No painel Dados, arraste Iniciado em (local) até é a divisória Colunas.
Na divisória Colunas, clique com o botão direito do mouse em Iniciado em (local) e selecione Data exata. Isso converte a dimensão em uma medida.
No painel Dados, arraste Resultado do trabalho para Cor e Duração da execução do trabalho (dias) para Tamanho no cartão Marcas.
Exemplo: qual é a duração média da fila de trabalho?
Conecte-se à fonte de dados Desempenho do trabalho usando um dos procedimentos listados em Conectar a dados de Informações administrativas.
No painel Dados, arraste Iniciado em até a divisória Colunas e Iniciado em (local) na divisória Linhas.
Na divisória Colunas, clique com o botão direito do mouse em Iniciado em e selecione Dia no segundo conjunto de valores (ou seja, 11 de maio de 2022). Isso converte o campo em uma medida.
Na divisória Linhas, clique com o botão direito do mouse em Iniciado em (local) e selecione Mais > Hora no primeiro conjunto de valores (ou seja, 9).
- No cartão Marcas, selecione Quadrado na lista suspensa Forma.
No painel Dados, arraste Duração em fila do trabalho para Cor no cartão Marcas. Clique com o botão direito do mouse no campo e selecione Medir > Média.
No painel Dados, arraste uma ID do trabalho para Tamanho no cartão Marcas. Clique com o botão direito do mouse no campo e selecione Medir > Contagem (Distinto).
Faça mais com esta fonte de dados: usando o Tableau Prep, você pode associar fontes de dados de Informações administrativas nos campos a seguir para obter mais visibilidade em seu site. Se estiver analisando dados de vários sites do Tableau Cloud, você também deve ingressar em "Site LUID = Site LUID".
Junte o desempenho do trabalho ao conteúdo do site em "ID do item = ID do item"
Para obter mais informações, consulte Agregar, Unir colunas ou Unir linhas de dados(O link abre em nova janela) na Ajuda do Prep do Tableau.
As permissões contém as permissões efetivas para todos os usuários e conteúdo do site. Os administradores podem usar a fonte de dados para identificar lacunas na segurança das permissões e garantir que apenas os usuários apropriados possam acessar os itens de conteúdo.
Observação: as funções de site determinam os recursos máximos que o usuário pode ter. Por exemplo, um Viewer não pode editar na Web, mesmo que seja permitido em uma regra de usuário ou grupo. Com base na ordem em que as permissões são avaliadas, os usuários podem ter recursos diferentes dos listados na fonte de dados. Para obter mais informações, consulte Permissões efetivas.
Exemplo: quais usuários e grupos têm acesso ao conteúdo?
Conecte-se à fonte de dados Permissões usando um dos procedimentos listados em Conectar a dados de Informações administrativas.
No painel Dados, arraste Tipo de item, Nome do item, Nome do projeto pai do item e Nome do projeto de permissões de controle para a divisória Linhas. Isso cria uma exibição hierárquica do conteúdo do site e mostra como as permissões são determinadas, por exemplo, se as permissões são definidas no nível do projeto ou em partes individuais do conteúdo.
No pinel Dados, arraste Nome do beneficiário até a divisória Linhas. A adição dessas dimensões mostra os usuários e grupos com acesso ao conteúdo.
No painel Dados, arraste Nome do grupo até a divisória Linhas. Os recursos para usuários e grupos são exibidos.
Faça mais com esta fonte de dados: usando o Tableau Prep, você pode associar fontes de dados de Informações administrativas nos campos a seguir para obter mais visibilidade em seu site. Se estiver analisando dados de vários sites do Tableau Cloud, você também deve ingressar em "Site LUID = Site LUID".
Unir permissões com outras fontes de dados de Informações do administrador pode resultar em grandes conjuntos de dados, se o site tiver mais de 1.000 usuários, ou se você atribuir permissões a vários grupos grandes em ativos de conteúdo individuais. Um grande grupo contém centenas de membros.
Junte o conteúdo do site às permissões em "Item LUID = Item LUID" (união de colunas à esquerda)
Junte Permissões para usuários do TS em "Usuário LUID = Usuário LUID"
Junte-se a permissões para grupos em "Grantee LUID = Group LUID" (união de colunas à direita)
Dica: para simplificar a análise, exclua a regra do grupo Todos os usuários ou edite a regra para remover as permissões.
Para obter mais informações, consulte Agregar, Unir colunas ou Unir linhas de dados(O link abre em nova janela) na Ajuda do Prep do Tableau.
A fonte de dados Assinaturas fornece detalhes abrangentes sobre assinaturas no site, incluindo o nome do criador e destinatário, item de conteúdo, status do trabalho e agendas. Os administradores podem usar esses dados para melhorar a experiência de visualização dos usuários que acessam o conteúdo por meio de assinaturas.
A partir de fevereiro de 2024, a fonte de dados Assinaturas inclui informações do Tableau Pulse para seu site. Os campos “Nome do grupo de assinantes” e “LUID do grupo de assinantes” foram incluídos na pasta Usuário. Esses campos exibem o nome do grupo e o LUID quando um usuário segue uma métrica como parte de um grupo.
Exemplo: quais são as métricas Pulse mais populares?
Use as etapas a seguir para criar uma exibição que exiba as métricas mais populares do Tableau Pulse.
Conecte-se à fonte de dados Assinaturas usando um dos procedimentos listados em Conectar a dados de Informações administrativas.
No painel Dados, arraste Tipo de item até a divisória Filtro, e selecione a caixa de seleção Métrica na caixa de diálogo.
Arraste LUID do item e Nome do item na divisória Linhas.
Arrastar CNT (LUID do usuário assinante) para a divisória Colunas.
Na barra de ferramentas, selecione o botão Classificar em ordem decrescente para classificar o eixo X.
Observação: a visualização exibe os usuários inscritos individualmente. Para visualizar os usuários inscritos por grupo, utilize os campos “Nome do Grupo de Assinantes” e “LUID do Grupo de Assinantes”.
No menu, clique em Análise > Criar campo calculado.
Nome:
Is Group Follow
Cálculo:
NOT ISNULL(Subscriber Group LUID)
No painel Dados, arraste Grupo de linha (ID de caminho) até Is Group Follow no cartão Marcas.
Arraste Nome do grupo de assinantes até Detalhe no cartão Marcas.
Dica: compreender quais usuários optaram por seguir uma métrica, em vez de serem adicionados por outros, pode ajudar a identificar quais métricas são naturalmente populares.
No menu, clique em Análise > Criar campo calculado.
Nome:
User Self-Followed
Cálculo:
NOT [Is Group Follow] AND [Created By User Email] <> [Subscriber Email]
No painel Dados, arraste User Self-Followed até Cor no cartão Marcas.
Exemplo: com que frequência os usuários recebem assinaturas?
Use as etapas a seguir para criar uma exibição que exiba com que frequência os usuários recebem assinaturas.
Conecte-se às fontes de dados Eventos de TS e Assinaturas usando um dos procedimentos listados em Conectar a dados de Informações administrativas.
Selecione Dados > Editar Combinar relacionamentos
Na caixa de diálogo Combinar relacionamentos, defina a fonte de dados primária como Assinaturase selecione o botão de opções Personalizado.
Clique em Adicionar.
Na caixa de diálogo Adicionar/Editar mapeamento de campo, mapeie E-mail do assinante para Nome de usuário do ator e clique em OK.
Clique em OK para sair da de diálogo Combinar relacionamentos.
No painel Dados, arraste E-mail do assinante, Assunto e Último envio em (local) para a divisória Linhas.
No painel Dados, arraste Número de assinaturas até a divisória Colunas.
Verifique se LUID do item, Tipo de item, e Nome de usuário do agente são os campos de ligação no painel Dados. Se houver links quebrados, clique no ícone próximo ao nome do campo para vincular as duas fontes de dados.
- No painel Dados, arraste Status de assinatura até Cor no cartão Marcas.
Faça mais com esta fonte de dados: usando o Tableau Prep, você pode associar fontes de dados de Informações administrativas nos campos a seguir para obter mais visibilidade em seu site. Se estiver analisando dados de vários sites do Tableau Cloud, você também deve ingressar em "Site LUID = Site LUID".
Participe de assinaturas de eventos TS em "E-mail do assinante = nome de usuário do agente"
Para obter mais informações, consulte Agregar, Unir colunas ou Unir linhas de dados(O link abre em nova janela) na Ajuda do Prep do Tableau.
Tokens contêm informações sobre tokens de usuário ativos e não expirados no site, incluindo tokens de acesso pessoal (PATs), tokens de atualização e tokens OAuth. Os administradores do site podem monitorar o uso e a expiração dos tokens por meio da fonte de dados, alternando os tokens essenciais conforme necessário.
Os seguintes tokens estão incluídos na fonte de dados:
Banco de dados OAuth - Gerencie os tokens de acesso usados para conexões OAuth. Os tokens de acesso permanecem válidos até um usuário do excluí-los ou o provedor de dados revogá-los. Para obter mais informações, consulte Conexões OAuth.
Cliente OAuth - Gerencie tokens de atualização usados por clientes conectados, como Tableau Desktop e Tableau Prep. Para obter informações, consulte Acessar sites de clientes conectados.
Tokens de acesso pessoal (PATs) - Gerencie tokens de autenticação de longa duração usados para fazer login no Tableau Cloud, como scripts automatizados e tarefas criadas com a API REST do Tableau. Para obter mais informações, consulte Tokens de acesso pessoal.
A qualquer momento, os administradores do site podem revogar rapidamente um token, cancelando a licença de um usuário com o token indesejado. Com a ressalva de que novos tokens deverão ser criados quando o usuário for relicenciado. Para conhecer as etapas de remoção ou revogação de tipos específicos de tokens, siga os links da seção anterior.
Exemplo: quando os tokens do banco de dados OAuth foram atualizados pela última vez?
O exemplo a seguir mede a conformidade da rotação de tokens dentro de uma organização.
Conecte-se à fonte de dados Tokens usando um dos procedimentos listados em Conectar a dados de Informações administrativas.
No painel Dados, arraste Nome do grupo até a divisória Filtro. Marque a caixa de seleção Banco de dados Oauth e clique em OK.
Arraste Tipo de banco de dados, Nome de usuário do banco de dados, e Última atualização para a divisória Linhas.
Na divisória Linhas, clique com o botão direito em Ultima atualização e selecione Data exata no menu de contexto. Mude o campo de contínuo para discreto.
No menu, clique em Análise > Criar campo calculado.
Nome: dias desde a última atualização
Cálculo:
ROUND(TODAY()-[Last Updated])
Clique em OK.
No painel Dados, arraste o campo Dias desde a última atualização na divisória Linhas. Mude o campo de contínuo para discreto.
Exemplo: quando os tokens de banco de dados OAuth inseridos expiram?
Para evitar interrupções, como erros de carregamento de visualização e atualizações de extração com falha, é importante monitorar a expiração dos tokens de banco de dados OAuth inseridos. O exemplo a seguir mostra como identificar tokens que estão prestes a expirar, permitindo que os usuários atualizem suas credenciais de forma proativa.
Observação: o Tableau não armazena prazos de expiração para tokens de banco de dados OAuth. Para obter essas informações, entre em contato com o administrador do banco de dados para verificar os detalhes de expiração de cada tipo de banco de dados.
Conecte-se à fonte de dados Tokens usando um dos procedimentos listados em Conectar a dados de Informações administrativas.
No painel Dados, arraste Nome do grupo até a divisória Filtro. Marque a caixa de seleção Banco de dados Oauth e clique em OK.
Arraste Tipo de banco de dados e E-mail do proprietário para a divisória Linhas.
No menu, clique em Análise > Criar campo calculado. Neste exemplo, usamos um banco de dados Snowflake com prazo de validade de 90 dias.
Nome:
Expires At (all tokens)
Cálculo:
IF [Token Type] = 'OAuth Database'
THEN
IF [Database Type] = 'snowflake'
THEN DATEADD('day', 90, [Last Updated])
// add conditions for other database types here //
ELSE NULL
END
ELSE [Expires At]
END
No menu, clique em Análise > Criar campo calculado.
Nome:
Days Until Expiration
Cálculo:
DATEDIFF('day', TODAY(), [Expires At (all tokens)])
Arraste Dias até expirar à divisória Linhas. Mude o campo de contínuo para discreto.
Arraste Dias até expirar para a divisória Filtros. Selecione Todos os valores, definindo o Máximo como 14. Isso filtra os tokens que expiram nos próximos 14 dias ou aqueles que já expiraram. Ajuste conforme necessário.
Use os valores resultantes para entrar em contato com usuários cujos tokens expirarão em breve.
Exemplo: quais usuários têm PATs no site?
O exemplo a seguir exibe os nomes e funções de site dos usuários que têm PATs no site. Você pode ajustar o filtro para outros tipos de token.
Conecte-se às fontes de dados Tokens e Usuários de TS usando um dos procedimentos listados em Conectar a dados de Informações administrativas.
Selecione Dados > Editar Combinar relacionamentos
Na caixa de diálogo Combinar relacionamentos, defina a fonte de dados primária como Tokens e selecione o botão de opções Personalizado.
Clique em Adicionar.
Na caixa de diálogo Adicionar/Editar mapeamento de campo, mapeie E-mail do proprietário para E-mail do usuário e clique em OK > OK.
No painel Dados, arraste Nome do grupo até a divisória Filtro. Marque a caixa de seleção PAT e clique em OK.
No painel Dados, arraste Nome de usuário, Função de site de usuário, Expira em e Última utilização em na divisória Linhas.
- Verifique se E-mail do usuário é o campo de vinculação no painel Dados. Se houver um link quebrado, clique no ícone próximo ao nome do campo para vincular as duas fontes de dados.
Na divisória Linhas, clique com o botão direito Expira em e selecione Data exata no menu de contexto. Mude o campo de contínuo para discreto.
Repita a etapa 7 para Última atualização em.
Faça mais com esta fonte de dados: usando o Tableau Prep, você pode associar fontes de dados de Informações administrativas nos campos a seguir para obter mais visibilidade em seu site. Se estiver analisando dados de vários sites do Tableau Cloud, você também deve ingressar em "Site LUID = Site LUID".
Para ver a função do site do proprietário do token, junte Tokens aos usuários TS em “E-mail do proprietário” = “E-mail do usuário”
Para ver a associação do proprietário do token ao grupo, junte os tokens aos grupos em “E-mail do proprietário” = “E-mail do usuário”
Para obter mais informações, consulte Agregar, Unir colunas ou Unir linhas de dados(O link abre em nova janela) na Ajuda do Prep do Tableau.