Ao falar de Autenticação falamos da opções de logon que os usuário podem usar no site do Tableau Cloud, e das opções de acesso após o primeiro logon. A autenticação verifica a identidade de um usuário.

Tableau Cloud é compatível com vários tipos de autenticação, que você pode configurar na página Autenticação.

Além do tipo de autenticação que você configura para seu site, a autenticação multifatorial (MFA) por meio do provedor de identidade SSO (IdP) é um requisito do Tableau Cloud a partir de 1º de fevereiro de 2022. Se sua organização não trabalha diretamente com um IdP de SSO, você pode usar o Tableau com autenticação MFA para atender ao requisito de MFA. Para obter mais informações, consulte Sobre autenticação multifatorial e Tableau Cloud a seguir.

  • Tableau: esse é o tipo de autenticação padrão disponível em todos os sites, que não exige nenhuma etapa de configuração extra antes da adição de usuários. As credenciais do TableauID (também chamadas Tableau ID) são constituídas pelo nome de usuário e a senha, que são armazenados com Tableau Cloud. Os usuários inserem suas credenciais diretamente na página de logon do Tableau Cloud. A partir de 1º de fevereiro de 2022, os administradores do site ou outros usuários que se autenticam usando o TableauID devem ter o Tableau com MFA configurado. Se o Tableau com MFA não estiver configurado, os usuários serão solicitados a usar o Tableau com MFA ao tentar entrar com base no Roteiro de aplicação da autenticação multifatorial (MFA)(O link abre em nova janela).

    • Tableau com MFA: este tipo de autenticação usa uma combinação de 1) credenciais do TableauID que são compostas por um nome de usuário e senha armazenados com o Tableau Cloud, e 2) após uma autenticação TableauID bem-sucedida, o usuário é solicitado a responder a um método de verificação antes de acessar o site. Para obter mais informações, consulte Autenticação multifatorial e Tableau Cloud.

  • Google: se a sua empresa usa os aplicativos do Google, você pode habilitar o Tableau Cloud para usar as contas do Google para logon único (SSO) com MFA usando OpenID Connect. Quando você habilita a autenticação do Google, os usuários são direcionados à página de logon do Google para inserir as suas credenciais, que são armazenadas pelo Google.

  • Salesforce: se a sua empresa usa o Salesforce, você pode habilitar o Tableau Cloud para usar contas do Salesforce para logon único (SSO) com MFA usando OpenID Connect. Quando você habilita a autenticação do Salesforce, os usuários são direcionados à página de logon do Salesforce para inserir as suas credenciais, que são armazenadas e gerenciadas em Salesforce. Pode ser necessária uma configuração mínima. Para obter mais informações, consulte Autenticação Salesforce.

  • SAML: outra forma de usar o SSO por meio do SAML. Para fazer isso, use um provedor de identidade (IdP) de terceiros com MFA e configure o site para estabelecer uma relação de confiança com o IdP. Quando você ativa o SAML, os usuários são direcionados para a página de logon do IdP, onde inserem suas credenciais de SSO, já armazenadas no IdP.

Sobre autenticação multifatorial e Tableau Cloud

Para se antecipar ao aumento e à evolução constante das ameaças que podem paralisar uma empresa, A autenticação MFA será um requisito do Tableau Cloud a partir de 1º de fevereiro de 2022. A MFA é uma ferramenta eficaz para aprimorar a segurança de login e proteger sua empresa e seus dados contra ameaças de segurança. Para obter mais informações, consulte as Perguntas frequentes sobre a autenticação(O link abre em nova janela)multifator do Salesforce e o Roteiro de aplicação da autenticação multifator (MFA)(O link abre em nova janela) na Ajuda do Salesforce.

A autenticação multifatorial (MFA) é um método de autenticação a ser usado em conjunto com um dos outros métodos de autenticação descritos acima para aprimorar a segurança da conta. Ela pode ser implementada de uma das duas formas:

  • SSO e MFA (método primário): para atender ao requisito de MFA, habilite-a com seu provedor de identidade SSO (IdP).

  • Tableau com MFA (método alternativo): se você não trabalhar diretamente com um IdP de SSO, poderá habilitar uma combinação de 1) credenciais do TableauID, que são armazenadas com o Tableau Cloud, e um método de verificação adicional antes que você e seus usuários possam acessar o site. Para obter mais informações, consulte Autenticação multifatorial e Tableau Cloud.

Sobre o Google, Salesforce ou SAML

Se você habilitar a autenticação do Google ou do SAML em seu site, poderá selecionar quais usuários podem fazer logon usando as credenciais externas e quais devem usar as credenciais do Tableau. É possível permitir o TableauID e um provedor externo em um a site, mas cada usuário deve ser configurado para usar um ou outro tipo. Você pode configurar opções de autenticação de usuário na página Usuários.

Importante: além desses requisitos de autenticação descritas acima, recomendamos que você dedique uma conta de administrador de site que esteja configurada para a autenticação do Tableau com MFA. Em caso de um problema com o SAML ou o IdP, uma conta do Tableau com MFA dedicada ajuda a garantir que você terá acesso ao seu site.

Permitir acesso direto de clientes conectados do Tableau

Por padrão, depois que os usuários fornecerem suas credenciais para entrar em um site, eles poderão acessar o site do Tableau Cloud diretamente de um cliente do Tableau conectado. Para saber mais, consulte Acessar sites de clientes conectados.

Observação: como opção, pode ser necessário adicionar *.salesforce.com se o MFA com autenticação do Tableau estiver habilitado para o seu site e seu ambiente estiver usando proxies que impedem os clientes de acessar outros serviços necessários.

Agradecemos seu feedback!