Publicar uma fonte de dados

Quando você estiver pronto para disponibilizar uma fonte de dados para outros usuários, poderá publicá-la no Tableau Server ou Tableau Online. Se a fonte de dados estiver em uma pasta de trabalho publicada no Tableau Server ou Tableau Online, você poderá disponibilizar essa fonte de dados ao salvá-la, desde que seja um arquivo de texto ou do Excel inserido. Para obter detalhes, consulte Publicar uma fonte de dados na Web.

Observação: se ainda não tiver lido sobre as práticas recomendadas para criar fontes de dados e quando criar uma extração, consulte Práticas recomendadas para fontes de dados publicadas.

Etapas de publicação gerais

As etapas a seguir oferecem uma visão geral da publicação do fluxo de trabalho utilizado, independentemente do tipo de dados ou do servidor no qual você publica. Depois destas etapas, você pode encontrar informações suplementares sobre tipos de autenticação e como usar o Tableau Bridge.

  1. Selecione ServidorPublicar fonte de dados.

    Se sua pasta de trabalho estiver conectada a várias fontes de dados, selecione a que desejar no submenu Publicar fontes de dados.

  2. Caso ainda não tenha entrado no Tableau Server ou no Tableau Online, entre agora.

    A forma como você entra depende de como o administrador configurou seu ambiente. Para obter informações, consulte Fazer logon no Tableau Server ou Online.

  3. Na caixa de diálogo Publicar fonte de dados, faça o seguinte:

    • Para Projeto, selecione o projeto no qual deseja publicar e insira o nome da fonte de dados.

    • Para Descrição e Tags, adicione uma descrição e marcas que ajudarão você e outros usuários a encontrá-la.

      Separe as tags usando uma vírgula ou um espaço. Para adicionar uma marca que contém um espaço, use aspas (por exemplo, “Cotações de vendas”).

    • Para Agenda de atualização, se estiver publicando uma extração, você tem a opção de selecionar uma agenda de atualização para garantir que os dados da extração permaneçam atuais. Se você optar por não selecionar uma agenda aqui, pode selecionar um agenda no Tableau Server após a publicação.

      Observação: essa opção não está disponível ao publicar na página Fonte de dados ou no Tableau Online.

    • Para Permissões, aceite as configurações padrão.

      Geralmente, um administrador de site gerencia permissões no servidor. Caso considere sua fonte de dados uma exceção, colabore com o administrador para determinar a melhor estratégia e consulte Definir permissões ao publicar uma fonte de dados ou pasta de trabalho.

    • Em Autenticação, se precisar fornecer credenciais para acessar seus dados, é possível especificar como essa autenticação deverá ser tratada quando os dados são publicados no servidor.

      As opções disponíveis para acessar a fonte de dados depende do tipo de dados que você publica e se está publicando no Tableau Server ou no Tableau Online.

      As informações aparecem na parte inferior da caixa de diálogo para para avisá-lo se você precisar executar outras ações, como adicionar o Tableau Online à lista de autorização do provedor de dados.

      Para obter informações sobre os tipos de autenticação, consulte Definir credenciais para o acesso aos dados publicados.

  4. Se estiver publicando dados baseados em arquivos em uma unidade mapeada do Windows ou usando imagens que não estarão disponíveis no servidor, selecione Incluir arquivos externos.

    Ao incluir arquivos externos, cópidas dos arquivos são colocadas no servidor como parte de sua fonte de dados. Cópias de arquivos também são colocadas no servidor e incluídas como parte da fonte de dados, quando você publicar extrações de fontes de dados de várias conexões com uma conexão com dados baseados em arquivo, como Excel. Para obter mais informações sobre as implicações da publicação de extrações de fontes de dados de várias conexões, consulte Extrações de fontes de dados com várias conexões que contêm conexões com dados baseados em arquivo (somente no Tableau Desktop).

    Caso você não queira publicar os arquivos externos no servidor, altere as informações de conexão de forma que a fonte de dados faça referência a um caminho UNC completo. Por exemplo, em vez de se conectar a D:\datasource.xls, você se conectaria a \\filesrv\datasource.xls.

  5. Por padrão, durante o processo de publicação, o Tableau atualiza a conexão da pasta de trabalho para usar a nova fonte de dados publicada. Isso também fecha a fonte de dados local.

    Para continuar usando a fonte de dados local em vez disso, desmarque a caixa de seleção Atualizar pasta de trabalho para usar a fonte de dados publicada.

    Observação: se você selecionar Desfazer depois de publicar a fonte de dados, o Tableau voltará a usar a fonte de dados local, mas a fonte de dados permanecerá publicada. Além disso, o Tableau não substitui uma fonte de dados local ao publicar uma fonte de dados de cubo (multidimensional) para o Tableau Server. (O Tableau Online não dá suporte à publicação de fontes de dados de cubo.)

  6. Clique em Publicar.

    Após concluir a publicação, seu navegador da Web abre o Pergunte aos dados (Ask Data) referente à fonte de dados, onde você pode fazer perguntas para criar visualizações automaticamente. Para obter mais informações, consulte Criar exibições automaticamente com o Pergunte aos dados (Ask Data).

  7. (Opcional) Configure uma agenda de atualização no servidor. Para obter mais informações, consulte os tópicos a seguir:

Publicar dados no local (somente Tableau Online)

Para manter as fontes de dados que se conectam aos dados no local atualizadas após a publicação no Tableau Online, é necessário o Tableau Bridge. O Tableau Online conta com o Bridge para coordenar a conexão entre ele e os dados acessíveis apenas de dentro de uma rede privada.

Como parte do processo de publicação, o Tableau Online detectará automaticamente se o Bridge é necessário. Se o Bridge for necessário, o fluxo de trabalho de publicação pode diferir do processo de publicação descrito acima.

Consulte um dos seguintes tópicos, dependendo do tipo de fonte de dados que você está publicando:

Observação: o Bridge mantém os dados atualizados somente para as fontes de dados publicadas, ou seja, fontes de dados publicadas separadamente das pastas de trabalho. O Bridge não pode manter os dados atualizados em fontes de dados incorporadas nas pastas de trabalho.

Publicar com um conector de dados da Web

Para publicar uma fonte de dados de conector de dados da Web, é necessário importar o conector de dados da Web para o servidor antes de configurar uma agenda de atualização. Isso é possível apenas no Tableau Server.

Você pode atualizar algumas fontes de dados para o conector de dados da Web no Tableau Online com o Tableau Bridge.

Para obter informações, consulte Conectores de dados da Web no Tableau Server(Link opens in a new window) na Ajuda do Tableau Server ou Conectividade com Tableau Bridge(Link opens in a new window) na Ajuda do Tableau Online.

Campos ocultos em pastas de trabalho

As pastas de trabalho conectadas a uma fonte de dados publicada respeitam o estado de campos ocultos na fonte de dados publicada.

  • Se você criar uma nova pasta de trabalho que usa uma fonte de dados publicada com campos ocultos, estes campos permanecerão ocultos na pasta de trabalho e não poderão ser usados em cálculos, conjuntos, grupos e outras criações de objeto.

  • Se você trabalhar com uma pasta de trabalho existente que usa uma fonte de dados publicada com campos ocultos, estes campos ocultos serão exibidos em vermelho na pasta de trabalho para indicar que os campos e, portanto, as exibições e os cáculos que usam estes campos, são inválidos.

É possível lidar com esse problema de uma das seguintes formas:

  • Mostrar (reexibir) os campos relevantes na fonte de dados e, em seguida, republicar a fonte de dados.

  • Atualizar as pastas de trabalho relevantes para excluir os campos ocultos.

Para obter informações, consulte Ocultar ou reexibir campos.

Consulte também

Agradecemos seu feedback! Ocorreu um erro ao enviar o feedback. Tente novamente ou envie-nos uma mensagem.