Transformar valores com cálculos de tabela
Este artigo explica as noções básicas dos cálculos de tabelas e como criá-los no Tableau.
O que é um cálculo de tabela?
Um cálculo de tabela é uma transformação aplicada aos valores em uma visualização. Os cálculos de tabela são um tipo especial de campo calculado que calcula dados locais no Tableau. Eles são calculados com base no que existe atualmente na visualização e não consideram nenhuma medida ou dimensão filtrada da visualização.
É possível usar cálculos de tabela para vários objetivos, incluindo:
- Transformar valores em classificações
- Transformar valores para mostrar totais operacionais
- Transformar valores para mostrar um percentual do total
Em qualquer visualização do Tableau existe uma tabela virtual que é determinada pelas dimensões na exibição. Essa tabela não é a mesma que as tabelas em sua fonte de dados. Especificamente, a tabela virtual é determinada pelas dimensões dentro do “nível de detalhe”, o que significa as dimensões em qualquer uma das seguintes divisórias ou cartões na planilha do Tableau:
Noções básicas: endereçamento e particionamento
Ao adicionar um cálculo de tabela, você deve usar todas as dimensões no nível de detalhe para particionamento (escopo) ou endereçamento (direção).
As dimensões que definem como agrupar o cálculo (o escopo dos dados em que o cálculo é executado) são denominadas campos de particionamento. O cálculo de tabela é executado separadamente dentro de cada partição.
As dimensões restantes, sobre as quais o cálculo de tabela é executado, são denominadas campos de endereçamento e determinam a direção do cálculo.
Os campos de particionamento dividem a exibição em várias subexibição (ou subtabelas), e depois o cálculo de tabela é aplicado às marcas em cada subpartição. A direção em que o cálculo se move (por exemplo, ao calcular uma soma em execução, ou calcular a diferença entre valores) é determinada pelos campos de endereçamento. Assim, quando você ordena os campos na seção Dimensões específicas da caixa de diálogo Cálculo de tabela de cima para baixo, está especificando a direção na qual o cálculo se move pelas várias marcas na partição.
Ao adicionar um cálculo de tabela com as opções Calcular usando, o Tableau identifica automaticamente algumas dimensões como endereçamento e outras como particionamento, em virtude das suas seleções. Mas quando você usa Dimensões específicas, é sua escolha determinar quais dimensões destinam-se a endereçamento e quais destinam-se a particionamento.
Tabela (horizontal)
Calcula horizontalmente no comprimento da tabela e reinicia após cada partição.
Por exemplo, na tabela a seguir, o cálculo é feito entre colunas (YEAR(Order Date)) para cada linha (MONTH(Order Date)).
Tabela (vertical)
Calcula verticalmente no comprimento da tabela e reinicia após cada partição.
Por exemplo, na tabela a seguir, o cálculo é feito entre linhas (MONTH(Order Date)) para cada coluna (YEAR(Order Date)).
Tabela (horizontal e depois vertical)
Calcula horizontalmente no comprimento da tabela e depois verticalmente.
Por exemplo, na tabela a seguir, o cálculo é feito entre colunas (YEAR(Order Date)), entre linhas (MONTH(Order Date)) e, novamente, entre colunas para toda a tabela.
Tabela (vertical e depois horizontal)
Calcula verticalmente no comprimento da tabela e depois horizontalmente.
Por exemplo, na tabela a seguir, o cálculo é feito entre linhas (MONTH(Order Date)), entre colunas (YEAR(Order Date)) e, novamente, entre linhas.
Painel (vertical)
Calcula verticalmente um painel inteiro.
Por exemplo, na tabela a seguir, o cálculo é feito entre linhas (MONTH(Order Date)) para um único painel.
Painel (horizontal e depois vertical)
Calcula horizontalmente um painel inteiro e depois verticalmente.
Por exemplo, na tabela a seguir, o cálculo é feito entre colunas (YEAR(Order Date)), entre linhas (MONTH(Order Date)) e, novamente, entre colunas no comprimento do painel.
Painel (vertical e depois horizontal)
Calcula verticalmente um painel inteiro e depois horizontalmente.
Por exemplo, na tabela a seguir, o cálculo é feito entre linhas (MONTH(Order Date)) no comprimento do painel, entre colunas (YEAR(Order Date)) e, em seguida, verticalmente no comprimento do painel mais uma vez
Célula
Calcula dentro de uma única célula.
Dimensões específicas
Calcula apenas as dimensões especificadas.
Por exemplo, na visualização a seguir, as dimensões Mês da data do pedido e Trimestre da data do pedido são os campos de endereçamento (desde que estejam selecionados) e o Ano da data do pedido é o campo de particionamento (desde que não esteja selecionado). Assim, o cálculo transforma a diferença de cada mês em todos os trimestres dentro de um ano. O cálculo é reiniciado para cada ano.
Observe que, se todas as dimensões forem selecionadas, a tabela inteira estará no escopo.
No nível
A opção No nível está disponível apenas quando você seleciona Dimensões específicas na caixa de diálogo Cálculos de tabela e quando há mais de uma dimensão selecionada no campo logo abaixo das opções Calcular usando, ou seja, quando há mais de uma dimensão definida como um campo de endereçamento.
Essa opção não fica disponível quando você está definindo um cálculo de tabela com Calcular usando, pois esses valores estabelecem partições por posição. Porém, com Dimensões específicas, como a estrutura visual e o cálculo de tabela não estão necessariamente alinhados, a opção No nível está disponível para permitir que você ajuste seu cálculo.
Use essa configuração para definir uma quebra (ou seja, reinício do cálculo) na exibição, com base em uma determinada dimensão. Como isso é diferente de usar apenas essa dimensão para particionamento? Na verdade, trata-se de particionamento, porém ele é feito por posição, não por valor, que é como o particionamento é definido com as opções Calcular usando.
As opções disponíveis na lista suspensa No nível do exemplo acima são:
Mais profundo | Especifica que o cálculo deve ser executado no nível da mais fina granularidade. Essa é a opção padrão. |
Trimestre da data do pedido | Especifica que o cálculo deve ser executado no nível do trimestre. |
Mês da data do pedido | Especifica que o cálculo deve ser executado no nível do mês.
|
Criar um cálculo de tabela
Para saber como criar um cálculo de tabela, siga as etapas no exemplo abaixo. Para saber como criar cálculos de tabela rápidos, consulte Cálculos de tabela rápidos.
Etapa 1: criar a visualização
- Abra o Tableau e conecte-se à fonte de dados Sample-Superstore salva.
- Navegue até uma nova planilha.
- No painel Dados, arraste Data do pedido até a divisória Linhas. A dimensão é atualizada para YEAR(Order Date).
- Na divisória Linhas, clique com o botão direito do mouse em YEAR(Order Date) e selecione Trimestre.
- Na divisória Linhas, clique no ícone + em QUARTER(Order Date). MONTH(Order Date) é adicionado à divisória.
- No painel Dados, em Dimensões, arraste Data do pedido até a divisória Colunas. A dimensão é atualizada novamente para YEAR(Order Date)
- No painel Dados, arraste Vendas até Texto no cartão Marcas.
Etapa 2: adicionar o cálculo de tabela
- No cartão Marcas, clique com o botão direito do mouse em SUM(Sales) e selecione Adicionar cálculo de tabela.
- Na caixa de diálogo Cálculo de tabela que é aberta, faça o seguinte:
- Para Tipo de cálculo: selecione Diferença de.
Para obter mais informações sobre os tipos de cálculos de tabela que podem ser usados no Tableau e como configurá-los, consulte Tipos de cálculos de tabela. - Para Calcular usando, selecione Tabela (horizontal). Observe que, conforme você seleciona como fazer o cálculo, a visualização é atualizada com indicadores visuais para guiá-lo.
Para mais informações sobre essas opções, consulte a seção Noções básicas: endereçamento e particionamento. - Ao concluir, clique no X no canto superior da caixa de diálogo Cálculo de tabela para sair.
O cálculo é aplicado aos valores na visualização.
Verifique seu trabalho!
Editar um cálculo de tabela
Para editar um cálculo de tabela:
- Clique com o botão direito do mouse na medida da exibição que tenha o cálculo de tabela aplicado e selecione Editar cálculo de tabela.
- Na caixa de diálogo Cálculo de tabela exibida, faça as alterações.
- Ao concluir, clique no X no canto superior da caixa de diálogo Cálculo de tabela para sair.
Remover um cálculo de tabela
Para remover um cálculo de tabela:
- Clique com o botão direito do mouse na medida da exibição que tenha o cálculo de tabela aplicado e selecione Desmarcar cálculo de tabela. O cálculo da tabela é removido da medida e a visualização é atualizada com os valores originais.