O Resource Monitoring Tool do Tableau tem dois componentes principais: Servidor RMT e Agente.

Os pré-requisitos do Resource Monitoring Tool e o Servidor RMT devem ser instalados no hardware dedicado para garantir que tenham os recursos necessários e que não haja conflito de acesso para os recursos da máquina com outros programas ou software. Eles não devem ser instalados no computador do Tableau Server, exceto em casos excepcionais (por exemplo, para fins de demonstração limitada em ambientes não relacionados à produção).

Os agentes são instalados em todos os nós do Tableau Server que você deseja monitorar.

Para obter informações sobre como atualizar do Power Tools para o Tableau Server para Resource Monitoring Tool, consulte Atualizar Power Tools for Server para o Resource Monitoring Tool do Tableau.

O instalador do Resource Monitoring Tool pode ser encontrado no site do Produto Advanced Management e notas de versão(O link abre em nova janela). Baixe todos os arquivos que começam com Tabrmt.

Em um esforço para nos alinhar com os valores de Igualdade de nossa empresa, mudamos a terminologia não inclusiva sempre que possível. Como a alteração dos termos em determinados locais pode causar uma alteração significativa, mantemos a terminologia existente, Portanto, você pode continuar a ver os termos em comandos e opções da CLI, pastas de instalação e arquivos de configuração e outras instâncias. Para obter mais informações, consulte Sobre a Ajuda do Tableau.

Histórico de versões de instalação

Esta seção chama mudanças significativas no processo de instalação. Use esta seção para entender quais alterações foram feitas dependendo da sua versão atual e da versão para a qual você está atualizando.

  • A partir da versão 2022.3, você tem a opção de configurar o serviço de mensagens RabbitMQ e o banco de dados PostgreSQL usado pelo Resource Monitoring Tool em uma plataforma de nuvem. Atualmente, o AWS AMQ for RabbitMQ e o banco de dados Amazon RDS for PostgreSQL são compatíveis. Com essa adição, você pode optar por instalar o repositório e o serviço de fila de mensagens com o RMT Server na mesma máquina ou separadamente na plataforma AWS.
  • A partir da versão 2020.4, o Resource Monitoring Tool pode ser instalado em máquinas com Linux. Anteriormente Resource Monitoring Tool a instalação era suportada apenas em máquinas Windows.
  • A partir da versão 2020.2, um único instalador instalará os pré-requisitos e o Servidor RMT. Você precisará de apenas dois instaladores: um para o RMT Server, que inclui pré-requisitos, e outro para a instalação do Agente.

 

Antes de instalar o Resource Monitoring Tool

  • Revise os seguintes requisitos e instruções:
  • Verifique se a instalação do Tableau Server que você vai monitorar está licenciada com a licença do Advanced Management. Você deve ter uma licença válida do Advanced Management para usar o Resource Monitoring Tool.
  • Examine o tamanho dos registros do Tableau Server. Depois que o Agente é instalado e configurado, os dados de histórico relevantes aos processos do Resource Monitoring Tool do Tableau Server são registrados antes dos dados serem exibidos. Se houver um grande volume de dados históricos de registro, talvez demore para processar as informações que, por sua vez, podem resultar em um atraso no processamento de eventos mais recentes no Servidor.

    Se estiver preocupado com o atraso e não tiver as informações históricas, você poderá fazer o seguinte para limpar os arquivos existentes:

    Observação: os dados de desempenho, como uso de CPU e uso de memória não são reunidos usando dados de registro histórico, e são coletados depois que o Agente é instalado e configurado para que a limpeza de dados históricos não afete os dados de desempenho.

  • Habilite o usuário interno somente leitura para o Repositório do Tableau Server. Este usuário é utilizado ao instalar o Agente do Resource Monitoring Tool. Isso é necessário a partir da versão 2022..3. Para obter mais informações, consulte Coletar dados com o repositório do Tableau Server.
  • Determine se você deseja configurar o repositório e o serviço de fila de mensagens externo ao Resource Monitoring Tool.

Arquitetura de instalação

Uma exibição de alto nível da configuração do Resource Monitoring Tool. Este diagrama mostra dois clusters do Tableau Server monitorados pelo Servidor RMT.

 

Uma exibição detalhada dos componentes do Resource Monitoring Tool instalados no Servidor RMT e no Agente.

 

Visão geral da instalação

O Servidor RMT pode ser instalado em qualquer sistema operacional e não depende do sistema operacional no qual o Agente está instalado. Isso significa que você pode instalar o Servidor RMT e Agente em diferentes sistemas operacionais.

No entanto, o Agente está instalado nos nós do Cluster do Tableau Server, portanto, a escolha do sistema operacional para o Agente depende da instalação do Tableau Server.

Você pode monitorar vários clusters do Tableau Server usando a mesma Resource Monitoring Tool. Cada cluster do Tableau deve ser configurado como um ambiente separado.

Configuração externa

O repositório e o serviço de fila de mensagens podem ser hospedados externamente ao RMT Server na plataforma AWS. Para hospedar o repositório, use a instância do AWS RDS e, para fila de mensagens, use o AWS AMQ. Para obter mais detalhes sobre a configuração, instruções passo a passo e outros detalhes, consulte:

Instalação no Windows

Você pode usar a interface da Web ou a linha de comando para instalar o Servidor RMT e o Agente.

Aqui estão as etapas para instalar o Resource Monitoring Tool:

  1. Instale o Servidor RMT usando a interface da Web ou usando a linha de comando.

    Ao iniciar o Resource Monitoring Toolinstalador, o programa de configuração vai instalar certos programas necessários para executar o Resource Monitoring Tool primeiro. Os programas instalados incluem RabbitMQ, Erlang e um banco de dados PostgreSQL dedicado. Em seguida, ele vai instalar o Servidor RMT.

  2. Instale o Agente usando a interface da Web ou usando a linha de comando.

    Instale o Agente em todos os nós do Tableau Server. O Agente envia informações sobre o uso e o desempenho do Tableau Server para o servidor RMT para relatório.

Antivírus

Recomendamos que você exclua os Arquivos de registro do Resource Monitoring Tool do Tableau das verificações de antivírus. Isso melhorará o desempenho evitando contenção quando o Resource Monitoring Tool gravar nos arquivos de registro.

HTTPS

Como prática recomendada, você deve usar HTTPS para proteger as informações confidenciais e credenciais do usuário.

A configuração Exigir HTTPS nas definições do servidor é usada para comunicações entre os usuários e o Servidor RMT. Também é usada ao registrar um agente. As comunicações regulares entre Agente e Servidor RMT para coletar dados são feitas por meio do Rabbit MQ.

Inicialmente, o Servidor RMT é instalado com um certificado autoassinado, e usará esse certificado de comunicação HTTPS, que inclui a comunicação durante o registro do Agente. Você pode usar seu próprio certificado para substituir o certificado autoassinado. Isso pode ser feito durante a instalação do Servidor RMT, na página Configuração do servidor, ou após a conclusão da instalação. A seção a seguir descreve os requisitos:

Requisitos e modo de certificado SSL

Resource Monitoring Tool é compatível com os seguintes modos de utilização de Certificados SSL:

  • Padrão: este modo usa o certificado de autoassinatura padrão fornecido pelo instalador.
  • Armazenamento: este modo permite que você digite a impressão digital de um certificado na loja de certificados do Windows.
  • Local: este modo permite especificar um certificado baseado em arquivo na pasta <installation directory>\config. Como padrão, é C:\Program Files\Tableau\Tableau Resource Monitoring Tool\master\config.

Se você estiver usando seu próprio certificado, poderá selecionar Local ou Armazenar.

  • É possível escolher Local, você deve ter o certificado, a autoridade de certificado e chaves privadas disponíveis nos arquivos agrupados ou em um único arquivo.
  • Se você escolher a opção Armazenar, poderá armazenar o certificado e a impressão digital com antecedência e consultá-lo durante a instalação. O certificado e a chave privada precisam estar em pacote juntos e devem ser capazes de ser referenciados de uma única impressão digital. O certificado em pacote deve ser armazenado em um local específico que é definido pelos requisitos .NET e está documentado no site da Microsoft aqui. Depois de importar o certificado na máquina, você pode usá-lo para configurar o HTTPS.

Siga estas diretrizes e requisitos para o seu certificado:

  • Você deve ter um certificado HTTPS (como X.509) para os domínios apropriados. Isso depende das políticas de segurança locais e requisitos de certificado. Por exemplo, se o Resource Monitoring Tool estiver usando um proxy de passagem CName ou SSL, talvez seja necessário usar um certificado SAN. Para vários subdomínios, certificados curinga são aceitos.
  • O Resource Monitoring Tool aceita apenas os formatos PKCS #12 e PEM.
  • O servidor da Web Resource Monitoring Tool requer um certificado e uma chave privada e, como opção, uma cadeia de confiança.

    A chave privada pode ser RSA ou DSA.

    Ela pode ser fornecida em um único arquivo ou arquivos agrupados.

    • Exemplos de arquivo único:
      • PKCS # 12: um único arquivo com as extensões de arquivo .pfx ou .p12.
      • PEM: certificado codificado por PEM + chave privada (mais CAs intermediários opcionalmente encadeados até CA raiz), em um único arquivo com a extensão .pem. Os itens no arquivo não precisam estar em uma ordem específica.
    • Exemplos de arquivo agrupado:
      • Certificado codificado por PEM em um arquivo .crt ou .cer MAIS
      • Chave privada codificada por PEM em um arquivo .key MAIS (opcionalmente)
      • Autoridade de certificação codificada por PEM em um ou mais arquivos .ca

Locais de arquivo e diretório padrão:

Servidor RMT:

  • Diretório de instalação: C:\Program Files\Tableau\Tableau Resource Monitoring Tool\master.
  • Arquivo de configuração: C:\Program Files\Tableau\Tableau Resource Monitoring Tool\config.json.
  • Diretório de log: C:\Program Files\Tableau\Tableau Resource Monitoring Tool\master\logs

Agente:

  • Diretório de instalação: C:\Program Files\Tableau\Tableau Resource Monitoring Tool\agent.
  • Diretório de log: C:\Program Files\Tableau\Tableau Resource Monitoring Tool\agent\logs

Quem pode fazer isso

Para instalar o Resource Monitoring Tool, você deve ter o seguinte:

  • Permissões de administrador na máquina que você está instalando o Resource Monitoring Tool.
  • Função de site Administrador no Tableau Server.
  • Resource Monitoring Tool Conta de administrador.

Próxima etapa

Instale o Servidor RMT:

Agradecemos seu feedback!