Instalar o RMT Server usando interface da Web

O Resource Monitoring Tool Server (RMT Server) hospeda o aplicativo Web com os quais os usuários interagem. Ele também faz grande parte do processamento em segundo plano para agrupar e monitorar os dados dos Agentes. O RMT Server deve ser instalado no hardware dedicado.

Atualmente, a instalação através da interface da Web é aceita apenas em instalações do Windows. Se você quiser instalar no Linux, consulte Instalar o RMT Server usando a linha de comando.

Para instalar o RMT Server:

Existem três etapas principais para instalar o RMT Server:

  • Instalação do software do servidor
  • Configuração do RMT Server
  • Criação de um novo ambiente.

O processo detalhado é descrito abaixo:

  1. Instalação do software do servidor:
    1. Execute o programa de instalação do RMT Server.
    2. Após ler o EULA, selecione I agree to the license terms and conditions e clique em Install.

      Observação: se quiser instalar em um local não padrão, use as diretrizes fornecidas na seção Instalação em um local não padrão. O local padrão é C:\Program Files\Tableau\Tableau Resource Monitoring Tool\.

    3. Se a caixa de diálogo Controle da conta de usuário for aberta, clique em Yes para permitir que o instalador faça alterações.
    4. O instalador do RMT Server instalará alguns pré-requisitos como o primeiro passo. Os pré-requisitos incluem RabbitMQ, Erlang e um banco de dados PostgreSQL. O banco de dados PostgreSQL é usado para armazenar dados de uso coletados do Tableau Server. Em seguida, ele vai instalar o RMT Server.
    5. Ao final da instalação, uma página da Web Server Configuration será aberta.
  2. Configuração do RMT Server:
    1. A página já deve estar preenchida. Faça atualizações nos valores, se necessário.

      Observação: anote o nome do host. A interface na Web usada para acessar o RMT Server usa este formato: https://<hostname>.

    2. Por padrão, o Resource Monitoring Toolusa um certificado autoassinado para realizar as comunicações HTTPS com o RMT Server. Para utilizar seu próprio certificado, substitua o valor da impressão digital pelo do certificado que deseja usar. Verifique a opção Require HTTPS se quiser exigir comunicações HTTPS seguras.

      Verificar a opção Require HTTPS também exigirá que você escolha um modo de certificado e forneça detalhes adicionais, se necessário. Principalmente, há três opções para escolher:

      1. Padrão: este modo usa o certificado de autoassinatura padrão fornecido pelo instalador.

      2. Local: este modo permite especificar um certificado baseado em arquivo na pasta Resource Monitoring Tool /config. Quando o modo Local é selecionado, o campo Nome do certificado fica disponível. As opções listadas corresponderão aos grupos de arquivos de certificado situados na pasta /config.
      3. Armazenamento: este modo permite que você digite a impressão digital de um certificado na loja de certificados do Windows.

        O campo Senha será usado somente se o certificado selecionado precisar de uma senha.

    3. Teste a Configuração do servidor ao clicar em Test Server Configuration.

      Observação: se você vir o seguinte erro, use as instruções fornecidas no tópico Solucionar erros do certificado SSL:
      O certificado não inclui a chave privada acessível

    4. A seção Senha permite configurar os requisitos de senha que se aplicarão às contas de usuário e à conta de usuário Administrativo que você criará posteriormente.
    5. Na seção Autenticação, você pode configurar o período limite para as sessões. Se o usuário não acessar a sessão pelo período limite definido, a sessão expirará e será necessário fazer login novamente. Por padrão, ele é definido como 240 minutos. Você também pode ativar a opção Expiração deslizante para redefinir o período limite quando uma sessão é acessada nele.
    6. Clique em Save and Restart Server.

      Observação: se você vir o seguinte erro, use as instruções fornecidas no tópico Solucionar erros do certificado SSL:
      O certificado não inclui a chave privada acessível

    7. Ao reiniciar o servidor, você será solicitado a criar um usuário administrativo e senha.
    8. Depois de fazer logon usando as credenciais administrativas criadas na etapa anterior, o Resource Monitoring Tool exibirá uma mensagem de que nenhum Ambiente foi criado. Clique em Add an environment para configurar um novo ambiente.
  3. Criar um novo ambiente:
    1. Preencha os detalhes do ambiente, como o nome de um identificador. A API REST do Tableau Server e as configurações do Repositório do Tableau Server são usadas para se comunicar com o Tableau Server. A configuração do Repositório do Tableau Server é opcional, mas é um método de preferência para acessar o Tableau Server.

      Você tem a opção de configurar a conexão criptografada segura quando o RMT se conectar ao Repositório do Tableau Server. Para usar as conexões SSL entre o banco de dados RMT e o Repositório do Tableau Server, o Tableau Server deve ser configurado para usar o SSL. Para obter mais informações, consulte Como configurar o SSL para comunicação interna com o Postgres.

    2. Configuração do repositório do Tableau:

      Na seção Tableau Repository Configuration:

      1. Na caixa suspensa SSL Mode, selecione Prefer SSL ou Require SSL para configurar as conexões SSL no Repositório do Tableau. Escolher Disable significa que o SSL nunca será usado para fazer conexões do repositório do Tableau Server.

        No modo Prefer SSL, o Resource Monitoring Toolusará SSL na primeira tentativa, e se isso falhar, posteriormente tentará uma conexão não criptografada.

        No modo Require SSL, se a conexão SSL falhar, as conexões com o repositório do Tableau Server falharão completamente. Neste caso, as conexões de API REST do Tableau Server serão usadas para se comunicar com o Tableau Server.

      2. Você pode optar por fornecer a impressão digital gerada pelo Tableau Server ou copiar o arquivo server.crt para a máquina do Servidor Resource Monitoring Tool primário. Se você optar por copiar o arquivo de certificado, não precisará fornecer a impressão digital. Para obter mais informações, consulte Configurar Postgres SSL para permitir conexões diretas de clientes.
  4. Clique em Save. Você verá uma nova seção adicionada à página - Agent Configuration. Esta seção permite baixar o arquivo bootstrap necessário para instalar e configurar Agentes.

    Observação: se você fizer atualizações nas configurações do Ambiente, clique em Salvar antes de baixar o arquivo Bootstrap.

Instalação em um local não padrão

RMT Server

O Tableau recomenda usar \Tableau\Tableau Resource Monitoring Tool como o local de instalação do RMT Server. Exemplo de local não padrão: D:\Tableau\Tableau Resource Monitoring Tool.

Para escolher um local não padrão durante a instalação, use as seguintes etapas:

  1. Execute o instalador do RMT Server.
  2. Na página do EULA, escolha Personalizar.
  3. Em Opções de configuração, no campo Local de instalação, insira o local.
  4. Continue com a Etapa 2 da instalação, como descrito em Instalar o RMT Server usando interface da Web.

Quem pode fazer isso

Para instalar o Resource Monitoring Tool, você deve ter o seguinte:

  • Permissões de administrador na máquina que você está instalando o Resource Monitoring Tool.
  • Função de site Administrador no Tableau Server.
  • Resource Monitoring Tool Conta de administrador.

Próxima etapa

Instalar o Agente usando interface da Web

Agradecemos seu feedback!Seu feedback foi enviado. Obrigado!