Instalar o Agente usando interface da Web

O Agente é um processo leve que consome recursos mínimos do servidor e envia dados ao Resource Monitoring Tool Server (RMT Server). Instale o Agente do Resource Monitoring Tool em cada um dos nós do Tableau Server. Para instalar e registrar um Agente, baixe o arquivo de configuração bootstrap do agente e salve-o em um local acessível a partir dos nós do agente Resource Monitoring Tool.

Atualmente, a instalação através da interface da Web é aceita apenas em instalações do Windows. Se você quiser instalar no Linux, consulte Instalar o Agente usando a linha de comando.

Antes da instalação

  • Baixe o arquivo bootstrap. Os arquivos de bootstrap são válidos apenas por 24 horas após o download. Você precisará gerar novamente o arquivo de bootstrap se aquele que você está usando tiver mais de 24 horas.
  • A partir da versão 2021.3, o registro do Agente precisará se comunicar por meio de um ponto de extremidade https e RabbitMQ para concluir o registro do Agente. Certifique-se de que ambas as portas 443 e 5672 estejam abertas para essas comunicações.

Etapas para baixar o arquivo bootstrap do agente

Use as etapas a seguir se ainda não tiver baixado o arquivo bootstrap do RMT Server.

  1. Usando a interface na Web (https://<hostname>) no RMT Server, no menu Admin, selecione Environments.
  2. O arquivo bootstrap pode ser baixado diretamente da guia Visão geral do ambiente na página inicial.

    Observação: se você não criou um ambiente como parte da configuração do RMT Server, siga as etapas de 12 a 15 descritas no tópico Instalar o RMT Server usando interface da Web.

  3. Salve o arquivo de configuração bootstrap em um local acessível a partir dos nós do Tableau Server onde você instalará o Agente Resource Monitoring Tool.

Etapas para instalar o Agente

Para instalar o Agente, em cada um dos nós do Tableau Server:

  1. Execute o programa de instalação do Agente.
  2. Após ler o EULA, selecione I agree to the license terms and conditions e clique em Next.

  3. Nesta página, você terá a opção de alterar o local de instalação e especificar a conta do Usuário Run As para o Agente.

    Se quiser instalar em um local não padrão, use as diretrizes fornecidas na seção Instalação em um local não padrão. O local padrão é C:\Program Files\Tableau\Tableau Resource Monitoring Tool\agent.

    A partir de 2021.4, você deve especificar uma conta de usuário Run As para o agente. Essa conta é usada para acessar o Tableau Server para coletar informações de monitoramento dos nós do Tableau Server.

    Para a conta de usuário Run As do agente, você deve especificar a mesma conta que usa atualmente para a conta de usuário Run As do Tableau Server. Se as informações da conta que você fornecer não forem iguais às do Tableau Server, o Agente não poderá coletar os dados de monitoramento nesse nó.

  4. Se a caixa de diálogo Controle de conta do usuário for aberta, clique em Yes para permitir que o instalador faça alterações.
  5. Quando o instalador for concluído, uma página da Web Agent Registration será aberta.

    Dica! Pode demorar um pouco para a página da Web abrir. Se a página da Web não abrir por algum motivo, utilize a seguinte URL na máquina que você está instalando:

    http://localhost:9002/setup/register

  6. Revise as informações nesta página sobre o tamanho do arquivo de registro do Tableau Server, dados históricos e implicações. Após prosseguir para a próxima etapa, você não visualizará mais estas informações.

    Depois que o Agente é instalado e registrado, o Resource Monitoring Tool processa dados históricos relevantes de registros do Tableau Server antes de os dados serem exibidos. Se houver um grande volume de dados históricos de registro, talvez demore para processar as informações que, por sua vez, podem resultar em um atraso no processamento de eventos mais recentes no Servidor.

    Se estiver preocupado com o atraso e não tiver as informações históricas, você poderá fazer o seguinte para limpar os arquivos de registro existentes do Tableau:

    Remover arquivos desnecessários e considere os Instantâneos do arquivo de log (Arquivar logs) antes de remover os arquivos de registro.

    Observação: os dados de desempenho, como uso de CPU e uso de memória não são reunidos usando dados de registro histórico, e são coletados depois que o Agente é instalado e configurado para que a limpeza de dados históricos não afete os dados de desempenho.

  7. Navegue até o local do arquivo bootstrap que você baixou do RMT Server. Clique em Import Bootstrap File. Os arquivos de bootstrap são válidos apenas por 24 horas após o download. Você precisará gerar novamente o arquivo de bootstrap se aquele que você está usando tiver mais de 24 horas.
  8. Quando a importação for concluída com êxito, uma página da Web será exibida para inserir as informações do servidor. No campo Tableau Server gateway URL, digite a URL usada para acessar o Tableau Server.

    A URL deve ser semelhante aos exemplos abaixo:

    • https://MarketingServer/ (se souber o nome do servidor)

    • https://10.0.0.2/ (se souber o endereço IP do servidor)

    • http://10.0.0.4/ (Se o Tableau Server não estiver habilitado para usar SSL)
  9. Insira o nome de usuário e a senha. Você pode usar as credenciais do usuário administrador que criou quando instalou o RMT Server. Esse nome de usuário e senha são usados para comunicações entre o RMT Server e o Agente.
  10. Clique em Test Tableau Server Connection para verificar se o Agente consegue acessar o Tableau Server.

    Uma mensagem Success será exibida para confirmar que o Agente pode se conectar ao Tableau.

  11. O campo RMT Server URL já deve estar preenchido usando as informações no arquivo bootstrap. Esta é a URL da página da Web usada para realizar tarefas de administração, monitorar o desempenho e outras tarefas.

    A URL deve ser semelhante ao exemplo abaixo:

    • https://<hostname>)
  12. Clique em Test RMT Server Connection para verificar se o Agente consegue acessar o RMT Server do Resource Monitoring Tool.

    Uma mensagem Success será exibida para confirmar a conexão com o RMT Server.

  13. O campo RMT Server certificate thumbprint já deve estar preenchido usando as informações no arquivo bootstrap. O arquivo bootstrap salvo deve ter essas e as informações de URL do RMT Server. Insira o nome de usuário e a senha do RMT Server. Este usuário deve ter a função de Gerenciamento de servidor/ambiente.

    Clique em Get Registration Options.

    Isso direciona você à página Agent Registration - Message Queue.

  14. Clique em Test Message Queue Connection para verificar se a conexão da fila de mensagens está funcionando.

    Uma mensagem Success será exibida se a conexão funcionar.

    Observação: a configuração Habilitar TLS na seção de fila de mensagens permite habilitar a criptografia quando os dados são transmitidos entre o RMT Server e os Agentes. Isso exige uma configuração adicional do RabbitMQ. Para obter mais informações, consulte Coleta de dados criptografados.

  15. Na página final Registro do agente, a seção de ambiente já deve estar preenchida. Verifique as informações e adicione detalhes do nó do Tableau Server.
  16. Clique em Connect to Message Queue.
  17. Clique em Register Agent para concluir a instalação e a configuração do agente.

    Você verá uma opção para desabilitar a interface da Web. Após o registro, a interface da Web não é mais necessária para o agente e pode opcionalmente ser desabilitada. Se você precisar reativar a interface da Web, utilize o seguinte comando:

    rmtadmin set server.web.run true

    Para obter mais informações sobre os comandos do Resource Monitoring Tool, consulte o Utilitário de linha de comando rmtadmin.

  18. Verifique se o Agente está conectado ao acessar a interface na Web do RMT Server. No menu Admin, selecione Environments e, em Detalhes do ambiente, você verá o número de Agentes que estão conectados no momento.

Instalação do agente em uma instalação de vários nós do Tableau Server

  1. Siga as etapas descritas acima para instalar o Agente no nó inicial do Tableau Server para se conectar ao Resource Monitoring Tool.
  2. Na seção Server da página de registro final, marque a opção Primary Server.
  3. Nos nós adicionais do Tableau Server, instale o agente usando o mesmo arquivo bootstrap usado para instalar o agente no nó inicial e siga as etapas descritas acima.
  4. Na página de registro final, na seção Ambiente, selecione o ambiente que você criou ao instalar o Agente no nó inicial.
  5. Na seção Server, selecione a opção New Environment Server. A opção Servidor primário deve permanecer desmarcada.
  6. O processo de registro do agente adiciona automaticamente esse nó ao ambiente existente.

Instalação em um local não padrão

O Tableau recomenda usar \Tableau\Tableau Resource Monitoring Tool\agent como local, a fim de atender aos pré-requisitos. Exemplo de local não padrão: D:\Tableau\Tableau Resource Monitoring Tool\agent.

Para escolher um local não padrão durante a instalação, use as seguintes etapas:

  1. Execute o instalador do Agente.
  2. Na página do EULA, escolha Personalizar.
  3. Em Opções de configuração, no campo Local de instalação, insira o local.
  4. Continue com a Etapa 2 da instalação, como descrito em Instalar o Agente usando interface da Web.

Quem pode fazer isso

Para instalar o Resource Monitoring Tool, você deve ter o seguinte:

  • Permissões de administrador na máquina que você está instalando o Resource Monitoring Tool.
  • Função de site Administrador no Tableau Server.

Próximas etapas

Configuração do servidor do Resource Monitoring Tool

 

Agradecemos seu feedback!Seu feedback foi enviado. Obrigado!