Lista de verificação de pré-instalação - Resource Monitoring Tool do Tableau

O tópico a seguir fornece pré-requisitos para instalação Resource Monitoring Tool do Tableau. Ele também descreve as permissões do sistema operacional necessárias para as contas de serviço usadas.

Requisitos de máquina, rede e conta

Observação: o servidor e o agente da Resource Monitoring Tool (RMT) não são compatíveis com o Federal Information Processing Standard (FIPS) 140-2 e não funcionarão corretamente em sistemas operacionais executados com o modo FIPS ativado.

Complete os seguintes pré-requisitos antes de instalar o Resource Monitoring Tool do Tableau.

  1. Certifique-se de ter privilégios administrativos para todos os computadores que executarão o Resource Monitoring Tool. Isso inclui o computador que executa o Servidor RMT e todos os nós do Tableau Server na instalação que você estará monitorando com o Resource Monitoring Tool.

  2. Abra a porta 5672 para o tráfego TCP de entrada no computador que executa o Servidor RMT

    O aplicativo Resource Monitoring Tool de agente envia os dados coletados pela porta 5672, portanto, a maquina em que o Servidor RMT está instalado precisará permitir o tráfego TCP de entrada nessa porta.

    O Firewall do Windows é um bloqueador comum desse tráfego.

  3. Abra as seguintes portas:

    • Abra a porta 80 para o tráfego TCP de entrada no computador que executa o Servidor RMT

      Esta é a porta na qual o Servidor RMT hospedará a interface da Web. Observe que podemos alterar o número da porta durante a instalação, se já houver um serviço de terceiros. Para tornar a interface da Web acessível de fora do Servidor RMT, essa porta precisará ser aberta.

    • Abra a porta 443 para o tráfego TCP de entrada no computador que executa o Servidor RMT do Resource Monitoring Tool.

      Esta é a porta em que as conexões vêm do Agente ao testar a conexão com o servidor RMT.

    • Abrir a porta 5672 e 5671 (conexões TLS) para o tráfego TCP de saída em todos os nós de agente.

      O aplicativo do agente envia os dados que coleta para o Servidor RMT por esta porta.

    • Abra a porta 80 para o tráfego TCP de saída em todos os computadores do agente.

      Periodicamente, o agente fará solicitações para a interface da Web do Servidor RMT.

    • Abra a porta 443 para o tráfego TCP de saída em todos os computadores do agente.

      Esta é a porta em que o Agente testa a conexão com o Servidor RMT.

    Para obter mais informações sobre portas e comunicações, consulte Portas de comunicação do Resource Monitoring Tool do Tableau.

  4. Verifique se todos os computadores do Agente podem contatar o Servidor RMT.

    A interface da Web hospedada pelo Servidor RMT está vinculada a um nome de host ou endereço IP específico durante o processo de instalação. Ela só responderá a solicitações enviadas a esse nome de host específico. Por exemplo, se o Servidor RMT estiver configurado para ser hospedado em http://RMTServer/, mas os Agentes só puderem entrar em contato com o servidor RMT por meio de http://myrmtserver.myserver.com/, as solicitações não passarão.

  5. Reúna credenciais para uma conta do administrador do Tableau Server.

    O Resource Monitoring Tool usará a API da Web do Tableau Server para coletar informações sobre o conteúdo, portanto, precisará de credenciais para um usuário que seja um administrador do Tableau Server e possa acessar todos os sites, projetos etc. É recomendável criar um dedicado ao Resource Monitoring Tool, mas pode ser qualquer usuário que seja um administrador do Tableau Server.

  6. Habilitar o acesso ao banco de dados do repositório do Tableau Server. Isso é necessário a partir da versão 2022.3.

    O Resource Monitoring Tool acessa o banco de dados de repositório diretamente, por motivos de desempenho. Para que isso funcione, o acesso ao repositório deve ser habilitado, com uma senha definida para o usuário do banco de dados "readonly” (somente leitura). Para obter detalhes, consulte Habilitar o acesso ao repositório do Tableau Server.

  7. Se você quiser usar conexões SSL entre o Resource Monitoring Tool e o Repositório do Tableau Server, certifique-se de que o Tableau Server esteja configurado para usar SSL para conexões Postgres internas. Para obter mais informações, consulte Como configurar o SSL para comunicação interna com o Postgres.

    O Resource Monitoring Tool permite que você use o arquivo de certificado (server.crt) ou a impressão digital para as conexões SSL. O arquivo de certificado do banco de dados Postgres é instalado para:

    C:/ProgramData/Tableau/Tableau Server/data/tabsvc/config/pgsql<version>/security

    Se você planeja usar o arquivo de certificado (server.crt), copie o arquivo de certificado gerado pelo Tableau Server para conexões SSL Postgres internas para a máquina onde você planeja instalar o RMT Server. Copie isso para o armazenamento de certificados da máquina.

  8. Confirme se a API REST está habilitada no Tableau Server (este é o padrão). Use o comando tsm configuration get -k api.server.enabled para isso. Um valor de retorno true significa que a API REST está habilitada. Para criar a API REST, use o comando tsm configuration set. Para obter mais informações, consulte api.server.enabled.

  9. Examine o tamanho dos registros do Tableau Server. Após instalar e configurar o Servidor de agente, o Resource Monitoring Tool processa os dados históricos relevantes dos registros do Tableau Server, antes de exibir os dados. Se houver uma grande quantidade de dados de registro históricos, pode demorar um pouco para processar as informações. Isso pode resultar em um atraso no processamento de eventos mais recentes no Servidor.

    Se estiver preocupado com o atraso e não tiver as informações históricas, você poderá fazer o seguinte para limpar os arquivos existentes:

    Observação: os dados de desempenho, como uso de CPU e uso de memória não são reunidos usando dados de registro histórico, e são coletados depois que o Agente é instalado e configurado para que a limpeza de dados históricos não afete os dados de desempenho.

  10. (opcional) Reunir informações da conexão para um servidor SMTP que o Servidor RMT pode acessar.

    Se você quiser notificações por e-mail, precisará fornecer o Servidor RMT com o nome do servidor, o nome de usuário e a senha (se houver) e o número da porta de um Servidor SMTP, que ele possa usar para enviar o e-mail, e a versão de TLS. Atualmente, o TSL versão 1.2 é necessário, mas o TLS versão 1.3 também é compatível. Se você quiser usar o TLS versão 1.3, certifique-se de ter o Open SSL 1.1.1f ou maior na máquina onde o Servidor RMT será instalado. Para obter mais informações, consulte Notificações por e-mail.Notificações por e-mail

  11. (opcional) Verifique as permissões da conta de serviço do sistema operacional para contas não padrão.

    Talvez seja necessário fazer isso caso sua organização tenha requisitos de segurança específicos que exijam que você use contas de sistema ou usuários já definidos.

    Você pode encontrar detalhes sobre as permissões padrão aqui: Permissões de instalação padrão – Resource Monitoring Tool do Tableau

Quem pode fazer isso

Para fazer todas as etapas descritas acima, você precisa ser um administrador na máquina que está instalando o Resource Monitoring Tool e ser um administrador do Tableau Server.

Agradecemos seu feedback!Seu feedback foi enviado. Obrigado!