Coletar dados com o repositório do Tableau Server

O repositório do Tableau Server é um banco de dados do PostgreSQL que armazena os dados sobre todas as interações do usuário, atualizações de extração e muito mais. É possível habilitar o acesso ao repositório e usar os dados nele para ajudar a analisar e entender o desempenho do Tableau Server.

Após conceder acesso ao repositório do Tableau Server, será possível criar exibições com os dados do repositório. As exibições criadas com esses dados são, às vezes, chamadas de exibições administrativas. Além de serem usadas para o monitoramento do desempenho, as exibições administrativas personalizadas podem ser usadas para rastrear a atividade do usuário, da pasta de trabalho e muito mais. Para obter mais informações sobre o tipo de dados que podem ser usados para essas exibições, consulte Criar exibições administrativas personalizadas e Banco de dados dos grupos de trabalho. Como alternativa, se estiver interessado somente nos dados de desempenho, poderá usar as tabelas de banco de dados pré-selecionadas na pasta de trabalho de desempenho de exemplo.

Habilitar o acesso ao repositório do Tableau Server

Use o Tableau Desktop para conectar-se e consultar o repositório do Tableau Server usando dois usuários internos. O usuário denominado tableau tem acesso a várias exibições do banco de dados, que podem ser usadas como parte da criação de suas próprias análises da atividade do Tableau Server. O usuário denominado readonly tem acesso a tabelas adicionais do banco de dados, que podem ser usadas para criar exibições e assim gerar análises ainda mais detalhadas, e esse é o usuário que recomendamos que você use.

Antes que uma conexão com o repositório seja possível, é necessário habilitar o acesso do usuário readonly ao banco de dados. Use o comando tsm data-access repository-access enable para habilitar o acesso ao repositório. Ao habilitar o acesso ao repositório, você também cria uma senha para o usuário readonly. Você usará essa senha para acessar o repositório. Além disso, pode ser necessário ter a porta 8060 aberta para que possa se conectar ao banco de dados.

  1. Habilite o acesso ao repositório e crie uma senha para o usuário readonly:

    tsm data-access repository-access enable --repository-username readonly --repository-password <PASSWORD>

    Se sua senha incluir caracteres especiais, coloque-a entre aspas.

    Este comando reiniciará o Tableau Server.

    Observação: se posteriormente desejar desabilitar o acesso remoto ao repositório do Tableau Server, use o comando tsm data-access repository-access disable. O comando desabilita o acesso externo ao repositório. Isso não desabilitará o acesso do host local. Para obter mais informações, consulte tsm data-access repository-access disable.

     

Conectar-se ao repositório do Tableau Server

Esta seção descreve como se conectar a um conjunto personalizado de tabelas no repositório do Tableau Server.Para obter mais informações sobre as tabelas as quais é possível se conectar, consulte Banco de dados dos grupos de trabalho.

  1. No Tableau Desktop, selecione Dados > Conectar a dados, e selecione PostgreSQL como o banco de dados ao qual se conectar.

    Observação: talvez seja preciso instalar os drivers de banco de dados PostgreSQL. Faça download dos drivers em www.tableau.com/pt-br/support/drivers.

  2. Na caixa de diálogo de conexão do PostgreSQL, insira o nome ou a URL para o Tableau Server na caixa de diálogo Servidor. Caso tenha uma instalação de servidor distribuída, insira o nome ou o endereço IP do nó em que o repositório está hospedado.

    Conecte-se usando a porta configurada para o pgsql.port, que é 8060, por padrão.

  3. Especifique workgroup como o banco de dados ao qual se conectar.

  4. Conecte-se usando o usuário e a senha especificados.

  5. Clique na opção Exigir SSL se você tiver configurado o Tableau Server para usar SSL para se conectar ao repositório. Para obter mais informações, consulte Configurar Postgres SSL para permitir conexões diretas de clientes.
  6. Clique em Conectar.

  7. Selecione uma ou mais tabelas para conectar.

    O usuário do tableau tem acesso a todas as tabelas que começam com um sublinhado ou com hist_. Por exemplo, é possível se conectar a _background_tasks e _datasources. As tabelas hist_ contêm informações sobre os usuários do servidor que não estão apresentadas atualmente na exibição Ações por usuário específico. O usuário readonly tem acesso a tabelas adicionais que podem ser usadas para consultar outras informações sobre a utilização do servidor.

  8. Clique em Acessar planilha.

Agradecemos seu feedback! Ocorreu um erro ao enviar o feedback. Tente novamente ou envie-nos uma mensagem.