Criar uma exibição básica para explorar seus dados

Este tópico usa a Amostra - fonte de dados da Superloja para mostrar como criar exibições básicas e explorar os seus dados. Ele mostra como a sua exibição de dados no Tableau evolui pelo processo de exploração.

Se estiver usando o Tableau Online e o Tableau Server para explorar dados e editar exibições, consulte Usar o Tableau na Web.

Conectar aos seus dados

A primeira etapa é conectar-se aos dados que deseja explorar. Este exemplo mostra como conectar-se aos dados de Sample - Superstore no Tableau Desktop.

  1. Abra o Tableau. Na página inicial, em Conectar / Fontes de dados salvas, clique em Amostra - Superloja.

    Se você não encontrar Amostra - Superstore na lista de Fontes de dados salvas, em Conectar, clique em Microsoft Excel. Na caixa de diálogo Abrir, navegue até o arquivo Excel de Sample - Superstore no seu computador. Vá para /Documents/My Tableau Repository/Datasources/version number/[language]. Selecione Sample - Superstore e, em seguida, clique em Abrir.

  2. Após se conectar aos dados do Excel, a página da fonte de dados mostra as planilhas ou tabelas nos seus dados. Arraste "Pedidos" até a tela para iniciar a exploração desses dados.

    Dependendo de como os seus dados são estruturados, você pode precisar fazer mais preparação e integração antes de começar a explorá-los no Tableau. Para obter detalhes sobre a conexão aos seus dados, consulte Conectar aos dados e preparar os dados e Dicas para trabalhar com seus dados.

  3. Clicar na guia da planilha para ir para a nova planilha e iniciar sua análise.

     

Sobre o painel Dados

Na planilha, as colunas de sua fonte de dados são mostradas como campos no lado esquerdo no painel Dados. O painel Dados contém uma variedade de diferentes tipos de campos; por enquanto, os mais importantes são dimensões e medidas. Em geral, as dimensões contêm dados categóricos, como tipos de produto e datas, enquanto as medidas contêm dados numéricos, como vendas e lucro. Para obter mais informações, consulte Dimensões e medidas, azul e verde.

Para obter detalhes sobre como localizar campos no painel Dados, consulte Localizar campos. Para obter mais informações sobre partes do espaço de trabalho, consulte A área de trabalho do Tableau.

Se tiver mais de uma fonte de dados em uma pasta de trabalho, clique no nome da conexão da fonte de dados no painel Dados para selecioná-la para uso. Para obter mais detalhes, consulte Navegação em Fontes de dados no painel Dados.

Para obter detalhes sobre as várias formas de personalizar os campos no painel Dados, consulte Organizar e personalizar campos do painel Dados, Editar configurações padrão para campos e Trabalhar com campos de dados no painel Dados.

Se você tiver dimensões relacionadas, às vezes, poderá desejar agrupá-las em uma pasta ou como uma hierarquia. Por exemplo, nesta fonte de dados, País, Estado, Cidade e CEP são agrupados em uma hierarquia chamada Local. Você pode detalhar uma hierarquia, clicando no sinal "+" em um campo, ou ocultar os detalhes, clicando no sinal "-".

 

Criar a exibição

Uma exibição é uma visualização ou viz que você cria no Tableau. Uma viz pode ser um diagrama, um gráfico, um mapa, uma plotagem ou até mesmo uma tabela de texto.

Cada exibição que você criou no Tableau deve começar com uma pergunta. O que você deseja saber?

Sempre que você arrasta um campo para a exibição ou divisória, está perguntando sobre os dados. A questão dependerá de onde você arrastou os vários campos, os tipos de campos e a ordem na qual você arrastou os campos na exibição.

Para cada pergunta feita, a exibição será alterada para representar visualmente a resposta, com marcas (formas, texto, hierarquias, estruturas de tabela, eixos, cor).

Diferentes modos de iniciar uma exibição

Quando você cria uma exibição, adiciona campos do painel Dados. É possível fazer isso de diferentes formas.

Por exemplo:

  • Arraste campos do painel Dados e solte-os nos cartões e nas divisórias que fazem parte de todas as planilhas do Tableau.

  • Clique duas vezes em um ou mais campos no painel Dados.

  • Selecione um ou mais campos no painel Dados e escolha um tipo de gráfico em Mostre-me, que identifica os tipos de gráficos apropriados para os campos selecionados. Para obter detalhes, consulte Usar Mostre-me para iniciar exibições.

  • Solte um campo na grade Soltar campo aqui para começar a criar uma exibição por uma perspectiva de tabela.

    Para obter detalhes sobre a criação de visualizações com campos, consulte Começar a criar uma Visualização arrastando campos para a exibição.

    Ao começar a explorar os dados no Tableau, ficará evidente que há muitas maneiras de criar uma exibição. O Tableau é extremamente flexível, e também muito complacente. Ao criar uma exibição, se você for por um caminho não muito esclarecedor, sempre poderá desfazer o ponto anterior durante sua exploração.

    • Para desfazer ou refazer, clique em desfazer ou refazer na barra de ferramentas.

    É possível desfazer tudo até a última vez que abriu a pasta de trabalho. É possível desfazer ou refazer um número ilimitado de vezes.

Criar uma exibição do zero

Estas etapas mostram como criar uma exibição básica que mostra um lucro anual.

  1. Na área Dimensões no painel Dados, arraste o campo Data do pedido até a divisória Colunas. Pode ser preciso expandir a hierárquica Pedido para ver a Data do pedido.

    Quando você arrasta um campo sobre uma divisória, um sinal de mais indica se a divisória pode aceitar o campo.

    A tabela resultante tem quatro colunas e uma linha. Cada cabeçalho de coluna representa um membro do campo Ordem de data (o nível de data padrão é ANO). Cada célula contém um rótulo “Abc”, que indica se o tipo de marca atual dessa exibição é texto.

    Observe que o campo está em azul, o que indica que é discreto.

    O nível de data padrão é determinado pelo nível mais alto que contém mais de um valor distinto (por exemplo, vários anos e vários meses). Isso significa que se [Data do pedido] continha dados de apenas um ano, mas tinha vários meses, o nível padrão seria mês. Você pode organizar o nível de data usando o menu de campo.

    Caso esteja se questionando por que há dois conjuntos de níveis de data (de Ano até Dia), o primeiro conjunto de opções usa partes de data e o segundo conjunto de opções usa valores de data. Para obter mais informações, consulte Alterar níveis de data.

  2. Em Medidas no painel Dados, arraste o campo Lucro para a divisória Colunas.

    O campo Lucro é verde na divisória Linhas, o que indica que é contínuo. Além disso, o nome do campo foi alterado para SUM(Profit). Isso acontece porque as medidas são agregadas automaticamente quando você as adiciona à exibição e a agregação padrão dessa medida é SUM. Para obter mais informações sobre o que acontece ao adicionar uma medida a uma exibição e o por quê, consulte Dimensões e medidas, azul e verde.

    O Tableau transforma a tabela em um gráfico de linhas e um eixo vertical (ao longo do lado esquerdo) é criado para a medida.

    Um gráfico de linhas é uma ótima forma de comparar os dados ao longo do tempo e identificar tendências com eficácia.

    Esse gráfico de linhas mostra os lucros ao longo do tempo. Cada ponto ao longo da linha mostra a soma de lucros para o ano correspondente.

    A próxima etapa é detalhar ainda mais a dimensão de tempo.

    Analisar os dados

    Esta etapa mostra como modificar a exibição para mostrar trimestres em vez de anos. Ao detalhar a hierarquia, a exibição é alterada para se tornar uma tabela aninhada.

    É possível mostrar [Data do pedido] por trimestres usando qualquer um dos seguintes métodos:

    • Clique no botão de adição à esquerda do campo YEAR(Order Date) em Colunas.

    • Arraste o campo Data do pedido (mais uma vez) do painel Dados e solte-o na divisória Colunas à direita do campo Year(Order Date).

    A nova dimensão divide a exibição em painéis separados para cada ano. Cada painel, por sua vez, tem colunas para os trimestres. Esta exibição é denominada tabela aninhada porque exibe vários cabeçalhos, com trimestres aninhados em anos. A palavra "cabeçalhos" pode ser um pouco enganosa, pois enquanto os cabeçalhos de ano permanecem na "cabeça" da exibição (ou seja, no topo), os cabeçalhos de trimestre estão no pé (ou seja, na parte inferior). Então, pode ser mais preciso chamá-los de rodapés.

    Aumentar o nível de detalhe com múltiplos pequenos

    Esta etapa mostra como você pode modificar a exibição de tabela aninhada para adicionar o segmento do cliente. Isso criará uma exibição contendo várias pequenas.

    Arraste a dimensão Segmento do painel Dados. Arraste logo à esquerda de SUM(Profit) em Linhas.

    O campo é adicionado à divisória Linhas e os cabeçalhos de linha são criados. Cada cabeçalho representa um membro do campo Segmento.

    Você poderia obter o mesmo resultado soltando Segmento logo à esquerda do eixo Lucro na exibição (mostrado abaixo). O Tableau geralmente aceita várias maneiras de adicionar campos à exibição.

    Observação: o Tableau não permite que colocar uma dimensão à direita de uma medida nas divisórias de Linhas ou Colunas, porque essa estrutura visual não faria sentido na exibição.

    A nova dimensão divide a exibição em 12 painéis, um para cada combinação de ano e segmento. Esta exibição é um exemplo mais complexo de uma tabela aninhada. Qualquer exibição que contenha esse tipo de grade de gráficos individuais é conhecida como exibição de múltiplos pequenos.

    Nesse ponto, você provavelmente não vai querer tornar a exibição mais granular; na realidade, poderá querer remover alguns dados (ou seja, filtrando) para simplificar a exibição.

    Filtrar a exibição para adicionar foco à exploração

    Esta seção mostra como você pode concentrar a sua exploração exibindo somente um subconjunto de dados, como a modificação da exibição para mostrar somente os dados dos pedidos em 2012 e 2013.

    1. Arraste a medida Data do pedido do painel Dados e solte-a na divisória Filtros.

    2. Na caixa de diálogo Filtrar campo, escolha o nível de dados que deseja filtrar em Anos. Em seguida, clique em Avançar.

    3. No próximo painel, limpe dois anos que não deseja incluir na exibição.

    4. Ao terminar, clique em OK.

    A exibição é atualizada para mostrar apenas linhas de dados nas quais a Data do pedido é 2012 ou 2013. O Tableau agora pode alocar mais espaço para os dados que o interessam.

    Em seguida, você aumentará o detalhe na sua exploração dos dados ao arrastar um campo para Cor no cartão Marcas.

    Usar o cartão Marcas para uma análise avançada

    Esta etapa mostra como você pode modificar a exibição para colorir as marcas de acordo com a região.

    1. Arraste a dimensão Região do painel Dados e solte-a em Cor.

      Se você colocar uma dimensão em Cor, as marcas serão separadas de acordo com os membros da dimensão e uma única cor será atribuída a cada membro. A legenda da cor exibe o nome de cada membro e sua cor associada.

      Agora, cada painel tem quatro linhas, uma para cada região. A visualização agora apresenta dados de lucro resumidos do nível de detalhe Região.

      Essa exibição agora mostra os lucros de cada segmento de cliente e região em 2012 e 2013.

      Para obter mais informações sobre o cartão Marcas e o nível de detalhe, consulte Referência de divisórias e cartões, Marcas e Como as dimensões afetam o nível de detalhe na exibição.

Mais recursos

Para tentar criar mais exibições, consulte Criar tipos de gráfico comuns em exibições de dadose Editar exibições do Tableau na Web.

Para obter um tutorial detalhado sobre como usar o Tableau, consulte Introdução ao Tableau Desktop.

Se estiver usando o Tableau Online e o Tableau Server para explorar dados e editar exibições, consulte Usar o Tableau na Web.

Agradecemos seu feedback! Ocorreu um erro ao enviar seu feedback. Tente novamente ou envie-nos uma mensagem.