Criar uma exibição básica para explorar seus dados
Este tópico usa a Amostra - fonte de dados da Superloja para mostrar como criar exibições básicas e explorar os seus dados. Ele mostra como a sua exibição de dados no Tableau evolui pelo processo de exploração.
Se você estiver usando o Tableau Cloud e o Tableau Server para explorar dados e editar exibições, consulte Usar o Tableau na Web.
Conectar aos seus dados
A primeira etapa é conectar-se aos dados que deseja explorar. Este exemplo mostra como conectar-se aos dados de Exemplo - Superloja no Tableau Desktop.
Abra o Tableau. Na página inicial, em Conectar, clique em Microsoft Excel. Na caixa de diálogo Abrir, navegue até o arquivo Excel de
Sample - Superstore
no seu computador. Vá para/Documents/My Tableau Repository/Datasources/version number/[language]
. Selecione Exemplo - Superloja e, em seguida, clique em Abrir.Após se conectar aos dados do Excel, a página Fonte de dados mostra as planilhas ou tabelas nos seus dados. Arraste a tabela "Pedidos" até a tela para iniciar a exploração desses dados.
Dependendo de como os seus dados são estruturados, você pode precisar fazer mais preparação e integração antes de começar a explorá-los no Tableau. Para obter detalhes sobre a conexão aos seus dados, consulte Conectar aos dados e preparar os dados e Dicas para trabalhar com seus dados.
Clicar na guia da planilha para ir para a nova planilha e iniciar sua análise.
Sobre o painel Dados
Na planilha, as colunas de sua fonte de dados são mostradas como campos no lado esquerdo no painel Dados. O painel Dados contém uma variedade de campos organizados por tabela. Para cada tabela ou pasta em uma fonte de dados, os campos de dimensão aparecem acima da linha cinza e os de medida abaixo dela. Os campos de dimensão contêm dados categóricos, como tipos de produto e datas, enquanto os campos de medida contêm dados numéricos, como vendas e lucro. Às vezes, uma tabela ou pasta poderá conter apenas as dimensões ou as medidas para começar. Para obter mais informações, consulte Dimensões e medidas, azul e verde.
Se tiver mais de uma fonte de dados em uma pasta de trabalho, clique no nome da conexão da fonte de dados no painel Dados para selecioná-la para uso. Para obter mais detalhes, consulte Navegar em fontes de dados no painel Dados.
Para obter detalhes sobre as várias formas de personalizar os campos no painel Dados, consulte Organizar e personalizar campos do painel Dados, Editar configurações padrão para campos e Trabalhar com campos de dados no painel Dados.
Se você tiver campos de dimensão relacionado, às vezes, poderá desejar agrupá-las em uma pasta ou como uma hierarquia. Por exemplo, nesta fonte de dados, País, Estado, Cidade e CEP são agrupados em uma hierarquia chamada Local. Detalhe uma hierarquia ao clicar no sinal "+" em um campo, ou oculte os detalhes ao clicar no sinal "-".
Criar a exibição
Uma exibição é uma visualização ou viz que você cria no Tableau. Uma viz poderia ser um diagrama, um gráfico, um mapa, uma plotagem ou até mesmo uma tabela de texto.
Antes de começar a criar uma exibição, considere a pergunta ou perguntas que você espera responder com os dados. Cada exibição que você criou no Tableau deve começar com uma pergunta. O que você deseja saber?
Sempre que você arrasta um campo para a exibição ou divisória, está perguntando sobre os dados. A pergunta varia de acordo com o campo escolhido, onde você a coloca e a ordem em que a adiciona à exibição.
Para cada pergunta feita, a exibição será alterada para representar visualmente a resposta com marcas (representada pelo formas, texto, hierarquias, estruturas de tabela, eixos, cor).
Diferentes modos de iniciar uma exibição
Quando você cria uma exibição, adiciona campos do painel Dados. É possível fazer isso de diferentes formas.
Por exemplo:
Arraste campos do painel Dados e solte-os nos cartões e nas divisórias que fazem parte de todas as planilhas do Tableau.
Clique duas vezes em um ou mais campos no painel Dados.
Selecione um ou mais campos no painel Dados e escolha um tipo de gráfico em Mostre-me, que identifica os tipos de gráficos apropriados para os campos selecionados. Para obter detalhes, consulte Usar Mostre-me para iniciar exibições.
Para começar a criar uma exibição tabular, solte um campo na grade Solte o campo aqui.
Para obter detalhes sobre a criação de visualizações com campos, consulte Começar a criar uma Visualização arrastando campos para a exibição.
Ao começar a explorar os dados no Tableau, ficará evidente que há muitas maneiras de criar uma exibição. O Tableau é extremamente flexível, e também muito complacente. Ao criar uma exibição, se você for por um caminho não muito esclarecedor, sempre poderá desfazer o ponto anterior durante sua exploração.
Para desfazer ou refazer, clique em desfazer ou refazer na barra de ferramentas.
É possível desfazer tudo até a última vez que abriu a pasta de trabalho. É possível desfazer ou refazer um número ilimitado de vezes.
Criar uma exibição do zero
Estas etapas mostram como criar uma exibição básica que mostra um lucro anual.
Na área Dimensões no painel Dados, arraste o campo Data do pedido até a divisória Colunas. Pode ser preciso expandir a hierárquica Pedido para ver a Data do pedido.
Quando você arrasta um campo sobre uma divisória, um sinal de mais indica se a divisória pode aceitar o campo.
A tabela resultante tem quatro colunas e uma linha. Cada cabeçalho de coluna representa um membro do campo Ordem de data (o nível de data padrão é ANO). Cada célula contém um rótulo “Abc”, que indica se o tipo de marca atual dessa exibição é texto.
Observe que o campo está em azul, o que indica que é discreto. Para obter mais informações, consulte Dimensões e medidas, azul e verde.
O nível de data padrão é determinado pelo nível mais alto que contém mais de um valor distinto (por exemplo, vários anos e vários meses). Isso significa que se [Data do pedido] continha dados de apenas um ano, mas tinha vários meses, o nível padrão seria mês. Você pode organizar o nível de data usando o menu de campo.
Caso esteja se questionando por que há dois conjuntos de níveis de data (de Ano até Dia), o primeiro conjunto de opções usa partes de data e o segundo conjunto de opções usa valores de data. Para obter mais informações, consulte Alterar níveis de data.
Dica: para ocultar o título na planilha, selecione o menu suspenso à direita do título (Planilha 1) e selecione Ocultar título.
No painel Dados, arraste o campo Lucro para a divisória Colunas.
O campo Lucro é verde na divisória Linhas, o que indica que é contínuo. Além disso, o nome do campo foi alterado para SUM(Profit). Isso acontece porque as medidas são agregadas automaticamente quando você as adiciona à exibição e a agregação padrão dessa medida é SUM. Para obter mais informações sobre o que acontece, e por quê, quando você adiciona uma medida a uma exibição, consulte Dimensões e medidas, azul e verde.
O Tableau transforma a tabela em um gráfico de linhas e um eixo vertical (ao longo do lado esquerdo) é criado para a medida.
Um gráfico de linhas é uma ótima forma de comparar os dados ao longo do tempo e identificar tendências com eficácia.
Esse gráfico de linhas mostra os lucros ao longo do tempo. Cada ponto ao longo da linha mostra a soma de lucros para o ano correspondente.
A próxima etapa é detalhar ainda mais a dimensão de tempo.
Analisar os dados
Esta etapa mostra como modificar a exibição para mostrar trimestres em vez de anos. Ao detalhar a hierarquia, a exibição é alterada para se tornar uma tabela aninhada.
É possível mostrar [Data do pedido] por trimestres usando qualquer um dos seguintes métodos:
Clique no botão de adição à esquerda do campo YEAR(Order Date) em Colunas.
Arraste o campo Data do pedido (mais uma vez) do painel Dados e solte-o na divisória Colunas à direita do campo Year(Order Date).
A nova dimensão divide a exibição em painéis separados para cada ano. Cada painel, por sua vez, tem colunas para os trimestres. Esta exibição é denominada tabela aninhada porque exibe vários cabeçalhos, com trimestres aninhados em anos. A palavra "cabeçalhos" é um pouco enganosa neste exemplo porque os cabeçalhos do ano são exibidos na parte superior do gráfico, enquanto os cabeçalhos do trimestre são exibidos na parte inferior.
Aumentar o nível de detalhe com múltiplos pequenos
Esta etapa mostra como você pode modificar a exibição de tabela aninhada para adicionar o segmento do cliente. Ela cria o que chamamos de visualização de pequenos múltiplos.
Arraste a dimensão Segmento do painel Dados e solte-a logo à esquerda de SUM(Profit) em Linhas.
O campo é adicionado à divisória Linhas e os cabeçalhos de linha são criados. Cada cabeçalho representa um membro do campo Segmento.
Como opção, você poderia obter o mesmo resultado soltando Segmento logo à esquerda do eixo Lucro na exibição (mostradas na imagem abaixo). O Tableau geralmente aceita várias maneiras de adicionar campos à exibição.
Observação: o Tableau não permite que colocar uma dimensão à direita de uma medida nas divisórias de Linhas ou Colunas, porque essa estrutura visual não faz sentido na exibição.
A nova dimensão divide a exibição em 12 painéis, um para cada combinação de ano e segmento. Esta exibição é um exemplo mais complexo de uma tabela aninhada. Qualquer exibição que contenha esse tipo de grade de gráficos individuais é conhecida como exibição de múltiplos pequenos.
Essa pode ser a quantidade certa de granularidade para a exibição. Outra opção neste ponto seria filtrar alguns dos dados da exibição para simplificá-la.
Filtrar a exibição para adicionar foco à exploração
Esta seção mostra como você pode concentrar a sua exploração exibindo somente um subconjunto de dados, como a modificação da exibição para mostrar somente os dados dos pedidos em 2018 e 2019.
Arraste a medida Data do pedido do painel Dados e solte-a na divisória Filtros.
Na caixa de diálogo Filtrar campo, escolha o nível de dados que deseja filtrar em Anos. Em seguida, clique em Avançar.
No próximo painel, limpe dois anos que não deseja incluir na exibição.
Ao terminar, clique em OK.
A exibição é atualizada para mostrar apenas linhas de dados nas quais a Data do pedido é 2018 ou 2019. O Tableau agora pode alocar mais espaço para os dados que o interessam.
Em seguida, você aumentará o detalhe na sua exploração dos dados ao arrastar um campo para a propriedade Cor no cartão Marcas.
Usar o cartão Marcas para uma análise avançada
Esta etapa mostra como você pode modificar a exibição para colorir as marcas de acordo com a região.
Arraste a dimensão Região do painel Dados e solte-a em Cor.
Se você colocar uma dimensão em Cor, as marcas serão separadas de acordo com os membros da dimensão e uma única cor será atribuída a cada membro. A legenda da cor exibe o nome de cada membro e sua cor associada.
Agora, cada painel tem quatro linhas, uma para cada região. A visualização agora apresenta dados de lucro resumidos do nível de detalhe Região.
A exibição agora mostra os lucros de cada segmento de cliente e região em 2018 e 2019.
Para obter mais informações sobre o cartão Marcas e o nível de detalhe, consulte Referência de divisórias e cartões, Marcas e Como as dimensões afetam o nível de detalhe na exibição. Consulte também Entendendo a granulação em seus dados(O link abre em nova janela) do Tableau Tim.
Mais recursos
Para obter tópicos e sites relacionados, consulte também:
Tutorial detalhado do Tableau Desktop: introdução ao Tableau Desktop(O link abre em nova janela)
Webinars sob demanda: segredos da análise visual (O link abre em nova janela)
Criar tipos de gráficos básicos: Criar tipos de gráfico comuns em exibições de dados e Escolha o tipo de gráfico certo para seus dados
Criar mapas: Mapas e Análise de dados geográficos no Tableau
Use o Tableau Cloud e o Tableau Server para explorar dados e editar exibições: Usar o Tableau na Web
Assista a um vídeo: você pode ver muitos conceitos e recursos de produtos do Tableau discutidos e demonstrados no site do Tableau Tim(O link abre em nova janela) e no canal do YouTube(O link abre em nova janela).