Guia de migração manual do Tableau Cloud
Este guia explica como migrar manualmente sua implantação do Tableau Server para o Tableau Cloud. Resumindo, este guia é útil para administradores que executam um Tableau Server com menos de 100 usuários e que se sentem confortáveis com um processo de migração de autoatendimento totalmente manual.
Se você tiver muito mais usuários e seus requisitos de dados forem mais complexos, poderá se beneficiar trabalhando com serviços profissionais ou um parceiro de migração experiente(O link abre em nova janela) para migrar para o Tableau Cloud. Mais abaixo, este tópico inclui orientações sobre como planejar sua migração.
Mas, primeiro, vamos garantir que você entenda por que migrar para o Tableau Cloud é provavelmente uma etapa inteligente para sua organização.
Por que a migração pode fazer sentido
Se você estiver executando um único Tableau Server para um pequeno grupo de usuários, é quase impossível não economizar tempo e dinheiro migrando sua operação para o Tableau Cloud. A vantagem de mudar para o Tableau Cloud é a economia de tempo, que tende a ser escasso para a maioria de nós. E se você for um cientista ou analista de dados que se viu executando inesperadamente uma instalação do Tableau Server, migre e volte aos seus dados!
E as organizações maiores? Se sua organização exceder 100 usuários, sem dúvida você também vai se beneficiar da economia de custo e do tempo em escala. O Tableau Cloud foi criado para lidar com grandes organizações, mas este guia não. Se você deseja migrar para uma organização maior, confira Migração do Tableau Cloud(O link abre em nova janela) onde você pode saber mais sobre como trabalhar com serviços profissionais ou um parceiro de migração experiente.
Para muitas organizações, o Tableau Cloud será mais rápido e confiável, com menos incômodo do que qualquer coisa que você esteja fazendo agora para manter o Tableau Server funcionando. Você nunca precisará enfrentar outra grande atualização de servidor, ou mesmo uma atualização de versão de manutenção, que, como você sabe, é apenas uma atualização disfarçada com outro nome. O Tableau Cloud está sempre executando a versão mais recente, com os recursos mais atualizados. Confiabilidade e desempenho são incorporados ao serviço. Após o processo de migração, seu tempo com o Tableau Cloud será gasto gerenciando usuários e dados. É isso. Você não estará solucionando erros de serviço ou combinando registros ou reiniciando várias vezes.
Trabalhe com seu gerente de conta para descobrir os custos de suporte a seus usuários. Ao avaliar o custo geral, lembre-se de que a métrica única de despesas de licenciamento por usuário não fornece uma comparação completa entre o SAAS e a hospedagem automática de um servidor. Essa comparação é especialmente simples se você não está incluindo o tempo gasto no gerenciamento do Tableau Server e o custo de capital para atualizar ou alugar o hardware. O custo anual de executar um único servidor na nuvem pode ser superior a US$ 10.000 por ano. E, claro, qualquer análise deve incluir custo de manutenção da equipe, atualizações periódicas e solução de problemas.
Analise em mais detalhes
- Para obter uma avaliação rápida e relevante sobre a mudança para o Tableau Cloud, consulte a postagem do blog Devo mover minhas análises para o Tableau Cloud?(O link abre em nova janela)
- Para obter mais informações sobre as vantagens de migrar do ambiente local ou auto-hospedado para o Tableau Cloud, consulte o artigo de pesquisa da GigaOm, Resumo de decisão CxO: plataformas de Business Intelligence SaaS(O link abre em nova janela).
- Para obter um estudo de caso detalhando economia de custos e melhoria de desempenho no mundo real, consulte A migração do Splunk para o Tableau Cloud elimina a sobrecarga administrativa do servidor e melhora o desempenho do painel(O link abre em nova janela).
Quando a migração não faz sentido
A lista a seguir descreve cenários em que pode fazer sentido continuar gerenciando sua própria instância do Tableau Server em vez de migrar. Estamos empenhados em melhorar continuamente o Tableau Cloud e atualizaremos esta lista à medida que lançarmos novos recursos para preencher essas lacunas. No entanto, é importante verificar se o Tableau Cloud atende aos seus requisitos antes de decidir migrar. Certifique-se de validar seus requisitos antes de prosseguir com uma migração.
- Regulamentação e residência de dados: sua empresa opera em um espaço que deve estar em conformidade com um requisito regulatório (como FedRAMP, PCI etc.) ou residência de dados que o Tableau Cloud ainda não atende. Revise nossa lista de conformidades atuais(O link abre em nova janela) e volte sempre para saber quando novas certificações estiverem disponíveis.
- Fontes de dados: sua organização depende de uma solução de dados que não funciona com o Tableau Cloud, não é compatível com o Tableau Bridge ou está além do escopo de sua propriedade para extração de maneira compatível. Exemplos dessas fontes de dados incluem fontes de dados de cubo, conectores personalizados, arquivos empacotados do conector do Tableau (.taco), entre outros. O próximo tópico, Planejamento da sua migração , aborda as diferentes fontes de dados com suporte e as opções disponíveis no Tableau Cloud. Você também pode baixar gratuitamente Avaliação de preparação técnica para migração para o Tableau Cloud para ver quais fontes de dados você está usando atualmente e se elas são compatíveis com o Tableau Cloud.
- Capacidade do site: se você tiver mais de 1 terabyte de dados, confira Advanced Management para Tableau Cloud(O link abre em nova janela). Caso contrário, revise Capacidade do site do Tableau Cloud(O link abre em nova janela) para otimizar qualquer consolidação necessária. Avaliação de preparação técnica para migração para o Tableau Cloud pode ajudar você a identificar ativos que exigirão consolidação.
- Autenticação: se você precisar de LDAP para um armazenamento de identidade externo, autenticação Kerberos ou autenticação delegada Kerberos.
- Gerenciamento de dados: os fluxos do Tableau Prep não são compatíveis com o Tableau Bridge. Se você precisar de atualizações de dados automatizadas com fluxos do Tableau Prep para dados atrás de uma rede privada, consulte Como executar fluxos do Tableau Prep Conductor com dados locais no Tableau Cloud(O link abre em nova janela). Os fluxos do Tableau Prep usando Python também não são compatíveis com o Tableau Bridge.
Quem deve ler este guia?
Este guia foi escrito para a pessoa ou equipe de pessoas que realizará a migração para o Tableau Cloud. O guia foi desenvolvido para instalações do Tableau Server com 100 usuários ou menos. Este guia fornece um processo manual passo a passo para levar sua organização do Tableau Server para um site totalmente funcional no Tableau Cloud em uma ou duas semanas.
Depois de migrar e criar a principal funcionalidade administrativa (identidade/usuário, configuração do site, autenticação, conexão de dados etc.) no Tableau Cloud, a maior parte da migração de conteúdo pode ser compartilhada com os criadores da sua organização. Um "criador" é um usuário que possui uma licença baseada na função de criador. Dependendo de seus objetivos, você (o administrador) ou seus criadores podem migrar o conteúdo. Por esse motivo, criamos uma parte do conteúdo relacionado à migração que você pode indicar aos seus criadores. Os usuários que migram conteúdo precisam ter uma licença Creators e acesso ao Tableau Desktop(O link abre em nova janela) . Se os criadores migrarem fluxos do Tableau Prep, eles também deverão ter o Tableau Prep Builder instalado.
Pós-migração
Neste guia, faremos o possível para cobrir o máximo possível da plataforma Tableau Cloud, mas há alguns recursos que os administradores não podem configurar em nome de seus usuários finais. Os usuários precisarão fazer algumas atualizações em seu conteúdo após a conclusão da migração. Também existem alguns recursos que são melhores para recriar novamente no Tableau Cloud com o benefício de usar a funcionalidade nativa da nuvem.
Diferenças de recursos no Tableau Cloud
Como mencionado anteriormente, executar o Tableau Cloud em vez de gerenciar seu próprio Tableau Server é muito menos trabalhoso do ponto de vista administrativo. Você pode encontrar uma lista resumida das diferenças de recursos no tópico de ajuda do Tableau Server, Considerações técnicas para migração do Tableau Server para o Tableau Cloud (Windows(O link abre em nova janela) | Linux(O link abre em nova janela)). Abaixo estão alguns dos itens mais comuns.
- No Tableau Cloud, como o administrador, você não tem acesso direto ao Repositório do Tableau Server (Windows(O link abre em nova janela) | Linux(O link abre em nova janela)). Em vez disso, você pode usar Informações administrativas(O link abre em nova janela) para entender o que está acontecendo no ambiente do Tableau, incluindo o estado atual de licenciamento e o desempenho.
- Acesso a visitantes não está disponível no Tableau Cloud. Em vez disso, use Aplicativos conectados(O link abre em nova janela) para ampliar o acesso.
- Fontes personalizadas não estão disponíveis no conteúdo.
- O Tableau Cloud usa um único modelo de site para simplificar a administração. Se você tiver vários sites do Tableau Server, talvez seja necessário consolidar seu conteúdo em um único site.
Execute a Avaliação de preparação técnica para migração para o Tableau Cloud para entender se há algum caso de uso que precise ser adaptado antes de migrar para o Tableau Cloud.
Tarefas que precisam ser concluídas pelos usuários finais
Existem alguns recursos que os administradores não podem configurar em nome de seus usuários finais ou que requerem reconfiguração manual. Disponibilizamos uma lista completa separadamente como uma Lista de verificação de migração do usuário final para que você possa compartilhá-la diretamente com seus usuários, mas essas tarefas incluem:
- Webhooks
- Incorporação de atualizações de soluções
- Atualização dos scripts da API REST
- Configuração da extensão de análise
Compatibilidade de versão
Como regra geral, nossa documentação é baseada em versões recentes do Tableau Server, mas como o processo abordado neste guia não é uma migração programática ou automatizada, não prevemos problemas com a migração de versões anteriores do Tableau Server para o Tableau Cloud. Estritamente falando, o processo neste guia é mais "porta" do que "migração" quando se trata de configurações administrativas.
Licenciamento
O Tableau Cloud usa o licenciamento de assinatura com base na função. O Tableau Server oferece suporte ao licenciamento de assinatura com base na função e aos modelos de preços herdados. Se você estiver em um modelo de licenciamento diferente (anterior), entre em contato com a equipe de conta do Tableau para converter seu licenciamento em assinatura baseada em função.
Suporte adicional
Depois de ler este material, você pode decidir que prefere não fazer uma migração manual sozinho e prefere deixar isso para um especialista. Em caso afirmativo, entre em contato com um de nossos parceiros de migração experientes(O link abre em nova janela) para saber como eles podem ajudá-lo a acelerar a migração para o Tableau Cloud.
Fluxo de trabalho de migração
Este guia é organizado de acordo com um processo passo a passo para migrar para o Tableau Cloud:
- Planejamento da sua migração
- Criar e configurar um site do Tableau Cloud
- Migrar conexões virtuais
- Migrar fontes de dados, pastas de trabalho e fluxos do Prep para o Tableau Cloud
- Recrie agendamentos de atualização para o Tableau Cloud
- Configurar permissão e acesso a conteúdo para usuários migrados
- Adicionar usuários remanescentes ao Tableau Nuvem
- Lista de verificação de migração do usuário final