Migrar fontes de dados, pastas de trabalho e fluxos do Prep para o Tableau Cloud

Você está no Guia de migração manual do Tableau Cloud.(O link abre em nova janela) Esse guia descreve como migrar manualmente implantações do Tableau Server com menos de 100 usuários para o Tableau Cloud.

Para muitas organizações que executam uma migração manual, pode fazer sentido que os usuários (ou um subconjunto de usuários) migrem o conteúdo com o qual estão familiarizados para o novo site do Tableau Cloud. As etapas de migração de conteúdo descritas neste tópico podem ser concluídas por usuários (com funções de Criador) em sua organização.

Antes de começar

Antes de embarcar na migração de conteúdo, queremos reforçar a recomendação de fazer um inventário completo e limpar seu ambiente existente do Tableau Server. Consulte Arrumando a casa: seu conteúdo traz alegria?

Mantenha as luzes do Tableau Server acesas! Durante o processo de migração, certifique-se de que todo o conteúdo e processos de negócios permaneçam operacionais em seu sistema Tableau Server. Não desative seu ambiente do Tableau Server até ter verificado e validado que seu conteúdo e procedimentos foram migrados corretamente para o Tableau Cloud.

Etapa 1: criar projetos para seu site com política de acesso mínimo

Recomendamos configurar seu novo site do Tableau Cloud com uma política de acesso mínima. É importante saber que depois que um usuário é adicionado ao Tableau Cloud, ele pode começar a acessar o conteúdo na plataforma.

Antes de começar, recomendamos revisar Início rápido: permissões(O link abre em nova janela) para obter um curso de atualização sobre como as permissões interagem e são herdadas no Tableau. Se você estiver familiarizado com esses conceitos no contexto do Tableau Server, está pronto. As permissões do Tableau Cloud usam a mesma lógica do servidor.

Siga estas etapas para configurar projetos com uma política de acesso mínimo.

  1. Configure permissões de modelo(O link abre em nova janela) no projeto Padrão antes de criar mais projetos.

  2. Remova as permissões do grupo Todos os usuários. A remoção de Todos os usuários garante que os projetos sejam configurados com permissões explícitas para usuários que precisam acessar o conteúdo.

  3. Criar grupos(O link abre em nova janela). Os grupos simplificam o gerenciamento de permissões à medida que sua organização e/ou conteúdo aumenta.

Para obter mais permissão do projeto geral, consulte Usar projetos para gerenciar o acesso ao conteúdo(O link abre em nova janela).

Etapa 2: adicionar usuários com funções de criador

Depois de configurar a política de acesso mínimo, agora é a hora de adicionar os usuários que migrarão o conteúdo. Se você não estiver contando com usuários para migrar conteúdo, poderá adicioná-los posteriormente no processo. Consulte Configurar permissão e acesso a conteúdo para usuários migrados .

Siga estas diretrizes para adicionar os usuários criadores:

Etapa 3: migrar fontes de dados publicadas

Se várias pastas de trabalho usarem uma única fonte de dados publicada, você só precisará migrar a fonte de dados publicada uma vez.

  1. No Tableau Desktop, entre no ambiente do Tableau Server, navegue até a(s) pasta(s) de trabalho que deseja migrar e clique em Baixar.

  2. No menu Dados do Tableau Desktop, selecione a fonte de dados, selecione Criar cópia local e salve a cópia local da fonte de dados.

  3. Trabalhando em uma planilha, selecione Dados > Substituir fonte de dados. Insira as opções a seguir:

    • Atual: a cópia local atual Substituição: a cópia local que você salvou
    • No painel Dados, clique com o botão direito do mouse na fonte de dados publicada original e selecione Fechar.
  4. Selecione Servidor e clique em Sair.

  5. Selecione a fonte de dados no menu Dados e selecione Publicar no Servidor.

  6. No Tableau Desktop, entre no Tableau Cloud e publique a fonte de dados.

  7. Se necessário, agende uma atualização dessa fonte de dados no Tableau Cloud. Para obter mais informações, consulte Recrie agendamentos de atualização para o Tableau Cloud.

Se a fonte de dados recém-publicada for a única fonte de dados na pasta de trabalho, siga as próximas duas etapas para publicar a pasta de trabalho também. Se a pasta de trabalho tiver várias fontes de dados publicadas, pule para a próxima etapa.

  1. Ao publicar a fonte de dados, verifique se a pasta de trabalho Atualizar para usar a fonte de dados publicada está selecionada.
  2. Selecione Servidor > Publicar pasta de trabalho e publique a pasta de trabalho para o Tableau Cloud

Etapa 4: migrar pastas de trabalho com várias fontes de dados publicadas

Repita o processo a seguir para todas as fontes de dados publicadas que você gostaria de migrar para o Tableau Cloud.

  1. No Tableau Desktop, entre no ambiente do Tableau Server, navegue até a fonte de dados publicada que deseja migrar e clique em Baixar.

  2. O arquivo será aberto no Tableau Desktop. No menu Dados do Tableau Desktop, selecione a fonte de dados, selecione Criar cópia local e salve a cópia local da fonte de dados.

  3. No painel Dados, clique com o botão direito do mouse na fonte de dados publicada original e selecione Fechar.

  4. Repita as etapas 2 a 3 para todas as fontes de dados publicadas na pasta de trabalho.

  5. Selecione Servidor e clique em Sair.

  6. Trabalhando em uma planilha, selecione Dados > Substituir fonte de dados. Insira as opções a seguir:

    • Atual: a cópia local atual
    • Substituição: a cópia local que você salvou
  7. Depois que todas as fontes de dados publicadas forem substituídas, selecione Selecionar > Publicar pasta de trabalho para publicar a pasta de trabalho no Tableau Cloud.

Se a pasta de trabalho também tiver uma fonte de dados incorporada que exija o Tableau Bridge, essas fontes de dados precisarão ser publicadas separadamente durante a migração. Consulte Publicar uma fonte de dados(O link abre em nova janela).

Etapa 5: migrar pastas de trabalho com fontes de dados inseridas

  1. No Tableau Desktop, entre no ambiente do Tableau Server, navegue até a(s) pasta(s) de trabalho que deseja migrar e clique em Baixar.
  2. Selecione Servidor e clique em Sair.
  3. Selecione Servidor e clique em Entrar para entrar no Tableau Cloud.
  4. Publique a fonte de dados:
    • Se a fonte de dados exigir o Tableau Bridge para atualização automatizada, ela precisará ser publicada como uma fonte de dados publicada antes de publicar a pasta de trabalho. Consulte Publicar dados locais(O link abre em nova janela).
    • Se a fonte de dados não exigir o Tableau Bridge, selecione Servidor > Publicar fonte de dados e verifique se Atualizar pasta de trabalho para usar a fonte de dados publicada está selecionado.
  5. Selecione Selecionar > Publicar pasta de trabalho.

Etapa 6: migração dos fluxos do Tableau Prep

Para todos os dados da nuvem disponíveis publicamente, talvez seja necessário permitir que o Tableau Cloud os consulte. Para habilitar a conectividade, consulte Autorizar acesso aos dados na nuvem publicados no Tableau Cloud(O link abre em nova janela).

Repita o procedimento a seguir para todos os fluxos do Tableau Prep que você deseja migrar para o Tableau Cloud. Faça esse procedimento em um computador que esteja executando Tableau Prep Builder(O link abre em nova janela).

  1. Faça logon no ambiente do Tableau Server, navegue até o fluxo que deseja migrar e clique em Baixar.
  2. O fluxo será aberto no Tableau Prep Builder:
    1. Se o fluxo se conectar a pelo menos uma fonte de dados publicada, você será automaticamente solicitado a entrar no servidor. Se você não for solicitado automaticamente, no menu superior selecione Servidor > Entrar e faça logon no Tableau Server.
    2. Navegue no menu superior e selecione Servidor. No URL do servidor conectado, clique em Sair.
    3. Se o fluxo se conectar a pelo menos uma fonte de dados publicada, você verá o seguinte aviso:

    4. Clique em Fazer logoff.
  3. Navegue até o menu superior e selecione Servidor > Fazer login > Conexão rápida ao Tableau Cloud para fazer login no Tableau Cloud.
  4. Se o fluxo não contiver fontes de dados publicadas, prossiga para a próxima etapa. Se o fluxo se conectar a pelo menos uma fonte de dados publicada
    1. Abra o painel Conexões e conecte-se à nova versão da fonte de dados publicada no Tableau Cloud.
    2. Arraste e solte a nova conexão para substituir a etapa de entrada existente da fonte de dados publicada do Tableau Server.
    3. Clique com o botão direito na conexão existente no menu desdobrável de conexões e exclua a fonte de dados publicada do Tableau Server.
    4. Repita as etapas para todas as outras fontes de dados publicadas conectadas no fluxo.
  5. Se o fluxo gerar saída para qualquer fonte de dados publicada, navegue até as etapas de saída e atualize-as para fazer referência à nova fonte de dados publicada no Tableau Cloud.
    • Repita as etapas para todas as outras fontes de dados de saída publicadas no fluxo.
  6. Depois que todas as fontes de dados publicadas forem substituídas, selecione Servidor > Publicar fluxo ou clique em Publicar no canto superior direito para publicar o fluxo no Tableau Cloud.

Fluxo de trabalho de migração

Este guia é organizado de acordo com um processo passo a passo para migrar para o Tableau Cloud:

  1. Planejamento da sua migração
  2. Criar e configurar um site do Tableau Cloud
  3. Migrar conexões virtuais
  4. Você está aqui: Migrar fontes de dados, pastas de trabalho e fluxos para o Tableau Cloud
  5. Recrie agendamentos de atualização para o Tableau Cloud
  6. Configurar permissão e acesso a conteúdo para usuários migrados
  7. Adicionar usuários remanescentes ao Tableau Nuvem
  8. Lista de verificação de migração do usuário final
Agradecemos seu feedback!Seu feedback foi enviado. Obrigado!