Otimizar dados para o Pergunte aos dados (Ask Data)
Mudanças importantes chegando para Pergunte aos dados e Métricas
Os recursos Pergunte aos dados e Métricas do Tableau serão descontinuados no Tableau Cloud em fevereiro de 2024 e no Tableau Server versão 2024.2. Com os avanços nas tecnologias de linguagem natural, estamos desenvolvendo uma interface aprimorada que tornará mais fácil fazer perguntas sobre seus dados e ficar por dentro das mudanças. Para obter mais informações, veja Como o Tableau AI e o Tableau Pulse estão reinventando a experiência com dados.
Caso você gerencie e publique fontes de dados, aqui estão algumas dicas para facilitar o êxito de usuários do Pergunte aos dados (Ask Data). Ao gastar um tempo extra nesse processo, você abrirá a análise de dados para uma gama mais ampla de pessoas em sua empresa, ajudando-os a responder perguntas independentemente e obter mais informações.
Otimizar dados em Pergunte aos dados
No painel de dados à esquerda da interface Pergunte aos dados, os proprietários da fonte de dados podem adicionar sinônimos para campos e excluir valores irrelevantes.
Alterar as configurações no nível de fonte de dados ou ampliação
Ao alterar as configurações no painel de dados para Pergunte aos dados, preste muita atenção se você está no nível de fonte de dados ou ampliação. (Para obter mais informações, consulte Criar ampliações que concentram Pergunte aos dados a públicos específicos.)
- No nível da fonte de dados, você verá o ícone de fonte de dados cilíndrico no canto superior esquerdo. Aqui, as alterações feitas no painel Dados serão aplicadas por padrão a todas ampliações criadas posteriormente.
Observação: para extrações, dois cilindros aparecerão.
- Para uma ampliação individual, você verá o ícone de aspas no canto superior esquerdo. Aqui, as alterações feitas no painel de dados serão aplicadas apenas a esta ampliação.
Adicionar sinônimos para nomes de campo e valores
As pessoas podem não usar a mesma terminologia encontrada em suas fontes de dados, por isso os proprietários da fonte de dados e os administradores do Tableau podem adicionar sinônimos para nomes e valores de campos de dados específicos. Os sinônimos inseridos ficam disponíveis em toda a sua empresa, tornando a análise de dados mais rápida e fácil para todos.
Excluir valores de campos específicos de resultados da pesquisa
Para melhorar os resultados da pesquisa no Pergunte aos dados, você pode excluir os valores de campos específicos da indexação. Embora o Pergunte aos dados não adicione valores não indexados aos resultados da pesquisa, os valores ainda aparecem nos resultados de visualização quando relevantes. Por exemplo, se você não indexar valores de um campo “Produto” porque eles adicionam detalhes desnecessários aos resultados da pesquisa, o Pergunte aos dados ainda pode exibir valores como "iPhone 12" em visualizações de dados resultantes. E os usuários podem adicionar manualmente valores não indexados às consultas colocando-os entre aspas (por exemplo, "Vendas para produtos contendo "iPhone 12"").
Observação: esta configuração de nível de campo é ignorada se a configuração de indexação de valor para a fonte de dados for definida como Desativada. Nomes de campo e sinônimos relacionados são sempre indexados.
- Vá para a guia Pergunte aos dados para obter uma fonte de dados ou ampliação individual.
- Passe o cursor do mouse sobre um campo de fonte de dados à esquerda, e clique no ícone Editar detalhes de campo (o lápis).
- Desmarque Indexar valores de campo.
Clique na caixa de texto que aparece para reindexar a fonte de dados agora ou deixe-a reindexar com base em seu cronograma regular de indexação.
Otimizar fontes de dados
Para criar a melhor experiência para usuários de Pergunte aos dados, otimize a fonte de dados original.
Observação:o Pergunte aos dados não aceita fontes de dados multidimensionais do cubo ou fontes de dados não relacionais, como o Google Analytics ou fontes de dados com uma conexão virtual.
Otimizar indexação para o Pergunte aos dados
Os proprietários da fonte de dados podem alterar a frequência de indexação dos valores de campo para Pergunte aos dados, otimizando o desempenho do sistema.
Na parte superior de uma página Fonte de dados, clique no ícone Detalhes:
Na seção Pergunte aos dados (Ask Data), clique em Editar.
Escolha uma opção de indexação para valores de campo:
Automática verifica por alterações a cada 24 horas e analisa a fonte de dados se ela estiver ativa, tiver uma extração atualizada ou tiver sido republicada. Escolha essa opção para uma fonte de dados usada frequentemente com o Pergunte aos dados (Ask Data), para que ela esteja pronta antes que os usuários a consultem.
Manual analisa a fonte de dados apenas quando os criadores do Tableau acionam manualmente a indexação na página da fonte de dados. Escolha essa opção se a fonte de dados for alterada com frequência, mas os usuários a consultam consultam com o Pergunte aos dados (Ask Data) apenas ocasionalmente.
Para acionar a indexação manual, vá para a página da fonte de dados, clique no “i” circulado no painel de dados à esquerda e clique em Reindexar fonte de dados.
Desabilitada analisa somente os nomes de campo, não os valores.
Clique em Salvar
Use extrações de dados para ter um desempenho mais rápido
Para melhorar o desempenho e o suporte para grandes conjuntos de dados, use o Pergunte aos dados com extrações publicadas em vez de fontes de dados em tempo real. Para obter mais informações, consulte Criar uma extração(O link abre em nova janela).
Garantir que usuários possam acessar a fonte de dados
Para usar o Pergunte aos dados, os usuários devem ter permissão para se conectar à fonte de dados individual. Se uma fonte de dados tiver permissões a nível de linha, essas permissões também se aplicam ao Pergunte aos dados (Ask Data), que não reconhecerá valores seguros ou fará recomendações estatísticas relacionadas.
Esteja ciente dos recursos de origem de dados não compatíveis
O serviço Pergunte aos dados é compatível com todos os recursos da fonte de dados, exceto os a seguir. Se sua fonte de dados contiver isso, os usuários do Pergunte aos dados não poderão consultar campos relacionados.
- Conjuntos
- Campos combinados
- Parâmetros
Antecipar perguntas de usuários
Antecipe os tipos de perguntas que seus usuários farão, em seguida otimize sua fonte de dados para essas perguntas usando estas técnicas:
- Limpe e formate dados no Tableau Prep(O link abre em nova janela) ou em ferramenta semelhante.
- Una dados(O link abre em nova janela) para incluir todos os campos que os usuários podem ter dúvidas em uma tabela, aprimorando o desempenho.
- Adicione campos calculados(O link abre em nova janela) que respondem a perguntas usuais de usuários.
- Crie compartimentos com tamanhos adequados(O link abre em nova janela) para variáveis quantitativas que os usuários podem querer ver como um histograma ou em outra forma de compartimento.
Simplificar os dados
Para facilitar o entendimento dos dados tanto pelos usuários quanto pelo Pergunte aos dados (Ask Data), simplifique a fonte de dados o máximo possível durante o processo de preparação de dados.
- Remova os campos desnecessários para melhorar o desempenho.
- Dê a cada campo um nome exclusivo e significativo.
- Por exemplo, se houver cinco nomes de campo que começam com “Vendas …”, é melhor diferenciá-los para que o Pergunte aos dados (Ask Data) interprete adequadamente o termo “vendas”.
- Renomeie os “Número de registros” por algo mais significativo. Por exemplo, use “Número de terremotos” em uma fonte de dados em que cada registro for um terremoto.
- Evite nomes de campo que sejam números, datas ou valores boolianos (“true” ou “false”).
- Evite nomes que lembram expressões analíticas, como “Vendas em 2015” ou “Média de produtos vendidos”.
- Crie aliases significativos para valores de campo(O link abre em nova janela), refletindo termos que as pessoas usariam em um diálogo.
Definir padrões de campo adequados
Para auxiliar o Pergunte aos dados (Ask Data) a analisar dados corretamente, certifique-se de que as configurações de campo padrão refletem o conteúdo de cada campo.
- Defina tipos de dados(O link abre em nova janela) para valores de texto, hora, data, geográfico, entre outros.
- Atribua a função de dados adequada(O link abre em nova janela): dimensão ou medida, contínua ou discreta.
- Para cada medida, atribua configurações padrão apropriadas(O link abre em nova janela) no Tableau Desktop, como cor, ordem de classificação, formato de número (porcentagem, moeda, etc.) e função de agregação. Por exemplo, SOMA pode ser apropriada para “Vendas”, mas MÉDIA pode ser um padrão melhor para “Pontuação de teste”.
Dica: é particularmente útil definir um comentário padrão para cada campo, pois esses comentários são exibidos como descrições informativas quando os usuários passam o mouse sobre os campos no Pergunte aos dados (Ask Data).
Criar hierarquias para campos geográficos e categorizados
Para dados de hora, o Tableau cria automaticamente hierarquias que permitem que os usuários detalhem as visualizações rapidamente (por exemplo, de dia para semana, de semana para mês). No entanto, para dados geográficos e categorizados, é recomendável criar hierarquias personalizadas(O link abre em nova janela) para ajudar o Pergunte aos dados (Ask Data) a produzir visualizações que reflitam as relações entre os campos. Lembre-se de que o Pergunte aos dados (Ask Data) não mostrará as hierarquias no painel Dados.
O Pergunte aos dados (Ask Data) não indexa nomes de hierarquia, apenas nomes de campos dentro de hierarquias. Por exemplo, se uma hierarquia geográfica denominada "Local" contiver os campos “País” e “Cidade”, os usuários deverão inserir “País” e “Cidade” em suas perguntas para o Pergunte aos dados (Ask Data).