Criar compartimentos de uma medida contínua

Às vezes, é útil converter uma medida contínua (ou dimensão numérica) em compartimentos.

Qualquer campo discreto no Tableau pode ser considerado um conjunto de compartimentos. Por exemplo, suponha que você crie uma exibição com Lucro em Linhas e Estado em Colunas. Você poderia considerar o campo Estado como um conjunto de compartimentos — cada valor de lucro é classificado em um compartimento correspondente ao estado do qual o valor foi gravado. Mas se deseja ver os valores de Lucro em compartimentos, sem fazer referência a uma dimensão, crie um compartimento numérico e faça com que cada compartimento corresponda a uma faixa de valores.

Observação: só é possível compartimentar dados para fontes de dados relacionais, e campos em compartimento não podem ser usados em cálculos. Contudo, é possível criar um campo calculado que replicará um compartimento de um tamanho específico. Por exemplo: (FLOOR([Sales]/1000)*1000) criará compartimentos de tamanho 1000. Ao arrastar esse cálculo para o painel dimensões, é possível usar esses compartimentos com fontes de dados de cubo e campos calculados.

Ao criar compartimentos para uma medida, você cria uma nova dimensão. Isso é porque você está criando um campo com um conjunto limitado e discreto de valores possíveis fora de um campo com uma faixa de valores ilimitada e contínua. No entanto, depois que a dimensão for criada, você poderá convertê-la em uma dimensão contínua. Isso poderá ser útil, por exemplo, se você quiser criar um histograma. Consulte Criar um histograma com base em um compartimento.

Criar uma dimensão em compartimento:

  1. No painel Dados, clique com o botão direito (clique pressionando a tecla control, no Mac) em uma medida e selecione Criar > Compartimentos.

  2. Na caixa de diálogo Criar compartimentos, aceite o Novo nome de campo sugerido ou especifique um nome diferente para o novo campo.

    Um gráfico que descreve a caixa de diálogo Criar compartimentos.

    Na Web, a caixa de diálogo é chamada Editar compartimentos e tem uma pequena diferença na aparência, mas as opções são as mesmas.

  3. Insira um valor no campo Tamanho dos compartimentos ou faça com que o Tableau calcule o valor para você.

    Se o Tableau puder realizar um cálculo de otimização com rapidez suficiente, o valor visualizado inicialmente em Tamanho dos compartimentos é a estimativa do Tableau para o tamanho ideal de compartimento.

    Se o Tableau não puder realizar o cálculo de otimização rapidamente, o padrão do campo Tamanho dos compartimentos é 10. Nesse caso, você pode clicar em Sugerir tamanho do compartimento para fazer com que o Tableau realize o cálculo de otimização.

    A fórmula que o Tableau usa para calcular um tamanho ideal do compartimento é

    Number of Bins = 3 + log2(n) * log(n)

    Na fórmula, n é o número de linhas distintas na tabela. O tamanho de cada compartimento é determinado pela divisão da diferença entre o menor e o maior valor pelo número de compartimentos.

Os quatro campos somente para leitura na parte inferior da caixa de diálogo Criar compartimentos mostra os dados que o Tableau usa para sugerir um tamanho de compartimento. Você também pode considerar esses valores, se desejar definir manualmente um tamanho de compartimento. Os valores são:

Min O valor mínimo do campo.
Max O valor máximo do campo.
Diff A diferença entre os valores máximo e mínimo do campo.
CntD O número de valores (linhas) distintos nos dados.

Após você clicar em OK para ignorar a caixa de diálogo Criar compartimento, um novo campo em compartimento é exibido na área Dimensões do painel Dados.

Um gráfico que descreve um compartimento personalizado na área de dimensões do esquema.

Quando você adiciona uma dimensão em compartimento à exibição, cada compartimento atua como um contêiner de mesmo tamanho que resume os dados de um intervalo específico de valores. Cabeçalhos de coluna ou linha são criados, onde cada rótulo de compartimento designa o limite inferior do intervalo de números que é atribuído ao compartimento. Observe que o limite inferior é inclusivo.

Criar um histograma com base em um compartimento

Se você criar uma dimensão em compartimento, poderá usá-la como ponto de partida para criar um histograma. Utilizando a dimensão Sales (compartimento) criada de acordo com as instruções acima, siga estas etapas para criar um histograma.

Observação: Para criar o histograma de forma mais rápida, use Mostre-me. Consulte Criar um histograma na seção de Exercícios faça você mesmo para obter informações sobre a criação de um histograma usando Mostre-me.

  1. Clique na dimensão Sales (compartimento) no painel Dados e escolha Converter em contínua.

  2. Arraste a dimensão Sales (compartimento) do painel Dados e solte-a na divisória Cor.

  3. Arraste o campo Vendas da área Medidas do painel Dados e solte-o na divisória Linhas.

  4. Clique em SUM(Sales) em Linhas e altere a agregação de Sum para Count.

O resultado é um histograma:

Agradecemos seu feedback!