A maioria das pessoas não precisa de informações de uma fonte de dados inteira; em vez disso, deseja visualizações de dados relevantes para a função de trabalho, como vendas, marketing ou suporte. Para otimizar Pergunte aos dados para públicos diferentes como esses, os autores do Tableau criam ampliações separadas de Pergunte aos dados, que consultam um subconjunto selecionado de campos. Para os campos selecionados, os autores podem especificar sinônimos para nomes e valores de campo, refletindo os termos que o público-alvo usa na linguagem comum (por exemplo, "SF" para "São Francisco"). Os autores da ampliação personalizam as visualizações recomendadas que aparecem abaixo da caixa de consulta Pergunte aos dados, que fornecem respostas aos usuários com um único clique.

Observação: a ampliação de Pergunte aos dados pode ser criada apenas para fontes de dados publicadas separadamente em um site do Tableau. As ampliações não podem ser criadas para fontes de dados inseridas em pastas de trabalho ou com uma conexão virtual.

Criar ou configurar uma página de ampliação no site do Tableau

Em seu site do Tableau, cada ampliação tem uma página separada onde os usuários podem consultar Pergunte aos dados e os autores podem configurar campos de ampliação, sinônimos e perguntas sugeridas.

Uma página de ampliação no site do Tableau

  1. Para criar uma página de ampliação em seu site do Tableau, vá para uma página de fonte de dados e escolha Novo > Amplições de Perguntar aos dados .

    Para configurar uma ampliação existente, vá para a página da ampliação no seu site. (De um objeto Pergunte aos dados em um painel, é possível clicar no menu pop-up no canto superior e escolha Vá para a página de ampliação.)

  2. Se você estiver criando uma nova ampliação, insira um nome, uma descrição e um local do projeto e clique em Publicar ampliação.
  3. Na parte superior do painel Campos, clique no ícone de lápis: Em seguida, selecione os campos relevantes para os usuários de ampliação e clique em Salvar .

  4. À esquerda, focalize as tabelas ou os campos individuais e clique no ícone de lápis:

    Em seguida, faça uma das seguintes opções:

    • Forneça um nome mais representativo clicando no ícone de lápis à direita.

    • Adicione sinônimos comuns para nomes de campo e valores que os usuários do lens podem inserir em suas consultas. Para obter instruções detalhadas, consulte Adicionar sinônimos para Pergunte aos dados(O link abre em nova janela).
    • Edite as descrições que aparecem quando os usuários passam o mouse sobre os campos

Altere a lista de visualizações recomendadas

Para responder a consultas comuns de usuários de ampliações, você pode personalizar as visualizações recomendadas que aparecem abaixo da caixa de consulta.

Adicionar ou substituir uma visualização recomendada

  1. Insira uma consulta na caixa de texto e pressione Enter ou Return.
  2. Depois que a visualização aparecer, no ícone de alfinete na barra de ferramentas, escolha Fixar nas visualizações recomendadas ou Substituir recomendação.

  3. Para uma nova recomendação, digite um nome e escolha a seção em que deseja que apareça. Para obter uma recomendação de substituição, escolha a existente que deseja substituir.

Edite títulos de seção e nomes de recomendação ou exclua recomendações

  • Para editar um título de seção, clique no ícone de Lápis à direita do título.
  • Para alterar o nome de uma recomendação existente, passe o cursor do mouse sobre ela e clique no ícone de Lápis . Para Excluir uma recomendações, clique no X.

Adicionar uma ampliação de Pergunte aos dados a um painel

Em um painel, você pode adicionar um objeto Pergunte aos dados que permite aos usuários consultar uma fonte de dados publicada por meio de uma ampliação em seu site do Tableau.

  1. Ao editar um painel no Tableau Online ou Tableau Server, arraste o objeto Pergunte aos dados para a tela.

    Observação: no Tableau Desktop, você também pode arrastar um objeto de Pergunte aos dados para a tela para fins de posicionamento. Mas, para selecionar uma ampliação, você precisará publicar no Tableau Online ou Tableau Server e editar o objeto nesse local.

  2. Selecione uma fonte de dados publicada previamente conectada à pasta de trabalho.
  3. Para usar uma ampliação existente, selecione-a e clique em Usar ampliação.

    Ou, para criar um grupo, execute um dos seguintes procedimentos:

    • Se não houver ampliação para a fonte de dados, clique em Ir para a página da fonte de dados.
    • Se já existirem ampliações, clique no nome da fonte de dados na parte inferior da caixa de diálogo.
  4. (Novas ampliações somentes) Conclua as etapas em Criar ou configurar uma página de ampliação no site do Tableau.
  5. Em Opções da barra de ferramentas para usuários de ampliações, selecione os botões que deseja disponibilizar aos usuários.
  6. (Novas ampliações somente) Depois de terminar de criar a ampliação, volte ao objeto Ampliações em seu painel e clique em Atualizar. Em seguida, selecione a nova ampliação e clique em Usar ampliação.

Aplicar uma ampliação diferente a um objeto do painel Pergunte aos dados

  1. No menu suspenso na parte superior do objeto, selecione Configurar.

  2. Vá para Adicionar uma ampliação de Pergunte aos dados a um painel e repita as etapas 2 em diante.

Alterar um nome de ampliação, descrição ou localização do projeto

  1. Navegue até a página de ampliações no Tableau Online ou no Tableau Server.
  2. À direita do nome da ampliação na parte superior da página, clique nos três pontos (...) e escolha Editar pasta de trabalho .
  3. Clique em Editar detalhes da ampliação.

Ver como as pessoas usam o Pergunte aos dados (Ask Data) com uma ampliação

Para proprietários de fonte de dados ou os autores da ampliação, o Pergunte aos dados fornece um painel que revela as consultas e campos mais populares, o número dos resultados de visualizações clicadas pelos usuários e outras informações úteis. Os filtros permitem restringir os dados para usuários e intervalos de tempo específicos. Essas estatísticas ajudam a otimizar ainda mais a ampliação para aumentar o sucesso dos usuários.

Observação: se você usar o Tableau Server, poderá acessar esses dados no repositório do Tableau Server para criar painéis personalizados.

  1. No Tableau Server ou Tableau Online, navegue até uma página de ampliação.
  2. À esquerda da caixa de texto Pergunte aos dados, clique no ícone de "Dicas de Pergunte aos dados".

  3. No canto superior esquerdo da página do navegador, clique em Análises de uso.

Permitir que os usuários lhe enviem perguntas sobre uma ampliação

Como um proprietário de ampliação, você pode permitir que os usuários enviem e-mails com perguntas sobre a estrutura de dados, resultados esperados e muito mais. Esta opção está ativada por padrão, mas você pode desativá-la seguindo as etapas abaixo.

  1. No Tableau Server ou Tableau Online, navegue até uma página de ampliação.
  2. À esquerda da caixa de texto Pergunte aos dados, clique no "i" mostrado acima em Ver como as pessoas usam o Pergunte aos dados (Ask Data) com uma ampliação .
  3. Na parte inferior da caixa de diálogo de dicas, clique no ícone de olho ao lado de "Contate o autor da ampliação" para ativar ou desativar o feedback.

Permissões para publicar e visualizar ampliações

Para objetos Pergunte aos dados em painéis, nenhuma alteração nas permissões deve ser necessária: por padrão, os autores de pastas de trabalho existentes podem criar ampliações e os públicos de painéis existentes podem visualizá-las. Mas, para referência, aqui está um esboço detalhado das permissões de ampliação necessárias para ambos os painéis e acesso direto por meio de uma página de fonte de dados.

Para criar e publicar uma ampliação, o usuário precisa:

  • Da função de usuário Creator ou Explorer
  • Permissão de criação de ampliação para a fonte de dados (herdada por padrão da permissão de conexão)
  • Permissão de gravação para o projeto pai no qual a ampliação foi publicada

Para acessar e interagir com uma ampliação publicada, um usuário precisa:

  • Da função Viewer ou superior
  • Conectar-se à permissão da fonte de dados.
  • Ver permissão para a ampliação

Observação: por padrão, as permissões de ampliação, como Exibir, refletem as permissões de um projeto para pastas de trabalho. Se os administradores do Tableau quiserem alterar as permissões de ampliação padrão, eles podem fazer isso individualmente para cada projeto ou em massa usando a API de permissões.

Agradecemos seu feedback!