Conectar a dados

O Tableau Prep ajuda você a limpar e moldar seus dados para análise. A primeira etapa neste processo é identificar os dados com os quais você trabalhará.

Observação: a partir da versão 2020.4.1, é possível criar e editar fluxos no Tableau Server e Tableau Online. As informações deste tópico se aplicam a todas as plataformas, salvo observação específica. Para obter mais informações sobre os fluxos de criação na Web, consulte Tableau Prep na Web.

Você pode se conectar aos seus dados usando qualquer um dos seguintes:

Conectar-se por meio de conectores incorporados para tipos de dados populares

A maneira mais comum de se conectar aos dados é usar os conectores incorporados no Tableau Prep Builder. Eles estão disponíveis para os tipos de dados mais populares e novos conectores são adicionados frequentemente com novas versões do Tableau Prep Builder. Para ver a lista de conectores disponíveis, abra o Tableau Prep Builder ou inicie um fluxo na Web e clique no botão Adicionar conexão para ver os conectores disponíveis listados em Conectar no painel esquerdo.

Observação: se você abrir um fluxo em uma versão cujo conector não é compatível, ele poderá abrir com erros ou não executar a menos que as conexões de dados sejam removidas.

A maioria dos conectores incorporados funcionam da mesma forma em todas as nossas plataformas e são descritos no tópico Conectores com suporte(O link abre em nova janela) na Ajuda do Tableau Desktop.

Alguns conectores, detalhados nas seções abaixo, têm requisitos diferentes ao usá-los com o Tableau Prep Builder.

Conectar-se às fontes de dados de nuvem via Tableau Server ou Tableau Online

Você pode se conectar a fontes de dados na nuvem do Tableau Prep, do mesmo modo em que no Tableau Desktop; porém, se quiser publicar fluxos que se conectem a fontes de dados na nuvem e executá-los em uma agenda no seu servidor, será necessário configurar suas credenciais no Tableau Server ou no Tableau Online.

Você configura suas credenciais na guia Configurações na página Minhas configurações de conta e se conecta à entrada do conector de nuvem usando essas mesmas credenciais.

Tableau Prep Builder

Ao publicar o fluxo, na caixa de diálogo Publicar, clique em Editar para editar a conexão e, em seguida, no menu suspenso Autenticação, selecione Inserir <suas credenciais>.

Você também pode adicionar credenciais apenas na caixa de diálogo de publicação (Tableau Prep Builder versão 2020.1.1 e posterior) ao publicar seu fluxo e, em seguida, incorporá-las automaticamente nele na publicação. Para obter mais informações, consulte Publicar um fluxo no Tableau Prep Builder.

Se você não tiver as credenciais salvas configuradas e selecionar Solicitar ao usuário no menu suspenso Autenticação, após publicar o fluxo, edite a conexão e insira suas credenciais na guia Conexões do Tableau Server ou do Tableau Online ou ocorrerá falha na execução do fluxo.

Tableau Prep na Web

Na autoria da Web, você pode incorporar credenciais do menu superior em Arquivo > Credenciais de conexão. Para obter mais informações, consulte Publicar um fluxo na criação na Web.

No Tableau Prep Builder versão 2019.4.1, os seguintes conectores de nuvem foram adicionados e também estão disponíveis na criação ou edição de fluxos na Web:

  • Box
  • DropBox
  • Google Drive
  • OneDrive

Para obter mais informações sobre como se conectar aos dados usando esses conectores, consulte o tópico específico do conector(O link abre em nova janela) na ajuda do Tableau Desktop.

Conectar aos seus dados do Salesforce

Com suporte na versão Tableau Prep Builder 2020.2.1 e posteriores, e quando os fluxos de criação são na Web, a partir da Versão 2020.4 do Tableau Server e Tableau Online.

O Tableau Prep Builder oferece suporte à conexão com dados usando o conector do Salesforce, assim como o Tableau Desktop, mas com algumas diferenças.

  • O Tableau Prep Builder é compatível com qualquer tipo de união de colunas que queira fazer.
  • O SOQL personalizado não é compatível no momento.
  • O uso de uma conexão padrão para criar sua própria conexão personalizada não é compatível no momento.
  • Você não pode alterar o nome da fonte de dados padrão para algo único ou personalizado.
  • Se você planeja publicar fluxos no Tableau Server e deseja usar credenciais salvas, o administrador do servidor precisa configurar o Tableau Server com uma ID do cliente OAuth e uma senha no conector. Para obter mais informações, consulte Alterar Salesforce.com OAuth para Credenciais salvas(O link abre em nova janela) na ajuda do Tableau Server.
  • Para executar a atualização incremental nas entradas de fluxo que usam o conector Salesforce, você deve usar a versão 2021.1.2 ou posterior do Tableau Prep Builder. Para obter mais informações sobre o uso da atualização incremental, consulte Atualizar dados de fluxo usando a atualização incremental.

O Tableau Prep importa os dados criando uma extração. Atualmente, apenas extrações são compatíveis com o Salesforce. A extração inicial pode levar algum tempo para carregar, dependendo da quantidade de dados incluídos. Você verá um temporizador na etapa de Entrada enquanto os dados são carregados.

Para obter informações gerais sobre o uso do conector do Salesforce, consulte Salesforce(O link abre em nova janela) na ajuda do Tableau Desktop e da Criação na Web.

Conectar-se aos dados do Google BigQuery

Com suporte na versão Tableau Prep Builder 2019.3.1 e posteriores, e quando os fluxos de criação são na Web, a partir da Versão 2020.4 do Tableau Server e Tableau Online.

O Tableau Prep Builder oferece suporte à conexão com dados usando o Google BigQuery, igual ao Tableau Desktop.

Você deve configurar credenciais OAuth para permitir que o Tableau Prep se comunique com o Google BigQuery. Se você planeja publicar fluxos no Tableau Server ou Tableau Online, as conexões OAuth também deverão ser configuradas para esses aplicativos.

Observação: no momento, o Tableau Prep não é compatível com os atributos de personalização do Google BigQuery.

Configure o SSL para se conectar ao Google BigQuery (apenas MacOS)

Se estiver usando o Tableau Prep Builder no Mac e um proxy para se conectar ao Big Query, você precisa modificar a configuração do SSL para se conectar ao Google BigQuery

Observação: não são necessárias etapas adicionais para os usuários do Windows.

Para configurar o SSL para conexões OAuth ao Google BigQuery, conclua as seguintes etapas:

  1. Exporte o certificado SSL do seu proxy para um arquivo, por exemplo proxy.cer. Você pode encontrar o certificado em Applications > Utilities > Keychain Access >System > Certificates (under Category).
  2. Localize a versão do java que você está usando para executar Tableau Prep Builder. Por exemplo: /Applications/Tableau Prep Builder 2020.4.app/Plugins/jre/lib/security/cacerts

  3. Abra o prompt de comando do Terminal e execute o seguinte comando para sua versão do Tableau Prep Builder:

    Observação: o comando keytool deve ser executado no diretório que contém a versão de java que você está usando para executar o Tableau Prep Builder. Você pode ter que mudar os diretórios antes de executar esse comando. Por exemplo, cd /Users/tableau_user/Desktop/SSL.cer -keystore Tableau Prep Builder 2020.1.1/Plugins/jre/bin. Em seguida, execute o comando keytool.

    keytool –import –trustcacerts –file /Users/tableau_user/Desktop/SSL.cer -keystore Tableau Prep Builder <version>/Plugins/jre/lib/security/cacerts -storepass changeit

    Exemplo: keytool –import –trustcacerts –file /Users/tableau_user/Desktop/SSL.cer -keystore Tableau Prep Builder 2020.4.1/Plugins/jre/lib/security/cacerts -storepass changeit

Se receber um erro FileNotFoundException (Acesso negado) ao executar o comando keytool, tente executar o comando com permissões elevadas. Por exemplo: sudo keytool –import –trustcacerts –file /Users/tableau_user/Desktop/SSL.cer -keystore Tableau Prep Builder 2020.4.1/Plugins/jre/lib/security/cacerts -storepass changeit.

Configurar e gerenciar as credenciais do Google BigQuery

As credenciais que você usa para se conectar ao Google BigQuery em sua etapa de Entrada devem corresponder às credenciais definidas na guia Configurações na página Minhas configurações de conta do Google BigQuery em Tableau Server ou Tableau Online.

Se você selecionar credenciais diferentes ou nenhuma credencial em sua configuração de autenticação ao publicar seu fluxo, o fluxo falhará com um erro de autenticação até que você edite a conexão para o fluxo no Tableau Server ou Tableau Online.

Para editar as credenciais, faça o seguinte:

  1. No Tableau Server ou Tableau Online, na guia Conexões, na conexão Google BigQuery, clique em Mais ações .
  2. Selecione Editar Conexão.
  3. Selecione as credenciais salvas que estão configuradas na guia Configurações na página Minhas configurações de conta.

Para obter mais informações sobre a definição e o gerenciamento de suas credenciais, consulte os seguintes tópicos:

Gerenciar as configurações da sua conta(O link abre em nova janela) na ajuda do Tableau Desktop e da Criação na Web.

Publicar um fluxo no Tableau Prep Builder(O link abre em nova janela)para obter informações sobre a configuração das opções de autenticação ao publicar um fluxo.

Ver e solucionar erros para obter informações sobre a resolução de erros de conexão no Tableau Server ou no Tableau Online.

Conexão com os dados do SAP HANA

Com suporte na versão Tableau Prep Builder 2019.2.1 e posteriores, e quando os fluxos de criação são na Web, a partir da Versão 2020.4 do Tableau Server e Tableau Online.

O Tableau Prep Builder oferece suporte à conexão com dados usando o conector do SAP HANA, assim como o Tableau Desktop, mas com algumas diferenças.

Conecte-se ao banco de dados usando o mesmo procedimento que usaria no Tableau Desktop. Para obter mais informações consulte SAP HANA(O link abre em nova janela). Após conectar-se e procurar sua tabela, arraste-a para a tela para começar a criar o fluxo.

A solicitação de variáveis e parâmetros ao abrir um fluxo não é aceita no Tableau Prep. Em vez disso, no painel Entrada, clique na guia Variáveis e parâmetros e selecione as variáveis e os operandos que deseja usar, em seguida, selecione de uma lista de valores predefinidos ou insira os valores personalizados para consultar o banco de dados e retornar os valores necessários.

Observação: a partir do Tableau Prep Builder versão 2019.2.2 e na Web a partir da versão 2020.4.1, você pode usar o SQL inicial para consultar sua conexão. Se você tiver vários valores para uma variável, poderá selecionar o valor de que precisa em uma lista suspensa.

Você também pode adicionar mais variáveis. Clique no botão de adição na seção Variáveis e selecione uma variável e um operando, em seguida, insira um valor personalizado.

Observação: esse conector requer o Tableau Server versão 2019.2 e posterior para executar o fluxo de acordo com uma agenda. Se você estiver usando uma versão anterior do servidor, poderá atualizar os dados de fluxo usando a interface da linha de comandos. Para obter mais informações sobre a execução de fluxos na linha de comando, consulte Atualizar arquivos de saída de fluxo a partir da linha de comando(O link abre em nova janela). Para obter mais informações sobre a compatibilidade de versão, consulte Compatibilidade de versão com o Tableau Prep(O link abre em nova janela).

Conectar-se a arquivos espaciais e bancos de dados

Com suporte na versão Tableau Prep Builder 2020.4.1 e posteriores, e quando os fluxos de criação são na Web, a partir da Versão 2020.4 do Tableau Server e Tableau Online.

Você pode se conectar a arquivos espaciais e fontes de dados espaciais no Tableau Prep Builder ou ao criar ou editar fluxos na Web.

O Tableau Prep oferece suporte aos seguintes tipos de conexão:

  • Formatos de arquivo espacial
    • Tableau Prep Builder: Esri Shapefiles, Bancos de dados geográficos do arquivo Esri, KML, TopoJSON, GeoJSON, extrações, MapInfo MID/MIF, arquivos TAB e shapefiles compactados.
    • Tableau Server e Tableau Online: shapefiles compactados, KML, TopoJSON, GeoJSON, bancos de dados geográficos de arquivos Esri e extrações.
  • Bancos de dados espaciais (Amazon Redshift, Microsoft SQL Server, Oracle e PostgreSQL).

Você também pode combinar tabelas espaciais com tabelas não espaciais usando um padrão de dados espaciais de união e saída para um arquivo de extração (.hyper). No momento, não há suporte para funções espaciais, uniões de colunas espaciais por meio de intersecções e visualização de dados espaciais em uma exibição de mapa no Tableau Prep.

Operações de limpeza compatíveis

Ao trabalhar com dados de arquivos de formato, algumas operações de limpeza não são compatíveis. Apenas as seguintes operações de limpeza estão disponíveis no Tableau Prep ao trabalhar com dados de arquivos de formato.

  • Filtros: somente para remover valores nulos ou desconhecidos
  • Renomear campo
  • Duplicar Campo
  • Manter apenas o campo
  • Remover campo
  • Criar campo calculado

Antes de conectar

Antes de se conectar a arquivos espaciais, certifique-se de que os seguintes arquivos estejam no mesmo diretório:

  • Shapefiles Esri: a pasta deve conter arquivos .shp, .shx, .dbf, and .prj, bem como arquivos .zip ou Esri shapefile.
  • Para bancos de dados geográficos do arquivo Esri: a pasta deve conter .gdb ou .zip do arquivo .gdb do banco de dados geográficos do arquivo.
  • Para arquivos KML: a pasta deve conter o arquivo kml. (Nenhum outro arquivo é necessário.)
  • Para arquivos GeoJSON: a pasta deve conter o arquivo .geojson (Nenhum outro arquivo é necessário.)
  • Para arquivos TopoJSON: a pasta deve conter o arquivo .json ou .topojson. (Nenhum outro arquivo é necessário.)

Conectar-se a arquivos espaciais

  1. Execute um destes procedimentos:

    • Abra o Tableau Prep Builder e clique no botão Adicionar conexão.
    • Abra Tableau Server ou Tableau Online. No menu Explorar, clique em Novo > Fluxo.
  2. Na lista de conectores, selecione Arquivos espaciais.

    Os campos espaciais recebem tipos de dados espaciais e não podem ser alterados. Se os campos vierem de um arquivo espacial, o campo será atribuído a um nome de campo padrão de "Geometria". Se os campos vierem de um banco de dados espacial, os nomes de campo do banco de dados são mostrados. Se o Tableau não puder determinar o tipo de dados, o campo será "Nulo".

Conectar-se usando ODBC

Com suporte noTableau Prep Builder versão 2019.2.2 e posterior. Este tipo de conector ainda não é suportado quando há fluxos de criação na Web.

Se você precisar se conectar a fontes de dados que não estão listadas no painel Conexões, poderá se conectar a qualquer fonte de dados usando o conector Outros Bancos de Dados (ODBC) que ofereça suporte ao padrão SQL e implemente a API ODBC. A conexão a dados usando o conector Outros bancos de dados (ODBC) funciona de forma semelhante a como você pode usá-lo no Tableau Desktop; no entanto há algumas diferenças:

  • Você só pode se conectar usando a opção DSN (nome da fonte de dados ).

  • Para publicar e executar seu fluxo no Tableau Server, o servidor deve ser configurado usando um DSN correspondente.

    Observação: a execução de fluxos na linha de comando que incluem o conector Outros bancos de dados (ODBC) não é suportada no momento.

  • Há uma única experiência de conexão para Windows e MacOS. Não há suporte para a solicitação de atributos de conexão para drivers ODBC (Windows).

  • Somente drivers de 64 bits são compatíveis com o Tableau Prep Builder.

Antes de conectar

Para se conectar aos dados usando o conector Outros bancos de dados (ODBC), instale o driver de banco de dados e defina e configure seu DSN (nome da fonte de dados). Para publicar e executar fluxos no Tableau Server, o servidor também deve ser configurado com um DSN correspondente.

Importante: o Tableau Prep Builder só oferece suporte a drivers de 64 bits. Se você já tiver um driver de 32 bits definido e configurado, talvez seja necessário desinstalá-lo e instalar a versão de 64 bits se o driver não permitir que ambas as versões sejam instaladas ao mesmo tempo.

  1. Crie um DSN usando o Administrador da fonte de dados ODBC (64 bits) (Windows) ou um utilitário do Gerenciador ODBC (MacOS).

    Se você não tiver o utilitário instalado no Mac, poderá fazer o download em (www.odbcmanager.net(O link abre em nova janela), por exemplo) ou poderá editar manualmente o arquivo odbc.ini.

  2. No Administrador da Fonte de Dados ODBC (64 bits) (Windows) ou no utilitário do Gerenciador ODBC (MacOS), adicione uma nova fonte de dados e selecione o driver para a fonte de dados e, em seguida, clique em Concluir.

  3. Na caixa de diálogo Configuração do driver de ODBC, insira as informações de configuração como nome do servidor, porta, nome de usuário e senha. Clique em Testar (se a caixa de diálogo tiver essa opção) para verificar se a conexão está configurada corretamente; em seguida, salve sua configuração.

    Observação: o Tableau Prep Builder não oferece suporte ao aviso de atributos de conexão; portanto, você deve definir essas informações ao configurar o DNS.

    Esse exemplo mostra a caixa de diálogo de configuração de um Conector MySQL.

Conectar usando outros bancos de dados (ODBC)

  1. Abra o Tableau Prep Builder e clique no botão Adicionar conexão.

  2. Na lista de conectores, selecione Outros bancos de dados (ODBC).

  3. Na caixa de diálogo Outros bancos de dados (ODBC), selecione um DSN na lista suspensa e digite o nome de usuário e a senha. Em seguida, clique em Registrar.

  4. No painel Conexões, selecione seu banco de dados na lista suspensa.

Conectar-se aos dados do Microsoft Excel e limpe com o Interpretador de dados

Ao trabalhar com arquivos Microsoft Excel, é possível usar o Interpretador de dados para detectar subtabelas nos dados e remover informações irrelevantes, de forma a ajudar a preparar os dados para análise. Quando o Interpretador de dados é ativado, ele detecta essas subtabelas e as lista na seção Tabelas do painel Conexões. Em seguida é possível arrastá-las até o painel Fluxo.

Se o Interpretador de dados for desativado, essas tabelas serão removidas do painel Conexões. Se as tabelas já estiverem em uso no fluxo, esta ação resultará em erros de fluxo dos dados ausentes.

Observação: atualmente, o Interpretador de dados detecta apenas subtabelas em planilhas do Excel e não oferece suporte à especificação da linha inicial de arquivos de texto e planilhas. Além disso, as tabelas detectadas pelo Interpretador de dados não estão incluídas nos resultados de pesquisa da União de linhas curinga.

O exemplo abaixo mostra os resultados do uso do Interpretador de dados em uma planilha do Excel no painel Conexões. O Interpretador de dados detectou duas subtabelas adicionais.

Antes do Interpretador de dados Depois do Interpretador de dados

Para usar o Interpretador de dados, conclua as etapas abaixo:

  1. Selecione Conectar a dados e, em seguida, Microsoft Excel.

  2. Selecione seu arquivo e clique em Abrir.

  3. Marque a caixa de seleção Usar Interpretador de dados.

  4. Arraste a nova tabela até o painel Fluxo para incluí-la no fluxo. Para remover a tabela antiga, clique com o botão direito do mouse na etapa de entrada da antiga tabela e selecione Remover.

Conectar-se usando conectores personalizados

Quando o Tableau Prep não fornece um conector incorporado para seus dados baseados em ODBC e JDBC, você pode usar um conector personalizado. É possível:

Conectores personalizados para dados baseados em ODBC e JDBC são compatíveis com o Tableau Prep Builder versão 2020.4.1 e posterior.

Observação: os conectores personalizados que usam o Connection Dialog v2 ainda não são compatíveis e as tentativas de conexão à fonte de dados falharão. Para obter mais informações sobre o Connection Dialog v2, consulte Criar a caixa de diálogo de conexão com Connection Dialog v2(O link abre em nova janela) no Tableau Connector SDK.

Alguns conectores personalizados exigem a instalação de um driver adicional. Se solicitado durante o processo de conexão, siga as instruções para baixar e instalar o driver necessário. No momento, conector personalizado não pode ser usados com o Tableau Online.

Diretórios de conectores

Para usar o conector criado por parceiro ou outros conectores, baixe o arquivo .taco do conector e adicione aos seguintes diretórios:

  • Tableau Prep Builder:
    • Windows: C:\Users\<Windows User>\Documents\My Tableau Prep Repository\Connectors
    • MacOS: /Users/<user>/Documents/My Tableau Prep Repository/Connectors
  • Tableau Server (criação na Web de fluxo): <Tableau_Server_Installation_Directory>/data/tabsvc/flowqueryservice/Connectors
  • Tableau Server (Tableau Prep Conductor): <Tableau_Server_Installation_Directory>/data/tabsvc/flowprocessor/Connectors

Conecte-se a fontes de dados publicadas

As fontes de dados publicadas são aquelas que você pode compartilhar com outras pessoas. Quando quiser disponibilizar uma fonte de dados para outros usuários, você pode publicá-la no Tableau Prep Builder (versão 2019.3.1 e posterior) para Tableau Server ou Tableau Online, ou como saída do fluxo.

Você pode usar uma fonte de dados publicada como fonte de dados de entrada para o fluxo, caso esteja trabalhando no Tableau Prep Builder ou na Web.

Observação: quando você publica um fluxo que inclui uma fonte de dados publicada como uma entrada, o editor é atribuído como o proprietário padrão do fluxo. Quando o fluxo é executado, ele usa o proprietário do fluxo da conta Run As . Para obter mais informações sobre a conta Run As, consulte Conta de serviço Run As(O link abre em nova janela). Somente o Site ou o Administrador de servidor pode alterar o proprietário do fluxo no Tableau Server ou Tableau Online.

O Tableau Prep Builder é compatível com:

  • Fontes de dados publicadas com filtros de usuário ou funções a partir do Tableau Prep Builder versão 2021.1.3.
  • Conexões com um único servidor. Você deve usar o mesmo servidor ou conexão de site para fazer o seguinte:
    • Conectar-se à fonte de dados publicada.
    • Publicar saída de fluxo para Tableau Server ou Tableau Online.
    • Programar a execução do fluxo no Tableau Server ou Tableau Online.

Observação: o Tableau Prep Builder não oferece suporte a fontes de dados publicadas que incluem dados multidimensionais (cubo), conexões de vários servidores ou fontes de dados publicadas com tabelas relacionadas.

Tableau Server e Tableau Online são compatíveis com:

  • Fontes de dados publicadas com filtros de usuário ou funções a partir do Tableau Server e Tableau Online versão 2021.2.
  • Criação ou edição de um fluxo na Web usando uma fonte de dados publicada (Tableau Server ou Tableau Online versão 2020.4 e posterior)
  • Conexão a fontes de dados publicadas (Tableau Server e Tableau Online versão 2019.3 e posterior)

    Observação: as versões anteriores do Tableau Server podem não oferecer suporte a todos os recursos da fonte de dados publicada.

Sobre credenciais e permissões:

  • Você deve receber uma função do Explorer ou superior no site do servidor que você está conectado, para se conectar a fontes de dados publicadas. Apenas os Creators podem criar ou editar fluxos na Web. Para obter mais informações sobre funções de site, consulte Definir funções dos usuários no site(O link abre em nova janela) na ajuda do Tableau Server.
  • No Tableau Prep Builder, o acesso à fonte de dados é autorizado com base na identidade do usuário conectado ao servidor. Você verá apenas os dados aos quais tem acesso.
  • Em criação na Web do Prep (Tableau Server e Tableau Online), o acesso à fonte de dados também é autorizado com base na identidade do usuário conectado ao servidor. Você verá apenas os dados aos quais tem acesso.

    No entanto, quando você executa o fluxo manualmente ou usando um planejamento, o acesso à fonte de dados é autorizado com base na identidade do proprietário do fluxo. O último usuário a publicar um fluxo se torna o novo proprietário do fluxo.

    Os administradores do site e do servidor podem alterar o proprietário do fluxo, mas apenas para eles próprios.

  • As credenciais devem ser incorporadas para se conectar à fonte de dados publicada.

    Dica: se as credenciais não forem incorporadas à fonte de dados, atualize a fonte de dados para incluir as credenciais incorporadas.

Utilização de fontes de dados publicadas em seu fluxo

Para se conectar a uma fonte de dados publicada e usá-la no fluxo, siga as instruções da versão do Tableau Prep:

Tableau Prep Builder versão 2020.2.1 e posteriores
  1. Abra o Tableau Prep Builder e clique no botão Adicionar conexão.

  2. Na lista de conectores, selecione Tableau Server.

  3. Entre para conectar-se ao seu servidor ou site.

  4. Selecione a fonte de dados ou use a opção de pesquisa para localizar a fonte de dados e arraste-a até o painel de fluxo para iniciar o fluxo. A guia Tableau Server no painel Entrada mostra detalhes sobre a fonte de dados publicada.

Tableau Prep Builder versão 2020.2.2 e posterior e na Web

Conecte-se às fontes de dados publicadas e mais que são armazenadas no Tableau Server ou no Tableau Online diretamente do painel Conectar. Se você tiver o Data Management Add-on(O link abre em nova janela) com o Tableau Catalog ativado, você também poderá procurar e se conectar a bancos de dados e tabelas e visualizar ou filtrar por metadados sobre as fontes de dados, como descrições, avisos de qualidade de dados e certificações.

Para obter mais informações sobre Tableau Catalog, consulte "Sobre o Tableau Catalog”, na Ajuda do Tableau Server(O link abre em nova janela) ou do Tableau Online(O link abre em nova janela).

  1. Abra o Tableau Prep Builder e clique no botão Adicionar conexão.

    Em criação na Web, na página Início, clique em Criar > Fluxo ou na página Explorar, clique em Novo > Fluxo. Em seguida, clique em Conectar a dados.

  2. No painel Conectar, em Pesquisar dados, selecione Tableau Server.

  3. Entre para conectar-se ao seu servidor ou site.

    Na autoria da Web, a caixa de diálogo Pesquisar dados é aberta para o servidor em que você está conectado.

  4. Na caixa de diálogo Pesquisar dados, pesquise a partir de uma lista de fontes de dados publicadas disponíveis. Use a opção de filtro para filtrar por tipo de conexão e fontes de dados certificadas.

  5. Selecione a fonte de dados que deseja usar e clique em Conectar.

    Se não tiver permissão para se conectar a uma fonte de dados, a linha e o botão Conectar são esmaecidos.

    Observação: a lista suspensa Tipo de conteúdo não será mostrada se você não tiver o Data Management Add-on com o Tableau Catalog ativado. Apenas fontes de dados publicadas são mostradas na lista.

  6. A fonte de dados é adicionada ao painel Fluxo. No painel Conexões, selecione fontes de dados adicionais ou use a opção de pesquisa para localizar a fonte de dados e arrastá-la até o painel Fluxo para criar o fluxo. A guia Tableau Server no painel Entrada mostra detalhes sobre a fonte de dados publicada.

  7. (Opcional) Se você tiver o Data Management Add-on com o Tableau Catalog ativado, use a lista suspensa Tipo de conteúdo para procurar por bancos de dados e tabelas.

    Use a opção de filtro no canto superior direito para filtrar os resultados por tipo de conexão, avisos de qualidade de dados e certificações.

Conectar-se às extrações de dados do Tableau

Você pode se conectar a uma extração de dados como entrada para seu fluxo de dados. Extrações são subconjuntos de dados salvos que você pode criar usando filtros e configurando outros limites. As extrações são salvas como arquivos .hyper.

Para obter mais informações sobre como usar extrações com Tableau Prep Builder, consulte Salvar e compartilhar seu trabalho.

Conectar-se aos dados por meio do Tableau Catalog

Se você tiver o Data Management Add-on(O link abre em nova janela) com o Tableau Catalog ativado, também poderá procurar e se conectar a bancos de dados, arquivos e tabelas armazenados no Tableau Server ou Tableau Online.

Para obter mais informações sobre o Tableau Catalog, consulte "Sobre o Tableau Catalog”, na Ajuda do Tableau Server(O link abre em nova janela) ou do Tableau Online(O link abre em nova janela).

Outras opções de conexão

Ao se conectar, você também verá as seguintes opções, dependendo da conexão escolhida.

Usar SQL personalizado para conectar-se aos dados.

Se você sabe exatamente as informações que precisa de um banco de dados e entende como escrever consultas SQL, você pode usar consultas SQL personalizadas para se conectar aos dados da forma que puder no Tableau Desktop. É possível usar o SQL personalizado para unir linhas de dados em tabelas, reformular campos para realizar uniões de colunas cruzadas entre bancos de dados, reestruturar ou reduzir o tamanho dos dados para análise e assim em diante.

  1. Conecte-se à sua fonte de dados e, no painel Conexões, no campo Banco de dados, selecione um banco de dados.

  2. Clique no link SQL personalizado para abrir a guia SQL personalizado.

  3. Digite ou cole a consulta na caixa de texto e, em seguida, clique em Executar para executar sua consulta.

  4. Adicione uma etapa de limpeza no painel de fluxo para ver se apenas campos relevantes da consulta SQL personalizada são adicionados ao seu fluxo.

Usar SQL inicial para consultar suas conexões

Com suporte na versão Tableau Prep Builder 2019.2.2 e posteriores, e quando os fluxos de criação são na Web, a partir da versão 2020.4.1.

Você pode especificar um comando SQL inicial que será executado quando for feita uma conexão no banco de dados compatível. Por exemplo, ao se conectar ao Amazon Redshift, você pode inserir uma instrução SQL para aplicar um filtro ao se conectar ao banco de dados como na adição de filtros na etapa de entrada. O comando SQL será aplicado antes que os dados sejam amostrados e carregados no Tableau Prep.

A partir do Tableau Prep Builder (versão 2020.1.3) e na Web, você também pode incluir parâmetros para passar dados de nome, versão e nome de fluxo do aplicativo e incluir dados de rastreamento ao consultar sua fonte de dados.

Executar SQL inicial

Para atualizar os dados e executar o comando SQL inicial, siga um dos seguintes procedimentos:

  • Altere o comando SQL inicial e atualize a etapa de entrada para restabelecer a conexão.
  • Execute o fluxo. O comando SQL inicial é executado antes do processamento de todos os dados.
  • Execute o fluxo no Tableau Server ou Tableau Online. O SQL inicial é executado sempre que o fluxo é executado como parte da experiência de carregamento de dados

Observação: o Data Management Add-on(O link abre em nova janela) é necessário para executar o seu fluxo no Tableau Server ou Tableau Online. Para obter mais informações sobre o Data Management Add-on, consulte Usar o complemento do gerenciamento de dados(O link abre em nova janela).

  1. No painel Conexões, selecione um conector na lista que suporta o SQL inicial.
  2. Clique no link Mostrar SQL inicial para expandir a caixa de diálogo e insira suas instruções SQL.

Incluir parâmetros em uma instrução de SQL inicial

Com suporte na versão Tableau Prep Builder 2020.1.3 e posteriores, e quando os fluxos de criação são na Web, a partir da versão 2020.4.1.

Você pode passar os seguintes parâmetros para sua fonte de dados com o objetivo de adicionar detalhes adicionais sobre o aplicativo Tableau Prep, versão e nome de fluxo. Os parâmetros TableauServerUser e TableauServerUserFull não são suportados atualmente.

Parâmetro Descrição Valor retornado
TableauApp O aplicativo que está sendo usado para acessar sua fonte de dados.

Prep Builder

Prep Conductor

TableauVersion O número da versão do aplicativo.

Tableau Prep Builder: retorna a versão exata. Por exemplo, 2020.4.1

Tableau Prep Conductor, retorna a versão principal do servidor onde o Tableau Prep Conductor está habilitado. Por exemplo, 2020.4

FlowName O nome do arquivo .tfl em Tableau Prep Builder Exemplo: Entertainment Data_Cleaned

Outros artigos nesta seção

Agradecemos seu feedback!