Conectores criados com o Tableau Connector SDK

O Tableau tem ótima conectividade que permite visualizar dados de praticamente qualquer lugar. Além de suas dezenas de conectores embutidos e conectores adicionais criados por parceiros (disponíveis na Galeria de extensão do Tableau(O link abre em nova janela)Gallery), o Tableau oferece as ferramentas para criar um conector personalizado com o Tableau Connector SDK.

Observação: os conectores criados usando o Tableau Connector SDK às vezes são chamados de plugins porque eles "conectam" o Tableau para que você possa se conectar aos seus dados.

Sobre o Tableau Connector SDK e arquivos conectores

Você pode usar o Tableau Connector SDK para criar e personalizar um conector. Conectores criados por parceiros (sejam eles criados por você ou por outra pessoa) normalmente aceitam a maioria dos mesmos recursos que conectores incorporados do Tableau. Isso inclui a definição de uma fonte de dados(O link abre em nova janela), visualização de seus dados(O link abre em nova janela), publicação para um servidor(O link abre em nova janela) (se o servidor tiver o conector) e assim por diante.

Cada conector é composto por um conjunto de arquivos XML e JavaScript, fechados em um único arquivo .jar em pacotes e uma extensão de arquivo ".taco". Este arquivo .TACO é assinado pelo desenvolvedor usando uma autoridade de certificado público confiável. Os arquivos XML e JavaScript são arquivos de configuração que descrevem:

  • Elementos de interface do usuário necessários para coletar a entrada do usuário e criar uma conexão com uma fonte de dados
  • Qualquer dialeto ou personalizações necessárias para a conexão
  • Como conectar usando o driver ODBC ou JDBC.

Um conector desenvolvido usando o Tableau Connector SDK é apropriado para se conectar a um driver ODBC ou JDBC que interfaces usando SQL. A tecnologia subjacente funciona bem com bancos de dados de relacionamento.

Observação: os conectores criados por parceiros não são aceitos pelo Tableau. No entanto, se você usar um conector criado por parceiros da Galeria de extensão, clique no link de Suporte na página do conector para obter ajuda.

Crie seu próprio conector

Para criar seu próprio conector personalizado, use as ferramentas e instruções no repositório do Tableau Connector SDK (O link abre em nova janela)no GitHub.

Observação: ao encontrar um problema com o SDK ou qualquer uma das amostras de desenvolvedor, envie um problema no GitHub(O link abre em nova janela).

Envie um conector para a Galeria de extensão

Se você quiser enviar seu conector para a Galeria de extensão do Tableau, siga as etapas descritas no Tableau Connector SDK ((O link abre em nova janela)https://tableau.github.io/connector-plugin-sdk/docs/gallery-submission).

Usar um conector criado com o Tableau Connector SDK

Depois de criar um conector com o Tableau Connector SDK, siga estas etapas para usá-lo com o Tableau:

  1. Baixe o arquivo do conector, [connector name].taco.
  2. Coloque o arquivo .taco no seguinte diretório (localização padrão):
    Para o Tableau DesktopPara o Tableau PrepPara o Tableau Server
    • Windows - C:\Users\[Windows User]\Documents\My Tableau Repository\Connectors
    • macOS - /Users/[user]/Documents/My Tableau Repository/Connectors
    • Windows: C:\Users\[Windows User]\Documents\My Tableau Prep Repository\Connectors
    • MacOS: /Users//Documents/My Tableau Prep Repository/Connectors For Tableau

    Para criação de fluxo na Web, no Tableau Server:

    • /data/tabsvc/flowqueryservice/Connectors

    Para o Tableau Prep Conductor no Tableau Server

    • /data/tabsvc/flowprocessor/Connectors
    • C:\ProgramData\Tableau\Tableau Server\data\tabsvc\vizqlserver\Connectors
  3. Antes de se conectar, instale o driver ODBC ou JDBC. Siga as instruções de instalação do driver fornecidas pela fonte de dados.

Uma vez instalado o conector, ele aparecerá na lista de conectores no Tableau.

Conectar o Tableau aos dados

  1. Inicie o Tableau e, em Conectar, selecione o nome do conector que você acabou de instalar. Para obter uma lista de conectores de dados completa, selecione Mais, em Para um servidor.
  2. Digite as informações solicitadas e depois selecione Fazer logon.
  3. Aguarde enquanto o conector recupera seus dados no Tableau.
  4. Selecione a guia de planilha para iniciar a sua análise.

Sobre a ordem de carregamento para conectores

O Tableau carrega conectores por diretório na seguinte ordem:

  1. Conectores Tableau inseridos
  2. Conectores localizados em "Meu Repositório do Tableau/Conectores" (incluindo os adicionados manualmente pelo usuário e os baixados na Galeria de extensão do Tableau(O link abre em nova janela))
  3. Quaisquer conectores no caminho de desenvolvimento especificados por "-DConnectPluginsPath"

Se um conector tiver a mesma classe de um conector já registrado, o novo conector será rejeitado. Isso significa que os conectores carregados primeiro têm precedência, quando dois conectores compartilham o mesmo nome de classe.

Consulte também

Agradecemos seu feedback!