Publicar um fluxo no Tableau Server ou Tableau Online

Importante: a partir da versão 2020.4.1, o Data Management Add-on não é mais necessário para publicar os fluxos no Tableau Server ou no Tableau Online ou para executar os fluxos manualmente na Web. Ele só será necessário se você planejar a execução de fluxos de acordo com a agenda.

Publique fluxos no Tableau Server ou Tableau Online para executá-los automaticamente em uma agenda e atualize a saída do fluxo usando o Tableau Prep Conductor. Você também pode executar fluxos individuais manualmente no servidor. Os fluxos criados ou editados na Web (versão 2020.4 e posteriores) devem ser publicados antes da execução.

Para obter informações sobre fluxos de publicação na Web, consulte Fluxos de publicação(O link abre em nova janela) na ajuda do Tableau Server.

Antes de publicar

Para garantir que você possa executar o fluxo, verifique o seguinte:

  1. Verifique se não há erros no fluxo.

    Haverá falhas nos fluxos que contêm erros ao tentar executá-los no Tableau Server ou Tableau Online. Os erros no fluxo são identificados por um ponto de exclamação vermelho e um ponto vermelho com um indicador de Erros no canto superior direito da tela.

  2. Verifique se o fluxo não inclui conectores de entrada ou recursos que não são compatíveis com a sua versão do Tableau Server. Os fluxos criados na Web são sempre compatíveis com a versão do servidor em que são criados.

    Você ainda pode publicar fluxos no Tableau Prep Builder, incluindo conectores ou recursos que ainda não são compatíveis com a sua versão do Tableau Server, mas você não pode agendar a execução deles.

    Por exemplo, o conector SAP HANA foi introduzido na versão 2019.1.4 do Tableau Prep Builder, mas esse conector não é compatível até a versão 2019.2 do Tableau Server para o Tableau Prep Conductor. Ao publicar o fluxo, você verá uma mensagem como o exemplo abaixo:

    Observação: para agendar a execução de fluxos no Tableau Server, você deve usar o Tableau Server versão 2019.1 ou posteriores e ter o Tableau Prep Conductor habilitado.

    Para executar seu fluxo no Tableau Server, é necessário tomar as medidas apropriadas para tornar o fluxo compatível. Para obter mais informações sobre como trabalhar com fluxos incompatíveis, consulte Compatibilidade de versão com o Tableau Prep(O link abre em nova janela).

  3. Os fluxos que incluem etapas de entrada ou saída com conexões a um compartilhamento de rede exigem uma lista de permissões. O Tableau Online não oferece suporte a essa opção e os arquivos devem ser empacotados com o fluxo na publicação.

    Observação: no momento, os fluxos criados na Web só podem ser gerados para uma fonte de dados publicada ou um banco de dados.

    No Tableau Prep Builder:

    As etapas de entrada e saída do fluxo que apontam para os arquivos armazenados em um compartilhamento de rede (caminho UNC) não são permitidas, a menos que o arquivo e o caminho estejam acessíveis pelo servidor e incluídos na lista de permissões da sua organização. Se você publicar o fluxo sem adicionar o local do arquivo à sua lista de permissões, o fluxo será publicado, mas você receberá um erro ao tentar e agendar ou executar o fluxo no Tableau Server.

    Se os arquivos não estiverem armazenados em um local da lista de permissões, você verá uma mensagem de aviso ao publicar o fluxo.

    Clique no link "lista" na mensagem para ver uma lista de locais permitidos. Mova seus arquivos para um dos locais na lista e verifique se o fluxo aponta para esses novos locais.

    No Tableau Server, para configurar os caminhos de rede permitidos, use as opções de comando tsm descritas na Etapa 4: lista de permissões para locais de entrada e saída(O link abre em nova janela) na ajuda do Tableau Server.

    Se não quiser mover seus arquivos para um local da lista de permissões, será necessário empacotar os arquivos de entrada com o fluxo e publicar a saída do fluxo no Tableau Server como uma fonte de dados publicada. Para obter mais informações sobre como definir essas opções, consulte Publicar um fluxo no Tableau Prep Builder neste tópico.

  4. (Somente para o Tableau Prep Builder) Se as etapas de saída de fluxo forem definidas como Publicar como uma fonte de dados, todas as etapas de saída de fluxo devem apontar para o mesmo servidor ou site em que o fluxo é publicado. Elas podem apontar para diferentes projetos nesse servidor ou site, mas apenas um servidor ou site pode ser selecionado.

    Para definir o local de publicação para as etapas de saída, faça o seguinte:

    1. No painel Fluxo, selecione uma etapa de saída.

    2. No painel Publicação, selecione Publicar como fonte de dados.

    3. Selecione o servidor ou site e o projeto no qual deseja publicar o fluxo. Entre no servidor ou site, se necessário.

    4. Insira um nome e uma descrição para cada saída.

      O nome do arquivo de saída deve ser diferente o suficiente para que a pessoa que executa o fluxo possa identificar facilmente quais arquivos de saída serão atualizados. O nome do arquivo é mostrado na página Visão geral e Conexões do fluxo em Tableau Server ou Tableau Online.

    5. Salve seu fluxo.

      Para obter mais informações sobre como configurar as etapas de saída para publicação, consulte Criar arquivos de extração de dados e fontes de dados publicadas.

Executar o fluxo

Para gerar a saída de fluxo, você precisa executar o fluxo. Quando você executa o fluxo, todos os dados (não apenas os dados de amostra com os quais você pode estar trabalhando) são executados por meio das etapas de fluxo. Todas as operações de limpeza são aplicadas ao conjunto de dados completo, resultando em um conjunto de dados organizado e limpo que você pode usar agora para analisar os dados.

No Tableau Prep Builder e na Web, você pode executar os fluxos manualmente a qualquer momento. Os fluxos na Web devem ser publicados para serem executados. Para obter mais informações, consulte Publicando fluxos(O link abre em nova janela) na ajuda do Tableau Server.

Você também pode executar o fluxo na linha de comando ou pode executar os fluxos publicados no servidor automaticamente usando uma agenda. Para agendar as execuções de fluxo, o servidor deve incluir o Data Management Add-on com o Tableau Prep Conductor ativado. Para obter mais informações, consulte o Tableau Prep Conductor(O link abre em nova janela) na ajuda do Tableau Server.

Para obter informações sobre a execução de fluxos na linha de comando, consulte Atualizar arquivos de saída de fluxo a partir da linha de comando(O link abre em nova janela). Para obter mais informações sobre como adicionar o fluxo em uma agenda, consulte Agendar uma tarefa de fluxo(O link abre em nova janela) na ajuda do Tableau Server.

Executar fluxos manualmente

Quando você executa fluxos manualmente, é possível executar um fluxo de cada vez. Você pode executar o fluxo inteiro ou executar o fluxo para uma saída selecionada.

Se estiver executando fluxos na criação na Web (versão 2020.4 e posteriores), o fluxo deve ser publicado no servidor para ser executado e você não pode executar outro fluxo até que o primeiro fluxo esteja concluído, mesmo em uma guia separada.

No Tableau Online, o número de fluxos que você pode executar em um dia também é limitado pelo administrador do site. Para obter mais informações, consulte Capacidade do site do Tableau Online(O link abre em nova janela) na ajuda do Tableau Online.

  1. No Tableau Prep Builder ou no servidor, abra o fluxo.
  2. Execute um destes procedimentos:
    • No menu superior, clique em Executar para executar o fluxo inteiro ou clique na seta suspensa para selecionar uma saída de fluxo na lista.

    • No servidor, na página Explorar, clique com o botão direito do mouse ou pressione Cmd (MacOS) e clique em Mais ações e selecione Executar agora no menu. Essa ação executa o fluxo inteiro.

    • Clique em uma etapa de saída no fluxo e, em seguida, no painel Saída, clique em Executar fluxo.

      Se o fluxo não estiver aberto na Web, você precisa clicar em Editar fluxo para abrir o fluxo no modo de edição. Em seguida, clique em Publicar para publicar o fluxo ou aceite o prompt para publicar o fluxo e depois clique em Executar fluxo.

Publicar um fluxo no Tableau Prep Builder

Observação: quando você publica um fluxo, é automaticamente designado como o proprietário do fluxo padrão. Se o fluxo se conectar a uma fonte de dados publicada, o servidor usará o proprietário do fluxo para se conectar à fonte de dados publicada. Somente o administrador do Site ou do Servidor pode alterar o proprietário do fluxo e somente para ele próprio.

  1. Abra seu fluxo no Tableau Prep Builder.

  2. No menu superior, selecione Servidor > Publicar fluxo.

  3. Preencha os campos para sua plataforma. Em seguida, clique em Publicar. O Tableau Server ou Tableau Online é aberto automaticamente na página de Visão geral do fluxo no seu navegador padrão.

  1. Na caixa de diálogo Publicar no Tableau Server, preencha os seguintes campos:
    • Projeto: clique na opção suspensa para selecionar o projeto na hierarquia. Esse deve ser o mesmo projeto no qual os arquivos de saída estão publicados.
    • Nome: digite um nome para o fluxo. Esse nome é exibido no servidor, nas páginas de Fluxo. Se quiser substituir um fluxo existente, clique na opção suspensa para selecionar um nome na lista.
    • Descrição (opcional): insira uma descrição para o fluxo.
    • Marcas (opcional): clique em Adicionar para digitar em uma ou mais marcas, a fim de identificar seu fluxo para que os usuários possam localizá-lo facilmente. Marcas também podem ser adicionadas após a publicação nas páginas de Fluxo no Tableau Server.
  2. Clique em Editar na seção Conexões para editar as configurações de conexões ou alterar a autenticação.

    Arquivos

    Por padrão, as conexões de entrada de arquivo são empacotadas com o fluxo. Os arquivos empacotados não são atualizados quando o fluxo é executado no Tableau Server. Todos os arquivos devem ter a mesma configuração, Upload ou Conexão direta.

    • Para recuperar os dados mais atuais ao atualizar os arquivos de saída, selecione a Conexão direta se o Tableau Server puder se conectar ao local do arquivo e a localização estiver incluída na lista de permissões da organização.

    • Se as etapas de entrada ou saída apontarem para arquivos armazenados em um compartilhamento de rede (caminho UNC) e o local não estiver incluído na lista de permissões da sua organização, você verá uma mensagem de aviso. Clique no link da mensagem para ver uma lista de locais confiáveis, mova os arquivos e aponte as etapas de entrada e saída para o novo local de arquivo. Para obter mais informações, consulte Etapa 3 em Antes de publicar

    • Para obter informações sobre como adicionar locais à lista de permissões da sua organização, consulte Etapa 4: incluir locais de entrada e saída à lista de permissões(O link abre em nova janela) na ajuda do Tableau Server.

    Bancos de dados

    Se o fluxo se conectar a um ou mais bancos de dados, selecione um dos tipos de autenticação a seguir a ser usado para se conectar às fontes de dados de entrada de fluxo.

    • Conta Run As do servidor: a conta de usuário Run As do servidor autenticará todos os usuários.

    • Prompt de usuário: você deve editar a conexão no Tableau Server e inserir as credenciais do banco de dados antes de executar o fluxo.
    • Senha inserida: as credenciais usadas para se conectar aos dados serão salvas com a conexão e usadas por todos que acessarem o fluxo publicado.

    • Adicionar credenciais: (versão 2020.1.1 e posterior) se você se conectar a conectores de nuvem, poderá adicionar as credenciais diretamente da caixa de diálogo Publicar fluxo para incorporá-las ao fluxo. Para adicionar credenciais, faça o seguinte:
      • Clique em Editar na seção Conexões ou clique em Editar credenciais na mensagem de aviso. Em seguida, clique em Adicionar credenciais no menu suspenso Autenticação.

      • Na caixa de diálogo de confirmação, clique em Continuar. O Tableau Prep Builder abre automaticamente a página Configurações de conta do servidor ao qual você está conectado.

      • Adicione suas credenciais e, em seguida, navegue de volta para o Tableau Prep Builder.

      • Na caixa de diálogo Terminar de adicionar credenciais, clique em Concluído.

      • Clique em Editar na seção Conexões e verifique se as credenciais foram adicionadas e incorporadas ao fluxo.

  1. Na caixa de diálogo Publicar no Tableau Online, preencha os seguintes campos:
    • Projeto: clique na opção suspensa para selecionar o projeto na hierarquia. Esse deve ser o mesmo projeto no qual os arquivos de saída estão publicados.
    • Nome: digite um nome para o fluxo. Esse nome é exibido no servidor, nas páginas de Fluxo. Se quiser substituir um fluxo existente, clique na opção suspensa para selecionar um nome na lista.
    • Descrição (opcional): insira uma descrição para o fluxo.
    • Marcas (opcional): clique em Adicionar para digitar em uma ou mais marcas, a fim de identificar seu fluxo para que os usuários possam localizá-lo facilmente. Marcas também podem ser adicionadas após a publicação nas páginas de Fluxo no Tableau Server.
  2. Clique em Editar na seção Conexões para editar as configurações de conexões ou alterar a autenticação.

    Arquivos

    O Tableau Online não suporta conexões diretas de arquivos para dados da etapa de entrada e você deve empacotar seus arquivos com o fluxo. Os arquivos empacotados não são atualizados quando o fluxo é executado no Tableau Online.

    Bancos de dados

    Para manter os dados atualizados ao publicar fluxos no Tableau Online, é possível se conectar diretamente apenas a fontes de dados hospedadas na nuvem. Ao se conectar a fontes de dados locais, converta as fontes de dados em uma fonte de dados publicada e o Tableau Online pode usar um cliente do Tableau Bridge para se conectar aos dados, se o Tableau Bridge estiver configurado para a fonte de dados.

    Para obter mais informações sobre conexões diretas com suporte do Tableau Online, consulte Permitir conexões diretas com dados hospedados em uma plataforma de nuvem(O link abre em nova janela).

    Para obter mais informações sobre como usar um Tableau Bridge, consulte Permitir que os publicadores mantenham conexões em tempo real para dados locais(O link abre em nova janela).

    Se o fluxo se conectar a uma fonte de dados baseada em nuvem que ofereça suporte a uma conexão direta, selecione um dos seguintes tipos de autenticação para se conectar às fontes de dados de entrada de fluxo.

    • Prompt de usuário: você deve editar a conexão no Tableau Online e inserir as credenciais do banco de dados antes de executar o fluxo.

    • Senha inserida: as credenciais usadas para se conectar aos dados serão salvas com a conexão e usadas por todos que acessarem o fluxo publicado.

    • Selecione o botão de opção Publicar fonte de dados para fontes de dados locais. O Tableau Online não pode se conectar diretamente a estas fontes de dados para atualizar seus dados. A seleção desta opção converte a conexão de entrada da fonte de dados em uma fonte de dados publicada quando você publica o fluxo no Tableau Online.
    • Se o Tableau Bridge estiver configurado para a fonte de dados e ela for compatível com Tableau Online, os dados poderão ser atualizados quando o fluxo for executado. Consulte Permitir conexões diretas a dados hospedados em uma plataforma de nuvem(O link abre em nova janela) para obter mais informações.

    • Para substituir as conexões de fonte de dados no local para o fluxo no Tableau Prep Builder pela fonte de dados publicada, selecione Atualizar entradas de fluxo para usar fontes de dados publicadas na seção Mais opções antes de publicar o fluxo.
    • Se você não marcar a caixa de seleção, o fluxo no Tableau Prep Builder permanecerá conectado à fonte de dados local e o fluxo no Tableau Prep Builder poderá ficar fora de sincronia com a versão publicada do fluxo. Para continuar trabalhando com o fluxo, é necessário baixá-lo do Tableau Online para editá-lo e, em seguida, republicá-lo.

    • Adicionar credenciais: (versão 2020.1.1 e posterior) se você se conectar a conectores de nuvem, poderá adicionar as credenciais diretamente da caixa de diálogo Publicar fluxo para incorporá-las ao fluxo. Para adicionar credenciais, faça o seguinte:
      • Clique em Editar na seção Conexões ou clique em Editar credenciais na mensagem de aviso. Em seguida, clique em Adicionar credenciais no menu suspenso Autenticação.

      • Na caixa de diálogo de confirmação, clique em Continuar. O Tableau Prep Builder abre automaticamente a página Configurações de conta do servidor ao qual você está conectado.

      • Adicione suas credenciais e, em seguida, navegue de volta para o Tableau Prep Builder.

      • Na caixa de diálogo Terminar de adicionar credenciais, clique em Concluído.

      • Clique em Editar na seção Conexões e verifique se as credenciais foram adicionadas e incorporadas ao fluxo.

Quem pode fazer isso

Agradecemos seu feedback!