Salesforce

Este artigo descreve como conectar o Tableau aos dados do Salesforce.com e como configurar a fonte de dados.

Observações:
- Começando pela versão Tableau Desktop 2020.4, o OAuth é usado para todos os logins. Fazer login com nome de usuário e senha não é uma opção disponível.
- o Tableau Prep Builder versão 2020.2.1 é compatível com a conexão com dados do Salesforce.com. No entanto, nem todas as opções de conector descritas neste artigo são compatíveis. Para obter informações sobre o que é compatível com o Tableau Prep Builder, consulte Conectar-se aos dados do Salesforce(O link abre em nova janela) na ajuda do Tableau Prep Builder.

Antes de se conectar

Antes de começar, colete estas informações de conexão:

  • Credenciais para fazer logon no Salesforce.com usando o OAuth

Fazer a conexão e configurar a fonte de dados

  1. Inicie o Tableau e, em Conectar, selecione Salesforce. Para obter uma lista completa de conexões de dados, selecione Mais, em Para um servidor. Em seguida, execute estes procedimentos:

    1. Digite suas credenciais de logon do Salesforce.com.

    2. Selecione Fazer logon.

    3. Na caixa de diálogo Permitir acesso, clique em Permitir.

      Se a conexão for malsucedida, verifique se as informações de autenticação estão corretas. Se a conexão continuar falhando, seu computador está com dificuldade para localizar o servidor ou talvez você não tenha permissão para acessar os dados. Entre em contato com o administrador de rede ou do Salesforce.

  2. Na página da fonte de dados, faça o seguinte:

    1. (Opcional) Selecione o nome da fonte de dados padrão na parte superior da página e, em seguida, insira um nome de fonte de dados exclusivo para uso no Tableau. Por exemplo, use uma convenção de nomeação de fonte de dados que ajude os outros usuários da fonte de dados a deduzir a qual fonte de dados devem se conectar.

    2. Selecione uma conexão padrão ou crie sua própria conexão personalizada.

      Em Conexão padrão, você pode selecionar em uma lista de consultas predefinidas, que representam objetos usados com frequência, e arrastá-la para a tela Ou, em Tabela, você pode selecionar uma única tabela, que inclui qualquer objeto personalizado criado pela sua empresa, e arrastá-la para a tela.

    3. Selecione a guia de planilha para iniciar a sua análise.

Trabalhar com um subconjunto de colunas

Começando com as versões Tableau Desktop 2020.1, você pode trabalhar com um subconjunto de colunas.

Se quiser selecionar um subconjunto de colunas para trabalhar, clique duas vezes em Novo SQL personalizado e use esta sintaxe:

SELECT <column1, column2, […]columnN> FROM <table>

Por exemplo, para trabalhar com três colunas da tabela Org (Representante de contas, Departamento e Código de custos) você pode digitar:

SELECT AccountRep, Department, CostCode from Org

Observação: esse conector não é compatível com o SOQL que contém consultas de relacionamento no momento. Qualquer SOQL que contém consultas de relacionamento falhará.

Para obter mais informações, consulte Conectar a uma consulta de SQL personalizado.

Atualize os dados do Salesforce

Depois de clicar na guia de planilha, o Tableau importa os dados criando uma extração. O Tableau Desktop aceita extrações do Salesforce.

Observação: A extração inicial pode demorar algum tempo dependendo da quantidade de dados incluída.

Após a extração inicial, você pode fazer uma atualização completa ou incremental da extração. As atualizações incrementais dos dados do Salesforce incluem qualquer objeto do Salesforce adicionar ou alterado desde a última atualização incremental. Os resultados retornados são limitados aos últimos 30 dias.

Para atualizar, selecione Dados> [nome da fonte de dados] > Extração> Atualização (incremental) | Atualização (completa).

Usar Dashboard Starters

Você pode usar um Modelo básico de painel para a criação rápida de painéis informativos feitos especificamente para as principais métricas de negócios no Tableau Desktop e no Tableau Online. Para obter mais informações, consulte Dashboard Starters para dados baseados na nuvem

Uso de uniões no Salesforce

Ao configurar uma fonte de dados na página da fonte de dados, arrastando uma tabela para a tela, é aplicado um filtro à lista de tabelas na qual você pode fazer sua seleção de união. Você pode criar uniões em qualquer campo de cadeia de caracteres e em campos que são referências forçadas entre tabelas. (Somente uniões esquerdas e internas são suportadas.) Também é possível adicionar uniões mais tarde. Para obter mais informações, consulte Unir colunas de dados.

Limitações das uniões cruzadas de bancos de dados com o Salesforce

O Salesforce também suporta a combinação de tabelas de diferentes bancos de dados usando uniões cruzadas de bancos de dados. Para obter mais informações, consulte a seção "Combinar tabelas de banco de dados diferentes" em Unir colunas de dados.

Quando uma conexão do Salesforce é incluída em uma fonte de dados com várias conexões, os seguintes recursos não terão suporte:

  • Conexões em tempo real

  • Filtros de extração

  • Atualizações graduais da extração

  • Exibição de dados na grade de dados

Solucionar problemas de conexão do Salesforce

O Tableau usa as várias APIs do force.com para conectar a dados do Salesforce.com, Force.com e Database.com. Esses serviços têm algumas restrições quanto ao tipo de dados e à quantidade de dados que você pode acessar em determinado momento. Se você estiver com problemas de conexão, a lista a seguir de restrições comuns pode ajudá-lo a encontrar a solução.

Configuração de conta e do perfil de usuário da empresa

Para que o Tableau conecte-se a dados do Salesforce, todas as opções a seguir devem ser habilitadas para a conta e o perfil de usuário de sua empresa:

  • SOAP API para entrada

  • REST API para obter metadados

  • API BULK para baixar objetos

  • API REST para baixar objetos que não são aceitos pela API BULK

  • APIs SOAP de replicação para recuperar alterações nos dados

Para otimizar o desempenho e garantir que as APIs estejam disponíveis para todos os clientes, o Salesforce.com equilibra a carga limitando o número de solicitações de API simultâneas, bem como o número total de solicitações de API em geral. Se esses limites forem atingidos durante a conexão usando o Tableau, ocorrerá um erro. Consulte a documentação para desenvolvedores do para saber mais sobre esses limites.

Observação: Algumas edições do Salesforce podem não permitir qualquer acesso de API. Entre em contato com o administrador do Salesforce para verificar se sua conta tem acesso à lista de APIs acima.

Erros durante a extração

Ao se conectar ao Salesforce usando o Tableau, os dados são extraídos automaticamente para um arquivo de Extração de Dados do Tableau. Em alguns casos, certos campos não podem ser extraídos devido à limitação de caracteres. Especificamente, campos de texto com mais de 4096 caracteres e campos calculados não serão incluídos na extração. Se você tiver campos calculados em seus dados, será necessário recriá-los no Tableau depois de criar a extração.

Além disso, a API do Force.com restringe as consultas a 10.000 caracteres no total.

Consulte também

Agradecemos seu feedback!