SAP HANA

Este artigo descreve como conectar o Tableau a um banco de dados do SAP HANA e configurar a fonte de dados.

Observação: esse conector usa drivers JDBC para Mac, Linux e Windows. O driver JDBC para Windows é novo na versão Tableau 2021.1. Os drivers JDBC para Mac e Linux foram introduzidos com a versão Tableau 2020.2. A versão 2.3.4 do driver JDBC é a versão recomendada.

Antes de começar

Antes de começar, colete estas informações de conexão:

  • Você está criando uma conexão de nó único ou de vários nós?

    • SingleNode: nome do servidor de banco de dados e número da porta.

    • MultiNode: nome do servidor de banco de dados, nome do host e números de porta.

  • Autenticação:

    • Windows: autenticação do Windows ou nome de usuário e senha

    • Mac: Kerberos ou nome de usuário e senha

  • Você está se conectando a um servidor SSL?

  • (Opcional) Instrução SQL inicial para ser executada sempre que o Tableau se conecta

Driver necessário

Este conector exige um driver para se comunicar com o banco de dados. Se o driver não estiver instalado no computador, o Tableau exibirá uma mensagem na caixa de diálogo de conexão com um link para a página Download do driver(O link abre em nova janela), na qual é possível encontrar links para o driver e instruções de instalação.

Fazer a conexão e configurar a fonte de dados

  1. Inicie o Tableau e, em Conectar, selecione SAP HANA.

    1. Selecione o tipo de conexão:

      • Nó único: insira o nome do servidor que hospeda o banco de dados ao qual deseja se conectar e se estiver usando uma porta não padrão.

      • Vários nós: insira o nome do host e o número da porta de cada servidor, separados por vírgulas. Por exemplo:

        host1:30015,host2:30015,host3:30015

    2. Selecione como se conectar ao servidor.

      Windows:

      • Selecione Usar autenticação do Windows se o ambiente for compatível com o logon único (SSO).

      • Ou selecione Usar uma senha e nome de usuário específicos. Se o servidor estiver protegido por senha, e você não estiver em um ambiente do Kerberos, digite seu nome de usuário e senha.

      Mac: selecione Kerberos ou Usar um nome de usuário e senha específicos.

      Selecione a opção Exigir SSL ao conectar-se a um servidor SSL.

    3. (Opcional) Selecione SQL inicial para especificar um comando SQL a ser executado no início de cada conexão quando você abre a pasta de trabalho, atualiza uma extração, faz logon no Tableau Server ou publica no Tableau Server. Para obter mais informações, consulte Executar o SQL inicial.

    4. Selecione Fazer logon.

      Se o Tableau não conseguir fazer a conexão, verifique se as suas credenciais estão corretas. Se ainda assim não conseguir se conectar, seu computador está enfrentando problemas para localizar o servidor. Entre em contato com o administrador de banco de dados ou de rede.

  2. Na página da fonte de dados, faça o seguinte:

    1. (Opcional) Selecione o nome da fonte de dados padrão na parte superior da página e, em seguida, insira um nome de fonte de dados exclusivo para uso no Tableau. Por exemplo, use uma convenção de nomeação de fonte de dados que ajude os outros usuários da fonte de dados a deduzir a qual fonte de dados devem se conectar.

    2. Na lista suspensa Esquema, selecione o ícone de pesquisa ou insira o nome do esquema na caixa de texto e selecione o ícone de pesquisa e, depois, selecione o esquema.

    3. Na caixa de texto Tabela, selecione o ícone de pesquisa ou insira o nome da tabela e selecione o ícone de pesquisa e, depois, selecione a tabela.

      O Tableau Desktop também dá suporte à conexão com as funções de tabela do SAP HANA, que aparecem em Procedimentos armazenados no painel esquerdo da página Fonte de dados.

    4. Arraste a tabela para a tela e selecione a guia da planilha para iniciar a análise.

      A exibição padrão é rótulos de coluna.

      Use SQL personalizado para se conectar a uma consulta específica em vez de à fonte de dados inteira. Para obter mais informações, consulte Conectar a uma consulta de SQL personalizado.

      Observação: Ao criar uma autoassociação com uma exibição analítica, e uma das tabelas tiver variáveis, certifique-se de que a tabela com variáveis fica à esquerda. Caso contrário, a união pode não retornar os resultados esperados.

Fazer logon em um Mac

Se você usa o Tableau Desktop em um Mac, quando inserir o nome de servidor com o qual se conectar, use um nome de domínio totalmente qualificado, como mydb.test.example.lan, em vez de um nome de domínio relativo, como mydb ou mydb.test.

Como alternativa, é possível adicionar o domínio à lista de Domínios de Pesquisa no computador Mac para que, quando você se conectar, seja necessário fornecer apenas um nome de servidor. Para atualizar a lista de Domínios de Pesquisa, vá para Preferências do Sistema > Rede > Avançado e depois abra a guia DNS.

Converter uma hierarquia de nível do SAP HANA para uma hierarquia de usuários

Ao criar uma fonte de dados do SAP HANA ou uma pasta de trabalho, você pode criar sua própria hierarquia para uso no Tableau. O Tableau oferece suporte a hierarquias de nível criadas no SAP HANA a partir da versão 2019.4. Quando você conecta o Tableau a uma exibição de cálculo do SAP HANA com uma hierarquia de nível, a estrutura da hierarquia de nível do SAP HANA aparece no painel Dados. Se quiser modificar a hierarquia de nível do SAP HANA no Tableau, será necessário converter a hierarquia de nível do SAP HANA em uma hierarquia de usuários.

Aviso: depois de converter uma hierarquia de nível do SAP HANA em uma hierarquia de usuários, você não poderá reverter. Caso decida usar a hierarquia de nível do SAP HANA em vez da hierarquia do usuário, será necessário recomeçar.

Para converter em uma hierarquia de usuários, siga as etapas a seguir:

  1. No painel Dados, selecione a hierarquia.
  2. No menu suspenso, selecione Converter em hierarquia de usuário.

Personalizar conexões JDBC

No Mac e no Linux, o SAP HANA usa uma conexão JDBC. Você pode customizar a conexão JDBC usando um arquivo .properties. Para obter mais informações, consulte Personalizar conexões JDBC usando um arquivo .properties(O link abre em nova janela) na Comunidade do Tableau.

Instalar certificados SSL confiáveis em um Mac

Se você deseja usar SSL/TLS para criptografar as comunicações entre o Tableau Desktop e o seu banco de dados, será necessário acrescentar certificados ao local de armazenamento confiável de certificados Java. Isso é necessário, caso o seu banco de dados utilize os certificados autoassinados. Para conectar o Tableau Desktop ao seu banco de dados usando SSL/TLS, siga as etapas a seguir:

  1. Inicie o aplicativo Terminal e navegue até o diretório Java Home. Ele está localizado em /Library/Internet Plug-Ins/JavaAppletPlugin.plugin/Contents/Home, a menos que você tenha instalado o JDK ou definido a variável de ambiente JAVA_HOME.

  2. Execute o seguinte comando:

    bin/keytool -importcert -keystore cacerts -alias <certificate name>  -file <path to certificate file>

Observação: começando pela versão Tableau 2020.2, você pode importar um certificado personalizado para o keychain "Sistema". Para obter detalhes, consulte SSL unidirecional para conexões JDBC.

Selecionar variáveis e parâmetros de entrada

Se a tabela usada incluir variáveis obrigatórias ou opcionais ou parâmetros, a caixa de diálogo Variáveis e parâmetros de entrada será aberta.

  • As variáveis e os parâmetros obrigatórios exibem seus valores atuais ou *Obrigatório.

  • As variáveis e os parâmetros opcionais exibem seus valores atuais ou permanecem em branco.

  • Selecione a caixa de seleção em Prompt para solicitar a variável quando a pasta de trabalho é aberta.

Selecione uma variável ou um parâmetro e digite ou selecione um valor para ele. Repita para todos os valores solicitados e qualquer valor opcional que deseja incluir, em seguida selecione OK.

Observação: você pode usar os prompts do SAP HANA baseados em consulta SQL.

Suporte para logon único (SSO) do SAP HANA

Você pode acessar dados, publicar fontes de dados e publicar pastas de trabalho no Tableau Server, sem precisar reinserir seu nome de usuário e senha, configurando o SAP HANA para dar suporte ao logon único (SSO). Para usar o SSO, será necessário publicar fontes de dados e planilhas de trabalho para o Tableau Server com a autenticação de credenciais do Visualizador. Para ativar a autenticação de credenciais do Visualizador, você deve se conectar ao SAP HANA usando a autenticação do Windows em um computador com Windows ou Kerberos em um Mac. Para obter mais informações, consulte Publicar no servidor.

Entrar no servidor

É possível entrar no servidor SAP HANA digitando o nome do servidor. Ou você pode selecionar Usar autenticação do Windows em um computador Windows ou Kerberos em um Mac. Para finalizar, selecione Entrar.

Publicar no servidor

Você não precisa inserir as credenciais para acessar uma fonte de dados ou uma pasta de trabalho se você publicá-la no Tableau Server com SSO habilitado. Para habilitar o SSO ao publicar uma fonte de dados ou pasta de trabalho no Tableau Server, siga as etapas a seguir:

  1. Selecione Servidor, Publicar fonte de dados ou Servidor, Publicar pasta de trabalho.
  2. Em Fontes de dados, selecione Editar.

  3. Na caixa de diálogo Gerenciar fontes de dados, faça o seguinte:

    • Selecione Tipo de publicação: inserida na pasta de trabalho ou Publicada separadamente.

    • Selecione Credenciais de Viewer (Visualizador) para Autenticação.

  4. Escolha Publicar.

Como atualizar extrações HANA quando você usa SSO

É possível utilizar o utilitário Tableau Data Extract para automatizar a tarefa de atualização de extração. Por exemplo, o comando a seguir atualiza uma extração SAP HANA publicada chamada "mydatasource". Esse comando especifica o seguinte:

  • O nome do seu Tableau Server

  • O nome da fonte de dados que deseja atualizar

C:\Program Files\Tableau\Tableau 10.2\bin>tableau refreshextract --server https://mytableauserver --datasource mydatasource

Para obter mais informações sobre o utilitário, consulte Utilitário de linha de comando da Extração de dados do Tableau.

Dicas de desempenho

Você pode melhorar o desempenho habilitando a associação de parâmetros de consulta.

Usar variáveis de associação

Para melhorar o desempenho, o Tableau pode usar variáveis de associação nas consultas SAP HANA.

  • Consultas: HANA pode compilar uma consulta uma vez e executá-la muitas vezes.
  • Implantações HANA de vários nós: as consultas parametrizadas são roteadas de forma ideal para o nó apropriado.

Para habilitar esse recurso, o administrador do servidor Tableau pode adicionar o recurso CAP_ODBC_QUERY_USE_PREPARE_PARAMETER_MARKER a um arquivo TDC.

Observação: este recurso requer o Tableau 2018.3 ou posterior.
Você pode usar CAP_ODBC_QUERY_USE_PREPARE_PARAMETER_MARKER com JDBC e ODBC.

Usar a coleta de metadados de colunas

O Tableau oferece suporte à coleta de metadados de coluna, o que pode melhorar o tempo de carregamento de algumas exibições.

Quando o Tableau lê os metadados da coluna de uma tabela ou exibição, ele usa uma consulta preparada na tabela por padrão.

Observação: a coleta de metadados de coluna geralmente é a opção mais precisa, mas pode levar mais tempo para ser processada.

Você pode desativar os metadados de consulta preparados usando um arquivo TDC. Quando você usa a coleta de metadados de coluna, o Tableau usa a API ODBC, SQLColumns. Embora esse método seja mais rápido, pode não ser tão preciso. Use esta opção com cautela e somente quando parecer uma boa abordagem para os dados. Use os seguintes recursos para habilitar metadados de coluna por meio de SQLColumns:

  • CAP_ODBC_METADATA_SUPPRESS_EXECUTED_QUERY
  • CAP_ODBC_METADATA_SUPPRESS_PREPARED_QUERY

 

Observação: para aplicar esses recursos a tabelas temporárias, instale o Tableau Server 2019.3.6 ou posterior.

Exemplo TDC para SAP HANA

O arquivo TDC pode parecer com o seguinte exemplo.

<?xml version='1.0' encoding='utf-8' ?>
<connection-customization class='saphana' enabled='true' version='9.3'>
<vendor name='saphana' />
<driver name='saphana' />
<customizations>
<customization name='CAP_ODBC_QUERY_USE_PREPARE_PARAMETER_MARKER' value='yes' />
</customizations>
</connection-customization>

Para obter mais informações sobre o uso de arquivos TDC, consulte "Criar um arquivo TDC" no tópico Personalizar e ajustar conexões ODBC. Consulte também o artigo da Base de dados de conhecimento denominadoUso de um arquivo TDC com o Tableau Server.

Importante: certifique-se de incluir enabled=’true’ na sua linha de personalização de conexão.

Consulte também

Agradecemos seu feedback!Seu feedback foi enviado. Obrigado!