Ao adicionar usuários a um site no Tableau Cloud, independente do tipo de licença deles, é necessário designá-lo uma função no site. A função no site significa o nível máximo de acesso que um usuário pode ter no site. Juntamente com as permissões de conteúdo, a função no site determina quem pode publicar, interagir ou apenas exibir o conteúdo publicado, ou quem pode gerenciar os usuários e administrar o próprio site.

Como as licenças de usuário, funções de site e permissões de conteúdo funcionam juntas

A interseção de um tipo de licença do usuário, função no site e permissões de conteúdo determinam o nível de acesso que um usuário dispõe no site do Tableau.

  1. O tipo de licença está associado ao usuário. A função que deseja atribuir ao usuário no site determina o tipo de licença que ele exige.

    Se um usuário é membro de vários sites do Tableau Cloud, ele deve ter uma licença para cada site a que pertence.

  2. A função no site também está definida no nível de usuário. Se um usuário for membro de vários sites do Tableau Cloud, ele terá funções independentes no site. Por exemplo, o mesmo usuário pode ter a função “Criador de administrador de site” em um site e a função Viewer (Visualizador) em outro.

    A função de site define os recursos máximos que o usuário pode ter.

  3. A disponibilidade dos recursos máximos da função no site para usuários depende do conjunto de permissões nos recursos de conteúdo (projetos, fontes de dados, pastas de trabalho).

Por exemplo, digamos que um usuário dispõe do seguinte acesso em um site:

  • Licença de Creator
  • Função no site de Explorer
  • Capacidade de permissão de salvar em um projeto

Nesse cenário, a licença permite conectar e criar novas fontes de dados no ambiente de edição na Web ou no Tableau Desktop, e uma regra de permissão permite que eles salvem em um projeto. No entanto, sua função de site os impede de salvar, portanto, suas permissões efetivas não incluem o recurso de salvamento. O usuário ou o grupo não pode publicar conteúdo no projeto.

Mesmo que um usuário tenha uma licença de criador e uma função de site do criador, se ele não tiver o recurso de salvar em pelo menos um projeto, ele não poderá publicar algo no site.

Para obter mais informações, consulte Permissões.

Alterar a função de site de um usuário

  1. Entre no site como um administrador de site ou servidor e vá até a área Usuários.

  2. Selecione os usuários e, em seguida, selecione Ações > Função de site.

  3. Selecione a nova função de site e clique em Alterar função de site.

    Selecione a nova função do site.

    Você pode passar o ponteiro do mouse sobre o ícone de informações para exibir uma matriz, que mostra o nível máximo de recursos gerais que cada função de site permite. Para obter mais informações, vá até Recursos gerais permitidos com cada função de site.

Recursos gerais permitidos com cada função de site

Observação: essas informações se concentram em funções no site e são mais generalizadas. Para obter uma lista de tarefas específicas comuns disponíveis de acordo com a função da licença, consulte a matriz na guia Para equipes e organizações(O link abre em nova janela) da página de preços do Tableau.

Funções de site do Tableau

Nome de função de site Recursos máximos que esta função no site permite

Funções no site que usam uma licença de Creator

—Os usuários com essas funções no site têm acesso aos clientes do Tableau, como Tableau Prep, Tableau Desktop, Tableau Bridge e Tableau Mobile.

Criador do administrador de site

Este é o mais alto nível de acesso do Tableau Cloud.

Acesso irrestrito ao conteúdo, conforme descrito acima, mas no nível do site. Conecte-se ao Tableau ou dados externos no navegador, Tableau Desktop ou Tableau Prep; crie novas fontes de dados; crie e publique conteúdo.

No Tableau Server, os administradores de servidor podem ou não permitir que os administradores de site gerenciem usuários e atribuam funções de site e associação ao site. Por padrão, no Tableau Server e sempre no Tableau Cloud, esses recursos são permitidos aos administradores de site.

Creator

Isso é semelhante à antiga função Publicador, mas permite novos recursos. Essa função do usuário no site oferece a não administradores o nível máximo de acesso ao conteúdo.

Conecte-se ao Tableau ou a dados externos no navegador, crie e publique fluxos, fontes de dados e pastas de trabalho, tenha acesso aos Dashboard Starters e use recursos de interação nas exibições publicadas. Também pode se conectar aos dados do Tableau Prep ou do Tableau Desktop, publicar (fazer upload/salvar) e baixar fluxos, pastas de trabalho e fontes de dados.

Funções no site que usam uma licença de Explorer

—Os usuários com essas funções no site podem acessar o servidor no navegador ou no Tableau Mobile.

Explorador do administrador de site

Mesmo acesso ao site e à configuração de usuário que o Criador do administrador de site, mas não pode se conectar a dados externos ou a conexões virtuais no ambiente de edição na Web.

Pode se conectar às fontes de dados do Tableau para criar novas pastas de trabalho, assim como editar e salvar pastas de trabalho existente. Não é possível publicar fluxos do Tableau Prep.

Explorer (pode publicar)

Pode publicar pastas de trabalho da Web usando as fontes de dados existentes, navegar e interagir com exibições publicadas e usar todos os recursos de interação.

No ambiente de edição na Web, é possível editar e salvar as pastas de trabalho existentes. Não é possível salvar novas fontes de dados independentes nas conexões de dados inseridas nas pastas de trabalho e não é possível se conectar a dados externos ou conexões virtuais e criar novas fontes de dados. Não é possível publicar fluxos do Tableau Prep.

Explorer

Pode navegar e interagir com exibições publicadas. Pode assinar conteúdo, criar alertas orientados por dados, se conectar às fontes de dados publicadas do Tableau e abrir pastas de trabalho no ambiente de criação na Web para consultas de ad hoc, mas não pode salvar o trabalho. Não é possível conectar-se a uma conexão virtual Não é possível publicar fluxos do Tableau Prep.

Funções no site que usam uma licença de Viewer (Visualizador)

Viewer (Visualizador)

É possível ver as exibições publicadas criadas por outros e usar a maioria dos os recursos de interação. É possível assinar as exibições e fazer download como imagens ou dados de resumo. Não é possível conectar-se a dados, criar, editar ou publicar conteúdo ou definir alertas de dados.

Para obter uma lista de recursos específicos, consulte a coluna Viewer (Visualizador) na matriz, na página de preços do Tableau(O link abre em nova janela).

Observação: embora a função Viewer (Visualizador) já existisse em versões anteriores, a nova função de site Viewer possui recursos adicionais.

Outras funções de site

Não licenciado

Usuários não licenciados não podem fazer logon no Tableau Server ou Tableau Cloud. Os usuários recebem a função de Não licenciado nas seguintes circunstâncias:

  • você importa usuários de um arquivo CSV e seu nível de licença é definido como não licenciado.

  • O número de licenças disponíveis é atingindo no momento que você adiciona ou importa os usuários.

  • Você remove um usuário que é proprietário do conteúdo no site. O usuário continuará como proprietário do conteúdo, mas não poderá fazer nada com ele.

Quem pode publicar conteúdo

As funções de site a seguir permitem o nível especificado de acesso de publicação.

  • Creador do administrador de site; e Creator têm acesso total de conexão e publicação.

    Isso inclui a conexão a dados e à publicação de novos fluxos, novas pastas de trabalho e novas fontes de dados do Tableau Desktop e do ambiente de edição na Web. Além disso, as funções de site permitem editar e salvar pastas de trabalho publicadas existentes, ou publicação de atualizações em fontes de dados existentes.

  • O Explorer (pode publicar) e o Explorador do administrador de site possuem recursos de publicação limitados, conforme descrito em Recursos gerais permitidos com cada função de site.

  • Explorer, Viewer , Somente leitura e Não licenciado não permitem publicação.

Agradecemos seu feedback!