Mova o Tableau para a nuvem

Este conteúdo faz parte do Tableau Blueprint, uma estrutura de maturidade que permite ampliar e melhorar a forma como sua organização usa dados para gerar impacto. Para começar sua jornada, faça nossa avaliação(O link abre em nova janela).

Desde o início, o Tableau ajuda as pessoas a ver e entender os dados, independentemente de como escolham fazer isso. Essa filosofia se estende à estratégia de implantação de nossos clientes. Você pode hospedar o Tableau Server localmente, em uma plataforma de nuvem pública (AWS, Google Cloud Platform, Microsoft Azure ou Alibaba) ou escolher uma oferta totalmente hospedada, o Tableau Cloud (conhecido anteriormente como Tableau Online). Você não fica preso a essa escolha depois de iniciar sua jornada de dados. Se a sua organização mudar a estratégia de dados, o Tableau se adapta a você.

À medida que aumentou a adoção da nuvem, muitos clientes optaram por mover o Tableau para ela. Esta seção descreve os benefícios da migração, os principais fatores para avaliar sua capacidade de migração e as diretrizes e os principais recursos para ajudar você a concluir uma migração. Essas considerações são diferentes se você deseja mover o Tableau Server para uma nuvem pública ou se deseja fazer a transição do Tableau Server para o Tableau Cloud.

*Observe que esta seção foi criada especificamente para clientes que já têm uma implantação e estão considerando alterar esse método. Novos clientes podem ignorar essas considerações e aprender mais sobre a Arquitetura da plataforma do Tableau.

 

PRÁTICA RECOMENDADA SUGERIDA:

A migração da plataforma oferece uma oportunidade única de otimizar seu ambiente. Muitos clientes optam neste momento por avaliar três áreas principais a fim de garantir a melhor experiência do usuário:

Considerações para migrar do Tableau Server para o Tableau Cloud

Muitas organizações estão mudando estrategicamente para ofertas totalmente hospedadas de software como serviço (SaaS), a fim de aumentar a agilidade e concentrar os esforços na análise de dados em vez de no gerenciamento da infraestrutura. Migrar sua versão local ou em nuvem pública do Tableau Server para o Tableau Cloud totalmente hospedado pode oferecer muitos benefícios, incluindo os seguintes:

  • Redução significativa na complexidade e no custo de hardwares e infraestruturas

  • Redução de despesas e sobrecarga administrativa

  • Atualizações automáticas de software. O Tableau Cloud sempre executa a versão mais recente do Tableau.

  • Desempenho e escalabilidade consistentes – independentemente da capacidade exigida pelo usuário ou da complexidade da pasta de trabalho, o Tableau Cloud se adapta e é escalado automaticamente sem quaisquer requisitos administrativos por parte do cliente

  • Preparo para o futuro da análise e da visualização de dados, que estarão disponíveis imediatamente após o lançamento (Tableau AI e Tableau Pulse são os principais exemplos)

Há duas áreas gerais a serem consideradas quando você deseja migrar do Tableau Server para o Tableau Cloud:

  • Você deve migrar?

  • Se sim, como?

Antes de tomar sua decisão, entre em contato com sua equipe de contas do Tableau. A equipe trabalhará com você para identificar a melhor opção para sua organização e pode ajudar no planejamento da migração.

Você deve migrar do Tableau Server para o Tableau Cloud?

A maioria dos clientes do Tableau perceberá que o Tableau Cloud atende às suas necessidades. Para ajudar a determinar se a migração do Tableau Server para o Tableau Cloud é ou não apropriada para sua organização no momento, considere o seguinte:

  • Conformidade com a segurança da informação

  • Tipo/local da fonte de dados

  • Autenticação do usuário

  • Exibições de repositório personalizadas

  • Licenciamento do Tableau

  • Complexidade de implantação do Tableau Server

Conformidade com a segurança da informação

Embora o Tableau Cloud esteja em conformidade com um grande conjunto de padrões de segurança da informação, há duas áreas específicas de conformidade sem suporte no momento:

  • Federal Risk and Authorization Management Program (FedRAMP)

  • Payment Card Industry (PCI)

Se sua implementação existente do Tableau Server está atualmente em conformidade com esses padrões, você não é candidato à migração para o Tableau Cloud. Além disso, o Tableau Cloud é hospedado atualmente na Amazon Web Services. Embora a Tableau seja totalmente responsável pela preparação, pelo desempenho e pela infraestrutura que dão suporte ao Tableau Cloud, alguns clientes podem ter políticas em vigor que impedem o uso de produtos hospedados na Amazon. Nesse caso, você não é candidato à migração para o Tableau Cloud.

Peça à sua equipe de contas do Tableau para avisar quando forem anunciadas opções adicionais do Tableau Cloud que lidem com essas limitações.

Tipo/local da fonte de dados

Como o Tableau Cloud é um produto de SaaS totalmente baseado na Internet, pode ser especialmente importante levar em consideração a conexão com suas fontes de dados. O Tableau Cloud será capaz de se conectar diretamente se você estiver acessando fontes de dados baseadas na Internet (como o Snowflake ou o Databricks). A conexão do Tableau Cloud com fontes de dados locais (como você pode ter feito com o Tableau Server) deve ser realizada de maneira segura pela Internet, normalmente por meio da instalação do produto Tableau Bridge na sua rede. Embora o Tableau Cloud ofereça suporte à grande maioria das fontes de dados comuns, há algumas limitações. Como parte da sua avaliação de migração, consulte as fontes de dados compatíveis e as limitações de fontes de dados para garantir que suas fontes de dados sejam compatíveis com o Tableau Cloud. Além disso, se você estiver usando extensivamente fluxos do Tableau Prep baseados em servidor com fontes de dados locais, será preciso considerar a viabilidade de uma migração, pois o Tableau Bridge não oferece suporte a fluxos do Tableau Prep no momento. Embora seja possível adotar esta solução alternativa, avalie o quanto isso pode impactar uma possível migração para o Tableau Cloud.

Autenticação do usuário

Os usuários devem se autenticar individualmente no Tableau Cloud, assim como fazem os usuários do Tableau Server (o Tableau Cloud não oferece suporte a um usuário “convidado” não autenticado). Como o Tableau Server é hospedado em uma rede privada, ao realizar a migração, pode ser necessário modificar as opções de autenticação. Por exemplo, se você estiver autenticando usuários do Tableau Server por meio do Microsoft Active Directory local, considere um método de autenticação alternativo baseado em nuvem, como o Azure AD via SAML.

Requisito de autenticação multifator do Tableau Cloud

A segurança dos seus dados é uma grande prioridade da Tableau. Por isso, é necessário utilizar a autenticação multifator (MFA) com o Tableau Cloud. O Tableau com autenticação MFA é uma opção quando você não utiliza um provedor de identidade de logon único externo que dê suporte à MFA.

Exibições de repositório personalizadas

O Tableau Server oferece a capacidade de criar visualizações administrativas personalizadas por meio do conector de banco de dados do repositório PostgreSQL. Se você tiver usado esse recurso, ele não será diretamente compatível com o Tableau Cloud, pois o banco de dados do repositório do Tableau Cloud não pode ser acessado diretamente.

A alternativa do Tableau Cloud é o recurso Informações administrativas, um projeto exclusivo do Tableau Cloud que é previamente preenchido com fontes de dados cuidadosamente selecionadas e uma pasta de trabalho predefinida com os dados do seu site. Assim como no repositório do Tableau Server, é possível criar pastas de trabalho personalizadas com esses dados a fim de avaliar melhor o envolvimento e a adoção dos usuários do Tableau.

Com o Advanced Management, você também terá acesso ao Registro de atividades, para obter detalhes sobre eventos específicos que acontecem no seu site. Você terá mais informações sobre o que acontece no Tableau Cloud para entender, por exemplo, alterações relacionadas a permissões, a fim de garantir que o acesso seja concedido corretamente no site.

Licenciamento do Tableau

Se você já usa o Tableau Server há algum tempo, é possível que esteja usando modelos herdados de licenciamento e preço, como o licenciamento de núcleo de CPU e o acesso de usuário convidado. No entanto, o Tableau Cloud usa apenas o licenciamento de assinatura baseada em função. Se você estiver em um modelo de licenciamento anterior, entre em contato com sua equipe de contas do Tableau a fim de converter o licenciamento para a assinatura baseada em função. Para obter mais informações, consulte Gerenciamento de licenças do Tableau.

As implantações de análises externas também podem utilizar nosso modelo de licenciamento baseado em uso para dimensionar informações externas à organização de maneira mais escalonável, ágil e econômica.

Ambiente complexo do Tableau Server

Se você tiver utilizado os recursos de extensibilidade e expansão do Tableau Server para fornecer suporte a um ambiente complexo (por exemplo, muitos sites de servidor, um modelo complexo de projeto/conteúdo/permissão, um grande número de nós do Tableau Server ou uma incorporação extensiva de conteúdos do Tableau Server em outros aplicativos), discuta a aplicabilidade do Tableau Cloud com sua equipe de contas do Tableau. Você pode descobrir que os benefícios de um ambiente totalmente hospedado do Tableau Cloud oferecem a escala e o desempenho esperados, sem a complexidade necessária para manter sua infraestrutura existente. Você também pode descobrir que, no seu caso, é mais adequado manter o ambiente atual do Tableau Server. A equipe de contas pode recomendar que você contrate os Serviços de consultoria do Tableau para realizar uma avaliação completa do ambiente e receber a sugestão da melhor abordagem de migração para o Tableau Cloud.

 

Como migrar do Tableau Server para o Tableau Cloud?

Depois de avaliar as considerações apresentadas, você decidiu migrar do Tableau Server para o Tableau Cloud. Ótimo! Mas como? Geralmente, dependendo do tamanho e da complexidade do ambiente do Tableau Server, há duas abordagens de migração disponíveis:

  • Migração automática para o Tableau Cloud

  • Contratar os Serviços de consultoria do Tableau ou um parceiro de migração

Migração automática para o Tableau Cloud

O tamanho e a complexidade do ambiente do Tableau Server determinarão se a migração automática é uma opção viável para você. Cada instalação do Tableau Server é única e, em última análise, é preciso determinar se uma migração automática é apropriada (sua equipe de contas do Tableau pode ajudar com essa decisão).

A migração automática pode ser apropriada se:

  • Seu Tableau Server não oferece suporte a mais de 100 a 150 usuários

  • Você tem uma estrutura simples de projetos/permissões (geralmente, não mais que 20 a 25 projetos/projetos aninhados e permissões simples com um pequeno número de grupos de usuários)

  • Suas fontes de dados são facilmente acessíveis pelo Tableau Cloud (diretamente ou por meio do Tableau Bridge)

  • Você mantém uma quantidade relativamente pequena de conteúdos (geralmente, não mais que 50 pastas de trabalho, fontes de dados e outros itens de conteúdo)

  • Você não usa vários sites

  • Você tem um recurso técnico disponível que está familiarizado com o processo de migração

Se essas informações não correspondem à sua implantação do Tableau Server, recomendamos a etapa “Contratar os Serviços de consultoria do Tableau ou um parceiro de migração”.

Como migrar do Tableau Server para o Tableau Cloud não é tão simples quanto criar um arquivo de backup do Tableau Server e restaurá-lo em outro servidor, você precisa começar com um bom entendimento do processo de migração. A primeira etapa é determinar qual conteúdo migrar. O melhor ponto de partida: identificar conteúdos obsoletos. Se você não usar pastas de trabalho ou fontes de dados, provavelmente não será necessário migrá-las.

O Guia de migração manual do Tableau Cloud é o seu roteiro para a migração automática. Consulte esse documento assim que se decidir pela migração automática, pois ele foi projetado especificamente com instruções passo a passo para ajudar você durante o processo. Você saberá imediatamente o escopo e o esforço necessários para migrar seu ambiente específico do Tableau Server. Esse guia divide o processo de migração em um processo lógico e organizado:

  • Planejar sua migração

  • Criar e configurar um site do Tableau Cloud

  • Migrar fontes de dados e pastas de trabalho para o Tableau Cloud

  • Recriar agendas de atualização para o Tableau Cloud

  • Configurar permissões e o acesso ao conteúdo para os usuários migrados

  • Adicionar os usuários restantes ao Tableau Cloud

  • Lista de verificação de migração de usuário final

As pessoas mais adequadas para a migração automática provavelmente serão aquelas mais familiarizadas com o ambiente existente do Tableau Server, como um administrador do Tableau Server ou um consultor terceirizado que você contratou originalmente para instalar e manter o ambiente do Tableau Server. Essas pessoas devem consultar o guia de migração manual e planejar o processo de migração de acordo com ele.

Contratar os Serviços de consultoria do Tableau ou um parceiro de migração

No caso de ambientes mais complexos do Tableau Server ou caso você não tenha acesso imediato aos recursos técnicos apropriados, é altamente recomendável contratar os Serviços de consultoria do Tableau ou um de nossos parceiros experientes.

Como esse é um esforço único que se beneficia de conhecimento especializado, a maioria dos clientes com implantações mais complexas opta por maximizar a geração de valor contando com os especialistas do Tableau e nossos parceiros confiáveis. Nossa experiência no processo ajudou os clientes a migrar com confiança em um cronograma definido de forma mais clara. Sua equipe de contas do Tableau pode fornecer detalhes sobre as opções dos Serviços de consultoria do Tableau ou direcionar você para um parceiro de migração confiável.

 

Considerações sobre a migração do Tableau Server para uma nuvem pública

O Tableau Server foi originalmente concebido e é frequentemente chamado de produto local, sendo inicialmente destinado à instalação em sua própria rede, protegido pelo firewall corporativo. No entanto, o advento da computação em nuvem oferece opções adicionais aos clientes do Tableau Server. Em oposição ao modelo de software como serviço (SaaS) do Tableau Cloud, há o modelo de infraestrutura como serviço (IaaS), chamado frequentemente de nuvem pública (provavelmente iniciado pela Amazon Web Services). Esse modelo híbrido, situado entre as opções de SaaS tradicionais locais e totalmente hospedadas, permite reduzir os requisitos de hardware e infraestrutura local, mantendo a flexibilidade e a capacidade de personalização completas que você espera do Tableau Server local.

Se você está pensando em migrar o Tableau Server local para uma nuvem pública compatível, esta seção é para você. Se você é um novo cliente que está começando sua jornada com o Tableau e ainda não tem o Tableau Server em execução no seu próprio ambiente, consulte a Arquitetura da plataforma do Tableau e o Tableau Cloud ao considerar um destino para seu novo ambiente do Tableau.

Se você deseja migrar o Tableau Server de uma implantação local para uma hospedada em nuvem pública, considere cinco áreas:

  • Processo de migração

  • Arquitetura

  • Networking

  • Conectividade de dados

  • Licenciamento do Tableau

Como as considerações e os serviços diferem dependendo do provedor de nuvem pública, uma linguagem geral é usada para descrever esses serviços e processos. Consulte a documentação do seu provedor para saber qual é a melhor forma de gerenciar esses serviços.

Sua equipe de contas do Tableau está pronta para ajudar você com a migração. Ela pode recomendar que você contrate os Serviços de consultoria do Tableau para realizar uma avaliação completa do ambiente e receber a sugestão da melhor abordagem de migração para o seu provedor de nuvem pública.

Processo de migração

A migração de conteúdo é um processo relativamente padrão. Existem duas rotas principais. A abordagem mais direta envolve fazer backup do ambiente existente do Tableau Server, instalar o Tableau Server no novo local e, em seguida, restaurar o arquivo de backup.

No entanto, como parte do processo de migração, é possível considerar a identificação de conteúdos que não são mais usados ativamente no servidor existente. Assim, você pode migrar manualmente apenas o conteúdo desejado para o novo ambiente. Isso é mais comumente usado em implantações menores que têm menos ativos ou em caso de mudanças administrativas significativas feitas em conjunto (como alterar o armazenamento de identidades). Se você tiver o Tableau Advanced Management, a Content Migration Tool poderá acelerar significativamente sua capacidade de migrar ativos selecionados para o novo ambiente.

As empresas que migram seus aplicativos de análise e infraestrutura de dados para a AWS exigem experiência, recursos e alinhamento de estratégia de negócios e TI. Muitas organizações podem acelerar a migração e o tempo para gerar valor trabalhando com um parceiro de consultoria validado pela Tableau e pela AWS. Para saber mais sobre esta oferta especializada, consulte Modern Cloud Analytics.

Arquitetura

Embora não seja mais responsável pela instalação e pela manutenção de máquinas físicas ou virtuais em sua própria rede para executar o Tableau Server, você ainda precisará especificar e configurar recursos adequados de máquina virtual (VM) com seu provedor de nuvem específico. Assim como foi feito quando você instalou inicialmente o Tableau Server em seu próprio ambiente, considere o dimensionamento inicial para o ambiente de nuvem pública.

Como os ambientes de nuvem pública são totalmente virtualizados, um de seus principais benefícios é a flexibilidade para adicionar capacidade extra conforme necessário. Por exemplo, você pode duplicar facilmente sua configuração inicial a fim de facilitar a criação de ambientes de produção e teste separados. Além disso, os ambientes de nuvem pública oferecem a flexibilidade ideal para escalonar o Tableau Server, tanto no modo “scale-up” (por meio da expansão da capacidade do processador, da memória ou do disco para uma única VM) quanto no modo “scale-out” (por meio da adição de nós de VM extras). Sem mais preocupações com requisitos de hardware ou infraestrutura em sua própria rede, você pode facilmente modificar VMs existentes ou “ativar” novas, facilitando os cenários desejados de alta disponibilidade e recuperação de desastres.

Networking

Como o Tableau Server não estará mais protegido pelo firewall corporativo, é fundamental considerar a conexão com relação ao acesso à fonte de dados e o acesso do usuário. Durante seu planejamento, é preciso equilibrar segurança e acessibilidade. Os provedores de nuvem oferecem um conjunto robusto de serviços para permitir uma comunicação segura e flexível, conforme evidenciado por este exemplo da Amazon Web Services.

Embora serviços específicos sejam diferentes para cada provedor de nuvem, suas considerações de rede não mudam. Há três rotas de comunicação principais que você precisará habilitar ao estabelecer suas regras de rede.

  1. O Tableau Server precisará ser capaz de se conectar às fontes de dados.

  2. Os criadores precisarão ser capazes de acessar o Tableau Server e as fontes de dados necessárias (locais ou hospedadas na nuvem).

  3. Sua comunidade de dados precisará acessar o Tableau Server.

O caminho a ser seguido para conseguir isso varia de acordo com a escolha do provedor de nuvem e da infraestrutura de rede feita pela organização. Independentemente disso, você precisará atender a cada um destes requisitos para migrar com sucesso o Tableau Server para a nuvem pública.

Conectividade de dados

Embora as considerações gerais de rede discutidas anteriormente sejam importantes, a consideração mais fundamental no início do planejamento da migração provavelmente é relativa à conectividade de dados. Dependendo de onde as fontes de dados críticas estão, conectar o Tableau Server baseado em nuvem pública a elas pode ser simples ou envolver requisitos mais complexos.

Se suas fontes de dados também serão movidas para o mesmo provedor de nuvem pública, você pode precisar simplesmente modificar os endereços IP ou os nomes de conexões de dados do Tableau Server. No entanto, é possível que suas fontes de dados ainda estejam na rede existente, protegidas pelo firewall corporativo. Nesse caso, você precisará utilizar serviços específicos do fornecedor a fim de criar caminhos seguros para seus dados, solicitar que a equipe de rede faça modificações no firewall para permitir o acesso ao Tableau Server ou migrar os próprios dados para um provedor de dados baseado em nuvem (como o Databricks ou o Snowflake).

Licenciamento do Tableau

Independentemente de você optar por implantar o Tableau Server localmente ou na nuvem, não há implicações de licenciamento. Você pode até usar as mesmas chaves de licença ao migrar para o novo ambiente.

 

Mais recursos

Para saber mais sobre a migração de implantações do Tableau para o Tableau Cloud, confira estes recursos:

 

Agradecemos seu feedback!Seu feedback foi enviado. Obrigado!