Arquitetura da plataforma do Tableau
Este conteúdo faz parte do Tableau Blueprint, uma estrutura de maturidade que permite ampliar e melhorar a forma como sua organização usa dados para gerar impacto. Para começar sua jornada, faça nossa avaliação(O link abre em nova janela).
Tableau Server
O Tableau Server oferece uma plataforma de análise moderna e completa para seus usuários. A arquitetura do Tableau é flexível, permitindo executar a plataforma praticamente em qualquer lugar. Você pode instalar o Tableau Server localmente, em seu data center ou sua nuvem privada, no Amazon EC2, no Google Cloud Plataform, no Microsoft Azure ou no Alibaba Cloud. O Tableau Server também pode ser executado em plataformas de virtualização.
Diferentes processos de servidor trabalham juntos para fornecer serviços em várias camadas. Para saber como os processos funcionam juntos, consulte Processos do Tableau Server no Tableau Public. Como o Tableau Server se integra a vários componentes da sua infraestrutura de TI, é importante entender como o Tableau Server se integra com sua infraestrutura de TI. Para obter mais informações sobre processos, consulte Processos do Tableau Server (Windows | Linux). Para saber mais sobre os processos do Tableau Server conforme implantados na arquitetura de referência para uma implantação do Tableau Server com os requisitos mínimos apropriados para o ambiente corporativo, consulte a Parte 2 do Guia de implantação corporativa do Tableau Server: Parte 2 - Compreensão da Arquitetura de referência de implantação do Tableau Server.
Tableau Cloud
O Tableau Cloud é uma implantação de software como serviço (SaaS) desenvolvida para atender a milhares de sites com milhares de usuários distribuídos geograficamente em um ambiente multilocatário (computação compartilhada). Ele aproveita os recursos de alta disponibilidade oferecidos nas práticas recomendadas de arquitetura de produto e nuvem para proporcionar uma experiência confiável. O Tableau Cloud oferece suporte a uma arquitetura de dados híbrida com uma combinação de redes, incluindo local, nuvem privada e nuvem pública. O diagrama a seguir é uma ilustração resumida da implantação interna do Tableau Cloud na Tableau:
O Tableau gerencia muitas fontes de dados diferentes, incluindo SQL Server, PostgreSQL, MySQL, Redshift, Snowflake, Google Big Query e arquivos simples em diferentes redes. Geralmente, as conexões de dados da nuvem pública são feitas diretamente. Para conexões privadas, um conjunto de serviços do Tableau Bridge facilita os recursos de consulta de banco de dados VPC ou local em tempo real e atualizações de extração agendadas.
Para obter mais informações, consulte: