Gerenciamento de licenças do Tableau
Este conteúdo faz parte do Tableau Blueprint, uma estrutura de maturidade que permite ampliar e melhorar a forma como sua organização usa dados para gerar impacto. Para começar sua jornada, faça nossa avaliação(O link abre em nova janela).
Depois de comprar licenças baseadas em funções, você deve gerenciá-las de acordo com os processos de licença de software da sua organização para alocá-las a novos usuários do Tableau, alterar os níveis de licença do Tableau conforme as habilidades analíticas aumentam e recuperar as licenças disponíveis do Tableau quando alguém sai da empresa. O gerenciamento de licenças baseado em logon e a concessão de função no logon estão disponíveis no Tableau Server e no Tableau Cloud.
Com o modelo de licença principal, usuários Creator não podem aproveitar o LBLM. Empilhar licenças baseadas em função com uma licença principal permitirá que os usuários Creator atribuídos ativem o Tableau Desktop e o Tableau Prep por meio do logon em um servidor (LBLM). Entre em contato com seu representante de vendas da Tableau se tiver interesse em usar o modelo de licença principal.
Gerenciamento de licenças baseado em logon
O gerenciamento de licenças baseado em logon ajuda você a gerenciar o licenciamento de usuários com funções Creator no Tableau Server e no Tableau Cloud. Usuários com funções Explorer ou Viewer não podem usar este recurso. Se estiver usando assinaturas baseadas em função com o Tableau Server ou o Tableau Cloud, poderá simplificar o gerenciamento de licenças usando o gerenciamento de licenças baseadas em logon para eliminar as chaves do produto do Tableau Desktop e do Tableau Prep Builder. Basta gerenciar uma ou mais chaves do produto do Tableau Server local ou, no caso do Tableau Cloud, não precisa gerenciar nenhuma chave do produto. Para saber mais, confira Gerenciamento de licenças baseado em logon (Tableau Server | Tableau Cloud).
Observação: o gerenciamento de licenças baseado em logon é o gerenciamento de licenças padrão e a opção de ativação do Tableau Cloud. Para o Tableau Desktop usado com o Tableau Server em um ambiente local, o gerenciamento de licenças baseado em logon requer uma chave de produto habilitada para gerenciamento de licenças baseado em logon especial. Se o Tableau Server não estiver habilitado para o gerenciamento de licença baseado em logon, entre em contato com seu representante de vendas da Tableau para obter uma chave de produto especial habilitada para isso.
Atribuição de função no logon
A partir de 2020.3, conceder função no logon permite que um administrador adicione todos os indivíduos de uma organização a um determinado site rapidamente, sem precisar saber ou atribuir a função apropriada (Creator, Explorer, Viewer). Em vez disso, uma função mínima é atribuída ao grupo ao qual o usuário pertence. Até que esses membros do grupo realmente façam logon, eles permanecerão sem licença e a função mínima será concedida com base na ordem de chegada. Para obter mais informações, consulte Atribuição de função no logon (Tableau Server | Tableau Cloud).
Os benefícios de Atribuição de função no logon incluem:
- Adicionar todos os usuários em potencial dentro de sua organização rapidamente
- Remover a necessidade de os usuários solicitarem licenças, resolvendo o potencial de gargalos de administração
- Consumir apenas uma ID ou licença para aqueles que realmente ativam ao fazer logon
- Compatibilidade com novos grupos e grupos existentes
- Economia de tempo devido à mitigação de alocação de licença única
- Sinergias com gerenciamento de licenças baseado em logon para simplificar o gerenciamento de licenças do Creator
- Facilita a transição do modelo de licenciamento herdado ou central para o licenciamento baseado em função
PRÁTICAS RECOMENDADAS SUGERIDAS:
- Faça alterações de licenciamento antes de habilitar a concessão de função na opção de logon, como cancelar a licença de usuários que nunca fizeram logon. As funções de site existentes do usuário não serão alteradas quando o recurso for habilitado (somente quando ele fizer logon). Uma vez habilitados, os membros do grupo não podem ser “rebaixados” a uma função inferior (incluindo não licenciados) sem primeiro serem removidos do grupo de usuários.
- Os usuários que recebem assinaturas devem permanecer licenciados. Se você tiver usuários que recebem assinaturas de painéis do Tableau, mas não estão entrando no Tableau, esse recurso fará com que suas assinaturas parem de funcionar. Recomendamos manter essas pessoas licenciadas (pode ser o chefe do seu chefe), para que possam receber os dados de que precisam, mesmo que raramente ou nunca façam logon.
- Permita o acesso para todos. Se você estiver começando a usar o Tableau, recomendamos trazer todos os usuários em potencial para o Tableau como usuários não licenciados. Dessa forma, qualquer usuário pode obter acesso instantâneo enquanto você otimiza seu uso. Você pode monitorar a adoção observando a associação do grupo e as licenças de expansão conforme necessário.